Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Organização - Inventários, listas, ordenação... | |
|
+4anibalpmm António José da Silva Cocharro Mister W 8 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 12:40 | |
| Pois é... depois de muitas hesitações e tentativas falhadas (normalmente causadas por uma doença que dá pelo nome de preguicite aguda) por fim lá me dispus a inventariar a minha colecção de discos. Consideradas as alternativas, optei pelo Discogs pois não só me pareceu o sistema mais prático (com um simples clique na opção " Add to Collection" tenho o titulo adicionado á minha lista pessoal) mas também porque possui fotos das capas na sua extensa base de dados. Mas como não existem sistemas perfeitos, tenho-me deparado com algumas limitações já que por vezes existem títulos que nem sequer constam da base-de-dados. Quando assim acontece, limito-me a identificar o disco com uma etiqueta (post-it) para futura referência. Também acontece (com maior frequência) não encontrar uma determinada edição, mas nesse caso, opto pela que mais se assemelha á minha e acrescento as respectivas diferenças, no campo das observações. Apesar de ainda estar longe de concluir esta tarefa, aqui fica a lista para quem puder interessar: http://www.discogs.com/collection?user=MisterW A seguir, talvez me predisponha a organizar os discos por ordem alfabética... Seria interessante ouvir testemunhos e experiências sobre a organização das Vossas colecções. | |
| | | Cocharro Membro AAP
Mensagens : 1688 Data de inscrição : 05/08/2011 Idade : 47 Localização : Alto Alges
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 17:36 | |
| Boas, Eu como tu optei pelo discogs, mas sempre que nao encontro o disco por la limito-me a ignorar Como em complemente tenho uma lista em excell com os meus discos adicionei um campo para indicar se o disco ja esta ou nao inventariado no discogs. De quando em x la perco a preguiça e investigo os discos que no passado nao estavam no discogs e muitas x ja os encontro E claro os meus discos estão nas prateleiras por ordem alfabetica, e divididos por portugueses, brasileiros, jazz e resto D: | |
| | | Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 18:14 | |
| - Cocharro escreveu:
- Boas,
Eu como tu optei pelo discogs, mas sempre que nao encontro o disco por la limito-me a ignorar Como em complemente tenho uma lista em excell com os meus discos adicionei um campo para indicar se o disco ja esta ou nao inventariado no discogs. De quando em x la perco a preguiça e investigo os discos que no passado nao estavam no discogs e muitas x ja os encontro
E claro os meus discos estão nas prateleiras por ordem alfabetica, e divididos por portugueses, brasileiros, jazz e resto D:
Em relação aos discos que não encontro, também ignoro (e espero que um dia apareçam). Quando não encontro a edição exacta, aí sim, escolho a mais parecida (tendo principalmente em conta o ano, a capa e o pais da prensagem). Actualmente tenho os discos separados por géneros (Jazz, Clássica e Outros). Dentro do Jazz (que é de longe a maior fatia) tenho-os ordenados por instrumentos: saxofone, trompete, trombone, guitarra, bateria, vibrafone, etc. (Os CDs estão por ordem alfabética). Como o Discogs ordena alfabeticamente, estava a pensar ter os discos organizados da mesma forma (quando terminar o inventário). Uma das vantagens do Discogs também é a exportação (e importação) para Excel, Texto, etc.). P.S. Não queres enviar o link do teu inventário (Discogs) prá malta cuscar?! | |
Mensagens : 1688 Data de inscrição : 05/08/2011 Idade : 47 Localização : Alto Alges
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 18:22 | |
| ai esta o meu:
http://www.discogs.com/collection?user=Cocharro | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 20:42 | |
| Eu continuo à espera que me passe a o que deverá de acontecer por volta da minha reforma. Mas como a reforma tem a tendência de ir "esticando" com o passar dos anos, temo que nunca venha a acontecer. ....maldita preguiça. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 22:16 | |
| boas eu cá uso uma aplicação no computas (emprestada claro) http://www.collectorz.com/music/ dá um bocado de trabalho, mas são raros os discos q não estão na discogos, amazon e outros, onde vai buscar a informação e as capas dos discos. qd não têm vai buscar diratamente ao Cd e posso juntar uma foto tirada com o TLM (têm tb uma versão para tlm) além disso permite-me juntar os cd e o vinil na mesma base de dados e destingue-os como tal, assim como os diferentes generos musicais (faltam-me catalogar os discos de jazz em vinil e a musica clássica) | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 22:23 | |
| - anibalpmm escreveu:
- boas
eu cá uso uma aplicação no computas (emprestada claro) http://www.collectorz.com/music/ dá um bocado de trabalho, mas são raros os discos q não estão na discogos, amazon e outros, onde vai buscar a informação e as capas dos discos. qd não têm vai buscar diratamente ao Cd e posso juntar uma foto tirada com o TLM (têm tb uma versão para tlm) além disso permite-me juntar os cd e o vinil na mesma base de dados e destingue-os como tal, assim como os diferentes generos musicais (faltam-me catalogar os discos de jazz em vinil e a musica clássica) Foi ai que comecei a juntar tudo....até que o computas deu o berro um dia. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Rui Mendes Membro AAP
Mensagens : 3159 Data de inscrição : 17/04/2012 Idade : 53 Localização : Alfragide
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 22:25 | |
| Eu como cheguei a este campeonato à pouco tempo consegui ir colocando os discos todos num excel. Uso o Discogs como muleta e quando está certo ponho um "S". Se a edição for errada ponho um campo que esteja mal (país de fabrico, por ex.). Se não houver, ponho um "N". O excel para mim é que manda! O Stan Getz em Alfragide para exemplificar. Artista | Album | Ano | País | Fabricado | Editora | Catálogo | Rating | Estado | Nº | Lavado | Comprado Novo | Observações | Observações II | DB | Comprado | Fora de casa |
Stan Getz | The Special Magic of Stan Getz Vol 2 | 1960 | US | UK | Verve | 2317-135 | 4 | 4 | 1 | 2012 | | Reissue 1986 | | S | Ebay | | Stan Getz | The Sound | 1975 | US | JPN | Roulette | YW-7506-RO | 5 | 5 | 1 | 2012 | | | | N | Ebay | | Stan Getz | Stan Getz at Storyville Vol 1 | 1981 | US | JPN | Royal Roost | YS-7078-RO | 4 | 5 | 1 | 2012 | | | | ITA | Ebay | | Stan Getz - Charlie Byrd | Jazz Samba | 1962 | US | JPN | Verve | PS 1038-V-A | 5 | 4 | 1 | 2013 | | | | MVS 2089 | Ebay | | Stan Getz - J.J. Johnson | Stan Getz and J.J. Johnson at The Opera House | 1957 | US | JPN | Verve | MV 2561 | 4 | 4 | 1 | 2012 | | | | US | Ebay | | Stan Getz - João Gilberto | The Best of Two Worlds | 1976 | US | US | CBS | PC 33703 | 5 | 5 | 1 | 2013 | 2012 | | | S | JPC.de | | Stan Getz - João Gilberto featuring António Carlos Jobim | Getz / Gilberto Deluxe | 1964 | US | JPN | Verve | MV 2002 | 5 | 4 | 1 | 2012 | | Reissue 1974 | | US | Ebay | | | |
| | | | António José da Silva Membro AAP
| | | | anibalpmm Membro AAP
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 22:44 | |
| | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 23:15 | |
| eu cá nem me dou ao trabalho de fazer listas.... pois são tão poucos... | |
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qua Set 04 2013, 23:55 | |
| - Cocharro escreveu:
- ai esta o meu:
http://www.discogs.com/collection?user=Cocharro Tens aí uns discos porreiros! Dois... Agora mais a sério... está aí uma colecção de respeito mas parece-me que essa lista está bastante incompleta... não?... Abraço | |
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qui Set 05 2013, 00:01 | |
| - anibalpmm escreveu:
- boas
eu cá uso uma aplicação no computas (emprestada claro) http://www.collectorz.com/music/ dá um bocado de trabalho, mas são raros os discos q não estão na discogos, amazon e outros, onde vai buscar a informação e as capas dos discos. qd não têm vai buscar diratamente ao Cd e posso juntar uma foto tirada com o TLM (têm tb uma versão para tlm) além disso permite-me juntar os cd e o vinil na mesma base de dados e destingue-os como tal, assim como os diferentes generos musicais (faltam-me catalogar os discos de jazz em vinil e a musica clássica) Essa aplicação parece disponibilizar muitos detalhes... e tem um excelente aspecto. De facto o Discogs não permite adicionar registos "pessoais" como fotos... Quando um disco não está carregado, podemos sugerir a sua introdução mas tem que ir à aprovação de um "comité" e o processo nem sempre é pacífico... | |
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qui Set 05 2013, 10:48 | |
| - Mister W escreveu:
- Cocharro escreveu:
- ai esta o meu:
http://www.discogs.com/collection?user=Cocharro Tens aí uns discos porreiros! Dois...
Agora mais a sério... está aí uma colecção de respeito mas parece-me que essa lista está bastante incompleta... não?...
Abraço Sim ainda faltam algumas coisas. | |
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Qui Set 05 2013, 16:51 | |
| - Mister W escreveu:
- anibalpmm escreveu:
- boas
eu cá uso uma aplicação no computas (emprestada claro) http://www.collectorz.com/music/ dá um bocado de trabalho, mas são raros os discos q não estão na discogos, amazon e outros, onde vai buscar a informação e as capas dos discos. qd não têm vai buscar diratamente ao Cd e posso juntar uma foto tirada com o TLM (têm tb uma versão para tlm) além disso permite-me juntar os cd e o vinil na mesma base de dados e destingue-os como tal, assim como os diferentes generos musicais (faltam-me catalogar os discos de jazz em vinil e a musica clássica) Essa aplicação parece disponibilizar muitos detalhes... e tem um excelente aspecto.
De facto o Discogs não permite adicionar registos "pessoais" como fotos... Quando um disco não está carregado, podemos sugerir a sua introdução mas tem que ir à aprovação de um "comité" e o processo nem sempre é pacífico...
É fixe porque se quiseres basta introduzires o cd e ela faz a busca, ou então pelo código de barras. é relativamente rápida - é claro que também depende do tamanho da coleção | |
| | | Bluegirl Membro AAP
Mensagens : 300 Data de inscrição : 24/04/2013 Idade : 40 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Seg Set 16 2013, 12:00 | |
| - anibalpmm escreveu:
- boas
eu cá uso uma aplicação no computas (emprestada claro) http://www.collectorz.com/music/ dá um bocado de trabalho, mas são raros os discos q não estão na discogos, amazon e outros, onde vai buscar a informação e as capas dos discos. qd não têm vai buscar diratamente ao Cd e posso juntar uma foto tirada com o TLM (têm tb uma versão para tlm) além disso permite-me juntar os cd e o vinil na mesma base de dados e destingue-os como tal, assim como os diferentes generos musicais (faltam-me catalogar os discos de jazz em vinil e a musica clássica) Boas! Adaptação foi difícil? Quero dizer se levaste muito tempo a aprender a lidar com o "bicho"? Eu sou péssima na organização lol nem o meu itunes está decentemente organizado ( mas também não quero mencionar o quão preguiçosa sou ) | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... Seg Set 16 2013, 12:06 | |
| Para os CDs eu uso o Librarian Pro: http://www.koingosw.com/products/librarianpro.php Custou, na altura, menos de 15€ (hoje custa cerca de 22,50€) e permite importar os dados referentes aos álbuns directamente do site da Amazon através de um motor de busca interno ou usando um leitor de códigos de barras. É fácil e intuitivo de utilizar. Além disso também permite efectuar bases de dados de filmes e de livros. Recomendo! Cumprimentos, Ricardo | |
| | | | Bluegirl Membro AAP
Mensagens : 300 Data de inscrição : 24/04/2013 Idade : 40 Localização : Lisboa
| | | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Organização - Inventários, listas, ordenação... | |
| |
| | | | Organização - Inventários, listas, ordenação... | |
|