- jpamplifiers escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- enxuto escreveu:
- Pois, por isso é que achei alto.
pode ser gralha
Ou então, refere-se mesmo a picos mesmo muito rápidos. A ver se a malta mais eletrónica diz qualquer coisa.
Bom dia,
Creio que está haver alguma confusão entre a corrente máxima que uma fonte de alimentação pode debitar por breves instantes por qualquer situação fora de normal, (é a isto que se referem os dados dos aparelhos) e a corrente
máxima aplicada a uma saída de audio.
para conseguir provocar uma corrente de 70A numa carga de 8 Ohms era necessário que a fonte de alimentação debitá-se uma tensão de 560Volts.
uma coisa é portanto a corrente máxima que uma fonte tem disponivel para dar em breves instantes (ms) por exemplo quando se faz um curto circuito na saída de audio com o aparelho em plena potencia, sem que as saídas avariem????? outra coisa é a potencia em audio que resulta daí, que é zero.
Claro que estes valores servem tambem para avaliar a qualidade da fonte de alimentação dos aparelhos
de momento não tenho mais tempo e sou muito lento a escrever, espero ter ajudado a complicar, tentarei assim que tiver disponibilidade complicar mais o assunto.
Pois meus caros.
O Sr. Joaquim Pinto deu um exemplo direto de cálculo da lei de Ohm e do cálculo da potencia, na sua forma mais simples e os valores não mentem!
R=U/I <=> U=I*R <=> I=U/R
P=U*I <=> P=U²/R <=> P=R*I²
Muitos de vós sabem estas fórmulas do tempo do liceu e são válidas na sua essência para corrente continua. Para valores corretos em corrente alterna tem que se jogar com a impedância o que implica cálculos com resistência, indutância e capacitância, ou seja trigonometria, números complexos, módulos de vetores e a sua projeção no domínio e contra domínio da função;
Estou a renar; pois não faço essas contas!
Para facilitar a vida usamos os cálculos como se fossem para corrente continua.
Para o exemplo que JP nos deu, devemos entender que aquela voltagem aplicada na resistência passa a 0V no outro perno da dita. O que é que isto significa? Significa que para passarem 70A, ou seja 70X(6.241 × 10^18) eletrões por segundo num condutor com resistência de 8 Ohms, tem que se enviar os ditos eletrões com uma aceleração de 560V e quase toda a energia cinética daquelas minúsculas partículas com pequeníssima massa é transferida para a resistência, o que resulta num calor dos diabos!
No caso de um amplificador ou gerador temos que considerar a corrente máxima que este pode debitar, e a voltagem que este produz na saída.
No caso de termos 2V nos bornos da coluna e esta ter uma impedância de 8 Ohms, isto implica que passa uma corrente de 0,25A. Se a coluna apresentar 4 ohms nas mesmas condições, a corrente duplica (0,5A), se fôr uma coluna "maluca" com 1 Ohm nas mesmas condições então temos uma corrente de 2A.
Para um potencial de 15V RMS a 400Hz que já deve ser um cagarim dos diabos a 8 Ohms temos 1,875A (+/- 28W); caso a coluna seja marada e tenha 2 Ohms de impedância a 400Hz então o amp tem de debitar 7,5A (+/- 112W), caso contrário a voltagem aos bornos da coluna desce proporcionalmente à resistência interna do amp, que tem a ver com a fonte, topologia do circuito, materiais/componentes empregues, etc.
O Amp pode ter voltagem mas pode não ter corrente disponível para algumas loucuras a médio prazo, mas a curto prazo com uma boa fonte de alimentação pode-se chegar a uma dezenas de amperes!
Acho que não abusei muito da vossa paciência mas se encontrarem erros tenham um pouco mais da mesma.