Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Graham Robin | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Graham Robin Seg Abr 22 2013, 16:56 | |
| Alguém conhece o Graham Robin?! É claramente um Jelco melhorado (ou não). Opiniões agradecem-se. Por acaso sabem se a headshell é destacável? Se for, será que utiliza encaixe SME? Como provavelmente nunca vou ter um Graham a sério... já me contentava com este... | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Graham Robin Seg Abr 22 2013, 17:06 | |
| - Mister W escreveu:
Alguém conhece o Graham Robin?! É claramente um Jelco melhorado (ou não). Opiniões agradecem-se.
Por acaso sabem se a headshell é destacável? Se for, será que utiliza encaixe SME?
Como provavelmente nunca vou ter um Graham a sério... já me contentava com este... A Jelco faz para muitos construtores tais como esse Graham, Ortofon e muitos mais, o que não quer dizer que seja o mesmo braço. Normalmente estas encomendas têm tolerâncias muito mais apertadas, rolamentos e tubos de melhor qualidade estudados por quem os manda fazer. Claro que mesmo os Jelcos de hoje são muito bons. Quanto à shell, parece que estás com sorte, é amovível, e para mim, não há melhor. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Graham Robin Ter Abr 23 2013, 17:22 | |
| - Mister W escreveu:
Alguém conhece o Graham Robin?! É claramente um Jelco melhorado (ou não). Opiniões agradecem-se. ... Como provavelmente nunca vou ter um Graham a sério... já me contentava com este... Olà, Sim o "GE Robin" é fabricado pela Jelco, tendo como base o SA-250 ST. A concha é amovivel, quanto a saber se é um Jelco amelhorado não creio, pois o Jelco tém boa reputação e o Robin uma "relativa" mà reputação e mesmo um artigo "assassino" na stereophile pelo A. Duddley. Como todos os Graham, este braço tém um problema com a musica, e traduz melhor o som que as notas! Esta sendo a principal critica que é feita a este braço, e que estou de acordo pelas vezes que o escutei, e tive um emprestado durante alguns dias no meu Avid, no lugar do 250 ST, que era "musicalmente" bem superior... e mais barato !!! O Robin deve ir bem com um Lenco modificado, era assim que o utilisaria, senão no mesmo preço os Rega da série 700, são muito superiores... Isto é o Jelco original utilisado por muitos construtores, mas delicado a casar com muitos giras, e mesmo células, como o Graham!... Eis o que posso dizer sobre o GE Robin. Boa sorte na sua busca Até+ | |
| | | Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Graham Robin Ter Abr 23 2013, 18:57 | |
| - TD124 escreveu:
- Mister W escreveu:
Alguém conhece o Graham Robin?! É claramente um Jelco melhorado (ou não). Opiniões agradecem-se. ... Como provavelmente nunca vou ter um Graham a sério... já me contentava com este... Olà,
Sim o "GE Robin" é fabricado pela Jelco, tendo como base o SA-250 ST. A concha é amovivel, quanto a saber se é um Jelco amelhorado não creio, pois o Jelco tém boa reputação e o Robin uma "relativa" mà reputação e mesmo um artigo "assassino" na stereophile pelo A. Duddley. Como todos os Graham, este braço tém um problema com a musica, e traduz melhor o som que as notas! Esta sendo a principal critica que é feita a este braço, e que estou de acordo pelas vezes que o escutei, e tive um emprestado durante alguns dias no meu Avid, no lugar do 250 ST, que era "musicalmente" bem superior... e mais barato !!! O Robin deve ir bem com um Lenco modificado, era assim que o utilisaria, senão no mesmo preço os Rega da série 700, são muito superiores...
Isto é o Jelco original utilisado por muitos construtores, mas delicado a casar com muitos giras, e mesmo células, como o Graham!... Eis o que posso dizer sobre o GE Robin. Boa sorte na sua busca Até+ Agradeço os comentários. Eu pensei no Robin apenas porque estéticamente é muito mais apelativo do que o Jelco e apenas por isso julguei que fosse melhor. Está visto que também em matéria de braços nem tudo o reluz é ouro... Esta minha pesquisa tem a ver com uma eventual substituição de um TP300 (que não é mais do que um RB303) no meu Thorens TD850. Não posso dizer que esteja insatisfeito com o RB303, antes pelo contrário. No entanto, a minha preferência vai para um braço com "head shell" amovível precisamente para poder trocar mais facilmente de shell/célula. Uma vez que o Robin não parece ser a melhor escolha, que outras opções poderia considerar? (dentro de valores idênticos). Pessoalmente gosto dos Goldenote, mas mais uma vez, trata-se apenas de uma preferência que tem por base os elementos estéticos. Dentro dos Goldenote, não poderia ir para além dos B5 (normal ou Titanium) já que os modelos seguintes são consideravelmente mais caros. | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Graham Robin Ter Abr 23 2013, 19:45 | |
| E também não tem a heashell amovível.
Estes são feitos pela Jelco mas segundo se consta, com melhores materiais.
http://www.ortofon.com/products/tonearms/ta-110 _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Graham Robin Ter Abr 23 2013, 19:53 | |
| - António José da Silva escreveu:
- E também não tem a heashell amovível.
Estes são feitos pela Jelco mas segundo se consta, com melhores materiais. http://www.ortofon.com/products/tonearms/ta-110 Tens razão, os Goldenote têm a shell fixa... (foi por isso que nem os considerei inicialmente). Os Ortofon sempre me pareceram bons mas são bem mais caros... | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Graham Robin Qua Abr 24 2013, 00:01 | |
| O SA-250 da Jelco pode ser uma solução, visto que posséde uma concha amovivel. È um braço de grande qualidade como todos os Jelcos, mas é preciso fazer um novo suporte de braço no Thorens, pois o "overhang" não é o mesmo que um Rega. Mas não sei se é uma avantagem no diz respeito à qualidade. Atenção!, a concha amovivel é sempre um compromisso, e o ideal ao nivel da qualidade é um braço monolitico,... o que é o caso de todos os grandes braços! Sò para os 12", a concha amovivel é uma verdadeira necessidade. Até+ | |
| Assunto: Re: Graham Robin Qua Abr 24 2013, 01:29 | |
| - TD124 escreveu:
O SA-250 da Jelco pode ser uma solução, visto que posséde uma concha amovivel. È um braço de grande qualidade como todos os Jelcos, mas é preciso fazer um novo suporte de braço no Thorens, pois o "overhang" não é o mesmo que um Rega. Mas não sei se é uma avantagem no diz respeito à qualidade. Atenção!, a concha amovivel é sempre um compromisso, e o ideal ao nivel da qualidade é um braço monolitico,... o que é o caso de todos os grandes braços! Sò para os 12", a concha amovivel é uma verdadeira necessidade.
Até+ Mais uma vez obrigado, pelas sábias recomendações. Os braços de 12" possuem todos " headshell" amovível? | |
| Assunto: Re: Graham Robin Qua Abr 24 2013, 05:34 | |
| Também tens o SME M2 e os da série 300 com headshell de magnésio amovível.
http://www.ebay.co.uk/itm/SME-309-Magnesium-Tonearm-15-Hours-Use-/190827810591?pt=UK_AudioTVElectronics_HomeAudioHiFi_Turntables&hash=item2c6e394f1f
http://www.ebay.co.uk/itm/SME-M2-Tone-arm-tonearm-brand-new-6-year-warrantee-in-the-UK-/261203103561?pt=Turntable_Parts_Accessories&hash=item3cd0eb0f49
http://www.ebay.co.uk/itm/Tone-arm-SME-M2-high-end-SME-IM2-high-end-/321108067749?pt=UK_AudioTVElectronics_HomeAudioHiFi_Turntables&hash=item4ac38845a5
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Graham Robin Qua Abr 24 2013, 11:00 | |
| - Mister W escreveu:
- TD124 escreveu:
O SA-250 da Jelco pode ser uma solução, visto que posséde uma concha amovivel. È um braço de grande qualidade como todos os Jelcos, mas é preciso fazer um novo suporte de braço no Thorens, pois o "overhang" não é o mesmo que um Rega. Mas não sei se é uma avantagem no diz respeito à qualidade. Atenção!, a concha amovivel é sempre um compromisso, e o ideal ao nivel da qualidade é um braço monolitico,... o que é o caso de todos os grandes braços! Sò para os 12", a concha amovivel é uma verdadeira necessidade.
Até+ Mais uma vez obrigado, pelas sábias recomendações. Os braços de 12" possuem todos "headshell" amovível?
Os braços de 12", também chamados (transcription tonearms) pelos anglo-saxões, foram criados para a radiodifusão para poder ler os discos de grande diâmetro. No mundo professional a mudança de célula tém de ser rapida e com um minimo de afinagens. È esta a razão que explica que os 12" tenham "quase sempre", uma concha amovivel... Alguns feitos para o mundo do audio, e não para uma utilização professional, podem ser monoliticos, mas é raro e nenhum me vém ao espirito neste momento!... Até+ | |
| Assunto: Re: Graham Robin Qua Abr 24 2013, 11:31 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Também tens o SME M2 e os da série 300 com headshell de magnésio amovível.
Essas são sempre opções muito válidas. Mas nesses modelos não fico limitado ás headshell de origem? É que nunca vi nenhum desses braços com headshells diferentes... (possivelmente porque as de magnésio são superiores...). | |
| Assunto: Re: Graham Robin Qua Abr 24 2013, 14:01 | |
| - Mister W escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Também tens o SME M2 e os da série 300 com headshell de magnésio amovível.
Essas são sempre opções muito válidas. Mas nesses modelos não fico limitado ás headshell de origem? É que nunca vi nenhum desses braços com headshells diferentes... (possivelmente porque as de magnésio são superiores...).
Penso que só dão com as Headshells vendidas pela SME. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | stardrake Membro AAP
Mensagens : 679 Data de inscrição : 29/01/2012 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Graham Robin Qua Abr 24 2013, 15:38 | |
| - TD124 escreveu:
Os braços de 12", também chamados (transcription tonearms) pelos anglo-saxões, foram criados para a radiodifusão para poder ler os discos de grande diâmetro. No mundo professional a mudança de célula tém de ser rapida e com um minimo de afinagens. È esta a razão que explica que os 12" tenham "quase sempre", uma concha amovivel... Alguns feitos para o mundo do audio, e não para uma utilização professional, podem ser monoliticos, mas é raro e nenhum me vém ao espirito neste momento!...
Até+ O meu Audio Note ARM 2 V2 com AN-V cable tem 12" e é monolitico. È, no entanto, mais chato de trocar de célula, em função do GD em que está colocado. O conjunto toca, na minha opinião, de forma sublime(passe a imodéstia). Mário | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Graham Robin Qua Abr 24 2013, 18:04 | |
| - stardrake escreveu:
- TD124 escreveu:
Os braços de 12", também chamados (transcription tonearms) pelos anglo-saxões, foram criados para a radiodifusão para poder ler os discos de grande diâmetro. No mundo professional a mudança de célula tém de ser rapida e com um minimo de afinagens. È esta a razão que explica que os 12" tenham "quase sempre", uma concha amovivel... Alguns feitos para o mundo do audio, e não para uma utilização professional, podem ser monoliticos, mas é raro e nenhum me vém ao espirito neste momento!...
Até+ O meu Audio Note ARM 2 V2 com AN-V cable tem 12" e é monolitico. È, no entanto, mais chato de trocar de célula, em função do GD em que está colocado. O conjunto toca, na minha opinião, de forma sublime(passe a imodéstia).
Mário A qualidade de fabricação igual, um braço monolitico soa melhor, que um com concha amovivel, pois a evacuação das vibrações e resonâncias é mais linear... Não conheço bem os braços da AN, então não pensei nele, mas os 12" monoliticos são raros infelismente... Até+ | |
| | | stardrake Membro AAP
Mensagens : 679 Data de inscrição : 29/01/2012 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Graham Robin Qui Abr 25 2013, 13:03 | |
| - TD124 escreveu:
- stardrake escreveu:
- TD124 escreveu:
Até+ O meu Audio Note ARM 2 V2 com AN-V cable tem 12" e é monolitico. È, no entanto, mais chato de trocar de célula, em função do GD em que está colocado. O conjunto toca, na minha opinião, de forma sublime(passe a imodéstia).
Mário A qualidade de fabricação igual, um braço monolitico soa melhor, que um com concha amovivel, pois a evacuação das vibrações e resonâncias é mais linear... Não conheço bem os braços da AN, então não pensei nele, mas os 12" monoliticos são raros infelismente...
Até+ Este é o meu AN de 12", montado no Rock7 Mário | |
| Assunto: Re: Graham Robin Qui Abr 25 2013, 13:57 | |
| E assim se vê como as imagens enganam e muito. Assim parece mesmo um de 9" especialmente pela distancia de montagem ao prato. Esse prato deve de ser enorme. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | seven Membro AAP
| Assunto: Re: Graham Robin Sáb Abr 27 2013, 10:42 | |
| Bom dia a todos,
Eu já tive um SME 309 emprestado no meu Gyrodec e tocava muito bem. Também gostava muito dele esteticamente.
Caro td 124. já ouviste os outros braços da Graham, o que achaste?
Os Graham, que até não me agradam especialmente esteticamente parecem ter o melhor sistema de afinação da célula que conheço, o que aliás me parece um aspecto essencial, mas desprezado pelos construtores...
Claro que eu agora é mais tangenciais!
Abraço,
Seven | |
| Assunto: Re: Graham Robin Sáb Abr 27 2013, 12:44 | |
| Eu não quero ser coscuvilheiro, mas parece-me que ele anda enamorado por um braço com muita pinta. A ver vamos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Graham Robin | |
| |
| | | | Graham Robin | |
|