Prezados amigos,
Como o mundo, que tanto gostamos, do som análógico é bastante complexo, naturalmente surgiram-me dúvidas.
Atualmente tenho um gira discos Project RPM 5.1 com celula ortofon Rondo RED (MC).
È um desejo meu antigo ter dois pratos lado a lado, um com celula MC e outra MM. Antecipadamento já digo que não pretendo fazer mixagens “ a la DJ”, mas sim poder extrair o melhor dos dois mundos quando melhor me convir. Não tenho pressa em comprar o segundo prato mas tenho DÙVIDAS!! Tenho lido muito a respeito e não sei se compro algum vintage ( belt drive) com caixa de madeira e depois faço upgrades ou opto pelo classico e cobiçado Technics sl1200MKII. Este último tem um preço, se novo, elevadissimo que não pretendo gastar, mas encontra-se usado entre 300 a 500 euros.
Para piorar há um bom clone dele que é o Audio technica AT-LP1240-USB. Deixo claro que a função USB não é prioritaria, mas sim a qualidade dos componentes e performance audiofila. Posto isto, li em vários foruns estrangeiros que há um fator a favor dos antigos Technics em relação aos novos clones que é:
The key areas in which most of the clones fall short are wow and flutter, which Technics specified at 0.025% WRMS for the SL-1200, and rumble, which Technics specified at -78 dB. The Stanton's wow and flutter is 0.1%, four times what an SL-1200 delivers but probably still low enough to be listenable.
Parece-me que o motor original do technics proporciona este ganho, mas isto é constatado pelos nossos ouvidos? É de facto um fator diferencial a favor do velho MKII ??. E mais, se comprar um MKII usado, quanto gastarei ainda para uma boa revisão e melhora ( sem troca de braço e capsula) ???
Claro que a vontade é de ter vários gira discos mas, pelo menos o meu bolso, não ajuda. Tenho visto muitos regas gama de entrada, DUAL original e com upgrade, PINK TRIANGLE LPT, Oracle Alexandria, thorens a peso de ouro, Linn LP12 e por ai a fora.
Para piorar este “caldo” de dúvidas, ainda há o fator braço, que com alguma pesquisa vi que há opções de preços elevados para up grade, mas até o presente momento não conseguir perceber como um braço caro destes aumenta a qualidade do conjunto CELULA e VINIL de boa qualidade.
Portanto se houver uma boa alma que possa ajudar nas minhas dúvidas e com isto também a de outros, eu agradeço.
OBS: a questão células e agulhas indicadas já é tema para mais dúvidas