| Os motores DD também atrasam? | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 19:02 | |
| Pessoal,
Pergunta de leigo: um deck com os motores controlados por oscilador de quartz, como os DD da Technnics ou da Sony tb podem atrasar, ou aquilo é mais: ou funciona, ou não funciona?
Cumprimentos,
cabb | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 19:08 | |
| - cabb escreveu:
- Pessoal,
Pergunta de leigo: um deck com os motores controlados por oscilador de quartz, como os DD da Technnics ou da Sony tb podem atrasar, ou aquilo é mais: ou funciona, ou não funciona?
Cumprimentos,
cabb Quase todos eles têm controle de pitch e strob para ajuste fino... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 19:47 | |
| - cabb escreveu:
- Pessoal,
Cumprimentos,
cabb Depende neste caso qual a semântica da palavra atrasar. Eles mantêm uma rotação estável, mas têm uma função corretora e que também provoca o chamado coging. É um assunto que dá pano para mangas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 20:00 | |
| Então, falando de uma forma para o simples utilizador: eu posso comprar um deck com motor DD, que com o uso ele pode atrasar tal como os outros certo? | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 20:02 | |
| - cabb escreveu:
- Então, falando de uma forma para o simples utilizador: eu posso comprar um deck com motor DD, que com o uso ele pode atrasar tal como os outros certo?
Eu tive um deck DD e o atraso e avanço era uma constante, bastante mais do que o meu TD125 de correia que era muito certo. O ser DD não é garantia de ser mais certo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 20:12 | |
| - António José da Silva escreveu:
- cabb escreveu:
- Então, falando de uma forma para o simples utilizador: eu posso comprar um deck com motor DD, que com o uso ele pode atrasar tal como os outros certo?
Eu tive um deck DD e o atraso e avanço era uma constante, bastante mais do que o meu TD125 de correia que era muito certo. O ser DD não é garantia de ser mais certo. Tirou-me um grande alívio da cabeça: já ia comprar um deck DD, a pensar que ia ser a salvação. | |
|
| |
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 20:26 | |
| - cabb escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- cabb escreveu:
Eu tive um deck DD e o atraso e avanço era uma constante, bastante mais do que o meu TD125 de correia que era muito certo. O ser DD não é garantia de ser mais certo. Tirou-me um grande alívio da cabeça: já ia comprar um deck DD, a pensar que ia ser a salvação. Mas isso não quer dizer que não possa ser um DD muito estável. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 20:35 | |
- cabb escreveu:
- cabb escreveu:
Eu tive um deck DD e o atraso e avanço era uma constante, bastante mais do que o meu TD125 de correia que era muito certo. O ser DD não é garantia de ser mais certo. Tirou-me um grande alívio da cabeça: já ia comprar um deck DD, a pensar que ia ser a salvação. Mas isso não quer dizer que não possa ser um DD muito estável. Trata-se do Technics RS-B755, não sei se é um bom deck ou nop: olhando para dentro gosto mais do meu Pio CT-95. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 20:36 | |
| Só agora reparei que isto está nas "fitas" e te referes a um deck de cassetes... | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Sex Mar 01 2013, 20:46 | |
| Ups... as minhas desculpas! Foi distração minha. | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 10:52 | |
| - Milton escreveu:
- Só agora reparei que isto está nas "fitas" e te referes a um deck de cassetes...
Mas onde colocar, este tópico: em Transistores? | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 11:28 | |
| - cabb escreveu:
- Milton escreveu:
- Só agora reparei que isto está nas "fitas" e te referes a um deck de cassetes...
Mas onde colocar, este tópico: em Transistores? Não. Aqui está bem. Afinal não é um deck de cassetes? O milton é que terá julgado que seria um Gira-discos direct-drive. Penso eu de que... | |
|
| |
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 11:34 | |
| E eu também me enganei e referia-me a gira discos. Se é para um deck, então é mesmo uma boa função. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 12:52 | |
| - Ferpina escreveu:
- cabb escreveu:
- Milton escreveu:
Mas onde colocar, este tópico: em Transistores? Não. Aqui está bem. Afinal não é um deck de cassetes?
O milton é que terá julgado que seria um Gira-discos direct-drive. Penso eu de que... E pensas bem...eu tinha respondido como se se trata-se de um giradiscos. Agora tratando-se de um deck de cassetes acho que os DD serão os melhores e mais fiáveis. | |
|
| |
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 12:54 | |
| O meu Sony 909ES é DD e Quartz e é totalmente estável (Quartz Looked Direct Drive). _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 12:58 | |
- O meu Sony 909ES é DD e Quartz e é totalmente estável (Quartz Looked Direct Drive).
O meu Revox tambem é DD, mas não sei se é controlado por quartz.... Mas é absolutamente estável. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 13:30 | |
| - Milton escreveu:
- O meu Sony 909ES é DD e Quartz e é totalmente estável (Quartz Looked Direct Drive).
O meu Revox tambem é DD, mas não sei se é controlado por quartz.... Mas é absolutamente estável. O meu Nakamichi idem. | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 14:58 | |
| Pois mas aqui o campeonato é comparar o meu Pio CT-95 com o Technics 755. Se valerá a pena ou nop(se não vou de cavalo para burro). | |
|
| |
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 15:03 | |
| - cabb escreveu:
- Pois mas aqui o campeonato é comparar o meu Pio CT-95 com o Technics 755. Se valerá a pena ou nop(se não vou de cavalo para burro).
Sem conhecer nenhum deles, só olhando para ambos os decks e specs, deixaria-me estar com o Pio. http://www.vintagecassette.com/technics/rs_b755 http://www.vintagecassette.com/pioneer/ct_95 _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 15:26 | |
| Devem ser ambos da mesma liga, por isso deixa-te ficar com o que tens... | |
|
| |
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 15:33 | |
| - Milton escreveu:
- Devem ser ambos da mesma liga, por isso deixa-te ficar com o que tens...
Uma das diferenças que vejo, é que um era bem mais de duas vezes mais caro. Depois também temos que o Pio tem as Amorphous Head que segundo os entendidos é uma cabeça que não acaba mais. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 20:18 | |
- Milton escreveu:
- Devem ser ambos da mesma liga, por isso deixa-te ficar com o que tens...
Uma das diferenças que vejo, é que um era bem mais de duas vezes mais caro. Depois também temos que o Pio tem as Amorphous Head que segundo os entendidos é uma cabeça que não acaba mais. Quase todos os deck da Pioneer vêm equipados com essas cabeças, os meus Pios nesse aspecto são todos iguais. É verdade ainda não dei a novidade mas tenho um novo deck e o restante cj. O pra ele aqui. | |
|
| |
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 21:43 | |
| As cabeças do meu para além de serem as tais Amorphous eram feitas a laser. Quanto á tua novidade, já me tinha admirado pois há muito que não saltava um coelho dessa tua cartola. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 21:48 | |
| - cabb escreveu:
- cabb escreveu:
Eu tive um deck DD e o atraso e avanço era uma constante, bastante mais do que o meu TD125 de correia que era muito certo. O ser DD não é garantia de ser mais certo. Tirou-me um grande alívio da cabeça: já ia comprar um deck DD, a pensar que ia ser a salvação. Oh Cabb, isso não quer dizer "batatas", se for uma implementação bem feita e se a electrónica não falhar, estás bem servido. Dou-te um exemplo: A minha máquina de lavar roupa teve uma avaria no control do motor, um "sacaninha" de um condensador de poliester avariou e provocava movimento instável no tambor quando em centrifugação. No entanto é um sistema com transmissão por correia e vai às 1000 RPM. | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Dom Mar 03 2013, 21:52 | |
| - cabb escreveu:
- Pois mas aqui o campeonato é comparar o meu Pio CT-95 com o Technics 755. Se valerá a pena ou nop(se não vou de cavalo para burro).
Epá não me leves a mal a sinceridade, mas com o Technics vais de "cavalo para asno". Ou ficas com o Tecnics para colecção ou deixa-te ficar sossegado. Pelo amor da Santa... | |
|
| |
| |
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
| |
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Qua Mar 06 2013, 14:09 | |
- PALUSE escreveu:
- cabb escreveu:
Epá não me leves a mal a sinceridade, mas com o Technics vais de "cavalo para asno". Ou ficas com o Tecnics para colecção ou deixa-te ficar sossegado.
Pelo amor da Santa...
Também é o que me parece. Paluse, António José da Silva e Ducar, Vocês têm toda a razão! Muito obrigado pela partilha do vosso conhecimento. Não voltei cá ao forum tão depressa e não vos li. Entretanto, fui fazendo testes com cassette originais e depois comparava com vários ficheiros no Youtube (num ouvido os auscultadores ligados ao tablet e no outro a ouvir as colunas com o som vindo do deck) e pasme-se, o Pio certinho, certinho, quando muito adiantava um segundo ao fim de 4 minutos! As cassetes eram: Dire Straits - Money For Nothing 1988 (a mais bem gravada quanto a mim, no Private Investigations, quando a garrafa cai ao chão, parece que os vidros se partem "dentro da coluna", há profundidade, nunca me tinha acontecido numa cassette), Joana 1986 e ElBosco Angelix 1995 Outra coisa interessante é que quase todos os decks de gama média que eu experimentei ouvir as cassettes neste Pio (falo tb só de 3 ou 4: da Sony, DENON, há excepção de um Technics que era mais lento), são ligeiramente mais rápidos do que o meu CT-95. Fico a pensar se os vendedores japoneses, gostavam de acelarar. Acho que já li isso num fórum estrangeiro tapehea... Muito obrigado a todos! | |
|
| |
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Qua Mar 06 2013, 14:40 | |
| Não sei se isso de acelerar é ou não verdade, mas consta que antigamente nas exposições, era um "truque" usado para tentar dar a sensação de mais dinâmica nas exposições de áudio, e assim sendo, aceleravam ligeiramente os gira discos. Mas se é ou não verdade, não sei. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? Qui Mar 07 2013, 10:36 | |
- Não sei se isso de acelerar é ou não verdade, mas consta que antigamente nas exposições, era um "truque" usado para tentar dar a sensação de mais dinâmica nas exposições de áudio, e assim sendo, aceleravam ligeiramente os gira discos.
Mas se é ou não verdade, não sei. Nas feiras, nas radios (lembro-me que a Radio Cidade, era um pouco mais acelarada) e nas discos... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Os motores DD também atrasam? | |
| |
|
| |
| Os motores DD também atrasam? | |
|