Viva Pessoal!
Passou algum tempo desde o meu último ato de canibalismo eletrónico, mas finalmente estraçalhei uma velharia "analógica" deplorável; um Akai GX-625.
Bom, aqui já lhe tinha esfolado a pele para o cozinhar.
Na verdade ele foi comprado num estado um pouco desidratado. Tive que reparar o circuito digital de deteção da posição "0", afinar a mecânica para fazer pausa, ajustar a cabeça de gravação, afinar a eletrónica dentro dos possíveis.
Tive a oferta das laterias e das tampas feitas a partir das originais já muito estragadas.
Por sorte os antigos proprietários, não se aventuraram na cabeça de leitura e pelo que observei acho que se salvou o canal direito de leitura da selvajaria inicial.
Ainda no mês de agosto decidi avançar com calma num projeto de tentativa de melhoramento do aparelho. Resolvi pela fórmula básica da substituição dos transístores nos estágios primários dos circuitos de entrada, gravação e leitura, dos originais 2SC458 por os diretamente compatíveis 2SC2240. Estes tem melhores prestações que os originais. Também avancei com a substituição dos condensadores electrolíticos originais por Elna Silmic II, tomando a liberdade de tornar o armazenamento de energia mais generoso em alguns pontos do circuito.
Circuito de entrada, gravação e igualização.
Circuito de leitura e igualização mais o estágio de auscultadores, o qual também sofreu algumas melhorias com a substituição da resistência de acondicionamento da voltagem de alimentação por um IC regulador fixo de 15V e alguns passivos da Nichicon e Elna "série carmesim".
A fonte de alimentação também sofreu algumas modificações, que passaram pela instalação de um retificador de onda completa, reforço do 1º. estágio de filtragem com 10.000uF, seguido por um regulador de 24V fixo, para melhorar o desempenho das restantes regulações, que abrangem controle do motor e circuitos de áudio.
Projetos futuros apontam na substituição do condensador de 10.000uF por um Nichicon KW de 15000uF/35V, seguido de regulação independente com 20V DC para o estágio de audio. "Esbrevemente Pá"!
Mais algumas alterações foram implementadas. Adaptei um ajuste de "Sensibilidade" para a gravação e um ajuste de "Bias". O ajuste de "Sensibilidade" é prático quando se usa um sistema de redução de ruído "branco", tipo Dolby ou DBX, pois evita erros de ganho dos sistemas, quando as fita respondem com níveis notoriamente diferentes da entrada. Este processo em conjunto com o ajuste de "Bias" permite obter resposta de frequência com uma linearidade bastante decente dentro da "largura de banda útil", como se poderá verificar mais à frente.
Testes, ajustes e mais testes e ajustes.A aposta inicial estava feita, agora tinha de me aventurar a tentar afinar a secção de leitura. Partindo da possibilidade de que o canal direito mantinha-se como na forma inicial, por comparação com outras fitas gravadas num Teac A-2300S, avancei com a injeção de sinal proveniente dum gerador, com a devida atenuação. Os cabos das cabeças de gravação, apagamento e leitura foram desligados durante este e posteriores processos de ajuste dos vários setores.
Por informação aqui ficam as curvas de resposta da igualização de leitura a 19cm/s e a 9,5 cm/s:
Este é a resposta do circuito em loop direto entre a "Line In" e "Line Out". A carga da saída de linha era de 27KOhms. Note-se o "Roll Off" do circuito a partir dos 30Khz
Esta é a curva de resposta (L/R) a 9,5cm/s...
e esta é a 19cm/s.
Agora já se entende por que é que 19cm/s tem menos ruido de fundo na banda média/alta, ajudado pela velocidade mais elevada da fita o que emula uma densidade maior de partículas magnéticas por segundo!
Se alguém conseguir identificar esta "curva de igualização"; chegue um passo à frente.
O canal esquerdo foi ajustado eletricamente para debitar o mais aproximado do direito a 700Hz, pois é esta a frequência de ajuste referida no manual de serviço. Usar uma fita de teste estava fora de questão devido ao seu elevado custo.
O passo seguinte foi corrigir uma pequena variação de ganho no Rec-Amp, com substituição de 2 resistências (uma por canal) por outras do tipo MF com 2% de tolerância, que após medição conferiam uma diferença inferior a 0,5%.
Esta melhoria contribui-o para reduzir de forma eficaz a diferença em ambos os canais quando a acção da malha de igualização se tornava mais visível.
Estas são a Rec-Eq a 9,5 cm/s para fita "Low Noise", canal esquerdo e direito.
A igualização de gravação para fitas "Wide Range" a 9,5 cm/s.
"Wide Range" soa um pouco a "Western"!
Agora temos os bonecos do Rec-Amp a 19cm/s.
"Low Noise" e...
..."Wide Range".
Para quem é bom observador fica a notar-se um aspeto desde os gráficos "Low Noise" e "Wide Range" a 9,5cm/s e os restantes "LN" e "WR" a 19cm/s: A frequência do "Peaking" começa a 19KHz e arrasta-se até acima dos 30Khz em "WR" a 19cm/s.
Informo por curiosidade que o ajuste é feito em "LN" a 9,5 cm/s, ajustando o ganho ao máximo a 19KHz e conferindo a diferença entre 1500Hz e 15KHz em 16db.
À velocidade mais alta o ganho do "Rec-Amp" e o Bias são automaticamente aumentados por valores pré definidos
Está na altura de observar os testes de resposta de frequência após os ajustes do circuito. Canal esquerdo a tom "escuro" e canal direito a tom "quente"
TDK Audua a 9,5cm/s em modo "Wide Range" a 0db
TDK Audua a 9,5cm/s em modo "Wide Range" a -10db e -20db
TDK Audua a 19cm/s em modo "Wide Range" a 0db
TDK Audua a 19cm/s em modo "Wide Range" a -10db e -20db
Atenção: Os gráficos a 9,5cm/s (Low Speed) só representa até os 30KHz, enquanto que os gráficos a 19cm/s (High Speed) estendem-se até os 100KHz.Por curiosidade o teste de um bocado de LPR35 muito velho e danificado. Fica a informação que tem mais de 1,5db em sensibilidade a 700Hz relativamente à TDK Audua.
BASF/EMTEC LPR35 a 19cm/s em modo "Wide Range" a 0db e -10db e gráfico até 30KHz
Fica-se a saber que a
0db em 19cm/s, modo "Wide Range", o GX-625 responde dos
30Hz aos 20KHz +/-2,5db .
A 9,5 cm/s faz o mesmo que um bom deck de cassetes com 3 cabeças com uma fita tipo IV (Metal) a 0db sem Dolby NR algum, ou seja
25Hz aos 13Khz +/-3db.
Antes de terminar este "capítulo" desejo informar que uso a igualização "WR" porque não impõem tanto ganho na gravação da banda média/alta e alta, o que previne a saturação antecipada da fita magnética.
Agora apresento os resultados da distorção harmónica a 9,5 cm/s e a 19cm/s, com a modulação de entrada a 0db.
Claro que a saída sofre algumas atenuantes relacionadas principalmente com a saturação da fita, mas aqui vai o boneco.
P.S. - É notório o "non sense" dos valores de distorção harmónica em sinais acima dos 10KHz. Este tipo de resultado também se passa com os decks de cassetes. Se a diminuição da 2ª e 3ª harmónica é provocada por causa da inductancia da cabeça de leitura e respetiva igualização, eu não consigo responder. Mas aviso para não acreditar em milagres, porque a tendência é a distorção subir e bem! É óbvio que 19cm/s ou mais se possível, é o caminho certo!
Aqui vai a separação de canais, em que uma das entradas está regulada para 0db e a outra está "muda" com uma carga de 47Ohms. As saídas tem as respetivas cargas de 27KOhms.
R-L e L-R. O R com tom "quente" e L com tom "escuro".
Com a amplitude espaçada a 5db para melhor perceção...
...e com amplitude espaçada a 10db para "enganar o incauto", como fazem as revistas da especialidade.
Para os "amantes" do "Belt Drive" esta máquina não pode ser a escolha acertada.
Para finalizar os gráficos ficam os tons a 3KHz nas duas velocidades.
A 19cm/s com uma "saia" "estreitinha"...
... e a 9,5cm/s, com um "rabo" mais gordo, como é norma!
Para finalizar falta comentar o som.
Em resumo digo que está bem mais ao estilo analógico; grave possante, banda média com uma apresentação mais "intimista", agudos extensos e "suaves". O palco sonoro acompanha "à guitarra" a extensão da fonte de sinal e grande parte da distancia frontal do original. Perdeu a sonoridade tipo "Rock Alemão" dos anos 70 que tinha na forma original mesmo depois de algum "tuning" e agora apresenta o toque que me fez gostar do som das bobines que o Teac A-2300S oferecia.
É só preciso topar as "manhas".
Esperemos que não avarie com o "tuning".
Inté