| A terra e os gira bolachas | |
|
+2António José da Silva João Henrique 6 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: A terra e os gira bolachas Ter Out 12 2010, 13:05 | |
| Porque é que uns giradiscos têm terra e outros não?
Eu tenho umas giragonças para verificar o estado dos discos, e todas elas têm terra. Tenho um Lenco L70 e tem terra
Tenho um Thorens TD-160 e este não tem terra.
O Thorens quando o comprei não tinha ligação de terra e quando, pela primeira vez, o liguei a um Rotel RA-931, tive de fazer a ligação à terra devido ao zumbido. Quando a minha Mais Que Tudo me ofereceu o Dynavox VR70E-2 ao ligar-lhe o Thorens o efeito foi o contrário, tive de desligar a terra para deixar de ouvir o zumbido.
Alguém me pode explicar o porquê destas duas situações?
| |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: A terra e os gira bolachas Ter Out 12 2010, 13:16 | |
| A questão das massas é um mundo obscuro e muitas vezes quase sem explicação, pelo menos para mim. O meu td125, no meu sistema e com transformadores, não tem qualquer massa ligada e o ruido é zero. Quando levo os transformadores para a casa de amigos, já tenho que ligar a massa. Talvez apareça aqui alguém a explicar esta complexo fenómeno com muito que se lhe diga. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
vlopes Membro AAP
Mensagens : 3034 Data de inscrição : 03/07/2010 Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.
| Assunto: Re: A terra e os gira bolachas Ter Out 12 2010, 15:41 | |
| Eu tenho esse problema no meu Rega planar, desde que instalei uma celula nova, e ja tive lá alguns "experts" de volta de uma solução que ainda nao encontarmos... Quando levanto o volume ate proximo dos 60% o ruido de fundo começa a ser perceptivel, e tenho a terra ligada. | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: A terra e os gira bolachas Ter Out 12 2010, 15:45 | |
| Corroboro as palavras de João Henrique. Tenho um TD-160 sem fio terra à vista, com zumbidos (e fogo de artifício, ao tocar na concha com volume alto)... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
mango Membro AAP
| Assunto: Re: A terra e os gira bolachas Ter Out 12 2010, 16:42 | |
| esse zumbido/hum normalmente se bem me lembro são os 50 ciclos da rede ou algum harmonico derivado e os loops de massa nem sempre são fáceis de diagnosticar/isolar mesmo que a massa esteja correctamente ligada à terra em todos os componentes.
às vezes mais vale os componentes estarem isolados com cada um com a sua ligação de terra do que interligar os chassis de cada componente, como seja a ligação do prato ao pré de phono.
as causa podem ser tão variadas como a prpria shell, o motor do prato,a cablagem que vai da capsula às fichas RCA, o pré de phono...em teoria julgo que as MC deveriam ser mais sensiveis do que as MM.
eu tive um problema complicado para isolar o hum que tinha no thorens e só depois de verificar a cablagem interna é que detectei o problema que neste caso tinha a ver com um cabo trilhado perto de uma das fichas RCAs e que veio assim de fábrica. | |
|
| |
RCruz Membro AAP
Mensagens : 132 Data de inscrição : 19/07/2010 Localização : Cascais
| Assunto: Re: A terra e os gira bolachas Ter Out 12 2010, 20:17 | |
| Normalmente os braços dos gira discos têm uma ligação de terra.
Quando isso não acontece é normal os construtores conectarem essa mesma terra á massa do canal esquerdo tal como no caso dos Rega.
| |
|
| |
vlopes Membro AAP
Mensagens : 3034 Data de inscrição : 03/07/2010 Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.
| Assunto: Re: A terra e os gira bolachas Ter Out 12 2010, 22:58 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: A terra e os gira bolachas | |
| |
|
| |
| A terra e os gira bolachas | |
|