Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Ao vivo...no sofá | |
| | Autor | Mensagem |
---|
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Ao vivo...no sofá Qua Mar 20 2013, 09:03 | |
| Ontem quando escutava a 1ª Sinfonia de Sibelius na Antena 2, numa gravação ao vivo pela Rádio Suíça de Língua Alemã, dei -me conta de quão "emocionante" e "autêntica" pode ser a "ilusão" de uma reprodução doméstica.
Às 9 menos 5 da noite, de luzes apagadas, sentei-me no lugar central da plateia da minha sala, antecipando o burburinho no auditório do Centro Cultural e de Congressos em Lucerna que sucede o hino da Eurovisão. Subitamente começam as palmas e vejo o maestro David Robertson entrar em palco...na verdade não o vejo mas sinto que ele caminha de forma decidida em direção ao púlpito. Faz-se silêncio e a tensão na sala aumenta, para logo se converter em êxtase aos primeiros acordes do Concerto p/ Violino e Orquestra em ré maior, Op.61 da autoria de Ludwig van B.
Experimentem!
R | |
| | | Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
| Assunto: Re: Ao vivo...no sofá Qua Mar 20 2013, 11:15 | |
| Eu percebo o que queres dizer porque gosto de ouvir música às escuras e tenho particular preferência por música gravada em concertos... | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Ao vivo...no sofá Qua Mar 20 2013, 12:02 | |
| É uma experiência fabulosa quando a musica, o sistema e o nosso estado de espírito estão alinhados para nos transportar ao estado de nirvana que para muitos melómanos é tão importante. É sentir-mo-nos no centro da musica. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Ao vivo...no sofá Qua Mar 20 2013, 12:21 | |
| - Rui Mendes escreveu:
- Eu percebo o que queres dizer porque gosto de ouvir música às escuras e tenho particular preferência por música gravada em concertos...
O interessante neste caso é tratar-se, tal como um verdadeiro concerto, de um acontecimento único (pode até ser "em directo" como as transmissões das óperas do MET aos Sábados) pois são emissões que nunca se repetem. R | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Ao vivo...no sofá Qua Mar 20 2013, 15:41 | |
| É uma experiência quase extra-sensorial . A Antena 2 tem essas emissões fantásticas que, se acompanhadas pelo estado de espirito certo , fazem como que uma teleportação para o local do concerto. Ricardo, ainda tens o F91 ? | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
| Assunto: Re: Ao vivo...no sofá Qua Mar 20 2013, 21:54 | |
| Vê lá tu que vendi dois sintonizadores topo de gama que me passaram pelas mãos e agora tenho um Sony S570ES... Não é mau mas acho que o som tem o "rabo gordo". R | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Ao vivo...no sofá Qua Mar 20 2013, 22:03 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Vê lá tu que vendi dois sintonizadores topo de gama que me passaram pelas mãos e agora tenho um Sony S570ES...
Não é mau mas acho que o som tem o "rabo gordo".
R Qual era o outro ? Dos que ouviste qual te parece o melhor ? Ando a ver se consigo "caçar" uma coisa jeitosa....gostava muito dum Revox B260S para ficar bem na "fotografia" junto do deck de k7.... Mas tenho andado a ver outros, e está um F91 relativamente acessivel no ebay... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ao vivo...no sofá | |
| |
| | | | Ao vivo...no sofá | |
|