Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

A paixão pelo Áudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistrarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Gira discos II * belt drive ou direct drive?

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
ReginaldoSchiavini
Membro AAP
ReginaldoSchiavini

Gira discos II * belt drive ou direct drive? Empty
MensagemAssunto: Gira discos II * belt drive ou direct drive?   Gira discos II * belt drive ou direct drive? EmptyQui Nov 14 2013, 17:42

Prezados amigos,
Como o mundo, que tanto gostamos, do som análógico é bastante complexo, naturalmente surgiram-me dúvidas.
Atualmente tenho um gira discos Project RPM 5.1 com celula ortofon Rondo RED (MC).
È um desejo meu antigo ter dois pratos lado a lado, um com celula MC e outra MM. Antecipadamento já digo que não pretendo fazer mixagens “ a la DJ”, mas sim poder extrair o melhor dos dois mundos quando melhor me convir. Não tenho pressa em comprar o segundo prato mas tenho DÙVIDAS!! Tenho lido muito a respeito e não sei se compro algum vintage ( belt drive) com caixa de madeira e depois faço upgrades ou opto pelo classico e cobiçado Technics sl1200MKII. Este último tem um preço, se novo, elevadissimo que  não pretendo gastar, mas encontra-se usado entre 300 a 500 euros.
Para piorar há um bom clone dele que é o Audio technica AT-LP1240-USB. Deixo claro que a função USB não é prioritaria, mas sim a qualidade dos componentes e performance audiofila. Posto isto, li em vários foruns estrangeiros que há um fator a favor dos antigos Technics em relação aos novos clones que é:
The key areas in which most of the clones fall short are wow and flutter, which Technics specified at 0.025% WRMS for the SL-1200, and rumble, which Technics specified at -78 dB. The Stanton's wow and flutter is 0.1%, four times what an SL-1200 delivers but probably still low enough to be listenable.
Parece-me que o motor original do technics proporciona este ganho, mas isto é constatado pelos nossos ouvidos? É de facto um fator diferencial a favor do velho MKII ??. E mais, se comprar um MKII usado, quanto gastarei ainda para uma boa revisão e melhora ( sem troca de braço e capsula)  ???
Claro que a vontade é de ter vários gira discos mas, pelo menos o meu bolso, não ajuda. Tenho visto muitos regas gama de entrada, DUAL original e com upgrade, PINK TRIANGLE LPT, Oracle Alexandria, thorens a peso de ouro, Linn LP12 e por ai a fora.
Para piorar este “caldo” de dúvidas, ainda há o fator braço, que com alguma pesquisa vi que há opções de preços elevados para up grade, mas até o presente momento não conseguir perceber como um braço caro destes aumenta a qualidade do conjunto CELULA e VINIL de boa qualidade.
Portanto se houver uma boa alma que possa  ajudar nas minhas dúvidas e com isto também a de outros, eu agradeço.
OBS: a questão células e agulhas indicadas já é tema para mais dúvidas Gira discos II * belt drive ou direct drive? 936335 
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy

MensagemAssunto: Re: Gira discos II * belt drive ou direct drive?   Gira discos II * belt drive ou direct drive? EmptyQui Nov 14 2013, 18:14

Olá
Existem bons e maus giras tanto belt drive como direct drive...
Por vezes um gira adorado por uns é odiado por outros... é apenas uma questão de nos agradar sonicamente...
Eu não tenho nada contra o 1210... mas acho que é muito bem construído e pensado mas... para usar nas discotecas, não é que soe mal... mas para mim existe melhor, claro que isto é uma opinião pessoal, que decerto alguns colegas aqui do fórum irão contrapor...
o 1210 foi pensado para as discotecas, existem alguns modelos que são derivações dele que são bastante mais baratos e que pessoalmente a mim me agradam mais sónicamente, 1410... 1610... 1700 e outros que são grande máquinas por preços muito mais baratos que o 1210.
É sempre difícil dar uma opinião pois o gosto pessoal é importante, a conjugação da célula também, por isso as experiências são importantes, eu só tive 3 giras até hoje...
o 1º que ainda mantenho depois do Rui Borges ter feito um upgrade foi o gira que mais me agradou até hoje, Panasonic SL H401.
Fredie
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Gira discos II * belt drive ou direct drive?   Gira discos II * belt drive ou direct drive? EmptyQui Nov 14 2013, 18:34

Tenta encontrar um que tenha as 3 velocidades, assim tambem pode fazer uma incursão pelo mundo dos 78rpm...
Um Thorens td135 ou um Telefunken studio 220 ou 210x-tv, ou um DD Dual cs608.
zaratustra
Membro AAP
zaratustra

MensagemAssunto: Re: Gira discos II * belt drive ou direct drive?   Gira discos II * belt drive ou direct drive? EmptyQui Nov 14 2013, 19:22

Milton escreveu:
Tenta encontrar um que tenha as 3 velocidades, assim tambem pode fazer uma incursão pelo mundo dos 78rpm...
Um Thorens td135 ou um Telefunken studio 220 ou 210x-tv, ou um DD Dual cs608.

... ou um L75... com tração às quatro...

http://zaratustrices.blogspot.com/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Gira discos II * belt drive ou direct drive?   Gira discos II * belt drive ou direct drive? EmptyQui Nov 14 2013, 20:51

zaratustra escreveu:

... ou um L75... com tração às quatro...

...e a musica tem outro perfume...digo eu.

Mas nada como tentar ouvir. Há quem seja muito feliz e muito infeliz com giras de tração diferentes.
E como disse o nosso fredy, há bom e mau em todos os sistemas.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Gira discos II * belt drive ou direct drive?   Gira discos II * belt drive ou direct drive? Empty

Gira discos II * belt drive ou direct drive?
Ir para o topo 
Página 1 de 1