Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 09:41
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 12:06
Não sei se é da hora, mas ver este "programa", abriu-me o apetite!! Creio que dignifica Lisboa e Portugal.
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 12:46
Achei demasiado soft... my opninion
já agora ficam aqui os outros 2 que já fez no nosso país:
Açores
Norte
Enjoy
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 13:02
Ulrich escreveu:
Achei demasiado soft... my opninion
já agora ficam aqui os outros 2 que já fez no nosso país:
Açores
O gajo passou-se com o fedor a enxofre que vem das entranhas da terra, e que existe nas Furnas em São Miguel ... é que aquela m*&da, cheira mesmo mal
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 13:10
Fran escreveu:
O gajo passou-se com o fedor a enxofre que vem das entranhas da terra, e que existe nas Furnas em São Miguel ... é que aquela m*&da, cheira mesmo mal
Exacto...
O que ele gostou em lisboa, foram as bifanas com mostarda num papo seco fresco...
...realmente por vezes esquecemos estes pequenos/grandes prazeres.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 13:15
Adoro os Açores (tenho um sonho de ir viver a reforma no Pico) mas não escolheria o arquipélago como um bom exemplo de gastronomia...Alentejo!
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 13:31
ricardo onga-ku escreveu:
Adoro os Açores (tenho um sonho de ir viver a reforma no Pico) mas não escolheria o arquipélago como um bom exemplo de gastronomia...Alentejo!
Belíssima ilha, muito peculiar, quanto mais não seja pela montanha mais alta de Portugal, provocar fenómenos muito caracteristicos, próprios e unicos, além da genuidade da vegetação, e do facto de cada Picaroto (ou Picoense), ter uma adega própria e para consumo doméstico, em casa .
A Gastronomia nos Açores, não se limita a São Miguel, mas infelizmente, continua a tomar-se São Miguel, como sendo os Açores, o que é brutalmente errado, já que existem mais 8 ilhas, todas elas diferentes, e com as suas características próprias.
Cpts
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 13:52
Fran escreveu:
Belíssima ilha, muito peculiar, quanto mais não seja pela montanha mais alta de Portugal, provocar fenómenos muito caracteristicos, próprios e unicos, além da genuidade da vegetação, e do facto de cada Picaroto (ou Picoense), ter uma adega própria e para consumo doméstico, em casa .
A Gastronomia nos Açores, não se limita a São Miguel, mas infelizmente, continua a tomar-se São Miguel, como sendo os Açores, o que é brutalmente errado, já que existem mais 8 ilhas, todas elas diferentes, e com as suas características próprias.
Cpts
Das 9 ilhas conheço bem o Pico, o Faial, as Flores e São Miguel. Foi nas 3 primeiras que vivi a minha viagem de núpcias. Também conheço mas mal São Jorge (mais concretamente a Fajã de Santo Cristo onde acampei em 1999), o Corvo (algumas horas sob nevoeiro denso) e Angra do Heroísmo (que tem a mais bela igreja portuguesa, julgo que aqui:
Tenciono visitar Santa Maria, terra Natal da minha mãe que nasceu "acidentalmente" no hotel quando o meu avô madeirense, então funcionário da aviação civil, coordenava trabalhos no aeroporto da ilha e voltar a Angra com mais tempo para a apreciar convenientemente.
Ricardo
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 15:33
Engraçado, vejo que tens raízes bastante profundas, às ilhas, além de já teres um conhecimento considerável de algumas.
Essa Igreja ( penso que é um Convento -> http://tinyurl.com/7fvxkkp ), nunca entrei nela , e quando disseste "Angra do Heroísmo (que tem a mais bela igreja portuguesa, julgo que aqui", cheguei a pensar que era a Igreja da Sé, um pouco (uns 200 metros) mais abaixo ... os Açores, se não são mundialmente o lugar com mais Igrejas por Km2, andam lá perto, e compreende-se perfeitamente, dada a grande fé, que ainda existe por estas ilhas fora, quiçá devido às intempéries existentes no Arquipélago e à necessidade de as pessoas, se agarrarem a algo, minimizando assim, os efeitos provenientes de viver em ilhas tão tempestuosas (hoje menos, já que o clima tende a ser tropical) e isoladas do resto do mundo (antes, agora já não).
Santa Maria, já foi a ilha que albergava os grandes aviões transatlânticos, sendo ponto de escala durante muitos anos, e possui a segunda maior das pistas aqui do Arquipélago, cerca de 3.050 metros ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Santa_Maria_(A%C3%A7ores) ) ... infelizmente, começou a perder importância (hoje em dia, está quase dada ao abandono ) dada a construção da pista aqui na Terceira (1946, se não me engano) a qual possuí cerca de 3.300 metros e onde, por acaso, o meu Avô (militar de Engenharia), participou.
Se chegares a vir cá, avisa, pois teria muito gosto em conhecer-te e convidar-te para uma almoçarada ou jantarada em minha casa
Cpts
PS : o meu Pai, era madeirense
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 15:57
É essa mesmo! Convento de São Gonçalo. Cheia de azulejos, linda!
Infelizmente, a meio da visita guiada distraí-me com a conversa da Irmã e abri a máquina sem ter rebobinado o rolo... Só por isso, viva o digital!
Fica combinada uma visita quando regressar a Angra.
Um abraço, Ricardo
P.S.: como é que se chamava o teu avô? Posso perguntar à minha avó se o conheciam, não seriam muitos os engenheiros ligados à aviação na altura, talvez tenham sido colegas no Técnico...
Fran Membro AAP
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Seg maio 14 2012, 16:28
É essa mesmo! Convento de São Gonçalo. Cheia de azulejos, linda!
Infelizmente, a meio da visita guiada distraí-me com a conversa da Irmã e abri a máquina sem ter rebobinado o rolo... Só por isso, viva o digital!
Fica combinada uma visita quando regressar a Angra.
Um abraço, Ricardo
P.S.: como é que se chamava o teu avô? Posso perguntar à minha avó se o conheciam, não seriam muitos os engenheiros ligados à aviação na altura, talvez tenham sido colegas no Técnico...
Ok, fica combinado então, e até poderemos fazer uma vista ao Convento de São Gonçalo (o qual foi recuperado recentemente), uma vez que trabalho na Cultura (departamento do Governo que tem a tutela de edificações como esta, e outras), e de certa maneira, consigo entrar, mesmo estando fechado ao publico.
O meu Avô, ainda que não fosse da Força Aérea, era do Exército (foi chamado para contribuir e tutelar a construção das casas dos oficiais na Base das Lajes), coronel de Engenharia e chamava-se Gabriel Constante Junior.
Abraço, Francisco
IvanNoir Membro AAP
Mensagens : 33 Data de inscrição : 20/05/2012 Idade : 48 Localização : Madeira
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Dom maio 20 2012, 13:15
Não me admira que o gajo tenha gostado. IMHO somos muito bons em gastronomia, não temos é muita visibilidade.
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Bourdain em Lisboa Dom maio 20 2012, 21:22
Eh, pá! Esqueceram-se de dizer ao homem que o prego não se deve comer com mostarda, muito menos a cobrir completamente o bife, pois tanto acaba por sentir apenas o gosta da mostarda, como pode ir parar ao hospital para fazer uma lavagem ao estômago!