Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
SergioSousa
Membro AAP

Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original Empty
MensagemAssunto: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 10:19

Bom dia!

Na minha busca por um sistema clássico com um gira-discos aceitável e ao preço que posso pagar, acabei por 'tropeçar' num sistema por modulos Technics e uma vez que estava a funcionar, acabei por o comprar.
O prato é um SL-D30, e a célula uma P28 com uma agulha com acrílico transparente laranja (não tem qualquer referencia inscrita).

Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original Vr97

(estava a rodar Ella Fitzgerald)

Como sou um novato nestas coisas, talvez me possam dar uma ajuda: gostava de saber se esta era a configuração original, ou se esta agulha já é uma daquelas baratinhas e com pouca qualidade...

Abraço e muito obrigado,

Sérgio
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 10:27

Se essa ainda é a de origem deve de ser difícil de dizer, mas existem muitas opções no mercado, tanto de substitutivo como upgrade.

http://www.stylusplus.co.uk/technics-sld30-record-player-stylus-styli-needles-1491-p.asp

http://www.lpgear.com/product/PAS025ED.html

Mais cara

http://www.lpgear.com/product/PAS025HE.html

E bem mais cara

http://www.lpgear.com/product/PAS023ESSAS.html

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
fredy
Membro AAP
fredy

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 11:37

Olá
Outra hipótese...
http://www.zum-shop.de/Technics-EPS-25-CS-EPS25CS-EPC-P25-Original-Stylus_c10-13-158_p12395_x2.htm

Fredie
SergioSousa
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 11:45

Esta última parece a original, mas o meu prato tem outra celula, é uma EPS-28ES...
fredy
Membro AAP
fredy

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 12:19

Olá
Lê em baixo nas letras pequenas que está lá escrito que é também para a EPC P 28

EPC é sempre a referência da cartridge...
EPS é sempre a referência da agulha...
isto no caso da Technics...
se for outra marca é de maneira diferente...
Audio Technica...
AT nas cartridges...
ATN nas agulhas...
etc....etc...

Fredie
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 14:43

Verifica por favor, se o gira-discos está bem calibrado, pois tive um novo iguala a esse e os discos ao fim de tocarem 2 a 3 vezes começavam a ficar com ruído, principalmente nas espiras mais interiores do disco. Aliás, foi uma das razões que infelizmente me fez desistir do mundo do vinyl. Sad
SergioSousa
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 17:47

Fredie, tens razão... são compatíveis, desculpa a minha falta de atenção.

Relativamente à calibração, acho por bem fazer isso já que isto veio de mãos 'desconhecidas'.
Por certo existem posts sobre como calibrar um gira discos destes, mas enquanto os procuro se alguém tiver um link à mão eu fico (uma vez mais) agradecido Smile
fredy
Membro AAP
fredy

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 18:06

Olá
Sinceramente não sei se esse gira dá para afinar...
faz parte de uma série em utilizam o sistema T4P em que tudo vem ajustado de fábrica e não se pode alterar, poucas marcas têm cartridges que sejam compatíveis.
Os fabricantes apostaram nessa altura no CD e descuraram o Gira discos QUASE irreversivelmente, digo quase porque hoje em dia já se chegou à conclusão que o que vai desaparecer é o CD, o vinil cada vez está mais VIVO. Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original 22692 

Fredie
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 18:08

fredy escreveu:
... hoje em dia já se chegou à conclusão que o que vai desaparecer é o CD, o vinil cada vez está mais VIVO. Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original 22692 

Fredie

E ainda bem que assim é.Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original 491368 

Joseph Le Conte
SergioSousa
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptySeg Jul 01 2013, 19:36

fredy escreveu:
Olá
faz parte de uma série em utilizam o sistema T4P em que tudo vem ajustado de fábrica e não se pode alterar, poucas marcas têm cartridges que sejam compatíveis.

Este tem "tonearm mass dial setting" e "anti-skate setting", é suposto fazer algum ajuste?
Tenho os dois items a meio 8-)
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptyTer Jul 02 2013, 09:06

fredy escreveu:
Olá
Os fabricantes apostaram nessa altura no CD e descuraram o Gira discos QUASE irreversivelmente, digo quase porque hoje em dia já se chegou à conclusão que o que vai desaparecer é o CD, o vinil cada vez está mais VIVO. Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original 22692 

Fredie

Do que eu me lembro que li no manual, penso que a única coisa que dá para afinar neste modelo, é o anti-skating (e não sei se não seria isso que estaria a dar cabo dos meus discos). Quando o disco está novo o som é bastante agradavelmente musical, sem as dinâmicas de outros gira-discos melhores, mas acho-o competente (desde que não estrague os dsicos)!
SergioSousa
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptyTer Jul 02 2013, 09:23

Eu tenho os dois items assim:

Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original Be7m

(o flash deu para perceber que ainda precisa de mais uma boa limpeza)  Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original 317942

Abraço
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptyTer Jul 02 2013, 09:33

SergioSousa escreveu:
(o flash deu para perceber que ainda precisa de mais uma boa limpeza) Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original 317942 

Olha o teu, ainda era melhor que o meu (era 1993), esse acerto do anti-skating ficava num parafuso, escondido debaixo de uma borracha no mesmo local onde tu tens essa rodinha. Eu penso que nas características da agulha, vem lá a dizer o valor aconselhado na escala. Se procurares no youtube, eles ensinam como afinar manualmente. Eu penso e repito, eu penso, porque sou um leigo no vinyl que o objectivo é a agulha manter-se estável sem ir para fora do disco nem para dentro (a rotação do disco imprime uma força que o faz ir para fora o anti-skating tenta compensar essa força e enviar o braço para dentro do disco, agora o equilíbrio está em a agulha manter-se num disco sem espiras (nem para fora, nem para dentro), senão num disco normal estaria a fazer força para algum dos lados e a desgastar o próprio disco e depois ao fim de algumas passagens é só ruido!) Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original 809774 

Enfim, a ideia que eu tenho é: se tratares com carinho e competência o material (desde os discos ao gira-discos), com tudo calibradinho, o som é fenomenal! Agora requer é dedicação! Smile
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptyTer Jul 02 2013, 09:45

O valor do anti-skating é normalmente o mesmo que a força de tracking.

Joseph Le Conte
fredy
Membro AAP
fredy

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original EmptyTer Jul 02 2013, 10:47

Olá
Essa cartridge de fábrica vem afinada para 1,25 por isso deve estar certa.
Fredie
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original   Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original Empty

Como reconhecer se uma agulha é a correcta e original
Ir para o topo 
Página 1 de 1