Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Manutenção - Re alinhar a sintonia FM

Ir para baixo 
+3
Milton
FBatista
jose.ribeiro
7 participantes
AutorMensagem
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyTer Ago 20 2013, 10:50

Olá a todos!

Estive a pesquisar por aqui, mas não encontrei (o que acho estranho visto aparecerem por aqui alguns rádios com muitos anos e de certeza a precisarem de re alinhar a sintonia FM).

Já alguem mandou fazer (ou alguem fez) o re alinhar da sintonia FM dos seus rádios?Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 447836 

Por vezes a fraca captação e distorção nos rádios deve-se à falta de alinhamento da sintonia FM (pelo o que estive a ler):

http://www.fmtunerinfo.com/index.html#alignments

aqui um video:



Tambem pelo o que estive a ler, este alinhamento da sintonia nos rádios é um processo relativamente simples de se fazer, mas que poucos técnicos o fazem em condições pela falta de equipamento capaz.

Alguem tem mais info sobre este assunto?

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyTer Ago 20 2013, 11:06

Se repararem bem no video, o sinal inicial (8min10) está bem diferente do resultado final (10min20), o que me leva a crer que este alinhamento é muito importante se quisermos tirar todo o "sumo" dos nossos rádios.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyTer Set 03 2013, 22:49

Esse video é excelente!

Obrigado pelo tópico Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 754215 
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQua Set 04 2013, 07:56

FBatista escreveu:
Esse video é excelente!

Obrigado pelo tópico Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 754215 
Há pessoas que alteram o circuito de sintonia para melhorar a captação e qualidade deles. Existem alguns tutoriais na net para diversos modelos de rádio a explicar tim por tim como se faz isso.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQua Set 04 2013, 17:24

Olá a todos!

O que eu gostava de saber era se este alinhamento tambem se faz nos rádios com mostradores digitais?Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 447836 

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQua Set 04 2013, 19:54

Desconheço!

Acho possível!
Na minha perspectiva vai das possibilidades de ajuste nas placas do circuito, ou eventual update de chips.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQua Set 04 2013, 20:01

Há sintonizadores que já trazem duas rca para Multipath onde se liga um osciloscopio, como é o caso deste Revox(entre muitos outros)

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM B760-729-12

Em principio deve ser possivel fazer esse alinhamento nos digitais, porque de digital têm apenas o mostrador, tudo o resto é no dominio analogico.
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQua Set 04 2013, 20:14

É que acabei por adquirir hoje em 2ª mão um Technics ST-GT 550 e aquilo tem um pequeno problema. Passo a explicar, para apanhar a smooth FM no Porto tenho que escolher 89,50Mhz, mas este só me dá lock e FM quando escolho 89,55MHz. Este exemplo serve para todas as estações que eu queira apanhar, o problema é que assim ele dá-me pior qualidade de som do que o meu antigo tuner PHILIPS, supostamente com qualidade bastante inferior.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 424293 

Abraços a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQua Set 04 2013, 20:50

Milton escreveu:
Há sintonizadores que já trazem duas rca para Multipath onde se liga um osciloscopio, como é o caso deste Revox(entre muitos outro).

Onde se inclui o meu Onkyo T-9990. Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQui Set 05 2013, 08:10

António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
Há sintonizadores que já trazem duas rca para Multipath onde se liga um osciloscopio, como é o caso deste Revox(entre muitos outro).
Onde se inclui o meu Onkyo T-9990. Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368
Isso é um tuner fraquinho.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 933723 

Se alguem souber se é possivel fazer o ajuste nos tuners com mostradores digitais que avise, porque gostaria de colocar este Technics outra vez em boa forma, já que me parece ter uma qualidade muito boa (possibilidade de vários filtros...).

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQui Set 05 2013, 21:51

Olá a todos!

Já consegui apanhar o service manual do bicho:

Realmente refere uns ajustes nas páginas 18 e 19 do manual, mas não tenho equipamento para fazer aquilo.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 424293 Alguem sabe quem faça este serviço na zona do grande Porto?Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 447836 

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyDom Set 22 2013, 11:57

jose.ribeiro escreveu:
Olá a todos!

Já consegui apanhar o service manual do bicho:

Realmente refere uns ajustes nas páginas 18 e 19 do manual, mas não tenho equipamento para fazer aquilo.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 424293 Alguem sabe quem faça este serviço na zona do grande Porto?Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 447836 

Abraços!
Depois de tanta pesquisa, lá consegui encontrar alguem de confiança a quem entregar o tuner aqui na zona do grande Porto. E esteve sempre debaixo dos meus olhos Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 317942  (já vindo de outro forum), mas como estava de férias e não respondia as mensagens acabei por pensar que já não trabalhava na area.

Neste momento já está entregue o tuner e estou à espera para ver como é que ele vem.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyDom Set 22 2013, 12:30

jose.ribeiro escreveu:


Neste momento já está entregue o tuner e estou à espera para ver como é que ele vem.

Abraços!

O nosso desejo é que venha todo pipi e que não seja dispendioso. Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyDom Set 22 2013, 12:49

Bastava leres isto e fazias tu proprio ...lol! 

http://www.radiomuseum.org/forumdata/users/4942/file/FM%20Alignment%20Ghirardi%201952%20OCR.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyDom Set 22 2013, 15:03

Depois da filha casada não faltam pretendentes.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 265963 Mesmo que eu colocasse maos à obra, não tenho acesso a um osciloscopio, e a um gerador FM para fazer isso (as instruções do meu tuner estão boas de se perceber e são bastante acessiveis, basta equipamento). Mas sou sincero, sou curioso nesta area e gostava de ver alguem a trabalhar nisto e até ajudava de borla só para aprender um pouco.

Eu até fico admirado como não aparece mais companheiros com o mesmo problema do que eu por aqui, dado a idade dos equipamentos que por aqui aparecem.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 447836 

Companheiro António José da Silva, depois deixo por aqui feedback de como aquilo ficou.

Abraços a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyDom Set 22 2013, 15:09

jose.ribeiro escreveu:


Companheiro António José da Silva, depois deixo por aqui feedback de como aquilo ficou.

Abraços a todos!


Obrigado. Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyTer Set 24 2013, 14:49

Já agora, aproveito para deixar o link para o service manual do Technics ST-GT 550, caso alguem venha a esta página por intermedio do google:

http://www.audio-circuit.dk/downloads/schematics_s-u/Technics-STGT550-tun-sm.pdf

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQui Out 03 2013, 11:09

Conforme prometido, aqui estou eu para deixar feedback.

Companheiros, já tenho outra vez a máquina comigo e veio toda afinadinha. Levaram-me 25€ para afinar o bicho conforme aquelas instruções do meu manual. Meus amigos a diferença é abismal. Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368 Aquilo veio mesmo muito bom. Realmente a fama dos Technics tem fundamento. Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 22692 Julgava que era apenas uma questão de acerto de frequencia, mas depois daquelas afinações todas aquilo evoluiu mesmo muito na qualidade de som e até ao nivel do sinal recebido está bastante mais forte.

Caso se deparem com um som pouco aberto no vosso tuner, sugiro que façam uma afinação à homem Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368  ao aparelho e vão ver do que o vosso tuner é capaz.

Fiquei todo contente Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368 , porque antes de entregar a máquina a gente de confiança (já vinha de outro forum relacionado com o Car Audio) e com loja aberta (CTE-Centro Técnico de Electrónica de Espinho - falar com o Sérgio), tinha pesquisado algumas casas aqui pela zona do grande Porto (é o que faz o Sr. Joaquim Pinto ser longe Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 424293 , porque senão nem precisava de pesquisar, porque como aquele senhor em termos de honestidade e profissionalismo é dificil de encontrar) e o que me disseram não tinha sido nada animador, visto que, uns disseram-me que não tinha reparação, outros disseram que precisava de levar material novo e outros disseram-me que necessitavam de trocar a placa.Shocked 

Conselho, depois de adquirirem um receiver com alguma fama ou um tuner conceituado e ficarem desiludidos porque o som não trás nada de novo (até pelo contrário), experimentem afinar (ou levar a gente de confiança e pedir para afinar) e pode ser que tenham uma surpresa bem agradavel com o resultado final.
Acreditem em mim e poupem o dinheiro com as trocas de cabos que o pessoal logo aconselha à procura do "tal som".Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368 

Abraços a todos e espero estar a ajudar alguem.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQui Out 03 2013, 12:58

Ainda bem que ficou excelente e que estás adorar. E o valo é também muito bom, especialmente em relação ao beneficio.

Obrigado pela partilha. Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 52
Localização : Albufeira

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyQui Out 03 2013, 14:09

Tambem fico satisfeito com esse resultado...Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 843159  e tambem fiquei surpreendido com o meu receiver Technics sa 700 o som é aberto e o detalhe é surpreendente comparado com transistores dos dias de hoje, no entanto a sintonia ainda tem algum ruido de fundo e alguns botões (pequenas alavancas) fazem ruido ao mudarem de posição...gostaria que me explicassem como se limpam esta alavancasinhas...Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 424293 
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptySex Out 04 2013, 08:31

BAILOTE escreveu:
no entanto a sintonia ainda tem algum ruido de fundo e alguns botões (pequenas alavancas) fazem ruido ao mudarem de posição...gostaria que me explicassem como se limpam esta alavancasinhas...Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 424293 
Olá companheiro, em relação à sintonia tente leva-lo a alguem de confiança para afina-lo em condições.

Em relação às limpezas veja aqui estes videos que pode ser que ajude:





Abraços e boas limpezas.
Ir para o topo Ir para baixo
MOS-FET
Membro AAP
MOS-FET


Mensagens : 43
Data de inscrição : 18/10/2013
Localização : South Side

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptySáb Out 19 2013, 15:36

Interessante seria também ter noção de que sintomas procurar para saber se o sintonizador está no seu pico de desempenho ou não. Tenho vários sintonizadores e apesar de gostar da forma como se agarram às estações ou o quão sensíveis conseguem ser, fica sempre a dúvida do "será que podia ser melhor?".
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyDom Out 20 2013, 15:45

MOS-FET escreveu:
Interessante seria também ter noção de que sintomas procurar para saber se o sintonizador está no seu pico de desempenho ou não. Tenho vários sintonizadores e apesar de gostar da forma como se agarram às estações ou o quão sensíveis conseguem ser, fica sempre a dúvida do "será que podia ser melhor?".
Pois...Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 447836  Isso é sempre um problema. Só mesmo tentanto comparar modelos parecidos, ou conhecendo de antemão o que uma determinada estação consegue dar e que o sintonizador não está a deitar cá para fora.

Claro que tambem convem ter algum técnico de confiança que lhe diga logo se aquilo está afinado e não precisa de mexer. Em relação a técnico, acho que já referi em cima, é contactar o sr. Joaquim Pinto. Não tem que enganar.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368 

Já agora, em relação aos seus sintonizadores, eles apanham tudo (escolha a estação melhor na sua zona) mais ou menos igual, ou existem diferenças consideráveis com a mesma antena?

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyDom Out 20 2013, 15:51

Eu em relação aos vários que tive e o que tenho atualmente, não tenho qualquer duvida em relação à diferença de desempenho. Com todos os outros quase que não ouvia rádio, com este é um prazer. Se ainda há melhor não sei, mas o que tenho neste momento está a um nível que eu desconhecia por completo que fosse possível.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MOS-FET
Membro AAP
MOS-FET


Mensagens : 43
Data de inscrição : 18/10/2013
Localização : South Side

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptySeg Out 21 2013, 21:15

jose.ribeiro escreveu:

Já agora, em relação aos seus sintonizadores, eles apanham tudo (escolha a estação melhor na sua zona) mais ou menos igual, ou existem diferenças consideráveis com a mesma antena?
Tenho que tratar de fazer esse teste. Regra geral tento comparar o número de estações que conseguem apanhar em stereo de ponta a ponta do mostrador, confesso que ainda não posso fazer testes em condições porque não tenho de facto condições para tal mas tenho de meter mãos à obra para separar o trigo do joio.
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptySex Out 25 2013, 09:06

MOS-FET escreveu:
jose.ribeiro escreveu:

Já agora, em relação aos seus sintonizadores, eles apanham tudo (escolha a estação melhor na sua zona) mais ou menos igual, ou existem diferenças consideráveis com a mesma antena?
Tenho que tratar de fazer esse teste. Regra geral tento comparar o número de estações que conseguem apanhar em stereo de ponta a ponta do mostrador, confesso que ainda não posso fazer testes em condições porque não tenho de facto condições para tal mas tenho de meter mãos à obra para separar o trigo do joio.
Mas fazer essas experiencias é um prazer. Comparar valores de sinal e qualidade de som é uma coisa que não me importo nada de fazer durante bastante tempo no meu tempo livre.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368 Convem é fazer esse teste com a mesma antena e com ela no mesmo sitio.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptySex Out 25 2013, 09:21

Olá a todos!

Reparem neste video, na diferença entre o inicial (+-1min18seg) e o final (11min30seg).



Reparem na diferença. Abismal.Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 491368 

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
LuísC




Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/11/2013

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptySeg Nov 04 2013, 18:35

Estimados,

Duas notas pertinentes em relação ao assunto da discussão em causa neste tópico:

Em primeiro lugar, nunca é demais recordar que um osciloscópio é um aparelho electrónico que "desenha" no ecrã os gráficos respeitantes às diferenças de potencial dos circuitos eléctricos ao qual está ligado. À primeira vista pode parecer uma afirmação evidente, mas que implica o conhecimento dos conceitos básicos de electrotecnia e electrónica. Por outras palavras, a quem não tenha experiência na utilização deste tipo de equipamento recomendo vivamente que não se atreva a utilizar um osciloscópio, sob pena de poder provocar inclusivamente um curto-circuito! Ressalva-se, naturalmente, o caso em que o visado tem o acompanhamento de um profissional (professor, engenheiro, etc.) com conhecimentos na matéria.

Assim, a quem esteja interessado em proceder à manutenção de um rádio já com alguns anos, sugiro que tente entrar em contacto com uma casa de material electrónico, mas atenção: não se fiem no vendedor; se virem que não passa disso mesmo, um vendedor sem competências técnicas na área, peçam para falar com o responsável/ técnico da loja que entende da poda.


Segunda observação, relativa às antenas: naturalmente que qualquer comparação entre receptores deve ser realizada mantendo constantes os outros parâmetros, incluindo a antena utiizada. E este último aspecto é importante, porquanto os resultados apresentados pelo receptor são directamente influenciados pela antena empregue. De nada serve ter um receptor excelente, com uma sensibilidade muito boa e uma selectividade (separação de emissores em frequências muito próximas) elevada se utilizamos uma antena de fracas prestações e/ou pouco adequada ao nosso cenário.

Cumprimentos,
Luís Carvalho
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mundodaradio.com
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptySeg Nov 04 2013, 19:04

Boa tarde Luis Carvalho
Podias ter sugerido este belissimo link Wink 

http://www.mundodaradio.com/artigos/como_melhorar_a_recepcao_em_fm.html

Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM EmptyTer Nov 05 2013, 11:12

LuísC escreveu:
Estimados,

Duas notas pertinentes em relação ao assunto da discussão em causa neste tópico:

Em primeiro lugar, nunca é demais recordar que um osciloscópio é um aparelho electrónico que "desenha" no ecrã os gráficos respeitantes às diferenças de potencial dos circuitos eléctricos ao qual está ligado. À primeira vista pode parecer uma afirmação evidente, mas que implica o conhecimento dos conceitos básicos de electrotecnia e electrónica. Por outras palavras, a quem não tenha experiência na utilização deste tipo de equipamento recomendo vivamente que não se atreva a utilizar um osciloscópio, sob pena de poder provocar inclusivamente um curto-circuito! Ressalva-se, naturalmente, o caso em que o visado tem o acompanhamento de um profissional (professor, engenheiro, etc.) com conhecimentos na matéria.

Assim, a quem esteja interessado em proceder à manutenção de um rádio já com alguns anos, sugiro que tente entrar em contacto com uma casa de material electrónico, mas atenção: não se fiem no vendedor; se virem que não passa disso mesmo, um vendedor sem competências técnicas na área, peçam para falar com o responsável/ técnico da loja que entende da poda.
O problema é que não existem assim tantos técnicos com conhecimentos/material para efectuar estes alinhamentos aos rádios. Manutenção - Re alinhar a sintonia FM 424293 

Já agora, alguem sabe se é possivel fazer este alinhamento de ouvido?

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção - Re alinhar a sintonia FM   Manutenção - Re alinhar a sintonia FM Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manutenção - Re alinhar a sintonia FM
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cordão sintonia
» Alinhar as cabeças dum RtR
» alinhar celula com osciloscopio
» Alinhar a nova AT95E
»  SONY ST-SB920 QS não aparece o nome das radios e a frequencia de sintonia no mostrador

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Rádio (Tuner)-
Ir para: