| Aquela coisa que irrita todas as manhãs... | |
|
+3António José da Silva Ulrich Renato Ferreira 7 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Renato Ferreira Membro AAP
| Assunto: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qua Jan 30 2013, 22:35 | |
| A bem dizer são duas. Mas a sua finalidade é só a de nos fazer levantar do sono dos "justos". "Mas isto aqui é um fórum de áudio não de brinquedos com colunas de 5W (e uma só)" - pois eu sei mas tento começar por algum lado Tratam-se de dois despertadores dos anos 60, ambos com flip clock e claro está com rádio incorporado. Já ambos são Solid State (aliás no primeiro modelo está mesmo designado). Tenho-os em mão para restaurar. O engraçado é que o "buzzer" de despertar não é aquele "PI PI PI PI" irritante dos relógios digitais mas sim um "Bzzzzzzzzzzzzzz" produzido por ruído elétrico induzido na coluna. É analógico ou não é? Até os números são! As fotos deles como estão agora aqui vão: Um Sony SolidState Digimatic da década de 60: Este é um modelo mais económico, marca Exel feito em Singapura: | |
|
| |
Ulrich Membro AAP
Mensagens : 4947 Data de inscrição : 06/10/2011 Idade : 46 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qua Jan 30 2013, 22:41 | |
| Que ideia fantástica , realmente existia uma lacuna em relação aos despertadores analógicos | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qua Jan 30 2013, 23:43 | |
| Belo tópico e que pode vir a ser bastante interessante. Se a ele juntarmos os antigos timers das aparelhagens, que sempre tive um grande fraco, mas nunca tive nenhum, então é fabuloso. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qui Jan 31 2013, 11:03 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Belo tópico e que pode vir a ser bastante interessante. Se a ele juntarmos os antigos timers das aparelhagens, que sempre tive um grande fraco, mas nunca tive nenhum, então é fabuloso.
E eu que julgava que pouco do tema iria trazer. | |
|
| |
Vinil Membro AAP
Mensagens : 638 Data de inscrição : 10/07/2010 Idade : 47 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qui Jan 31 2013, 11:26 | |
| Esse é o despertador mais bonito que já vi. Que grande pinta!
Edit: o made in singapura | |
|
| |
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qui Jan 31 2013, 11:39 | |
| - Vinil escreveu:
- Esse é o despertador mais bonito que já vi. Que grande pinta!
Edit: o made in singapura É realmente um bonito despertador. Apesar de ser marca branca é bastante completo a nível de funcionamento. O sistema de relógio analógico é do mesmo fabricante quer no Sony quer neste (a par da maioria dos analógicos da época). Trata-se de um mecanismo COPAL, japan. Vai ficar mais bonito. O quadrante acrílico está com pequenos riscos e sujo na zona do relógio, na parte de dentro. Ultimamente tenho tido pouco tempo mas quando lhe meter as mãos vai ser dos pés à cabeça. Polir o quadrante, limpar, lubrificar e substituir (em primeiro diagnóstico) um dos interruptores deslizantes que está com folga e faz mau contacto. Vou tentar ir tirando fotos da cirurgia para partilhar com vocês. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qui Jan 31 2013, 16:34 | |
| ora ai estão duas peças com muito estilo apesar de ser mais agradavel acordar com radio,... | |
|
| |
| |
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qui Jan 31 2013, 16:40 | |
| eu sei apenas referi a melhor nunca tive nenhum desses mas penso que cada vez que muda um nº,... faz um barulho,...? (e eu quero dormir.... ) | |
|
| |
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qui Jan 31 2013, 16:45 | |
| - luis lopes escreveu:
- eu sei
apenas referi a melhor nunca tive nenhum desses mas penso que cada vez que muda um nº,... faz um barulho,...? (e eu quero dormir.... ) Depende do sono de cada um. Ele faz um "flap" cada vez que muda mas nada que incomode (pelo menos a mim). O problema é que quem os tinha (e tem) nunca lubrifica os mecanismos e como tal o barulho começa a intensificar-se (existe um motor elétrico que está em permanente funcionamento). Acho que agora se conseguem uns baratos no ebay mas não sei como se comportam acusticamente. | |
|
| |
jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qui Jan 31 2013, 18:50 | |
| Muito interessante este tópico e esses despertadores mandam muita pinta. Parabens companheiro. Abraços! | |
|
| |
jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| |
| |
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qui Jan 31 2013, 19:19 | |
| | |
|
| |
jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... Qui Jan 31 2013, 19:26 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Aquela coisa que irrita todas as manhãs... | |
| |
|
| |
| Aquela coisa que irrita todas as manhãs... | |
|