| O meu sistema | |
|
+14ricardo onga-ku birodisco ducar MicroGruas Fran seven Ulrich Goansipife luis lopes Duarte Rosa Luis Filipe Goios Milton António José da Silva hugo.dionisio 18 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
hugo.dionisio Membro AAP
Mensagens : 278 Data de inscrição : 05/05/2012 Idade : 47 Localização : AlgMM
| Assunto: O meu sistema Sex maio 18 2012, 00:08 | |
| A história remonta aos meus aureos anos de estudante, onde ganhei o bichinho do audio. Francamente não me recordo o que me terá empurrado, mas a verdade é que quando dei por mim andava pelos cash converters à procura de uma bela pechincha. Foi assim que comprei umas Bose 901 serie III de 1977 por 15 cts, sensivelmente metade da minha mesada na altura. Com algum esforço e persistência consegui alguns trocos para recuperar os drivers das ditas, dado estarem com as membranas corroídas, com o alto patrocínio da Ajasom. Conforme ia dando, ia restaurando. Finalizado o trabalho, fiquei com as minhas meninas que ainda duram até hoje. Sei que têm um som muito característico, nem sempre apreciado, mas são uma paixoneta antiga.
Quanto a motores, comecei com um amp NAD C350, que agora virou um Advance Acoustic MAP 303-II. O Leitor de Cd's ainda dura, um NAD C521. Recentemente, aproveitando a oportunidade, tornei-me fiel proprietário de um humilde Dual CS 510, como já havia dito, acarinhado pelo Rui Borges, com célula Nagaoka MP-11 Boron.
A cablaria é Kimber, 8PR para ligar as colunas e Tonik como interconnects
E aqho que é tudo...
Cps,
Hugo Dionísio
Hugo Dionísio
| |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: O meu sistema Sex maio 18 2012, 00:14 | |
| Equipamento de respeito. Sempre tive uma grande paixão por essas Bose, mas quando era mais novo, não haviam os necessários $$$$. Se possível, a malta agradece umas fotos sff. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: O meu sistema Sex maio 18 2012, 00:16 | |
| Muito bem Hugo!! Constato duas coisas : Ao contrario de mim és fan da Bose Tinhas uma belissima mesada nos anos 90 ! Como o pessoal é muita cusco, mete lá uma fotos do sistema... | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sex maio 18 2012, 01:16 | |
| | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: O meu sistema Sex maio 18 2012, 01:46 | |
| Essas Bose, cheguei a ter umas encomendadas via USA, nunca chegaram. Conheci um par de pessoas que as possuiam, e eram um sonho a tocar., obrigavam a um certo posicionamento. | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Sex maio 18 2012, 08:44 | |
| Uma coluna que desde puto sempre me fascinou. Adorava poder ouvir umas hoje em dia para relembrar o som. Lembro-me de ter a brochura dessas colunas quando era puto e ficar fascinado a olhar para os altifalantes todos e virados em várias direcções. E claro, o Dual com o qual eu me iniciei neta paixão em 1980.
Saudades....... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
Mensagens : 2033 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 48 Localização : Abrantes
| Assunto: Re: O meu sistema Sex maio 18 2012, 17:28 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Uma coluna que desde puto sempre me fascinou. Adorava poder ouvir umas hoje em dia para relembrar o som. Lembro-me de ter a brochura dessas colunas quando era puto e ficar fascinado a olhar para os altifalantes todos e virados em várias direcções.
E claro, o Dual com o qual eu me iniciei neta paixão em 1980.
Saudades....... É engraçado, pois eu quando era miúdo também era fascinado por estas Bose, e eu tinha um colega de escola que o pai tinha umas, e quando ia lá a casa era a loucura Eram iguaizinhas a estas | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: O meu sistema Sex maio 18 2012, 20:30 | |
| parabens pelos equipamentos que tal se portam essas colunas | |
|
| |
Goansipife Membro AAP
Mensagens : 3791 Data de inscrição : 04/12/2011 Idade : 65 Localização : Freiria - Torres Vedras
| Assunto: Re: O meu sistema Sex maio 18 2012, 21:21 | |
| - hugo.dionisio escreveu:
Espero que em boas condições...
Parabéns pelos equipamentos, em especial por essas colunas de que também me lembro da "cara" mas já não me recordo bem do "feitio" Também gostava de voltar a ouvir umas para recordar. É por isso é que as "fotozinhas" são sempre uma mais valia. Recordar também é viver. Além disso o senhor administrador AJS é muito curioso! e os restantes acólitos também! | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: O meu sistema Sex maio 18 2012, 23:36 | |
- Foi assim que comprei umas Bose 901 serie III de 1977 por 15 cts, sensivelmente metade da minha mesada na altura.
Viva Hugo eu também tive uma 901 serie III , com pés e tudo lindas , para mim continuam a ser as colunas mais bonitas, alguma vez feitas, se calhar quem nunca viu e pegou numas não consegue dizer... O som desiludiu-me mesmo com o equalizador, eu gosto de baixos e elas não tinham o que queria...enfim...ainda hoje tenho saudades...mas não passa disso. Tens as colunas nos pés ou penduradas no tecto? Parabéns pelo sistema , um abraço | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Dom maio 20 2012, 18:24 | |
| Viva,
O som deste modelo é caracteristicamente quente e bastante envolvente, graças à construção e distribuição angular dos drivers. Precisam de uma divisão com algum espaço para poderem libertar o seu potencial.
Estão sobre os pés originais da marca, que adquiri recentemente.
Pela história e dado que já as tenho à volta de 12 anos, posso dizer que já fazem parte da família.
cps,
HD | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Dom Jun 03 2012, 00:50 | |
| Olá Hugo,
As minhas primeiras colunas também foram umas 901, mas da série V. Sempre tive tendência para colunas esquisitas, depois vieram umas Acoustat Spectra11 e actualmente umas Avantgarde Uno.
Tocavam muito bem com o Quad 405-2. O pré foi primeiro um Quad 34 e depois um Musical fidelity Preamp - o primeiro aparelho da MF, e com uma boa entrada de GD- este ainda toca no segundo sistema com o Rega 3 que servia de fonte na altura e com outro Quad 405 mas da primeira geração...
Um abraço,
Seven | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Dom Jun 03 2012, 01:06 | |
| - seven escreveu:
- Olá Hugo,
As minhas primeiras colunas também foram umas 901, mas da série V. Sempre tive tendência para colunas esquisitas, depois vieram umas Acoustat Spectra11 e actualmente umas Avantgarde Uno.
Tocavam muito bem com o Quad 405-2. O pré foi primeiro um Quad 34 e depois um Musical fidelity Preamp - o primeiro aparelho da MF, e com uma boa entrada de GD- este ainda toca no segundo sistema com o Rega 3 que servia de fonte na altura e com outro Quad 405 mas da primeira geração...
Um abraço,
Seven Estas também já tocaram com a combinação Quad 405-2 e pré 34, que ficou cedida para teste durante uma semana, e de facto tocavam muito bem. O Advance Acoustic tem um som mais frio que o Quad, mas vai bem com elas porque calor têm elas de sobra Cps | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Dom Jun 03 2012, 10:18 | |
| Bom dia hugo,
Se tiver oportunidade experimente o 405 com um pré melhor do que o 34, é capaz de ficar surpreendido!
Um abraço,
Seven | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Jun 16 2012, 15:15 | |
| Deixo só aqui uma actualização em estilo de homenagem ao upgrade feito pelo RB, pelo menos na sua visão exterior, já que também substituiu a cablagem interna. Abr HD | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Jun 16 2012, 15:19 | |
| Relembra lá ai à malta o que é que o Rui lhe dez sff. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Jun 16 2012, 15:31 | |
| O upgrade aconteceu ainda na posse do seu antigo dono, pelo que apenas sei alguns pormenores...
Foi instalada a placa que aparece na foto, para suportar a instalação dos terminais RCA e alimentação. Foi substituída a cablagem de saída de audio e de ligação à alimentação do motor, além da respectiva revisão e lubrificação.
Um dia que lhe tire a casca, tiro umas fotos ao aspecto interior.
Cps,
HD | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Jul 10 2012, 00:08 | |
| Finalmente a foto do esqueleto... Fiquei surpreendido confesso, porque eu próprio ainda não o tinha visto nesta perspectiva, está impecável. Abr HD | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Jul 10 2012, 06:12 | |
| Por dentro parece realmente como novo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
Mensagens : 8496 Data de inscrição : 08/12/2011 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Jul 10 2012, 15:58 | |
| E agora isso não fica tudo descalibrado, depois de o teres "desventrado" dessa maneira?! | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Jul 10 2012, 16:01 | |
| - Fran escreveu:
- E agora isso não fica todo descalibrado, depois de o teres "desventrado" dessa maneira?!
No Dual o tirar e voltar a colocar no sitio é um processo bastante straight forward. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fran Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Jul 10 2012, 16:24 | |
- Fran escreveu:
- E agora isso não fica todo descalibrado, depois de o teres "desventrado" dessa maneira?!
No Dual o tirar e voltar a colocar no sitio é um processo bastante straight forward. Fala quem sabe, thanks | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Jul 10 2012, 16:39 | |
| foi antes do processo de calibração | |
|
| |
Fran Membro AAP
| |
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Seg Ago 27 2012, 17:50 | |
| Nova aquisição a caminho! Com o contributo de todos os fãs de Thorens por este forum, confesso que fiquei contagiado e resolvi aproveitar uma boa oportunidade para fazer um grande upgrade à componente analógica do sistema. A proxima aquisição é um thorens TD160 mkII, com um upgrade à seria do mestre Rui Borges. Estou ansioso por o ter a tocar e deixar aqui as minhas impressões. Logo que o tenha coloco umas fotos. Abrs HD | |
|
| |
| |
| |
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: O meu sistema Seg Ago 27 2012, 21:07 | |
| | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Seg Set 03 2012, 23:29 | |
| Deixo a primeira do que espero sejam algumas da nova máquina. Tem caixa e sistema de suspensão desenhado e construído pelo Rui Borges, ao que parece até agora fez 3, com estas alterações, sendo este o primeiro. Penso que seja irmão do que o António colocou no forum, tirando o SME, claro. Este tem o original TP16 e assim afinadinho toca divinamente. Estou a pensar investir numa nova célula (até 200€), dado que as que por cá há são uma ofensa a esta criação, pelo que gostava de ouvir/ler a vossa opinião sobre o tema. Já o ouvi a tocar com uma MC-3 Turbo e estava do outro mundo. Abr Hugo | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Seg Set 03 2012, 23:39 | |
- Deixo a primeira do que espero sejam algumas da nova máquina.
Tem caixa e sistema de suspensão desenhado e construído pelo Rui Borges, ao que parece até agora fez 3, com estas alterações, sendo este o primeiro. Penso que seja irmão do que o António colocou no forum, tirando o SME, claro. Este tem o original TP16 e assim afinadinho toca divinamente. Estou a pensar investir numa nova célula (até 200€), dado que as que por cá há são uma ofensa a esta criação, pelo que gostava de ouvir/ler a vossa opinião sobre o tema. Já o ouvi a tocar com uma MC-3 Turbo e estava do outro mundo.
Abr
Hugo Isso merece mais fotos. De lado, de frente, por dentro e de trás. Todas as posições do Kama Sutra. Mas só por essa se pode ver que é obra há Rui Borges. Quanto à célula, tens que dar mais detalhes do resto dos teus componentes. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: O meu sistema Seg Set 03 2012, 23:44 | |
| | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Set 04 2012, 10:05 | |
- hugo.dionisio escreveu:
- Deixo a primeira do que espero sejam algumas da nova máquina.
Tem caixa e sistema de suspensão desenhado e construído pelo Rui Borges, ao que parece até agora fez 3, com estas alterações, sendo este o primeiro. Penso que seja irmão do que o António colocou no forum, tirando o SME, claro. Este tem o original TP16 e assim afinadinho toca divinamente. Estou a pensar investir numa nova célula (até 200€), dado que as que por cá há são uma ofensa a esta criação, pelo que gostava de ouvir/ler a vossa opinião sobre o tema. Já o ouvi a tocar com uma MC-3 Turbo e estava do outro mundo.
Abr
Hugo
Isso merece mais fotos. De lado, de frente, por dentro e de trás. Todas as posições do Kama Sutra.
Mas só por essa se pode ver que é obra há Rui Borges.
Quanto à célula, tens que dar mais detalhes do resto dos teus componentes. Em termos do restante hardware , não houve por enquanto alteração, dado que resolvi investir em primeiro lugar numa boa fonte analogica. Estou a pensar em introduzir um pré de phono, que acontecerá a médio prazo e substituir a celula por algo mais adequado. Como tinha dito, ouvi-o a tocar com uma ortofon mc-3 turbo e um pré musical fidelity lps e estava a tocar muito bem. O restante setup era diferente do meu, pelo que será apenas uma referencia. Cps, HD | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Set 04 2012, 22:14 | |
| Parabéns Hugo, adoro ver estas máquinas, já com uns aninhos , em estado melhor que novo é fantástico. Ainda no outro dia passei por um encontro de Porsche, e como foi fantástico ver os 356 em plena forma a brilhar | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Set 04 2012, 22:17 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Ter Set 04 2012, 22:48 | |
| Este sistema está um mimo. | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Qua Set 05 2012, 00:10 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Qua Set 05 2012, 09:29 | |
| Isso está mesmo porreiro e já reparei que tem uns belos pés da ViaBlue. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Dom Set 23 2012, 20:08 | |
| Esta semana recebi a ilustre visita do Rui Borges para afinar a suspensão do 160. Apresentou-me mais um upgrade que testou com sucesso, neste caso uma nova correia de secção mais larga que facilita a passagem de rotação entre 33 e 45. Segundo o Rui, as da Thorens reduziram o tamanho e dificultam o já problemático sistema de transição. Além dessa melhoria, torna a rotação mais estável, o que se traduz na qualidade sonora. Tem a particularidade de se instalar com uma torção antes de chegar à polia. Deixo uma foto da instalação: O Rui disse-me que estava a contactar os proprietários dos Thorens que conhece para fazerem a instalação. Caso haja algum interessado, é só falar com o Mestre. Abr HD | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sex Out 05 2012, 19:59 | |
| Um pequeno update ao sistema cá da casa, o Tuner é um Sansui TU-666, já conhecido por estas bandas. Foi comprado em 2ª mão aqui há uns anos e ainda está impecável. Abr Hugo | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Sex Out 05 2012, 20:15 | |
- Um pequeno update ao sistema cá da casa,
o Tuner é um Sansui TU-666, já conhecido por estas bandas. Foi comprado em 2ª mão aqui há uns anos e ainda está impecável.
Abr
Hugo Olha que lindo, onde é que eu já vi uma coisa dessas? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: O meu sistema Sex Out 05 2012, 20:22 | |
| | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Out 06 2012, 14:19 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Out 06 2012, 14:20 | |
Aqui no fim do mundo, a recepção não é lá grande coisa Mem Martins é o fim do mundo????? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Out 06 2012, 14:21 | |
| Gostava de ouvir as vossas opiniões sobre um bom pré de phono aqui para o meu setup. Não sei se este sitio será o indicado para introduzir o tema?
Abr
HD
Última edição por hugo.dionisio em Sáb Out 06 2012, 14:25, editado 1 vez(es) | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Out 06 2012, 14:22 | |
- hugo.dionisio escreveu:
Aqui no fim do mundo, a recepção não é lá grande coisa
Mem Martins é o fim do mundo????? Pelo menos quando venho de comboio parece, demora como o caraças Abr | |
|
| |
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Out 06 2012, 14:25 | |
Pelo menos quando venho de comboio parece, demora como o caraças
Abr
Assim já entendo, mas a recessão na grande Lisboa deveria de ser razoavelmente boa. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Out 06 2012, 14:30 | |
| | |
|
| |
seven Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Out 06 2012, 14:31 | |
| É só concorreres ao grandioso sorteio! | |
|
| |
hugo.dionisio Membro AAP
| Assunto: Re: O meu sistema Sáb Out 06 2012, 14:37 | |
| - seven escreveu:
- É só concorreres ao grandioso sorteio!
É sem dúvida um objectivo, dado que já ouvi maravilhas do pré do Joaquim Pinto. Abr HD | |
|
| |
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: O meu sistema | |
| |
|
| |
| O meu sistema | |
|