| AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES | |
|
+2António José da Silva Stereo 6 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Qua Jul 07 2010, 06:05 | |
| Alguns felizardos estão a construir um maravilhoso amp com transformadores parafeed. Mas para quem não tem essa possibilidade e quer mesmo algo mais simples e de grande valor, aqui vai. Dois projectos que vale a pena: o Cmoy e o Grado RA1. | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Qua Jul 07 2010, 08:44 | |
| Apesar de ser um dos que está no (doloroso) processo de construir o belo amp com os transformadores em parafeed, não seria de por fora de questão a construção deste (bastante) simples esquema. Aqui vai um site.
http://diyaudioprojects.blogspot.com/2007/08/grado-ra1-headphone-amplifier.html | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Jul 12 2010, 02:53 | |
| O Ptphones está um pouco parado, não sei se por causa de ser altura de férias... mas também o Manuel não tem dado notícias nem aparece por aqui. Não sei se há algum problema quanto a tratar este assunto por aqui, mas pelo menos eu cá já participaria no activo. Por falar nisto: eu sou um dos que adequiriu um segundo par de transformadores audio parafeed, que em princípio será para um pré com alimentação com válvulas. Ainda estou à espera de uns materiais para dar seguimento a estes meninos... mas logo que possa, posto aqui. PS: este sector ficaria melhor com o nome em protugês, não?!... FVM (Faça Você Mesmo), em vez de DIY (do it yourself), «penso eu de que». | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Jul 19 2010, 02:09 | |
| Eis, o Cmoy em construção! Uploaded with ImageShack.us Espera o potênciómetro adquado. Este não leva a resitência à saída, salvo erro a R5. | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| |
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Sex Nov 26 2010, 07:06 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Sáb Nov 27 2010, 02:06 | |
| Obrigado! Agora é esperar para ver o resultado quando levar o outro condensador. Para já está a tocar muito bem!
O próximo é o «Grado RA1». Tambem vou mandar vir uns condensadores para este. Mas aqui ainda estou a estudar o circuito, que por sinal é identico ao Cmoy. Existem umas diferênças, nomeadamente no que envolve o opamp, no ganho, na alimentação e saída... Depois posto. | |
|
| |
ruicanela Membro AAP
Mensagens : 105 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 54 Localização : Den Haag
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Nov 29 2010, 09:30 | |
| Os cmoy's são bons como introdução, dá para dar o primeiro passo neste campo. Agora acho que vou tentar este A47, que segundo tenho lido tem um som bem melhor que um circuito original do CMOY Informação aqui http://benfeist.com/a47/ | |
|
| |
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Nov 29 2010, 09:37 | |
| - ruicanela escreveu:
- Os cmoy's são bons como introdução, dá para dar o primeiro passo neste campo.
Agora acho que vou tentar este A47, que segundo tenho lido tem um som bem melhor que um circuito original do CMOY Informação aqui http://benfeist.com/a47/ Tu e os amplificadores de headphones têm uma relação muito intensa. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ruicanela Membro AAP
Mensagens : 105 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 54 Localização : Den Haag
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Nov 29 2010, 18:17 | |
| Como já alguem disse.."...os prazeres solitários são sempre os melhores...." | |
|
| |
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Nov 29 2010, 18:18 | |
| - ruicanela escreveu:
- Como já alguem disse.."...os prazeres solitários são sempre os melhores...."
E menos complicados... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
Última edição por António José da Silva em Seg Nov 29 2010, 19:10, editado 1 vez(es) | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Nov 29 2010, 19:07 | |
| António, no fim do teu último posts, falta isto...... | |
|
| |
| |
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Nov 29 2010, 19:13 | |
| O Senhor Administrador-Geral, para além de Administrador-Geral, também é malandreco...! | |
|
| |
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Nov 29 2010, 19:17 | |
| - zaratustra escreveu:
- O Senhor Administrador-Geral, para além de Administrador-Geral, também é malandreco...!
Não estou a entender.... Malandro.............eu. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Ter Nov 30 2010, 02:10 | |
| O António tem que se lançar nestas aventuras tambem, para ver o que é bom! Até faz pena, deixar um projecto como o Ptphones a meio do caminho!... Eu cá não consigo parar... Agora é o Grado RA1 e depois logo se vê. Parajá, vou mandar vir mais uns opamps... | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Sáb Dez 11 2010, 01:34 | |
| Estou à espera de um material, para dar uns toques finais nestes, mas para já e tal como está, o RA1 está espectacular! Por enquanto fica aqui apenas o aspecto do animal. E agora o cenário completo. Posso adiantar que no meu caso, tanto o Cmoy como o RA1 foram reajustados os ganhos. No Cmoy um pouco menos, pois é para os portáteis. Depois falo mais das entranhas. Fiquem bem! | |
|
| |
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Sáb Dez 11 2010, 06:20 | |
| Mais um bom trabalho do nosso engenhocas. Só não gosto muito do botão de madeira. Acho-o demasiado grande. Isso em alumínio ficava melhor. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Sáb Dez 11 2010, 22:58 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Mais um bom trabalho do nosso engenhocas. Só não gosto muito do botão de madeira. Acho-o demasiado grande. Isso em alumínio ficava melhor.
Obrigado! Eu cá gosto de madeira... e neste caso, não diria que é grande, mas que sobresai bem. É que eu tive em conta várias vertentes, como o tamanho do veio do potenciómetro, que achei que não valia a pena cortar, a ficha dos auscultadores e assim sobresai, sendo mais fácil ou cómodo o rodar do mesmo. Além do impacto que causa no todo: eu tive o cuidado de equilibrar a distrubuição dos componentes no painel e parece-me que nada ficou desporpocional. Mas naturalmente que há sempre a questão do gosto. Se podesse faria algo mais arrojado; neste caso aproveitei uma caixa que estaria destinada a outra coisa que abandonei. De qualquer forma, estou satisfeito, pois eu gosto de coisas simples e neste caso, aproveitei as linhas da própria caixa, como se pode ver pelo próprio botão. Dá para ver, por exemplo, que os cantos da caixa são arredondados e se, por exemplo, colocasse um botão mais largo já não casaria tão bem. Enfim, também não sou obsecado pelo aspecto, apesar de apreciar uma boa estética. Prefiro o interior, que neste caso nem é a estética, mas o som. | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Sáb Dez 11 2010, 23:26 | |
| Bom trabalho, Stereo. Da última foto, só tenho os HD 555...! | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Sáb Dez 11 2010, 23:50 | |
| - zaratustra escreveu:
- Bom trabalho, Stereo.
Da última foto, só tenho os HD 555...! Então e que tal os HD555? | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Dom Dez 12 2010, 00:11 | |
| - Stereo escreveu:
- zaratustra escreveu:
- Bom trabalho, Stereo.
Da última foto, só tenho os HD 555...! Então e que tal os HD555? Ora bem, como não conheço daqui para cima... posso dizer que são muito melhores do que uns Sony que tinha. Apesar disso... muito aceitáveis, pelo menos em termos de qualidade/preço. | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| |
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Ter Dez 14 2010, 00:57 | |
| Como sou pessoa para alternativas e como o António falou no botão de alumínio, e como de vez em quando arranjo um pouco de paciência extra, resolvi fazer um botão de alumínio. Acontece que mal coloquei o botão no lugar do que tinha, logo voltei a trocar. É que aquele frio do metal lembrou-me imediatamente o confortante toque da madeira. Em termos estéticos, enquanto o Grado tem a caixa de madeira e o botão de alumínio, eu tenho o meu com os mesmos materiais, mas de forma invertida. Mas é curioso que, a madeira causa a impressão de naturalidade e dá uma sensação reconfortante. Não é fria como o metal, além de revelar a natureza... Agora, não me peçam para fazer botões de madeira! )__((: | |
|
| |
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Ter Dez 14 2010, 06:14 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| |
| |
| |
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Qua Dez 15 2010, 04:20 | |
| | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Dom Dez 19 2010, 00:53 | |
| Ok! Chegou o material e logo tratei de arrumar este assunto. O Cmoy, apesar dos condensadores Ero não serem maus, também lhe coloquei uns M. Mcap. É curioso que, no esquema original o condensador é de 0,1uf e há quem tenha utilizado 4,7uf. Eu experimentei ambos e mais alguns e preferi ficar nos 0,15uf - parece-me dar um impacto extra, sobe o indicado no esquema, apesar ser uma diferênça insignificante. Agora o melhor. Sim porque o melhor fica para o fim. O RA1 também levou os M. Mcap, mas com uns M. Mcap ZN de 0.1uf a fazer by-pass. Experimentei o circuito de alimentação indicada como opcional, com o TLE 2426, em «virtual ground». Aqui está a foto. Por fim, ficou o outro, como podem ver. Como disse, alterei o ganho, adaptando este aos meus HD555. Deixem-me dizer outra vez: está espectacular! | |
|
| |
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Dom Dez 19 2010, 10:08 | |
| Tens que me emprestar uma traquitana dessas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Dom Dez 19 2010, 13:51 | |
| Porra, vocês são cá uns engenhocas. Tenho que experimentar uma coisa dessas a ver se bate a saída do meu deck 909 SE. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Dez 20 2010, 01:16 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Tens que me emprestar uma traquitana dessas.
Concerteza! Depois das festas podemos combinar. Então e o Ptphones, está a andar ou quê?! | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Dez 20 2010, 01:42 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Seg Dez 20 2010, 09:15 | |
| [quote="ruicanela"] E obrigado pelo "brocas" Milton mas aviso-te que está a fazer distorção.... quote] epa ´mas olha que o berbequim que te emprestei ,levou á pouco tempo uns Vcap e uma MUllard emparelhadas...não devia fazer distorção nanhuma...só se for do tipo euphonico... | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| |
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Ter Dez 21 2010, 00:57 | |
| HeHeHe,isto é levar os Opamp´s ao limite pô-los em Class A !!!
Última edição por Vodoo em Ter Dez 21 2010, 00:57, editado 1 vez(es) | |
|
| |
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Ter Dez 21 2010, 00:57 | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Ter Dez 21 2010, 01:00 | |
| E garanto que passam logo a soar a válvulas, até na temperatura !!! | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| |
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Ter Dez 21 2010, 01:13 | |
| É só fazer uns shunt´s com umas resistências Welwyn MFR4 1/2W no DIP Socket, e já está !!! Mas tambêm se pode soldar directamente nas pernas do OpAmp, e o valor por defeito das resistências é de 3.9K que poderá sêr alterado mas ai já depende dos conhecimentos de cada um e o risco que se queira correr !!! http://www.headfonia.com/matrix-m-stage-class-a-biasing/ http://tangentsoft.net/audio/opamp-bias.html | |
|
| |
ruicanela Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Qua Dez 22 2010, 00:12 | |
| As fotos são de coisas que já fizeste? | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Qua Dez 22 2010, 00:32 | |
| Não essas fotos não são minhas, mas tenho já dois feitos e a coisa melhora bastante mesmo e nem era para dizer nada, mas o Amigo Stéreo merece porque é um verdadeiro DIYer !!! | |
|
| |
ruicanela Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Qua Dez 22 2010, 00:58 | |
| Então porque não pões fotos dos teus? | |
|
| |
Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES Qua Dez 22 2010, 01:13 | |
| Não postei fotos dos meus porque não tirei na altura e agora não vou tirar os aparelhos do sítio para esse efeito porque estão em utilização. Mas tenho muitos mais para alterar e do próximo tiro umas fotos.
Última edição por Vodoo em Qua Dez 22 2010, 02:02, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: AMPLIFICADOR DE AUSCULTADORES | |
| |
|
| |