Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
Assunto: Máquina ideal Ter Jun 11 2013, 12:27
Devia haver um tópico chamado "Alternativas para quem não percebe nada de DIY" e seria certamente nele que este filme melhor se enquadraria. Trata-se de uma excelente máquina, ideal para quem, como eu, pretende fazer um plinto para um gira-discos. Que jeito que esta coisa me dava!
Duarte Rosa Membro AAP
Mensagens : 2033 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 48 Localização : Abrantes
Assunto: Re: Máquina ideal Ter Jun 11 2013, 14:11
Agora ja não, mas hà uns anos a tràs, bastava me dares o desenho em Solidworks que conseguia que uma "maquina ideal" como esta fizesse o plinto para ti
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Máquina ideal Ter Jun 11 2013, 16:52
Não consigo ver o video, penso que tem uma conta associada...
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
Assunto: Re: Máquina ideal Ter Jun 11 2013, 17:01
Milton escreveu:
Não consigo ver o video, penso que tem uma conta associada...
Então e através do link?
https://www.youtube.com/v/NhyF2KA_1Tc
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: Máquina ideal Ter Jun 11 2013, 17:04
Duarte Rosa escreveu:
Agora ja não, mas hà uns anos a tràs, bastava me dares o desenho em Solidworks que conseguia que uma "maquina ideal" como esta fizesse o plinto para ti
É pena... se fosse preciso até ia tirar um curso de Solidworks... de que nunca ouvi falar mas imagino que seja uma espécie de CAD 3D mais simples...
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Máquina ideal Ter Jun 11 2013, 19:53
Mister W escreveu:
Devia haver um tópico chamado "Alternativas para quem não percebe nada de DIY" e seria certamente nele que este filme melhor se enquadraria. Trata-se de uma excelente máquina, ideal para quem, como eu, pretende fazer um plinto para um gira-discos. Que jeito que esta coisa me dava! ...
Olà,
para que gira-discos é que é ???... pois eu jà fiz dezenas de caixas para giras, e normalmente fora uma fresa (que dà jeito...), o resto é ferramentas électricas de base (berbequim, serrote e lixadeira). Não é necessario uma fresadora a comando digital !!!...
A menos que a caixa seja escavada em 3D para emglobar as peças (o que não é boa ideia, mas depende do gira...), e mesmo assim, muitos fazem isso com vàrias camadas, simplesmente cortadas com o serrote eléctrico à boa medida.
Senão mandar fazer o grosso por um carpinteiro, e depois realisar os cortes finos voçê mesmo.
Até+
Mister W Membro AAP
Assunto: Re: Máquina ideal Ter Jun 11 2013, 20:09
TD124 escreveu:
Mister W escreveu:
Devia haver um tópico chamado "Alternativas para quem não percebe nada de DIY" e seria certamente nele que este filme melhor se enquadraria. Trata-se de uma excelente máquina, ideal para quem, como eu, pretende fazer um plinto para um gira-discos. Que jeito que esta coisa me dava! ...
Olà, para que gira-discos é que é ???... pois eu jà fiz dezenas de caixas para giras, e normalmente fora uma fresa (que dà jeito...), o resto é ferramentas électricas de base (berbequim, serrote e lixadeira). Não é necessario uma fresadora a comando digital !!!... A menos que a caixa seja escavada em 3D para emglobar as peças (o que não é boa ideia, mas depende do gira...), e mesmo assim, muitos fazem isso com vàrias camadas, simplesmente cortadas com o serrote eléctrico à boa medida. Senão mandar fazer o grosso por um carpinteiro, e depois realisar os cortes finos voçê mesmo. Até+
Caro TD124, Não estou a pensar em nenhuma caixa escavada ou com várias camadas adaptadas aos contornes dos mecanismos. Apenas achei interessante este video... Pelo contrário, estou a pensar numa caixa com bastante espaço interior (possivelmente sem fundo) porque o motor em questão aquece bastante (como normalmente acontece com os idler wheel). Todas as sugestões são bem vindas. O gira-discos é este: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t3388-my-new-vintage-setup
Abraço Mister W
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Máquina ideal Ter Jun 11 2013, 22:04
Mister W escreveu:
Devia haver um tópico chamado "Alternativas para quem não percebe nada de DIY" e seria certamente nele que este filme melhor se enquadraria. Trata-se de uma excelente máquina, ideal para quem, como eu, pretende fazer um plinto para um gira-discos. Que jeito que esta coisa me dava!
Interessante, é com os robôs da Kuka que trabalho diariamente há 11 anos.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
MicroGruas Membro AAP
Mensagens : 3209 Data de inscrição : 12/11/2011 Idade : 55 Localização : Oriente
Assunto: Re: Máquina ideal Ter Jun 11 2013, 23:30
Kuka!!!!!
(cerveja de Angola)
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Máquina ideal Qua Jun 12 2013, 17:13
Mister W escreveu:
Citação :
Caro TD124, ... Pelo contrário, estou a pensar numa caixa com bastante espaço interior (possivelmente sem fundo) porque o motor em questão aquece bastante (como normalmente acontece com os idler wheel). ...
Abraço Mister W
Olà Mister W,
efectivamente os motores de gira a roda aqueçem, porque rodam muito depressa 1800rpm contra 200 ou 300rpm num gira a correia e esforçam mais, mesmo se são muito mais potentes. Mas no seu caso pode ser diferente, pois se não possede um convertidor 230V/50Hz para 115V/60Hz (a senoide pura), então o seu motor està a trabalhar em 50Hz, o que abaixa de 20% o torque (e a rotação) o que faz aumentar a temperatura porque força mais e como arrefeçe menos (rotação mais baixa)... ainda aqueçe mais!!!
Atenção porque os Bodine, mesmo se são motores de qualidade, não téem qualidade de isolante para aguentar altas temperaturas, então é preciso fazer atenção a este detalhe, que é um dos principais inconvenientes para fazer (bem) funcionar as velhas màquinas americanas na europa...
Agora não tenho tempo, mas esta noite posto um exemplo de caixa, que pode ser interessante para o Russco...
Até+
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Máquina ideal Qua Jun 12 2013, 20:46
Olà,
uma caixa deste tipo, com uma estrutura tentacular em baixo para distribuir as vibrações é bom para ajudar a eliminar o rumble. A estrela encarnada é o ponto aonde a estrutura toca rigidamente no corpo do gira, os tentàculos não estão em contacto com o corpo do gira, apenas com a placa de topo da caixa... Este é feito em contraplacado "marine" de 22mm e pode ser cortado à medida no Leroy Merlin; ou outra loja de bricolage!