| Quantas vezes é preciso ouvir um disco... | |
|
+6Alexandre Vieira Pierre António José da Silva greytear Milton afonso 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
afonso Membro AAP
| Assunto: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sex Mar 22 2013, 21:38 | |
| Quantas vezes é preciso em média ouvir um disco jazz desconhecido para se gostar muito dele ( ou não ) ?
Comigo costuma ser no minimo menos três vezes...
| |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sex Mar 22 2013, 21:49 | |
| Essa é uma questão interessante... Será necessário "enfiarmos" a musica à força para passarmos a gostar dela ? Ou será que passamos a compreender melhor a mesma? O facto de não ouvirmos uma musica ou genero musical à muito tempo , pode fazer com que ao retomarmos essa musica/genero a mesma nos pareça "estranha"..? | |
|
| |
greytear Membro AAP
Mensagens : 314 Data de inscrição : 19/05/2012 Idade : 45 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sex Mar 22 2013, 21:52 | |
| Na minha humilde opinião, não haverá uma resposta consensual e genérica, já que muitos são os factores envolvidos, nomeadamente: * a disponibilidade emocional do ouvinte * os níveis de concentração envolvidos * o estado de espírito do ouvinte * os pré-conceitos
quantas vezes se redescobrem discos ouvidos um milhão de vezes, e quantas vezes o nosso disco favorito (aquele que dizemos conhecer de fio a pavio) nos soa, a dada altura, diferente pela negativa?
Apenas os meus dois cêntimos.. Cumprimentos, Luis | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sex Mar 22 2013, 21:54 | |
| Nem todas as obras se "entende" à primeira e ás vezes é necessário mais do que uma audição até ouvirmos a sua beleza. E normalmente, são depois os que perduram mais e que obtêm um cantinho especial na gaveta das nossas paixões. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sex Mar 22 2013, 22:00 | |
| Ainda ontem na estreia do "Música Maestro" na RTP, a explicação dada à melodia da sinfonia Nº40 de Mozart, leva-nos certamente a descobrir e a redescobrir certas obras. Por vezes basta um clic de contexto e tudo é esclarecido em forma de música. | |
|
| |
afonso Membro AAP
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sex Mar 22 2013, 22:02 | |
| As vezes nem é uma questão de ouvir a musica " a força", mas sim ouvir uns dias depois da primeira audição para que a mesma musica começe a agradar. Mas concordo que esta materia não dá para generalizar. Se fosse tudo a preto e branco certamente a musica não nos encantaria... | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sex Mar 22 2013, 22:05 | |
| Um bom exemplo é o álbum do John Coltran ao vivo no Village Vanguard, que é um álbum que eu adoro, mas que nem todos conseguem ouvir assim logo à primeira. Mas se for ouvido com atenção, é monumental. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sex Mar 22 2013, 22:08 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Um bom exemplo é o álbum do John Coltran ao vivo no Village Vanguard, que é um álbum que eu adoro, mas que nem todos conseguem ouvir assim logo à primeira. Mas se for ouvido com atenção, é monumental.
Tenho esse álbum... é de dificil digestão, aquela fase em que o John Coltrane e o Sanders "zurram"!!! | |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sex Mar 22 2013, 22:09 | |
| Para mim eternamente...
Não consigo apreciar Jazz por aí além. E até oiço formas de música que acho bastante mais complexas e menos agradáveis à maioria.
Continuo achar que o Jazz na sua forma mais purista, é como o Sushi, ninguém gosta, mas se comer muito do mesmo, fica com o paladar condicionado de tal forma que gosta.
* P.S: odeio Sushi e toda a "coltura" sushiana que alguns fazem do peixe crú...porque quanto Jazz, porque o já ainda se ouve qualquer coisa | |
|
| |
afonso Membro AAP
| |
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sáb Mar 23 2013, 20:35 | |
| por vezes ESTRANHA-SE,... e depois ENTRANHA-SE. existem musicas que são amor á primeira audição,... mas já que tocaram no JAZZ,... no meu caso comecei a apreciar o jazz á bem pouco tempo. diria que é necessário uma atenção especial, sem interrupções estranhas. ou talvez utilizar a famosa frase: -SILENCIO que se vai cantar o fado. | |
|
| |
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Sáb Mar 23 2013, 21:24 | |
| talvez por em tenra idade me terem levado para concertos de Jazz (cascais e outros) hoje o Jazz do Coltrane, Gillespie, Gordon, Chet baker........ e outros classicos, hoje ouvir jazz me seja facil a sua degustação, normalmente á primeira. Normalmente no jazz se não gosto á primeira, é porque não gosto. mas uma obra que aprendi a gostar é o Akira do Geinoh Yamashirogumi Como alguem escreveu atraz O estado de espirito ajuda a assimilar a musica. e depois temos dias para o Jazz, dias para rock etc Mas um dos modos de ouvir Jazz mais agradaveis é á mesa com amigos com uma boa refeição acompanhado por um bom vinho (Douro para mim) um charuto no final e com jazz de fundo. Num ambiente destes ja ensinei alguns amigos a apreciar o Bird, Chet baker..... | |
|
| |
Jorge Ferreira Membro AAP
Mensagens : 3386 Data de inscrição : 05/11/2011 Idade : 56 Localização : Palmela
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Dom Mar 24 2013, 00:16 | |
| - microseiki escreveu:
- Mas um dos modos de ouvir Jazz mais agradaveis é á mesa com amigos com uma boa refeição acompanhado por um bom vinho (Douro para mim) um charuto no final e com jazz de fundo.
Ora isso é que é falar e a acompanhar o charuto uma boa aguardente velha em balão aquecido. | |
|
| |
| |
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Dom Mar 24 2013, 11:29 | |
| - microseiki escreveu:
- talvez por em tenra idade me terem levado para concertos de Jazz (cascais e outros) hoje o Jazz do Coltrane, Gillespie, Gordon, Chet baker........ e outros classicos, hoje ouvir jazz me seja facil a sua degustação, normalmente á primeira.
Grande sortudo! | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... Dom Mar 24 2013, 12:05 | |
| - luis lopes escreveu:
- por vezes ESTRANHA-SE,...
e depois ENTRANHA-SE. existem musicas que são amor á primeira audição,... mas já que tocaram no JAZZ,... no meu caso comecei a apreciar o jazz á bem pouco tempo. diria que é necessário uma atenção especial, sem interrupções estranhas. ou talvez utilizar a famosa frase: -SILENCIO que se vai cantar o fado. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.Muitos portugueses não conseguem apreciar de um prato caril ou de sushi à primeira, mas com o tempo e a persistência acabam por aprender a gostar, e a música, tal como as outras formas de arte, não é diferente. Claro que é natural optarmos pelo "caminho" mais fácil e conhecido — um livro do Gabriel Garcia Marques ou do José Saramago pode parecer um desafio enfadonho e irrealizável — mas esse nem sempre é o mais rico ou intelectualmente estimulante. Mas é óbvio que dentro dos diversos géneros musicais haverá músicas e estilos que nos agradam e outros que nem tanto. Eu sou um apaixonado pelo período Romântico mas não sinto qualquer atração pela maior parte da música composta depois dos anos 20 do século passado. R | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Quantas vezes é preciso ouvir um disco... | |
| |
|
| |
| Quantas vezes é preciso ouvir um disco... | |
|