| Restauro Akai 635D | |
|
+4Cordovox scalawag ducar rcarreira 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
rcarreira Membro AAP
Mensagens : 321 Data de inscrição : 13/12/2010 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Restauro Akai 635D Seg Out 15 2012, 20:44 | |
| Aqui ha uns meses comprei um Akai 635D que, segundo o vendedor, precisava apenas de "afinar as cabeças", mas que afinal precisa de muito mais do que isso... O que começou como uma "pechincha" está a transformar-se num verdadeiro projecto! Ora como eu nunca restaurei nenhum gravador destes (já restaurei amplificadores e leitores de CD e tem corrido bem) e depois de ler metade da internet em busca de informações, venho aqui expor as minhas duvidas antes de me por a gastar dinheiro em material...
Ora, pelo que estive a ver o "bicho" foi um bocado assassinado pelo dono anterior, pelo que ainda vai dar um bocado de luta. Pelas minhas contas o trabalho vai passar pelo seguinte:
Desmontar e limpar todas as placas de circuito. Alguem tentou limpar aquilo com uma porcaria qualquer e estão cheias de uma "gosma" avermelhada. Costumo limpar as placas de circuito com alcool isopropilico, alguma sugestao melhor? Limpar e lubrificar correctamente todos os mecanismos (qual é o lubrificante que recomendam para aqui? Óleo de maquina? Daquela pasta branca?) Substituir os parafusos do bloco das cabeças. Quem andou a mexer naquilo não montou os originais. Felizmente não parece faltar nenhuma mola. Podem ser parafusos normais de aço devidamente desmagnetizados? Devo comprar uma chave de plastico para ajustar os parafusos das cabeças, ou uma chave normal desmagnetizada faz o trabalho? Estes modelos são "famosos" por terem transistores estragados na placa de audio, por isso vou trocar os ditos e os condensadores electrolíticos também. Já que o tenho de desmontar todo, assim so o faço uma vez... Como não confio no curioso que o tinha antes de mim, vou ter também de afinar tudo, já estive a ler o manual muito atentamente e já tenho quase tudo o que preciso para isso. Fita de calibração (BASF) para 9,5 cm/s Gerador de sinais osciloscopio frequencimetro (muita paciencia)
Falta-me ainda: Fita de calibração para 19 cm/s Desmagnetizador de cabeças fita virgem nova para afinar o gravador. O manual diz que devo usar a Scotch 211, mas estava mais inclinado para a LPR35 da RMGI porque está disponivel nova. Há algum incoveniente em afinar o gravador para a fita que vou realmente usar e nao para a que eles recomendam? (e que não encontro em lado nenhum) Por fim vou limpar e pintar de preto fosco o painel superior, envernizar as laterais de madeira e dar uma limpeza profinda ao painel de aluminio e botões.
Eu sei que isto vai dar uma trabalheira e que não tenho nenhuma garantia de que no fim o deck funcione... Mas pelo que custou, metade da piada destas coisas é mesmo trabalhar nelas. E se ficar bonito, pelo menos enfeita a sala.... E claro que ideias e sugestões são muito bem vindas!
Ricardo
| |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Seg Out 15 2012, 21:35 | |
| Eu gostava de te ajudar mas a parte técnica não é o meu forte lá mudar umas correias e fazer detalhe ainda dou uns toques, agora mudar componentes já não é a minha praia. Mas acho que vale a pena recuperar é uma máquina e pêras. | |
|
| |
scalawag Membro AAP
Mensagens : 240 Data de inscrição : 04/04/2012 Idade : 50 Localização : Olhão
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 00:47 | |
| Dá trabalho, mas vale a pena pela raridade que é! | |
|
| |
Cordovox Membro AAP
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 63 Localização : Alfarim/Sesimbra
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 13:50 | |
| Boas
pelo que sei, não precisas de 2 tipos de fita para calibrar nas 2 velocidades. bastará uma.
Par outro lado, Scotch (não é o whisky) deve ser quase impossivel de encontrar, pelo que teras ( e deverás) que o afinar com a LPR 35 ( muitissimo boa, por sinal)
O desmagnetizador... posso-te emprestar.
Abraço | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 14:02 | |
| E o que dizes a por o aparelho nas mãos de quem está habituado a fazer esses trabalhos? É que esses aparelhos não são propriamente "animais" fáceis de se lidar com eles. A não ser que faças questão de seres tu a fazer isso. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
afonso Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 14:33 | |
| Esse aparelho é um topo de gama e deve ser tratado por alguem que perceba desse tipo de maquinas e esteja familiarizado com elas. o meu revox a77 foi a arranjar, foram substituidas algumas peças, calibrado e afinado e agora toca divinamente. Mas se a vontade de o arranjar for muito grande então força. | |
|
| |
rcarreira Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 14:37 | |
| Obrigado pelas dicas Vou fazer isto porque, para além de achar piada a estas coisas, isto é mais um restauro do que uma reparação. Sairia mais barato comprar um já em perfeitas condições. Assim ainda me entretenho umas horas, aprendo umas coisas e no fim, eventualmente, fico com um gravador que funciona (e umas historias para contar às visitas). Quanto ao desmagnetizador, quando chegar a essa etapa agradeço imenso o emprestimo... Essas coisas são um bocado caras... Ricardo | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 14:42 | |
| - rcarreira escreveu:
- Obrigado pelas dicas
Vou fazer isto porque, para além de achar piada a estas coisas, isto é mais um restauro do que uma reparação. Sairia mais barato comprar um já em perfeitas condições. Assim ainda me entretenho umas horas, aprendo umas coisas e no fim, eventualmente, fico com um gravador que funciona (e umas historias para contar às visitas). Quanto ao desmagnetizador, quando chegar a essa etapa agradeço imenso o emprestimo... Essas coisas são um bocado caras...
Ricardo Se tens tempo, força de vontade e não tens problema de "queimar a pestana" a ler e procurar, então força. Seria bem interessante se fosses foto-documentando a situação. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 14:43 | |
| | |
|
| |
rcarreira Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 14:48 | |
| | |
|
| |
rcarreira Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 14:51 | |
|
Ricardo[/quote]
Se tens tempo, força de vontade e não tens problema de "queimar a pestana" a ler e procurar, então força. Seria bem interessante se fosses foto-documentando a situação.[/quote]
Tempo vou tendo, força de vontade nao falta... Vou documentar tudo e partilhar aqui.
Ricardo
| |
|
| |
| |
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 14:56 | |
| | |
|
| |
Cordovox Membro AAP
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 63 Localização : Alfarim/Sesimbra
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 15:21 | |
| Quanto ao desmagnetizador, quando chegar a essa etapa agradeço imenso o emprestimo... Essas coisas são um bocado caras...
Nem por isso... 12dls no ebay - rigorosamente novo.
E deve ser um acessório a manter já que deve ser usado com alguma regularidade
(dizem a cada 20 horas de uso do gravador)..
MAs assim que precisares, diz...
Abraço | |
|
| |
rcarreira Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 15:59 | |
| - Cordovox escreveu:
- Quanto ao desmagnetizador, quando chegar a essa etapa agradeço imenso o emprestimo... Essas coisas são um bocado caras...
Nem por isso... 12dls no ebay - rigorosamente novo.
E deve ser um acessório a manter já que deve ser usado com alguma regularidade
(dizem a cada 20 horas de uso do gravador)..
MAs assim que precisares, diz...
Abraço De facto, e tendo em consideração de que vou precisar disso muitas vezes, é mesmo melhor comprar um! Ricardo | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D Ter Out 16 2012, 22:03 | |
| Esse Akai é fantástico, vai valer cada minuto que passares de volta dele, não facilites e aproveita para afinar tudo, depois compras umas fitas novas e verás o que é som a sério | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Restauro Akai 635D | |
| |
|
| |
| Restauro Akai 635D | |
|