Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
Assunto: Re: O estúdio de gravação do David Guilmour Sáb maio 25 2013, 17:54
vi umas ATC 50 (nao sei se as activas ou nao) e umas Yamaha monitoras á janela!!!!
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: O estúdio de gravação do David Guilmour Sáb maio 25 2013, 19:04
microseiki escreveu:
vi umas ATC 50 (nao sei se as activas ou nao) e umas Yamaha monitoras á janela!!!!
Também reparei nas Yamaha NS10; são péssimas para escutar música (mais um mito audiófilo) mas óptimas para efectuar misturas porque basta equalizar o som de modo a soar bem e o resultado em colunas "transparentes" como as ATC fica perfeito:
R
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O estúdio de gravação do David Guilmour Sáb maio 25 2013, 19:10
ricardo onga-ku escreveu:
microseiki escreveu:
vi umas ATC 50 (nao sei se as activas ou nao) e umas Yamaha monitoras á janela!!!!
Também reparei nas Yamaha NS10; são péssimas para escutar música (mais um mito audiófilo) mas óptimas para efectuar misturas porque basta equalizar o som de modo a soar bem e o resultado em colunas "transparentes" como as ATC fica perfeito:
R
Por acaso tive umas e não as achei nada de especial.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
Assunto: Re: O estúdio de gravação do David Guilmour Sáb maio 25 2013, 20:46
ricardo onga-ku escreveu:
microseiki escreveu:
vi umas ATC 50 (nao sei se as activas ou nao) e umas Yamaha monitoras á janela!!!!
Também reparei nas Yamaha NS10; são péssimas para escutar música (mais um mito audiófilo) mas óptimas para efectuar misturas porque basta equalizar o som de modo a soar bem e o resultado em colunas "transparentes" como as ATC fica perfeito:
R
pelo que percebi, entao sao ambas pessimas??????
a minha opiniao sobre as NS10 é que servem para o que foram pensadas.
As ATC sao más? Porque os parentesis? estar a catalogar de pessimas porque não se gosta
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: O estúdio de gravação do David Guilmour Sáb maio 25 2013, 23:14
Nunca ouvi essas Yamaha nem as ATC, mas gostava de ouvir. Mas faz-me muita confusão que os sonoplastas e masterizadores de "ouvidos treinados" tenham escolhido colunas que alteram a realidade dos sons para monitorizar e "compôr" o resultado final que depois vai ser ouvido , seja por radios a pilhas, seja num sistema xpto .... O som resultante devia ser sempre bastante mau, mas nem sempre isso acontece...
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: O estúdio de gravação do David Guilmour Dom maio 26 2013, 15:06
Milton escreveu:
Nunca ouvi essas Yamaha nem as ATC, mas gostava de ouvir. Mas faz-me muita confusão que os sonoplastas e masterizadores de "ouvidos treinados" tenham escolhido colunas que alteram a realidade dos sons para monitorizar e "compôr" o resultado final que depois vai ser ouvido , seja por radios a pilhas, seja num sistema xpto .... O som resultante devia ser sempre bastante mau, mas nem sempre isso acontece...
As ATC não conheço, mas as Yamaha, e como já disse, tive um par e acabei por vender a um amigo (estupidamente barato, como é meu hábito ) e ficar com as minhas MS. Sinceramente, não valem nada que se pareça com a fama que alcançaram.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: O estúdio de gravação do David Guilmour Dom maio 26 2013, 15:53
microseiki escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
microseiki escreveu:
vi umas ATC 50 (nao sei se as activas ou nao) e umas Yamaha monitoras á janela!!!!
Também reparei nas Yamaha NS10; são péssimas para escutar música (mais um mito audiófilo) mas óptimas para efectuar misturas porque basta equalizar o som de modo a soar bem e o resultado em colunas "transparentes" como as ATC fica perfeito:
R
pelo que percebi, entao sao ambas pessimas??????
a minha opiniao sobre as NS10 é que servem para o que foram pensadas.
As ATC sao más? Porque os parentesis? estar a catalogar de pessimas porque não se gosta
Eu não escrevi que as ATC são más...escrevi que são "transparentes", o que é um elogio.
As Yamaha são más para escutar gravações, basta olhar para a resposta de frequências (foi para isso que anexei a ficha técnica)...
R
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: O estúdio de gravação do David Guilmour Dom maio 26 2013, 16:23
Milton escreveu:
Nunca ouvi essas Yamaha nem as ATC, mas gostava de ouvir. Mas faz-me muita confusão que os sonoplastas e masterizadores de "ouvidos treinados" tenham escolhido colunas que alteram a realidade dos sons para monitorizar e "compôr" o resultado final que depois vai ser ouvido , seja por radios a pilhas, seja num sistema xpto .... O som resultante devia ser sempre bastante mau, mas nem sempre isso acontece...
O engraçado é que as Yamaha têm "falta" de graves e exageram a "presença"...se corrigirmos estes defeitos na fase de mistura de modo a atenuar estes defeitos a gravação soa fantástica.
Alguns comentários de profissionais do ramo:
Love 'Em Or Hate 'Em? This selection of opinions that I've pillaged from the SOS Forum ( www.soundonsound.com/forum ) gives you an impression of the strength of feeling both for and against the Yamaha NS10 — and it is very rare to find anyone's comments keeping to the middle ground!
"I don't find the NS10s fatiguing to listen to at all, quite the opposite. The more I use them the more I love them!"
"They're brutally unflattering to mixes, but that's their job. But never, ever use them as a sole pair of monitors. Just a cross check."
"...their forte is to exaggerate low-mid ugliness in your mix. If you monitor on NS10s and your low-mids sound clean, then they are."
"NS10s were bloody brilliant, I can't believe Yamaha stopped making them."
"I keep NS10s in the studio, because it gives bands and producers a warm feeling. Ten minutes into the session I switch them off and not once has anyone questioned it. I track and mix on better monitors and get better results."
"The NS10 phenomenon may have more to do with the 'Emperor's New Clothes'. In my opinion they sound nasty and I don't feel that I can trust them."
"Nobody in their right minds likes the sound of the NS10s for enjoyable listening!!! They do not do that very well!!!"
"The old cliché is that if it sounds good on NS10s then it'll sound good on anything. I think it's precisely because they sound so bad that they are used so widely."
"NS10s are totally incapable of reproducing a double bass or the bottom octaves of a grand piano with any sort of accuracy, and have a harsh high-end that can really numb your ears after a while."
"I've never really got on with them and can gladly live without them in the studio. However, I've seen experienced visiting engineers produce good mixes on them and I've seen inexperienced people produce terrible bass-heaving mixes on them."
"They may sound horrible but they do highlight problems with your mixing."
"I totally hated the NS10s initially and wondered why they were industry standard, until I checked back some mixes on a pair. All the problems instantly jumped out."
"They really are somewhat unique in their ability to let you hear the mids in a relatively uncoloured way, and I can tell you that they have improved my mixes greatly, and I'm able to get a mix to translate better in a much shorter period of time, especially with busy mixes."
"Run out and buy a pair of NS10s... like the sound or not, that is not the point."
R
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: O estúdio de gravação do David Guilmour