António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Fourier uncertainty principle Dom Fev 10 2013, 17:21 | |
| Uma teoria que era considerada como o conhecimento aceite pela comunidade cientifica, cai por terra depois de novos dados e novas descobertas. Ainda tenho que ler melhor, mas parece que a nossa audição ainda é melhor do que a teoria de Fourier previa.
http://phys.org/news/2013-02-human-fourier-uncertainty-principle.html
E um teste que também ainda não fiz. Um tema que me parece interessante.
http://www.phys.unsw.edu.au/jw/uncertainty.html _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Fourier uncertainty principle Ter Fev 12 2013, 01:51 | |
| Interessante o paper, uma revista de topo. Quem não conseguir aceder e tiver curiosidade, já o tenho aqui.
Pelo que percebi da leitura rápida, o problema está em passar do domínio do tempo para o domínio da frequência. Por construção a transformada de Fourier elimina as distorções (que são informação) dado que que os operadores lineares não conseguem "mastigar" a não linearidade.
De qualquer maneira, não me parece que mude alguma coisa no "nosso" audio. Claro que tem implicações para o audio digital, nomeadamente na produção de filtros baseados em Fourier. | |
|
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Fourier uncertainty principle Ter Fev 12 2013, 11:07 | |
| - tfonseca escreveu:
- Interessante o paper, uma revista de topo. Quem não conseguir aceder e tiver curiosidade, já o tenho aqui.
Pelo que percebi da leitura rápida, o problema está em passar do domínio do tempo para o domínio da frequência. Por construção a transformada de Fourier elimina as distorções (que são informação) dado que que os operadores lineares não conseguem "mastigar" a não linearidade.
De qualquer maneira, não me parece que mude alguma coisa no "nosso" audio. Claro que tem implicações para o audio digital, nomeadamente na produção de filtros baseados em Fourier. Já vi que és o gajo ideal para traduzires isto tudo por miúdos, se é que é possível. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Fourier uncertainty principle | |
| |
|