Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Ajuda devo ponderar uma troca??? | |
|
+2António José da Silva autofaisca 6 participantes | Autor | Mensagem |
---|
autofaisca Membro AAP
Mensagens : 104 Data de inscrição : 08/03/2013 Idade : 54 Localização : Lisboa
| Assunto: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 21:10 | |
| Boas Noites caros amigos, tenho visto aqui e em outros fóruns que o thorens TD-160 é um bom gira discos! e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver! e já agora aproveito para perguntar quais as diferenças do Thorens 140, 160 e o 166? Um Grande Obrigado a todos. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 21:19 | |
| - autofaisca escreveu:
- Boas Noites caros amigos, tenho visto aqui e em outros fóruns que o thorens TD-160 é um bom gira discos!
e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver!
e já agora aproveito para perguntar quais as diferenças do Thorens 140, 160 e o 166?
Um Grande Obrigado a todos. As diferenças entre os modelos são basicamente nas funções e qualidade. O 160 têm um veio de 10mm e nem todos os modelos o têm, para não falar no sub-prato em metal e alguns em plástico. Mas são todos bastante competentes. Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira. Se poderes, tenta ouvir um e compara. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | autofaisca Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 22:11 | |
| - António José da Silva escreveu:
- As diferenças entre os modelos são basicamente nas funções e qualidade. O 160 têm um veio de 10mm e nem todos os modelos o têm, para não falar no sub-prato em metal e alguns em plástico. Mas são todos bastante competentes.
Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira.
Se poderes, tenta ouvir um e compara. Boa noite amigo António, desde já agradeço a ajuda, mas na sua resposca tenho que criar mais uma pergunta sendo o prato interior do 160 metálico não interfere com a celula mc, visto esta ser magnetica? A menos que o prato seja de um metal nao ferroso, do tipo aluminio! Alguem sabe? obrigado. | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 22:16 | |
| Quando disse "metalico", fui demasiado generalista e foi só para destingir do de plástico. O parto e sub-prato é em material não ferroso. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 22:19 | |
- Quando disse "metalico", fui demasiado generalista e foi só para destingir do de plástico. O parto e sub-prato é em material não ferroso.
Ok, assim fico mais descansado. amigo Antonio e já agora o thorens 145, o que me diz? é muito inferior aos outros 2? obrigado. | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 22:26 | |
| - autofaisca escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Quando disse "metalico", fui demasiado generalista e foi só para destingir do de plástico. O parto e sub-prato é em material não ferroso.
Ok, assim fico mais descansado. amigo Antonio e já agora o thorens 145, o que me diz? é muito inferior aos outros 2? obrigado. É bastante idêntico apesar de se tratar de um semi-automático e de ter o veio com 8mm. Mas não é por isso que é um mau gira. Mas se poderes ir para o 160... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 22:31 | |
- É bastante idêntico apesar de se tratar de um semi-automático e de ter o veio com 8mm. Mas não é por isso que é um mau gira. Mas se poderes ir para o 160...
pois o problema está tambem ai, pois neste momento estao 2 há venda o 145 e o 166. Parece que os 160 não aparecem muito. mas também podemos esperar um pouco, mas confesso que às vezes é difícil esperar. | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 22:33 | |
| Tem o sub-prato em plástico e veio de 8mm. Mas podes comparar com o Rega _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 22:38 | |
- autofaisca escreveu:
- Boas Noites caros amigos, tenho visto aqui e em outros fóruns que o thorens TD-160 é um bom gira discos!
e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver!
e já agora aproveito para perguntar quais as diferenças do Thorens 140, 160 e o 166?
Um Grande Obrigado a todos. As diferenças entre os modelos são basicamente nas funções e qualidade. O 160 têm um veio de 10mm e nem todos os modelos o têm, para não falar no sub-prato em metal e alguns em plástico. Mas são todos bastante competentes.
Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira. António, esse "um som mais cheio e um grave bem mais poderoso" deve-se a quê? À estabilidade de rotação, à ausência de ressonâncias (ou excesso das mesmas), às características do braço? Estou longe de perceber de giras mas em teoria apenas a "tonalidade" da célula deveria afectar a resposta de frequências… R | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 22:45 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- autofaisca escreveu:
Um Grande Obrigado a todos. As diferenças entre os modelos são basicamente nas funções e qualidade. O 160 têm um veio de 10mm e nem todos os modelos o têm, para não falar no sub-prato em metal e alguns em plástico. Mas são todos bastante competentes.
Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira. António, esse "um som mais cheio e um grave bem mais poderoso" deve-se a quê? À estabilidade de rotação, à ausência de ressonâncias (ou excesso das mesmas), às características do braço? Estou longe de perceber de giras mas em teoria apenas a "tonalidade" da célula deveria afectar a resposta de frequências…
R As razões devem de ser muitas, rolamento cuidado (a Thorens tem tolerâncias excelentes), as características técnicas cuidadas, o isolamento etc. Tudo isto deve de ser a razão para que extraia mais das espiras. Também pode ser que as cabeças que os desenvolviam sabiam o que estavam a fazer. O certo é que em comparação direta com o Rega, o som é bem mais definido e encorpado. Eu sei que as tuas perguntas são fruto do descrédito, mas é assim que muita malta ouve as diferenças. E não, não é só a célula que manda. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 22:50 | |
- ricardo onga-ku escreveu:
- autofaisca escreveu:
Se fores para o 160, vais notar um som bem mais profundo, um som mais cheio e um grave bem mais poderoso em relação ao Rega que é um belo gira. António, esse "um som mais cheio e um grave bem mais poderoso" deve-se a quê? À estabilidade de rotação, à ausência de ressonâncias (ou excesso das mesmas), às características do braço? Estou longe de perceber de giras mas em teoria apenas a "tonalidade" da célula deveria afectar a resposta de frequências…
R As razões devem de ser muitas, rolamento cuidado (a Thorens tem tolerâncias excelentes), as características técnicas cuidadas, o isolamento etc. Tudo isto deve de ser a razão para que extraia mais das espiras. Também pode ser que as cabeças que os desenvolviam sabiam o que estavam a fazer. O certo é que em comparação direta com o Rega, o som é bem mais definido e encorpado.
Eu sei que as tuas perguntas são fruto do descrédito, mas é assim que muita malta ouve as diferenças.
E não, não é só a célula que manda. Não é verdade, eu não tenho um gira-discos mas gosto de perceber como funciona, e de que modo é que os diferentes elementos mecânicos afectam o som. Neste caso acho estranho que um gira produza um som com "mais" graves e mais "encorpado" se usarmos a mesma célula… Eu diria que isso são ressonâncias, e nesse caso o som "quente" e "encorpado" é tão indesejável como o "boom" que resulta de um mau posicionamento das colunas. Vamos ver se o Paulo nos ajuda… R | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:01 | |
| Isso é realmente o resultado da tua falta de conhecimento em relação à matéria. Usando as analogias que tanto gostas, a Campagnolo tem vários componentes para o ciclismo de estrada. Temos os desviadores de topo que custam uma fortuna e os desviadores mais em conta. Todos funcionam bem estando a diferença no na qualidade do material e ganho em peso. Individualmente visto (componente a componente) a diferença é mínima, mas se se juntarem todos os componentes que constituem a transmissão, o ganho é considerável. Quando abordas a questão pelo lado negativo de que o acréscimo em algo" são ressonâncias", não deves de colocar de parte que pode ser o inverso. O certo é que a experiência de pessoas que fizeram comparações diretas é quase unânime naquilo que ouve....apesar de saber de que não acreditas no que se ouve. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:09 | |
| O braço é um elemento mecanico que em conjunto com a celula pode influenciar o som resultante. Mais confusão me faz atribuirem propriedades sonoras ao transporte dos leitores de cd... | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:20 | |
| Um amigo meu, Eng. Eletrotécnico muito entendido em áudio e que escreve (sem fins lucrativos de espécie alguma) para revistas (também elas sem fins lucrativos), um dia disse-me a seguinte frase; "Há que tentar extrair a gordura da compota."Ao que eu perguntei....gordura na compota? E ele explicou-me que alguns cientistas também se perguntaram qual a razão de haver gordura na compota (em escala mínima). E o resultado é de que no esmagamento da fruta, também são esmagados alguns seres que nós preferíamos que não estivessem lá, mas estão. E é nessa escala pequena que no áudio se podem ganhar (e não é forçosamente distorção) mais qualquer coisa. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:23 | |
| - Milton escreveu:
- O braço é um elemento mecanico que em conjunto com a celula pode influenciar o som resultante.
Mais confusão me faz atribuirem propriedades sonoras ao transporte dos leitores de cd... A mim também me faz confusão. R | |
| | | | ricardo onga-ku Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:25 | |
- Um amigo meu, Eng. Eletrotécnico muito entendido em áudio e que escreve (sem fins lucrativos de espécie alguma) para revistas (também elas sem fins lucrativos), um dia disse-me a seguinte frase;
"Há que tentar extrair a gordura da compota."
Ao que eu perguntei....gordura na compota? E ele explicou-me que alguns cientistas também se perguntaram qual a razão de haver gordura na compota (em escala mínima). E o resultado é de que no esmagamento da fruta, também são esmagados alguns seres que nós preferíamos que não estivessem lá, mas estão.
E é nessa escala pequena que no áudio se podem ganhar (e não é forçosamente distorção) mais qualquer coisa. Lembraste-me de uma conversa que tive com o Rui Borges, só que a sua (dele) analogia era com carros de formula 1. Fiquei com a ideia de que as qualidades no caso do gira eram subtractivas e não aditivas, daí ter referido as ressonâncias produzidas pelo gira e/ou pelo braço. R
Última edição por ricardo onga-ku em Dom Nov 03 2013, 23:27, editado 2 vez(es) | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:26 | |
| | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:30 | |
Fiquei com a ideia de que as qualidades no caso do gira eram subtractivas e não aditivas...
R E como sabes que não é o caso? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:36 | |
Fiquei com a ideia de que as qualidades no caso do gira eram subtractivas e não aditivas...
R E como sabes que não é o caso? Achas possível que as ressonâncias produzidas pelo Rega possam de alguma forma "abafar" o "calor", ou seja, reduzir a intensidade sonora da gama compreendida entre os 100 Hz e os 300 Hz? Que tipo de fenómeno físico pode levar a tal? R | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:41 | |
R E como sabes que não é o caso? Achas possível que as ressonâncias produzidas pelo Rega possam de alguma forma "abafar" o "calor", ou seja, reduzir a intensidade sonora da gama compreendida entre os 100 Hz e os 300 Hz? Que tipo de fenómeno físico pode levar a tal?
R Acho possível que seja superior porque já ouvi juntamente com mais pessoas (desinteressadas). Aquilo que nós achamos não é bem o que está em causa, mas quando várias pessoas ouvem de modo idêntico, é um indicador forte. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Dom Nov 03 2013, 23:43 | |
Achas possível que as ressonâncias produzidas pelo Rega possam de alguma forma "abafar" o "calor", ou seja, reduzir a intensidade sonora da gama compreendida entre os 100 Hz e os 300 Hz? Que tipo de fenómeno físico pode levar a tal?
R Isso é tanto possivel como o contrario com outra celula. As celulas são muito sensiveis à massa especifica(e outros fatores) do braço, e é natural que uma celula toque lindamente num braço e a mesma celula toque muito mal noutro braço. O proprio aperto dos parafusos que seguram a celula influencia o seu desempenho. | |
| | | FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Seg Nov 04 2013, 01:19 | |
| Pára tudo ! Fui informado (por um dos meus acessores ) que andam p'raqui a dizer que OS TD145 TÊM subprato de plástico, veio de 8mm entre outras atrocidades. Devo informar que no meu burgo habita um TD145 original todo "metalico" e de veio 10mm. O Joel (o belga) confirma o que digo pois encomendei-lhe o espelho para o veio de 10mm há uns meses atrás. Quanto ao tópico : Nunca na vida trocava qualquer TD 145, 160,166 what da fuck ever... por um Rega RP3. O maior problema que eventualmente se poderá (remotamente apontar a estes Thorens) é (por via das dúvidas) o braço. Da mesma maneira e pelo sentido oposto o maior upgrade que pode ser feito a estes giras é ....pasme-se .... o braço Trocar um braço a um TD145 ou qualquer outro TD com auto-stop é o mesmo que cortar um dedo do pé. É assassinar o giradiscos, ou impôr modificações no giradiscos errado : concretamente o botão de CUE do lado direito perde toda a função. Não tem nexo na minha perspectiva. A investir num TD Thorens mais vale faze-lo num modelo que não tenha Auto-Stop/botão de cue - por exemplo o TD160Super - e que tenha todas as outras boas características, já referidas veio, sub-prato metálico, e já agora assegurar que o motor é mais silencioso. Há TDs bastante ruidosos como o meu por exemplo. Ganha-se assim um giradiscos mais livre para melhoramentos, lá está : um braço que não os TP16 ou TP11. O chassis de todos os TD 145, 160,166 e outros similares é bastante bom e penso que não é fácil melhorá-lo porque, já é de construção bastante robusta e capaz. Se tiver o veio rectificado (se houver necessidade disso claro), chumaceira correcta, espelho e lubrificação, é dizer : venham eles....os disco que é o que interessa! Num gira sem botão de CU (cue) ganha-se também uma aparência mais limpa e sem botões disfuncionais, aquando da modificação do braço. Não me refiro à ausência da electrónica adicional que comanda o cue e o auto-stop porque a blindagem é notóriamente boa nas versões originais do 145 por ex:. Mas é claro que em teoria isso é uma vantagem nos 160 Super. Portanto básicamente procurava um TD160Super. | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Seg Nov 04 2013, 06:14 | |
| - FBatista escreveu:
- Pára tudo !
Fui informado (por um dos meus acessores ) que andam p'raqui a dizer que OS TD145 TÊM subprato de plástico, veio de 8mm entre outras atrocidades.
Em relação ao 145, não disse que tinha o subprato em plástico,mas realmente disse que o veio é de 8mm. É uma informação que consta do site alemão sobre a Thorens e que pode bem estar enganado, como o teu comprova. Diz lá mesmo que basicamente se trata de um 160 com o tal veio mais pequeno e o semi-automático. Mas é como dizes, são bons e tocam muito bem. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Seg Nov 04 2013, 08:02 | |
| - FBatista escreveu:
- ...
Quanto ao tópico : Nunca na vida trocava qualquer TD 145, 160,166 what da fuck ever... por um Rega RP3. ... Acho que o TD124, tinha escrito isto algures neste forum: "os que seguem este topico e que fazem atenção aos detalhes devem se dizer neste momento que o TD124 ficou maluco, pois ele està a transformar um Thorens que é um gira suspendido, numa tàbua do estilo Rega!... isto quer dizer que as tàbuas são melhores que os giras suspendidos? ou efectivamente o TD jà se passou de vez, e não acerta uma com a outra... Bom, é possivel que jà esteja passado, e desde hà muito tempo, mas... ainda sei algumas coisitas sobre os giras, então vamos là ver as razões destas escolhas. Bom o Thorens escolhido é um gira suspendido mas não é dos melhores... e o Rega é uma tàbua que também não é das melhores!... e antes que começem a bater no ceguinho deixem là o homem se explicar. Para começar, e sem fazer disto uma lição sobre os giras, vamos dizer que hà ao menos uma lei fundamental na fabricação de um gira, que nunca foi contredita, que é a rigidez eixo/braço. Esta lei, chamada "lei sagrada" pelo JC Verdier, é a base de todos os grandes giras, sem excepção!!! Ora numa analise rapida, vamos perceber que os Thorens da série 150/160 são fracos neste aspecto, pois a contraplaca suspendida é demasiado fina para assegurar essa rigidez, ora que uma tàbua da Rega é muito superior neste aspecto. Mas... comigo hà sempre um mas jà sabem, os Thorens tém uma melhor mecanica que os Rega, ou seja o conjunto motor/eixo/chumaçeira/prato. Então para resumir, se agarrarmos na ideia da Rega que é um gira MUITO inteligente, mas feito economicamente, e transplantar-mos a mecanica da Thorens para cima, a coisa começa a obedecer à "lei sagrada". Se aumentar-mos a rigidez em relação ao Rega e juntar-mos ainda mais umas quantas ideias então... estamos a fazer um "sacana de grande gira", que respeita a primeira lei fundamental. E o que estamos a fazer então!!! ...
PS: Estou consciente e triste que o que venho de dizer possa esmoreçer todos aqueles que possedem um Thorens ou Rega e estam satisfeitos, não é essa a minha intenção voçês sabem, mas as leis são o que são... No entanto hà uma solução rapida e elegante nos dois casos para amelhorar o existente. Para os Thorens, basta tirar a contraplaca e levà-la a um soldador para que ele solde dois tubos de aço de la do e doutro da chumaçeira em direção do braço. Voçês ném vão acreditar nos vossos ouvidos, e para o Rega basta fixar uma tira de aluminio que englobe a chumaçeira e o braço, como a Rega faz hoje nos modelos modernos, até pareçe que eles me ouviram... Wink " Acho que estou de acordo com ele !!!... Até+ | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Seg Nov 04 2013, 08:27 | |
| Mestre Paulo,
É ou não verdade que (ess)a falta de rigidez produz um som "cheio", "quente", talvez com um "acentuar" do grave?
Saudações, Ricardo | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Seg Nov 04 2013, 08:58 | |
- ...
É ou não verdade que (ess)a falta de rigidez produz um som "cheio", "quente", talvez com um "acentuar" do grave?
Saudações, Ricardo Esse som "quente e cheio" dos Thorens TD150/160, e que na realidade é uma acentuação do baixo médio, o que tém como resultado de criar uma sensação auditiva de "volume" no espectro baixo... é ligado "em parte" à semi-rigidez, mas sobretudo ao tipo de suspensão da contraplaca, e essa sonoridade é partilhada por todos os giras desse tipo como os : Linn, AR, Ariston, Mitchell e mesmo certos Avid etc... Os giras com contraplaca suspendida e "sem controlo lateral", estão a oscilar em permanência durante a leitura, pois o motor "tira a correia" em permanência, e esta oscilação faz "dançar" a célula no sucalco e aumenta a diafonia e o erro de ângulo!... e isto tém como resultado, um som com falta de definição nas freqências baixas e uma dinamica reduzida nos médios, o que dà um efeito de feltrado "quente"... Para me meter OnTopic diria, que para mim, trocar um Rega Planar por um Thorens TD150/160 é como trocar um cavalo branco por um preto !!!... ou seja é uma questão de gosto, e não de qualidade pois a soma das avantagens e inconvenientes, de cada gira é idêntica, mas em factores diferentes... Quanto a alguns pelo mundo, que vêem no termo "tàbua", algo de pejorativo em relação aos Rega gostaria de lembrar que os EMT930, Thorens TD124, Lenco L70, Garrard 301/401 e outros... são simplesmente em termos mecânicos "tàbuas", como os Rega!!!... então visto assim ... Até+ | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Seg Nov 04 2013, 09:17 | |
| - TD124 escreveu:
- ...
Saudações, Ricardo Esse som "quente e cheio" dos Thorens TD150/160, e que na realidade é uma acentuação do baixo médio, o que tém como resultado de criar uma sensação auditiva de "volume" no espectro baixo... é ligado "em parte" à semi-rigidez, mas sobretudo ao tipo de suspensão da contraplaca, e essa sonoridade é partilhada por todos os giras desse tipo como os : Linn, AR, Ariston, Mitchell e mesmo certos Avid etc...
Os giras com contraplaca suspendida e "sem controlo lateral", estão a oscilar em permanência durante a leitura, pois o motor "tira a correia" em permanência, e esta oscilação faz "dançar" a célula no sucalco e aumenta a diafonia e o erro de ângulo!... e isto tém como resultado, um som com falta de definição nas freqências baixas e uma dinamica reduzida nos médios, o que dà um efeito de feltrado "quente"...
Para me meter OnTopic diria, que para mim, trocar um Rega Planar por um Thorens TD150/160 é como trocar um cavalo branco por um preto !!!... ou seja é uma questão de gosto, e não de qualidade pois a soma das avantagens e inconvenientes, de cada gira é idêntica, mas em factores diferentes...
Quanto a alguns pelo mundo, que vêem no termo "tàbua", algo de pejorativo em relação aos Rega gostaria de lembrar que os EMT930, Thorens TD124, Lenco L70, Garrard 301/401 e outros... são simplesmente em termos mecânicos "tàbuas", como os Rega!!!... então visto assim ...
Até+ Nesse caso: Meus caros AJS e Milton, O vosso pedido de desculpa foi aceite. R | |
| | | TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Seg Nov 04 2013, 09:19 | |
| - autofaisca escreveu:
e a dúvida que tenho é se devo trocar o meu que é um rega P3 com uma celula Dynavector 10x5, por um thorens e quais as vantagens e desvantagens se houver! ... Olà autofaisca, como jà disse, para mim a escolha entre esses dois giras é mais uma questão de gosto pessoal (sonoridade), do que de qualidade! Os Thorens da série TD150/160, téem uma sonoridade espessa, algo feltrada e são aveludados à escuta, com uma boa extensão da banda nos dois sentidos e uma relativa imunidade ao movél !... Os Rega são mais Claros, rapidos e definidos ao nivel da sonoridade, dando o sentimento de possuir uma banda mais encurtada e nos dois sentidos. Os Rega são mais sensiveis ao movel aonde estão colocados... A escolha de uma célula, num caso e outro, que compense as particularidades auditivas de cada um, permite no fim de obter um resultado de grande qualidade... Até+ | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Seg Nov 04 2013, 09:45 | |
| - TD124 escreveu:
- Os Thorens da série TD150/160, téem uma sonoridade espessa, algo feltrada e são aveludados à escuta, com uma boa extensão da banda nos dois sentidos e uma relativa imunidade ao movél !...
Os Rega são mais Claros, rapidos e definidos ao nivel da sonoridade, dando o sentimento de possuir uma banda mais encurtada e nos dois sentidos. Os Rega são mais sensiveis ao movel aonde estão colocados... Essa sensação de que um grave "limpo" (sem distorção) parece menos "extenso" (reprodução de frequências mais baixas) é bem real. Foi preciso escutar sistemas quasi- fullrange de "bom" desempenho e comparar o som por eles reproduzido com o de instrumentos acústicos ao vivo para eu perceber que o som "cheio" não é natural (as "boas" referências são imprescindíveis para a avaliação do desempenho). Mas infelizmente muitas gravações pecam por defeito nos graves (e excesso nos agudos), e as colorações produzidas por certos equipamentos acabam por ser uma muleta para as tornar mais agradáveis…e podemos até preferir um som "agradável" em vez de um som natural. Boas escutas, Ricardo | |
| | | FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Seg Nov 04 2013, 12:03 | |
- FBatista escreveu:
- Pára tudo !
Fui informado (por um dos meus acessores ) que andam p'raqui a dizer que OS TD145 TÊM subprato de plástico, veio de 8mm entre outras atrocidades.
Em relação ao 145, não disse que tinha o subprato em plástico,mas realmente disse que o veio é de 8mm. É uma informação que consta do site alemão sobre a Thorens e que pode bem estar enganado, como o teu comprova. Diz lá mesmo que basicamente se trata de um 160 com o tal veio mais pequeno e o semi-automático.
Mas é como dizes, são bons e tocam muito bem. Hey, eu não apontei nomes nem dedos . Com as escutas de que andam a ser alvo, é natural que os alemães mandem cá pra fora informação falsa para "despistar o inimigo". Por outro lado, era o que faltava : alemães a falar de material Suiço. Gaita! Tenho a agradecer aos intervenientes o conteúdo intelectual que publicam neste tópico (e forum) que neste caso espero que interessem a quem deu origem a esta conversa, como me interessa a mim. Gosto particularmente da perspectiva do TD124 que propõe uma saída a direito para o problema : a ideia de reforçar o eixo:chumaceira-pilar do braço. Mas, tenho também ideia (nunca experimentei, apenas li) de que é possível afinar a tonalidade geral do gira com a tensão empregue nas molas da suspensão. | |
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? Ter Nov 05 2013, 10:16 | |
| Bons dias, desde já um agradecimento a todos os colegas aqui do forum. Por aquilo que deu para perceber nem o thorens é assim tão bom, nem o rega P3 é assim tão mau! Acho então que vou "tentar", só não sei se vou conseguir e comprar então um Linn Lp12, acho que já vi um há venda por aqui, mas os €€ estão caros. de qualquer maneira um grande Obrigado pela vossa ajuda. ps. e já agora se souberem de alguma coisa boa digam, mas a ideia é melhorar! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ajuda devo ponderar uma troca??? | |
| |
| | | | Ajuda devo ponderar uma troca??? | |
|