Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
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| Audio Spectrum Explained | |
| | Autor | Mensagem |
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ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Audio Spectrum Explained Sex Jun 15 2012, 16:09 | |
| The audio spectrum is the audible frequency range at which humans can hear. The range spans from 20Hz to 20,000Hz and can be effectively broken down into seven different frequency bands, with each having a different impact on the total sound.
http://www.teachmeaudio.com/production/mixing/4-techniques/10-audio-spectrum | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Sex Jun 15 2012, 16:21 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- The audio spectrum is the audible frequency range at which humans can hear.
The range spans from 20Hz to 20,000Hz and can be effectively broken down into seven different frequency bands, with each having a different impact on the total sound.
http://www.teachmeaudio.com/production/mixing/4-techniques/10-audio-spectrum Tema bem complexo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Sex Jun 15 2012, 16:48 | |
| Boas.
Curiosamente este foi um dos primeiros temas que abordei num novel fórum de áudio do qual tive a honra de ser expluso, readmitido e depois. por vontade própria, libertado. E vão dois...
Era mais ou menos assim,
Balanço Tonal
Esta é a forma que eu adoptei há muito a partir de uma ideia de uma conceituada (?) revista áudio de tempos idos. Digo de tempos idos porque na altura as revistas de áudio quase não tinham anunciantes.
É apenas uma das inúmeras maneiras de classificar ou denominar as frequências do espectro sonoro. Apenas isso.
As traduções para português podem soar um pouquinho estranhas mas com boa vontade a malta habitua-se.
E também neste fórum sugeri que o pessoal pudesse adoptar uma linguagem mais ou menos standard (não seria forçosamente esta) para sabermos como falar uns com os outros.
Graves baixos • .1 Hz a 50 Hz Graves altos • 50 Hz a 100 Hz Zona de Calor • 100 Hz a 300 Hz Gama Média baixa • 300 Hz a 1000 Hz Gama Média • 1 kHz a 3 kHz Gama Média alta • 3kHz a 7 kHz Agudos • 7kHz a 12 kHz Agudos médios • 12kHz a 17kHz Agudos altos • 17kHz a 100 kHz
Faço a distinção entre, Gama Média • 1 kHz a 3 kHz
e
Gamas Médias ou Médios • 300 Hz a 7 kHz
Com o tempo comecei a associar certos instrumentos a determinadas frequências o que facilita bastante a sua identificação (das frequências). Também constatei que à volta dos 180 Hz/200 Hz a sala onde tinha o meu sistema, apresentava reacções sexuais de adolescente e entrava em parafuso. Era caso para dizer que era excitada de uma forma incorrecta.
Cumprimentos, MJC | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Sex Jun 15 2012, 16:52 | |
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| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Sex Jun 15 2012, 17:01 | |
| Mário, "expernica-me" ai uma coisa. Nessas frequências todas que mencionas, há muitas que "fogem" aquilo que está estabelecido como audível. A velha pergunta é, fazem falta ou não para a experiência sensorial total, falando assim? (mesmo estando lá, obviamente).
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Sex Jun 15 2012, 17:17 | |
| - MJC escreveu:
- Também constatei que à volta dos 180 Hz/200 Hz a sala onde tinha o meu sistema, apresentava reacções sexuais de adolescente e entrava em parafuso. Era caso para dizer que era excitada de uma forma incorrecta.
Penso que não estarei errado em assumir que haverá muitos membros do AAP interessados em que aprofundes mais um pouco essa tua constatação. Mesmo que a minha assumpção esteja errada, eu fiquei bastante curioso. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Ter maio 07 2013, 13:33 | |
| Esta tabela interactiva é engraçada porque descreve não só as qualidades subjectivas aliadas a cada gama como nos dá também informações sobre as características dos instrumentos:
http://www.independentrecording.net/irn/resources/freqchart/main_display.htm | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Ter maio 07 2013, 21:21 | |
| Pois, já algures se abordou o tema... E igualmente o mandar às couves a ideia dos 20-20, que não mais é uma forma de confortavelmente colocar um produto no mercado... E... Bom, quem quiser que faça a sua leitura, mas os meus ouvidos não se deixam levar por estratégias de markting. Ouço bem além dos 20-20 e exijo a devida qualidade! E não faço por menos! | |
| | | taly Membro AAP
Mensagens : 165 Data de inscrição : 30/01/2012 Idade : 56 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Qui maio 09 2013, 07:47 | |
| Estas formulas "cientificas" deixam-me sempre incomodado, pois além de carecerem de complementaridade de informação, deixam de parte certos aspectos importantes, assim sendo passo a explanar: São raros os ouvidos que ouvem acima dos 17000HZ. As frequências ouvidas estão directamente ligadas ao nivel sonoro (DB), por exemplo o ouvido humano só ouve frequências de 20 HZ a 120 DB No meu caso em miudo tinha um ouvido treinado na música e mais tarde em estudio, e neste momento posso afiançar, que ouço muito menos. Enfim, as tabelas são um óptimo instrumento de trabalho, mas apenas como suporte a estudos sérios. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Qui maio 09 2013, 07:59 | |
| - taly escreveu:
- Estas formulas "cientificas" deixam-me sempre incomodado, pois além de carecerem de complementaridade de informação, deixam de parte certos aspectos importantes, assim sendo passo a explanar:
São raros os ouvidos que ouvem acima dos 17000HZ. As frequências ouvidas estão directamente ligadas ao nivel sonoro (DB), por exemplo o ouvido humano só ouve frequências de 20 HZ a 120 DB No meu caso em miudo tinha um ouvido treinado na música e mais tarde em estudio, e neste momento posso afiançar, que ouço muito menos. Enfim, as tabelas são um óptimo instrumento de trabalho, mas apenas como suporte a estudos sérios. Também acresce o facto de que duas frequências iguais poderem ter origens diferentes e soarem diferentes. O som é algo de muito complexo, os tons algo muito simples. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Qui maio 09 2013, 08:01 | |
| - taly escreveu:
- Estas formulas "cientificas" deixam-me sempre incomodado, pois além de carecerem de complementaridade de informação, deixam de parte certos aspectos importantes, assim sendo passo a explanar:
São raros os ouvidos que ouvem acima dos 17000HZ. As frequências ouvidas estão directamente ligadas ao nivel sonoro (DB), por exemplo o ouvido humano só ouve frequências de 20 HZ a 120 DB No meu caso em miudo tinha um ouvido treinado na música e mais tarde em estudio, e neste momento posso afiançar, que ouço muito menos. Enfim, as tabelas são um óptimo instrumento de trabalho, mas apenas como suporte a estudos sérios. O site indicado no início do tópico, que infelizmente está em baixo há algum tempo (supostamente em manutenção), tem o mérito de descrever as características subjectivas normalmente associadas a cada uma das fracções de banda. É uma espécie de léxico para interpretar as descrições que resultam da avaliação subjectiva e para perceber de que forma o acentuar ou o reduzir da intensidade de uma estreita faixa do espectro sonoro se repercute na escuta. Parece-me especialmente relevante tendo e conta que muitas das avaliações subjectivas que lemos nos fóruns associam adjectivos às características erradas. R | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Qui maio 09 2013, 08:05 | |
| - António José da Silva escreveu:
- taly escreveu:
- Estas formulas "cientificas" deixam-me sempre incomodado, pois além de carecerem de complementaridade de informação, deixam de parte certos aspectos importantes, assim sendo passo a explanar:
São raros os ouvidos que ouvem acima dos 17000HZ. As frequências ouvidas estão directamente ligadas ao nivel sonoro (DB), por exemplo o ouvido humano só ouve frequências de 20 HZ a 120 DB No meu caso em miudo tinha um ouvido treinado na música e mais tarde em estudio, e neste momento posso afiançar, que ouço muito menos. Enfim, as tabelas são um óptimo instrumento de trabalho, mas apenas como suporte a estudos sérios. Também acresce o facto de que duas frequências iguais poderem ter origens diferentes e soarem diferentes. O som é algo de muito complexo, os tons algo muito simples. Isso está correcto mas não deve ser utilizado fora de contexto. Um violoncelo e um violino conseguem dar o mesmo tom mas o som resultante não é igual devido às características físicas dos instrumentos que associam ao tom original um conjunto de características como as harmónicas, o ataque, a sustentação ou o decaimento. E o objectivo de um sistema é captar, gravar e reproduzir não o tom original mas resultado do tom quando produzido pelo instrumento (preferencialmente num espaço de acústica natural)...e deve fazê-lo com a maior fidelidade possível. R | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Dom Jul 06 2014, 14:25 | |
| O site da Teach Me Audio está de novo operacional:
http://www.teachmeaudio.com/mixing/techniques/audio-spectrum | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Ter Jan 13 2015, 22:47 | |
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| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Sex Fev 12 2016, 18:11 | |
| Este handout não é mau...
http://artsites.ucsc.edu/faculty/gustafson/FILM170B.S05/film%20170B%5BS05%5D%20files/frequency%20handout.pdf
AUDIO FREQUENCY HANDOUT
20Hz-80Hz LOW BASS First and Second Octaves These are frequencies associated with power, boom, and fullness. The lowest notes of the piano, organ, tuba, and bass are in this range, as are the low frequencies of traffic and thunder. Sounds in these octaves need not occur often to maintain a sense of fullness. If they occur too often, the sound can become thick or muddy.
80Hz-320Hz UPPER BASS Third and Fourth Octaves Too many frequencies from this range make sound too boomy; too few make it thin. Pitches in this range are perceived as anchoring sounds.
320Hz-2,560Hz MIDRANGE Fifth, Sixth, and Seventh Octaves The midrange gives sound its intensity. Too much emphasis of these frequencies is heard as a horn-like quality.
2,560Hz- 5,120Hz UPPER MIDRANGE Eighth Octave Frequencies in this range improve the intelligibility of speech. These frequencies are roughly 3,000Hz to 3,500Hz. If these are unduly emphasized, however, sound becomes abrasive and unpleasant; and speech, in particular becomes harsh and lispsy. The upper part of the eighth octave (above 3,500Hz) contains rich pitches that give sound definition.
5,120Hz-20,000Hz TREBLE Ninth and Tenth Octave Although human hearing does not extend much beyond 16,000z, tones in this range give sound vital, lifelike qualities of brilliance and sparkle. | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Audio Spectrum Explained Ter Set 20 2016, 19:04 | |
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