| Apresentação de FBatista | |
|
+22tomaz joel2lisboa jcl DSales Goansipife jonniesousa luis carrilho TD124 Djlitss Ulrich Luis Filipe Goios Duarte Rosa luis lopes Mr Bojangles fredy Rui Mendes Fernando Mota António José da Silva BladeRunner zaratustra Milton FBatista 26 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
luis carrilho Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Mar 25 2013, 22:37 | |
| | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
joel2lisboa Membro AAP
Mensagens : 40 Data de inscrição : 22/02/2012 Idade : 56 Localização : Sines
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Qui Mar 28 2013, 20:55 | |
| | |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Sáb Mar 30 2013, 01:05 | |
| Caros amigos, é por estas e por outras que para mim o que se escuta tem tanta importância como o equipamento por onde se escuta. Quanto mais não seja pelos momentos que se criam, que ficam, que marcam e que fazem a história de uma pessoa, de uma família, de.... o que voçês quiserem. Para mim isto é parte integrante da educação musical de um indivíduo. Estava eu a percorrer o AAP e deparo com o tópico de fabricantes de audio nacional. Daqui salto para a megaudio e daqui salto para o blog do seu fundador, a figura ilustre, o sr Rui Pinho, no site : http://avosgts.blogspot.pt/ Fiquei boqueaberto com o seu conteúdo. Mas fiquei especialmente emocionado quando chego a uma imagem de um anúncio de página da extinta revista "Vida Mundial", de um Sansui AU-222 e AU-555 da empresa Centelec. Bem, tinha referido no 1º tópico da minha apresentação que o meu gosto pela Alta-Fidelidade se devia grande parte a influência parental, de meu pai que foi funcionário num empresa em Lisboa. Pois bem essa empresa era Centelec, localizada na Avenida Fontes Pereira de Melo. Aqui fica essa imagem : http://avosgts.blogspot.pt/2012/08/sansui.html Voltando ao Blog do Sr. Rui Pinho, uns tópicos mais abaixo, deparo-me com um artigo de 3 páginas da mesma revista, que para mim é obviamente muito curioso. Qual não é o meu espanto e emoção quando na 3ª página vejo uma foto do meu pai "menino e moço" agarrado a um Sansui AU-222, em arranjo/manutenção. Especialmente emocionante para mim como podem compreender, pois desconhecia totalmente este artigo. http://avosgts.blogspot.pt/2012/08/centelec-sansui.html Portanto se quiserem saber de onde sairam as Sansui SP-2000, foram efectivamente adquiridas na Centelec. Bem como um Sansui AU-555 que o meu pai teve e vendeu mais tarde a um seu bom amigo. Desse AU, resta ainda hoje a caixa original que serve de albergue a enfeites de Natal Os Quad 33 e 405 foram adquiridos mais tarde por volta de 1973 na Valentim de Carvalho. O Thorens desconheço totalmente onde foi adquirido. Mas certamente que numa ou noutra loja. Devo esta descoberta cibernética ao AAP, bem como ao sr. Rui Pinho. Por tal, aqui vai o meu agradecimento. FBatista | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Sáb Mar 30 2013, 01:56 | |
| Fantastica historia FBatista !! | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Sex Abr 05 2013, 21:44 | |
| Milton >> Para mim foi mesmo um bom momento !
Por agora, suspendi o trabalho nas minhas colunas para dar prioridade ao restauro do Thorens TD145. A prestação que oferece neste momento só me dá para fugir dele e ir ouvir FLAC's.
Já me estou a documentar antes que faça qualquer coisa. Há informação excelente no forum e espalhada pela NET, sobre a Thorens.
FBatista
| |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Sex Abr 05 2013, 21:49 | |
| - FBatista escreveu:
- Milton >> Para mim foi mesmo um bom momento !
Por agora, suspendi o trabalho nas minhas colunas para dar prioridade ao restauro do Thorens TD145. A prestação que oferece neste momento só me dá para fugir dele e ir ouvir FLAC's.
Já me estou a documentar antes que faça qualquer coisa. Há informação excelente no forum e espalhada pela NET, sobre a Thorens.
FBatista
Queremos ver essa evolução. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Sex Abr 05 2013, 21:56 | |
| - António José da Silva escreveu:
- FBatista escreveu:
- Milton >> Para mim foi mesmo um bom momento !
FBatista
Queremos ver essa evolução. Com certeza, vou publicando tudo na devida secção ! FBatista | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Abr 07 2013, 01:18 | |
| Ok, começou. Estive hoje de volta do prato que está bastante oxidado, a tentar limpá-lo e poli-lo.
Estive a testar alguns produtos e vou optar por massa de polir fina (para automóveis) para limpar o prato e sub-prato. Seguida de Duraglit Brilho intenso para tratar e puxar brilho do estriado lateral do prato.
A massa de polir existe em 3 graus. Preferi o fino pois, com os outros, tive receio que começasse a descascar o estriado lateral, ou a desbastar material por forma a desiquilibrar o prato. Hoje só de passar a massa de polir obtive bastante brilho numa determinada zona do estriado lateral. Com relativo pouco esforço e tempo. O que me agradou bastante.
Amanhã vou limpar o prato completo - que deixa os panos pretos em poucas esfregas, derivado da sujidade e de algum oxido superficial.
Já tenho lubrificação para o veio do sub-prato e rolamento do motor. Recorri às lides ciclísticas e comprei lubrificante teflon e cerâmico da Finish Line. O de teflon é garantido pois já conheço a marca e já o tenho usado em várias outras situações que não bicicletas. O lubrificante cerâmico é novidade para mim. Vou experimentá-lo a ver o que dá!
FBatista | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Abr 07 2013, 06:00 | |
| - FBatista escreveu:
Já tenho lubrificação para o veio do sub-prato e rolamento do motor. Recorri às lides ciclísticas e comprei lubrificante teflon e cerâmico da Finish Line. O de teflon é garantido pois já conheço a marca e já o tenho usado em várias outras situações que não bicicletas. O lubrificante cerâmico é novidade para mim. Vou experimentá-lo a ver o que dá!
FBatista Em relação aos lubrificantes quanto a mim, o melhor é não inventar e comprar o Kit de lubrificação e o espelho da chumaceira do Joel. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Abr 07 2013, 16:58 | |
| Agradeço o alvitre, amigo António José da Silva !
Já ouvi falar desse "kit do Joel". Mas achei que fosse para um outro nível, bem mais acima de onde me situo.
FBatista | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Abr 07 2013, 17:10 | |
| - FBatista escreveu:
- Agradeço o alvitre, amigo António José da Silva !
Já ouvi falar desse "kit do Joel". Mas achei que fosse para um outro nível, bem mais acima de onde me situo.
FBatista O kit Joel tem a vantagem de serem os óleos certos para as aplicações certas e inclui uma correia nova e de qualidade. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Abr 07 2013, 23:55 | |
| Bem : tal como todos dizem. Joel, pessoa impecável. Mandei email enquanto falava o Coelho na TV e respondeu-me já quando falava o Socrates . Já estou à espera do kit que vem incluido com a tal Thrust plate que estou muito curioso de testar. Testei os lubrificantes que comprei : não gostei o de Teflon e achei interessante o cerâmico. Mas não me pareceu suficiente. O prato ficou impecável mas vale a pena o kit, aplicá-lo, esquecer este aspecto e passar à frente com a revisão. Enfim, fica para a bicicleta... 20 biscas o kit (portes incluidos) + 10 da "hardsteel thrustplate" para veios de 10mm. vem com óleo de limpeza, óleo para rolamento motor, óleo para o veio, o espelho do veio e a correia. E a preciosa ajuda do Joel que certamente vou aproveitar durante toda a revisão. FBatista | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Abr 08 2013, 06:04 | |
| - FBatista escreveu:
- Bem : tal como todos dizem. Joel, pessoa impecável. Mandei email enquanto falava o Coelho na TV e respondeu-me já quando falava o Socrates .
Já estou à espera do kit que vem incluido com a tal Thrust plate que estou muito curioso de testar.
Testei os lubrificantes que comprei : não gostei o de Teflon e achei interessante o cerâmico. Mas não me pareceu suficiente. O prato ficou impecável mas vale a pena o kit, aplicá-lo, esquecer este aspecto e passar à frente com a revisão. Enfim, fica para a bicicleta...
20 biscas o kit (portes incluidos) + 10 da "hardsteel thrustplate" para veios de 10mm. vem com óleo de limpeza, óleo para rolamento motor, óleo para o veio, o espelho do veio e a correia. E a preciosa ajuda do Joel que certamente vou aproveitar durante toda a revisão.
FBatista Muito bem, pelos valores envolvidos, acho que não vale a pena inventar. E trás uma boa correia. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Sáb Abr 13 2013, 08:11 | |
| Já cá está o Kit do Joel ! | |
|
| |
| |
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Nov 24 2013, 00:35 | |
| Viva pessoal, recentemente decidi providenciar um móvel HIFI ao meu jeito. Jeito meu que únicamente especifica que o mesmo tem de ser sóbrio e suportado integralmente à parede. A cangalhada a pendurar são os QUAD : 33, 405, FM3 e CDP99 e Thorens TD145, totalizam 36Kg (incluindo 20 discos vinil). Para testar o resultado final utilizei cargas maiores : o 405 com as duas SP3000 são cerca de 60kg. Pergunta : acham que está bom ? FBatista | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Nov 24 2013, 00:40 | |
| Instalação final (já alterada entretanto) | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Nov 24 2013, 01:52 | |
| A segunda foto está fabulosa:__((: a primeira, com tantos altifalantes em simultâneo, mais parece a torre de Babel. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
Mensagens : 2033 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 48 Localização : Abrantes
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Nov 24 2013, 13:41 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Nov 24 2013, 15:08 | |
| Muito bonito FBatista ! Os meus parabéns pelas peças e pela forma como estão dispostas ! As colunas que usas são as SP ? | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Dom Nov 24 2013, 16:54 | |
| Obrigado malta! - António José da Silva escreveu:
- A segunda foto está fabulosa:__((: a primeira, com tantos altifalantes em simultâneo, mais parece a torre de Babel.
Qual Torre de Babel qual quê ? Oh homem atão não vês que é para mostrar ao pessoal que aquílo aguenta e bem ? Aproveito para confessar que sou adepto de pendurar TUDO à parede. Acho piada ver a mobília brotar das paredes. Hoje em dia já começa a aparecer este tipo de "decor", o problema é que ainda é só lavatórios, sanitas e bidés - Milton escreveu:
- Muito bonito FBatista !
Os meus parabéns pelas peças e pela forma como estão dispostas ! As colunas que usas são as SP ? As colunas da foto são as SP3000. Ainda as tenho, mas já não as utilizo práticamente (até nova orientação espiritual ) Nesta instalação ainda não experimentei as SP2000, que também tenho e às quais fiz o recap com Mundorf's, há pouco tempo. Mas sobre ambos os modelos publicarei em breve na devida secção a intervenção feita. | |
|
| |
tomaz Membro AAP
Mensagens : 356 Data de inscrição : 21/10/2010 Idade : 51 Localização : Vila Nogueira de Azeitão
| Assunto: Apresentação de FBatista Ter Nov 26 2013, 11:35 | |
| Muito bem vindo Caríssimo!
Excelente introdução e belo conjunto de aparelhos.
Contaremos certamente com a partilha dos seus conhecimentos e experiências no âmbito do Hi-fi.
Divirta-se e obrigado, | |
|
| |
fu-leng Membro AAP
Mensagens : 333 Data de inscrição : 19/09/2013 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Dez 02 2013, 14:15 | |
| Bonito sim sr. Na minha casa eu é que não me atrevia a fazer isso, devido às paredes serem muito finas (e com pouco estuque). Da ultima vez que fiz algo parecido, que foi colocar um sporte de parede para um televisor (aind CRT) de 50cm, aguentou-se cerca de 4 meses - resultado, acordei às 6 da manhã com o televisor no chão, e as 6 buxas arrancadas dos tijolos Foi da maneira que comprei um lcd | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Dez 02 2013, 14:20 | |
| - fu-leng escreveu:
- Bonito sim sr.
Na minha casa eu é que não me atrevia a fazer isso, devido às paredes serem muito finas (e com pouco estuque). Da ultima vez que fiz algo parecido, que foi colocar um sporte de parede para um televisor (aind CRT) de 50cm, aguentou-se cerca de 4 meses - resultado, acordei às 6 da manhã com o televisor no chão, e as 6 buxas arrancadas dos tijolos Foi da maneira que comprei um lcd Para todos os tipos de paredes existem bons sistemas de fixação, é é preciso conhecer as diversas possibilidades e saber aplicar cada sistema onde melhor se enquadra. Não é tão fácil como parece, mas possível. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fu-leng Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Dez 02 2013, 14:27 | |
| - António José da Silva escreveu:
- fu-leng escreveu:
- Bonito sim sr.
Na minha casa eu é que não me atrevia a fazer isso, devido às paredes serem muito finas (e com pouco estuque). Da ultima vez que fiz algo parecido, que foi colocar um sporte de parede para um televisor (aind CRT) de 50cm, aguentou-se cerca de 4 meses - resultado, acordei às 6 da manhã com o televisor no chão, e as 6 buxas arrancadas dos tijolos Foi da maneira que comprei um lcd Para todos os tipos de paredes existem bons sistemas de fixação, é é preciso conhecer as diversas possibilidades e saber aplicar cada sistema onde melhor se enquadra. Não é tão fácil como parece, mas possível. Pois claro que sim. Após a substituição do dito cujo aparelho televisivo, voltei a montar o suporte exactamente no mesmo local. Desta vez utilizei umas buchas também de plástico, mas que quando abrem o fazem em espiral (ou seja, criam praticamente um círculo com o triplo do tamanho do buraco - estas são próprias para tijolos - e é claro que também podia ter ido para as buchas metálicas mas como a tv nova era bsatante mais leve optei por estas mais baratas. O problema é que muitas vezes o material é bom, mas a parede não aguenta - e no meu caso até tijolo saltou. Um abraço José | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Dez 02 2013, 14:30 | |
| - fu-leng escreveu:
- ... e no meu caso até tijolo saltou.
Um abraço José És um bruto. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fu-leng Membro AAP
| |
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Dez 02 2013, 17:53 | |
| Viva fu-leng. Obrigado pela visita ao meu tópico. Aqui a alvenaria é aparentemente boa. De qualquer maneira o teste com as 2 colunas (e o amplificador que soma mais 8kg) foi propositadamente para levar a estrutura toda a um peso que não vai ser necessário suportar, ao longo do tempo, nem nada que se pareça, mas para o qual era interessante eu ter a certeza de que se aguenta. Meu rico giradiscos e restante parafernália. Essa do televisor até veio a calhar. Abaixo os CRT's! | |
|
| |
fu-leng Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Dez 02 2013, 18:36 | |
| - FBatista escreveu:
- Viva fu-leng. Obrigado pela visita ao meu tópico.
Aqui a alvenaria é aparentemente boa.
De qualquer maneira o teste com as 2 colunas (e o amplificador que soma mais 8kg) foi propositadamente para levar a estrutura toda a um peso que não vai ser necessário suportar, ao longo do tempo, nem nada que se pareça, mas para o qual era interessante eu ter a certeza de que se aguenta. Meu rico giradiscos e restante parafernália.
Essa do televisor até veio a calhar. Abaixo os CRT's ! A TV até era boazita. Mas pronto, isot foi só para demonstrar que apesar de parecer bem fixa, até durou uns meses até cair. Mas no teu caso penso o peso n ao se compara, portanto umas boas buchas, e se a parede for boa estás safo Boa sorte com isso | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Qui Mar 13 2014, 20:06 | |
| A minha mais recente aquisição QUAD 606 MK2 | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Qui Mar 13 2014, 20:26 | |
| E que tal, estás a gostar? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Qui Mar 13 2014, 20:50 | |
| Sim, meu amigo! Está bem conservado, exceptuando uns arranhões nas tampas (superior e inferior). Mas isso resolve-se mandando pintar à cor e textura originais. Ao início não o achava bonito! Mas depois do fim-de-semana a ouvi-lo... Em termos sonoros mantém a sonoridade QUAD, mas é mais descontraído e doce que o meu 405. Como referi, esteve ligado todo o fim-de-semana passado, mas agora está encostado. Vou-lhe dar uma geral antes de o tornar efectivo. | |
|
| |
| |
| |
cheguitarra
| Assunto: vem vindo Sex Mar 14 2014, 12:54 | |
| bem vindo também aprecio o Quad 405/34 | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
Mensagens : 2033 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 48 Localização : Abrantes
| |
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Sex Mar 14 2014, 16:01 | |
| Olá amigos, sim é um amplificador bastante bonito com um aspecto bruto (bonito também por isso). Nada me apoquenta neste 606. Ao início estranhei a falta as barritas do dissipador do 405, só isso Gosto muito desta unidade e estou em pulgas para começar o (pouco) restauro a fazer e apreciá-lo à minha maneira! Estou muito satisfeito pela estima de quem me o vendeu. E pelo brinquedo que agora é meu! Está na hora de abrir um tópico no "meu sistema", para não estar a receber boas vindas feito recém-chegado, ao cabo de quase 2 anos na família AAP. Que vergonha !! | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Sex Mar 14 2014, 16:19 | |
| | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Sex Mar 14 2014, 18:30 | |
| | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Ter Mar 18 2014, 15:21 | |
| | |
|
| |
| |
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Ter Mar 18 2014, 15:38 | |
| | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Abr 14 2014, 23:39 | |
| Neste tópico vai surgir em breve a foto da minha última aquisição.
Um simples, inofensivo e em estado imaculado :
Sansui AU-222
com o devido selo Centelec.
Para já, oiço-o por auscultadores e está aprovado. Ainda não experimentei o pré-de-phono. | |
|
| |
ALFA Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Seg Set 01 2014, 00:33 | |
| BEM VINDO Z-PASTA CONT | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Qui Nov 13 2014, 13:36 | |
| Uma pequena actualização Aquisição do pre 34 da QUAD - uma abordagem diferente do 33 Em bom estado necessita apenas de uma revisão interna.
FBatista | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Qui Nov 13 2014, 16:05 | |
| Conseguem sempre fazer umas caixinhas adoráveis. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Qui Nov 13 2014, 18:03 | |
| Lá bonito é! Mas não toca nada de jeito. É tudo velho! É preciso abrir, ver se está tudo bem, não vá fazer fogo. Trocar componentes etc...uma chatice | |
|
| |
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Qui Nov 13 2014, 18:06 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Qui Nov 13 2014, 18:28 | |
| Oh yeah! Gosto cada vez mais de os ouvir. | |
|
| |
rodrigoctmendonca Membro AAP
Mensagens : 160 Data de inscrição : 17/03/2014 Idade : 49 Localização : Lisboa e Toronto
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista Ter Dez 09 2014, 02:53 | |
| Olá e bem vindo ao fórum FBatista! Abraço, Rod. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Apresentação de FBatista | |
| |
|
| |
| Apresentação de FBatista | |
|