| Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) | |
|
+13EMCS Mário Franco zaratustra BAILOTE CNeves António José da Silva Duarte Rosa fredy Rui Mendes jcl Milton luis lopes Audiovac 17 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Audiovac Membro AAP
Mensagens : 74 Data de inscrição : 09/06/2013 Localização : Lisboa
| Assunto: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 14:04 | |
| Bom dia a todos!
Tenho 56 anos e ando nestas coisas de áudio há cerca de 40 (se contar as minhas primeiras experiências de reparação e de construção de gramofones) e nas válvulas há cerca de 20, quando comecei a comprar e reparar rádios antigos, por pura nostalgia do tempo em que abundavam e funcionavam.
No início dos anos 90, comecei a interessar-me por rádios antigos, adquiri muitos livros da época sobre o assunto para aprender a repará-los, e cheguei a ter em casa 34 rádios a funcionar, desde um Telefunken de 1931 até ao primeiro Philips com FM de 1948, e vários gramofones.
Mais tarde comecei a fazer amplificadores a válvulas, graças a um amigo (já falecido), o pintor Michel Delneuville, que conhecia toda a gente nos meios audiófilos internacionais e me permitiu conhecer (e ouvir!!!) o que de melhor se fez em alta-fidelidade entre os anos 40 e 70 (McIntosh, Klipsch, Tannoy, JBL, Lowther, Fischer, Scott, Quad, Harman Kardon, sei lá) e muitas realizações pessoais de amplificadores e colunas, e me "desviou" dos rádios para a alta-fidelidade.
Todos os amplificadores (e colunas) que fiz foram sempre calculados por mim - nunca copiei um esquema, apenas as tipologias dos circuitos ou de partes dos circuitos. É esse o desafio: saber como funciona e aprender a fazer!!!
De outra forma, do meu ponto de vista, reproduzir esquemas existentes ou usar kits é um pouco como montar um móvel do Ikea seguindo as instruções... para isso mais vale comprar aparelhos já feitos.
Mas - como também aprendi por experiência própria, os aparelhos já feitos nem sempre são compatíveis entre si e há gente que gasta tempo e fortunas a mudar de aparelhagens durante anos até encontrar uma combinação que satisfaça. Para mim, é preferível fazê-los!!! Dá mais gozo, aprende-se imenso, e consegue-se o som que se quer...
Também fiz algumas colunas,TQWT e com pavilhão, com base nas tipologias da Jensen ou da Lowther, com curvas Hypex ou Exponenciais.
Entre esta época e o presente realizei vários outros projectos, mas actualmente tenho apenas dois amplificadores feitos por mim, e um par de colunas igualmente feito por mim com altifalantes Fostex, de que falarei no "Meu sistema".
Obrigado pela vossa paciência!!! Jorge, Lisboa | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 14:25 | |
| bem vindo:o-o: estou (ou estamos...) deveras curioso, de ver esses amplificadores diy... | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 14:44 | |
| Muito bem vindo ao AAP Jorge !! Grande história de vida !! | |
|
| |
Audiovac Membro AAP
| Assunto: Obrigado Qui Jun 13 2013, 15:07 | |
| Obrigado pelas boas-vindas.
Procurei inserir no texto algumas imagens, mas o sistema por alguma razão não as aceitava.
Alguém me pode explicar qual é o "truque"?
Tem de se utilizar um formato expecial? Há um tamanho máximo em pixels?
Eu conseguia pré-visualizar o texto com as imagens, mas quando carregava em enviar ia parar a uma página que me dizia que o site estava "em manutenção", sem ser verdade porque logo de seguida conseguia entrar outra vez... | |
|
| |
jcl Membro AAP
Mensagens : 954 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 65 Localização : Viana do Castelo
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 15:15 | |
| Bem-vindo ao AAP, Jorge. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 16:24 | |
| | |
|
| |
Audiovac Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 17:12 | |
| Bom, isto é uma tentativa: estes são os monoblocos PSE com 300B, entrada 6SL7 e duas rectificadoras GZ32. Os transformadores foram calculados por mim, mandados bobinar à antiga, com secundários em várias secções e isolamento com camadas intercalares de papel kraft e imersão em goma-laca. Como nos gloriosos anos 50-60. Mais tarde o circuito foi alterado com 6SJ7 e depois 6SN7 em entrada. | |
|
| |
Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 17:15 | |
| Epá. O membro ideal chegou ao fórum! Bem-vindo e espero aprender com tudo o tens para partilhar! Para pôr imagens, inscrevi-me no photobucket.com, comecei a copiar onde diz "img" e a colar nos tópicos. Pelo menos sei que é prático! Mais uma vez | |
|
| |
Audiovac Membro AAP
| Assunto: Uau! Funcionou! Qui Jun 13 2013, 17:15 | |
| Obrigado pelas dicas Amanhã farei um post sobre "o meu sistema". | |
|
| |
Milton Membro AAP
| |
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 17:35 | |
| Olá Fredie | |
|
| |
Duarte Rosa Membro AAP
Mensagens : 2033 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 48 Localização : Abrantes
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 17:47 | |
| Bem vindo ao AAP Aguardo com muita curiosidade o topico " o meu sistema " | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 18:59 | |
| A isto chama-se uma introdução e peras. Decerto que acabou de chegar mais um membro de grande valia, e pelas fotos, com aparelhos daqueles de por um gajo a babar-se. A fala de malta com conhecimentos profundos é uma das nossas grandes lacunas, apesar de termos poucos entendidos, mas em contrapartida, dos bons. E agora chegou mais um para ajudar nas muitas duvidas técnicas que existem sempre. Portanto, resta-me dizer.......... ao AAP. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qui Jun 13 2013, 22:22 | |
| Bem vindo.
Boas audições em Vinyl | |
|
| |
BAILOTE Membro AAP
Mensagens : 1648 Data de inscrição : 16/02/2011 Idade : 52 Localização : Albufeira
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Sex Jun 14 2013, 11:07 | |
| Bem Vindo e parabens pelo excelente aspeto desses monoblocos .Decerto que serás mais um mestre aqui no AAP ...estou a pensar em propor uma compra conjunta de babetes ACA (alta capacidade de absorção) | |
|
| |
Audiovac Membro AAP
| Assunto: Mestre não sou... Sex Jun 14 2013, 12:01 | |
| Mas naquilo que eu souber, terei o maior prazer em responder ou dar indicações a quem quiser!!! Não percebo NADA de transístores (nem quero), embora haja evidentemente aparelhos que soam muito bem, na condição de serem MUITO CAROS... mas não os acho "SEXY"... Não percebo NADA de cabos, ou seja, de marcas e discussões afins, embora sejam de importância CAPITAL, e resolvi o problema há muitos anos usando cabos de sinal e de colunas em PRATA J.M. Reynaud depois de ter experimentado cobre sem oxigénio, coaxiais, entrelaçados, finos e grossos, feitos em croché... sei lá. Não percebo NADA de crossovers de altifalantes porque também me converti exclusivamente aos pavilhões expo- nenciais com uma única via e drivers full-range Lowther (que tive), Supravox ou Fostex (que tenho) - mas há mais marcas possíveis, designadamente os Fertin e os PHY, sem contar com o equipamento vintage americano extremamente difícil de obter, etc. E não percebo NADA de pratos nem de vinyl (prés, correcções RIAA, braços, células etc.) Mas podem contar comigo para: Gramofones, diafragmas (cabeças), agulhas de aço, motores, discos 78 Rádios a válvulas (excepto FM) <1950 Transformadores de alimentação e de saída (embora hoje em dia já não tenha quem os faça) Amplificadores a válvulas e respectivos circuitos Válvulas, tipos, cálculos e combinações de válvulas Cálculo e construção de colunas com pavilhões exponenciais (o que vulgarmente chamam cornetas) excepto os sistemas com motores de membranas metálicas e os multi-vias E também percebo de máquinas fotográficas antigas <1955, de que tenho uma colecção razoável | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Dom Jun 16 2013, 20:38 | |
| Bem-vindo Audiovac.
Saudações. | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Seg Jun 17 2013, 16:58 | |
| Bem vindo Audiovac Também sou particularmente interessado na maioria dos temas mencionados na sua apresentação. Embora não possua a sua experiência e conhecimentos técnicos tenho procurado e lido com interesse diversa informação sobre os equipamentos clássicos. TQWT e colunas de pavilhão sempre despertaram a minha curiosidade mas infelizmente não tenho tido oportunidade de ouvir porque são soluções que raramente aparecem nos circuitos comerciais (tenho porém umas Rega XEL que ainda não observei por dentro mas que desconfio serem TQWT). Os Fertin , Supravox e Lowther sempre me despertaram a atenção mas ainda não pude ouvir.
Tenho muita tralha a transistores que tento fazer soar o melhor possível mas o meu equipamento mais amigável é uma consola Grundig Stereo-Konzertschrank KS440 de 1963 que utilizo na minha sala de estar (encontra-se em lugar de destaque e não foi relegada para nenhum sotão poeirento como sucedeu á maior parte das suas congéneres http://www.radiomuseum.org/r/grundig_ks440.html ). Tem válvulas ECLL800 no andar de saída.
Estou agora á voltas com a minha ignorância para tentar restaurar uma outra consola Grundig SO111 http://www.radiomuseum.org/r/grundig_so111so_11.html que tem válvulas EL84 e um conjunto de altifalantes aparentemente superiores aos da minha outra.
Continuação de boas e inteligentes obras
(Espero que esta minha conversa não extravase o tópico, perdoem-me o entusiasmo) | |
|
| |
EMCS Membro AAP
Mensagens : 506 Data de inscrição : 25/05/2013 Idade : 54 Localização : Perto do mar... Móóóó!!!
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Seg Jun 17 2013, 22:15 | |
| É um enorme prazer poder contemplar essas biografias Áudio Analógicas e poder contar com um membro que sabe!!! AUDIOVAC ao AAP... | |
|
| |
Djlitss Membro AAP
Mensagens : 896 Data de inscrição : 29/10/2011 Idade : 58 Localização : Chaves
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Ter Jun 18 2013, 23:25 | |
| Boas Abraço | |
|
| |
Jorge.amorim
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Dom Jun 23 2013, 16:27 | |
| Bem Vindo Audiovac. Também já manifestei a minha curiosidade em relação às "cornetas". Em particular tenho muita curiosidade na linha Klipsch Heritage. | |
|
| |
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Dom Jun 23 2013, 23:04 | |
| Bem vindo ao grupo Um abraço:2-2: | |
|
| |
tomaz Membro AAP
Mensagens : 356 Data de inscrição : 21/10/2010 Idade : 51 Localização : Vila Nogueira de Azeitão
| Assunto: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) Qua Jun 26 2013, 23:10 | |
| Muito bem vindo! Fico eu como os demais, presumo, a aguardar os seus posts e aprendermos mais um pouco com o seu saber. Abraço Audiófilo | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) | |
| |
|
| |
| Apresentação Audiovac (o meu "histórico"...) | |
|