Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Antena 2 - Clássica mas não só | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Antena 2 - Clássica mas não só Qui Ago 15 2013, 12:32 | |
| Apesar de não ouvir muita rádio (tanta quanto gostaria), a Antena 2 continua a ser uma das minhas estações de eleição. Para além da escassa produção nacional, os motivos são vários: O facto de não possuir muito material (vinil ou cd) de música clássica é certamente o principal. Além disso, a Antena 2 brinda-nos regularmente com peças recentes ou até mesmo estreias absolutas (por vezes ao vivo). Por último, a qualidade muito razoável do seu som que no meu sistema alternativo resulta particularmente bem.
Ontem, por exemplo, estive a deliciar-me com uma fantástica interpretação da Orquestra Nacional de Espanha (amavelmente cedida à Antena 2 pela Rádio de Espanha) da 5ª de Beethoven ("O Imperador") e da "Fantástica" de Hector Berlioz.
Para os menos atentos (como é, por vezes, o meu caso) a Antena 2 não se fica exclusivamente pela música erudita. Ontem, ouvi pela primeira vez o programa de Jazz realizado por João Moreira dos Santos e Maria Alexandra Corvela que dá pelo nome de "Jazz a Dois" (2ª a 6ª Feira das 20:00 às 21:00 horas). A quase totalidade da duração deste programa, foi preenchida com temas dos "Quiet Nights" de Miles Davis e Diana Krall, numa alusão á influência do Bossa Nova nos trabalhos dos dois artistas. Em termos informativos, o programa até pode ter sido interessante (pela comparação de dois álbuns com o mesmo nome, separados por meio século) mas apenas isso. Confesso que esperava mais... mas como foi a "minha" primeira audição vou dar-lhes o beneficio da dúvida e esperar que não se trata de mais um programa inteiramente preenchido pela vertente mais "easy listening" e comercial do "Jazz".
Seja como for, fica a sugestão, que poderá agradar aqueles que se interessam por este(s) estilo(s) ou que, embarcaram á pouco tempo no grande universo do Jazz.
Boas Audições Mister W | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Antena 2 - Clássica mas não só Qui Ago 15 2013, 13:19 | |
| Para além de ter dois programas excelentes para quem gosta da música menos fácil! A Fuga Da Arte", realizado pelo Ricardo saló do qual é exemplo o programa 282, que poderia ser, facilmente, o meu programa...
A Fuga Da Arte Nº282
Orquestrais A Céu Aberto -Elevador Carregado De Argonautas.
A condição humana vista entre a realidade e o sonho, entre o moral e o imoral e, sobretudo, para além do bem e do mal por Heiner Muller. Música que tudo fez para lhe seguir as pisadas de Tangerine Dream (por duas vezes), Cluster (idem), Annexus Quam, Agitation Free, Brainticket, Can, Fujiya & Miyagi, Popol Vuh (também por duas vezes), Faust, Kraftwerk, Devo e Ash Ra Tempel com Rosi Muller. http://www.rtp.pt/icmblogs/rtp/fugadaarte/?tag=2650
E o argonauta realizado pelo Jorge Carnaxide http://www.rtp.pt/programa/radio/p2182
| |
| | | Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Antena 2 - Clássica mas não só Qui Ago 15 2013, 13:38 | |
| - nbunuel escreveu:
- Para além de ter dois programas excelentes para quem gosta da música menos fácil!
A Fuga Da Arte", realizado pelo Ricardo saló do qual é exemplo o programa 282, que poderia ser, facilmente, o meu programa...
A Fuga Da Arte Nº282
Orquestrais A Céu Aberto -Elevador Carregado De Argonautas.
A condição humana vista entre a realidade e o sonho, entre o moral e o imoral e, sobretudo, para além do bem e do mal por Heiner Muller. Música que tudo fez para lhe seguir as pisadas de Tangerine Dream (por duas vezes), Cluster (idem), Annexus Quam, Agitation Free, Brainticket, Can, Fujiya & Miyagi, Popol Vuh (também por duas vezes), Faust, Kraftwerk, Devo e Ash Ra Tempel com Rosi Muller. http://www.rtp.pt/icmblogs/rtp/fugadaarte/?tag=2650
E o argonauta realizado pelo Jorge Carnaxide http://www.rtp.pt/programa/radio/p2182
« Não fui sempre negro. Só que tinha um sinal que nunca parou de crescer.» (Bill Cosby) Obrigado pelas sugestões. O "Argonauta" acho que já ouvi... (ao fim de semana à noite). A "Fuga da Arte" parece ser interessante (Dave Pike, Steve Reich...) só não encontrei o horário. | |
| | | FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Antena 2 - Clássica mas não só Dom Fev 16 2014, 04:15 | |
| Toca de puxar isto para cima! Não encontro maneira de sacar o "Jazz a 2" e o "5 minutos de Jazz" em podcast. Desconhecia o "Argonauta" e a "fuga da arte" que o nbunuel sugeriu. Interessantes q.b. ! Resolvi procurar por tópicos no AAP sobre este assunto (Podcast de programas RDP). Tinha a quase certeza que já existiria e não me enganei! Estou a ouvir o Fuga da arte de 9/Fev/2014! Excelente e fabuloso! Bom tópico! | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Antena 2 - Clássica mas não só Dom Fev 16 2014, 13:09 | |
| Lá terei que prestar alguma atenção à antena 2. Qual a frequência para LX?
Essa Fuga da arte parece-me interessante. Convêm ter uma boa alternativa à Smooth, apesar de eu usar a rádio mais como musica de background e ai a Smooth é uma maravilha.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Antena 2 - Clássica mas não só Dom Fev 16 2014, 13:56 | |
| Antena 2 = 94.40 FM
O nbunuel disse bem: é musica de digestão difícil. Mas um bom desafio! | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Antena 2 - Clássica mas não só Dom Fev 16 2014, 13:57 | |
| HOJE 16 FEV Noite
00:00 Fuga da Arte
Ricardo Saló
01:00 Música Contemporânea
Pedro Coelho
02:00 Madrugada
Manhã
07:00 Sol Maior
Pedro Rafael Costa
10:00 Musica Aeterna
João Chambers
12:00 Quinta Essência
Joâo Almeida
Tarde
13:00 Memória
Alexandra Louro de Almeida 14:00 Os incontornáveis
Ana Daniela Soares 16:00 Ponto pt
Cristina do Carmo
17:00 Páginas de Português
Ciberdúvidas 17:40 Em Nome do Ouvinte, o Programa do Provedor do Ouvinte (IV Série)
Paula Cordeiro 18:00 Metropolitan de Nova Iorque
André Cunha Leal / Produção: Susana Valente
Noite
22:00 Salão Nobre
Reinaldo Francisco / Produção: Anabela Luís
O Canto do Blues André Pinto
23:04 Argonauta
Jorge
| |
| | | jose.ribeiro Membro AAP
Mensagens : 701 Data de inscrição : 06/12/2012 Idade : 43 Localização : Gondomar
| Assunto: Re: Antena 2 - Clássica mas não só Seg Fev 17 2014, 11:05 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Convêm ter uma boa alternativa à Smooth
Parece que já li num tópico qualquer por aqui, que a Rádio Marginal parece ser uma alternativa à Smooth em Lisboa. http://www.marginal.fm/ Abraços! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Antena 2 - Clássica mas não só | |
| |
| | | | Antena 2 - Clássica mas não só | |
|