Apesar de não ser dos indivíduos que mais células teve, posso dizer que já possui uma quantidade razoável destes magnificos "animais" no meu/s sistema/s. Desde a famosa Shure V15III, Pickering V15, Denon 103, AT 32 MC, AT 110, AT OC9 II, Benz MC20 E2, Ortofon OM5, Ortofon Kontrapunkt (a), Dynavector 10x5, Goldenote Boboli Signature, e não sei se mais algumas....
A última que tive a uso e que me deixou completamente perplexo a nível da qualidade/preço, foi a Boboli Signature, especialmente se comprada com uma pequena atenção, coisa que o Miguel da ZenAudio é homem para fazer.
Mas quis o destino que eu emprestasse a Boboli a um bom amigo, para demonstrar o seu gira-discos num pais distante, onde a célula acabou por ficar, tal o entusiasmo pelo conjunto.
Como tinha ficado sem ela,
e como gostaria de voltar a ter uma low output para usar os meus magnificos transformadores desenhados e calculados pelo amigo Paulo Marcelo (td124) e bobinados em Inglaterra pela Stevens&Billington ( http://www.stevens-billington.co.uk/ ) pensei em subir mais um degrau na cadeia. (granda maluco que eu sou) E sendo assim, e depois de duras negociações,
lá veio a Baldinotti.
Isto só pode ser qualificado de insanidade mental. Se já estava tão satisfeito com a Boboli, porque carga de água me fui meter numa célula que custa o dobro do preço? As paixões não se explicam, mas são as paixões que comandam muito da vida e lhe dão cor e alegria.
Mas não é só insanidade. Também há razões técnicas. Como muitos de vocês sabem, tenho o pré de phono Norbert com o qual estou mais do que satisfeito, não fosse ele um aparelho que mudou a forma com que muitos olham para o som analógico. E apesar de o Norbert não ter problemas em lidar com o relativamente baixo sinal da High Output da Boboli, (1.8mV) é minha opinião que é mais eficaz com tensões maiores.
Tendo a Baldinotti uma saida de 0.3mV e sendo meus transformadores um 10X/15X, faz com que o Norbert tenha à sua disposição 3mV/4.5mV o que é perfeito.
Quanto ao som, e não sendo eu um gajo muito hábil a lidar com belos adjectivos que ajudem a descrever o que oiço, só posso dizer que aquele pequeno gerador mais parece uma central atómica tal são os poderosos sons que a Baldinotti emite. Ainda está no período de queima, mas mesmo assim já denota todo o seu poder, mas sem nunca perder a delicadeza.
Se vale a pena a diferença de investimento em relação à Bobili, não é fácil de dizer. A Boboli pelo preço pedido, põe a fasquia da qualidade num patamar bastante elevado que torna este tipo de comparações bastante difícil.
As diferenças existem. A Baldinotti é (em minha opinião) melhor.
( http://www.zenaudio.pt/catalogogoldenote.html )