| Agulha torta: muito grave, normal? | |
|
+2António José da Silva cabb 6 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 10:00 | |
| Boas, Pois é meus amigos, só a mim! Agora fui olhar com atenção para a minha agulha que nem 50 horas de uso tem e já está torta e o pior é que nem me lembre se ela foi sempre assim! Será que é muito grave e pode danificar os discos? A leitura, tirando as espiras mais interiores, até me parece normal... Alguém me ajuda? Não sei se a imagem vai aparecer... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 11:05 | |
| Está sempre torta, no disco e no descanso? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 11:10 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Está sempre torta, no disco e no descanso?
No disco parece estar menos... mas está! Li num forum, pareceu-me brasileiro, um forista a queixar-se de uma DENON! E disseram-lhe que se está tudo afinado e n ouvisse danificação nos discos, pelo preço que ela custou, continuar a usar. Também disseram para não tentar endireitá-la à mão que podia ser pior! | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 11:22 | |
| - cabb escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Está sempre torta, no disco e no descanso?
No disco parece estar menos... mas está! Li num forum, pareceu-me brasileiro, um forista a queixar-se de uma DENON! E disseram-lhe que se está tudo afinado e n ouvisse danificação nos discos, pelo preço que ela custou, continuar a usar. Também disseram para não tentar endireitá-la à mão que podia ser pior! Endireitar à mão dá normalmente mau resultado. Tira uma foto para se ver a gravidade da situação. Provavelmente foi a borracha da suspensão que se deslocou do sitio. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 11:42 | |
| No meu primeiro post, faz copy -> past do link que lá está se faz favor. | |
|
| |
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 11:50 | |
| - cabb escreveu:
- No meu primeiro post, faz copy -> past do link que lá está se faz favor.
Já lá coloquei a foto. Basta copiares diretamente o link "IMG Code for Forums & Message Boards" e colocas aqui. A foto deveria de estar tirada mais de frente. Assim nem parece muito torta. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 12:51 | |
- cabb escreveu:
- No meu primeiro post, faz copy -> past do link que lá está se faz favor.
Já lá coloquei a foto. Basta copiares diretamente o link "IMG Code for Forums & Message Boards" e colocas aqui.
A foto deveria de estar tirada mais de frente. Assim nem parece muito torta. Obrigado, Quando chegar a casa tiro. Mas acho que de lado está boa, só quem olha de frente, é que se vê que a agulha deveria estar apontar para as 6:00 e está a apontar para as 5:00 ou 4:30 (olhando para ela como o ponteiro de um relógio) Aqui no móvel ainda tenho esta: | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 13:06 | |
| epah, isso está mesmo torto ! Atenção Antonio, dizes que não parece estar muito torta porque talvez estejas à espera de ver o cantilever com desvio, e não é isso. É o azimute do diamante/cantilever que parece que foi torcido. Eu não tocava os meus discos com isso assim... | |
|
| |
cabb Membro AAP
| |
| |
Samuel Resendes Membro AAP
Mensagens : 1031 Data de inscrição : 15/04/2013 Idade : 54 Localização : Ponta Delgada
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 13:21 | |
| | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 14:07 | |
| - Samuel Resendes escreveu:
- Que remédio...
Mas o maior problema, é que começa-me aparecer que estas agulhas são muito frágeis ou serei eu muito brutinho? Já é a terceira agulha.... | |
|
| |
Samuel Resendes Membro AAP
Mensagens : 1031 Data de inscrição : 15/04/2013 Idade : 54 Localização : Ponta Delgada
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 14:49 | |
| Não dá para mudar de marca ou modelo? | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 15:04 | |
| Pois n sei! O modelo do gira é o Sl-BD22 | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 15:04 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 15:29 | |
| - cabb escreveu:
- Milton escreveu:
- epah, isso está mesmo torto !
Atenção Antonio, dizes que não parece estar muito torta porque talvez estejas à espera de ver o cantilever com desvio, e não é isso. É o azimute do diamante/cantilever que parece que foi torcido. Eu não tocava os meus discos com isso assim... Então volto a comprar outra? O Milton acertou em cheio, eu estava a olhar para o "empeno" mais tradicional que é o lateral, esse nunca tinha visto e é muito estranho. Bom, podes fazer duas coisas, se quiseres. Ou afinas o azimute do braço ou headshell para o estilete e diamante ficarem certos, ou tentas endireitar o filha da mãe. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 16:04 | |
| Talvez c uma pinça e rodar no sentido horario... | |
|
| |
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 16:09 | |
| - cabb escreveu:
- Talvez c uma pinça e rodar no sentido horario...
Podes tentar. A maneira mais segura será ajustar o azimute. Se tentares endireitar, convêm que seja debaixo de uma lente de aumentar para veres bem o que estás a fazer e onde vais segurar o estilete. Mas tens alguma ideia de como isso poderá ter acontecido? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 16:45 | |
- cabb escreveu:
- Talvez c uma pinça e rodar no sentido horario...
Podes tentar. A maneira mais segura será ajustar o azimute. Se tentares endireitar, convêm que seja debaixo de uma lente de aumentar para veres bem o que estás a fazer e onde vais segurar o estilete.
Mas tens alguma ideia de como isso poderá ter acontecido? Não, só se foi uma vez que a agulha tenha saído do descanço do braço sem o elevador estar activo, mas uma queda de 2 ou 3cms... dar este problema, esta agulha é uma substituta da technics, que me foi recomendada na casa em frente ao Coliseu e acho que é um modelo que todos costumam utilizar, caramba, sempre que me aproximo do grall do som, há asneira! Nem 50 horas de som tem! | |
|
| |
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 17:06 | |
| - cabb escreveu:
Não, só se foi uma vez que a agulha tenha saído do descanço do braço sem o elevador estar activo, mas uma queda de 2 ou 3cms... Podes estar descansado. As células são muito resistentes ás forças verticais, dai não é de certeza. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 17:42 | |
| Será k a celula é fraca de construção? Custa a volta de 16€. Riam.se! desculpem lá este meu humor, mas o vinil deve ser do mais difícil das fontes sonoras. | |
|
| |
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qua Jun 11 2014, 19:00 | |
| - cabb escreveu:
- Será k a celula é fraca de construção? Custa a volta de 16€. Riam.se! desculpem lá este meu humor, mas o vinil deve ser do mais difícil das fontes sonoras.
Visto que se trata de um MM, basta comprar a agulha nova que não há-de ser grande prejuízo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 00:02 | |
| Já pensei se n valeria a pena saltar para um conjunto celula+agulha até 80€. Sugestões para a tp4 em especial? Algo que dê um som maior, mais pormenores e consiga ler as espiras interiores do disco c mais qualidade... | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 06:20 | |
| - cabb escreveu:
- Já pensei se n valeria a pena saltar para um conjunto celula+agulha até 80€. Sugestões para a tp4 em especial? Algo que dê um som maior, mais pormenores e consiga ler as espiras interiores do disco c mais qualidade...
Sinceramente acho que ficarias mais bem servido se apostasses em comprar outro gira discos em vez de gastares 80 euros numa célula... | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 11:12 | |
| - nbunuel escreveu:
- cabb escreveu:
- Já pensei se n valeria a pena saltar para um conjunto celula+agulha até 80€. Sugestões para a tp4 em especial? Algo que dê um som maior, mais pormenores e consiga ler as espiras interiores do disco c mais qualidade...
Sinceramente acho que ficarias mais bem servido se apostasses em comprar outro gira discos em vez de gastares 80 euros numa célula... Semi-auto / automático (só n quero ir-me embora e o disco ficar lá a rodar eternamente). Há sugestões? | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 12:31 | |
| Eu acho que deves manter esse gira-discos. Acho que é um gira-discos despretensioso mas competente. Acho é que deves ter mais cuidado e sobretudo verificar muito bem todos os ajustes e afinações ( VTF, antiskating e alinhamento da cabeça ) possíveis para que fique no seu melhor. Sobretudo nunca cedas à tentação de levantar ou poisar a agulha com o dedo, deves usar SEMPRE o elevador. | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 12:47 | |
| - Milton escreveu:
- Eu acho que deves manter esse gira-discos. Acho que é um gira-discos despretensioso mas competente.
Acho é que deves ter mais cuidado e sobretudo verificar muito bem todos os ajustes e afinações ( VTF, antiskating e alinhamento da cabeça ) possíveis para que fique no seu melhor. Sobretudo nunca cedas à tentação de levantar ou poisar a agulha com o dedo, deves usar SEMPRE o elevador. O problema é que ele só tem um pequeno ajuste do peso atrás e a velocidade... de resto não tem nada para ajustar. Para mim ele só tem um problema: nos 5 minutos finais, começa a haver distorção do som (som enovoado e a criar uma zona de estridência na frequência média alta). Mas agora quando o disco está em boas condições e o lemos até 3/4 do todo... ainda ontem o LP dos Roxy Music, os sons da percussão na primeira faixa do lado B, até parece que eles flutuavam no ar, não era no sítio das colunas, era mais à frente ou atrás... difícil obter essa resolução com o cd5 da naim mais a sua flatcap. Como é que um gira-discos pode dar tareia num leitor de cds que custa novo quase 10 vezes mais... eu n entendo! P.S.: Não haverá melhores agulhas que esta huco 211132, que possa expremer mais som nas espiras mais interiores? | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 12:55 | |
| | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 13:46 | |
| A agulha agora parece-me bem... Dizes que o gira-discos só tem o peso(VTF) para ajustar mas não é assim. Já agora pergunto se sabes qual é o peso recomendado para essa agulha e qual é o peso que estás a usar. Julgo que essa distorção do som nas ultimas faixas seja por causa do alinhamento deficiente da agulha. Tens que a alinhar com um protactor que podes descarregar da net. Tens que verificar , com a agulha a ler um disco, se a cabeça está paralela ao disco, verifica isso de frente e de lado. E também deves ver se perto da base do braço não tens o ajuste de antiskating, julgo que nesse braço deve ser uma roda marcada com -2 0 +2 . O antiskating deve ser idêntico ao peso de VTF na agulha. Logo que possas mete aqui uma foto do gira-discos e outra da base do braço. Depois de buscas acerca desse modelo, estou com duvidas e posso estar a pensar que é outro gira-discos bem diferente desse. | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 15:26 | |
| - Milton escreveu:
- A agulha agora parece-me bem...
Dizes que o gira-discos só tem o peso(VTF) para ajustar mas não é assim. Já agora pergunto se sabes qual é o peso recomendado para essa agulha e qual é o peso que estás a usar. Julgo que essa distorção do som nas ultimas faixas seja por causa do alinhamento deficiente da agulha. Tens que a alinhar com um protactor que podes descarregar da net. Tens que verificar , com a agulha a ler um disco, se a cabeça está paralela ao disco, verifica isso de frente e de lado. E também deves ver se perto da base do braço não tens o ajuste de antiskating, julgo que nesse braço deve ser uma roda marcada com -2 0 +2 . O antiskating deve ser idêntico ao peso de VTF na agulha. Logo que possas mete aqui uma foto do gira-discos e outra da base do braço. Depois de buscas acerca desse modelo, estou com duvidas e posso estar a pensar que é outro gira-discos bem diferente desse. Eu acho que o indicado era 1,25g+-0,25g e eu estou a usar 1,24g (força vertical de apoio) o peso da célula é 6g. O modelo é o Technics SL-BD22 com uma agulha EPS-24CS (neste caso é a Huco compatível com o num 211132) Eu até levava ao Rui Borges, ou até lhe perguntava se se podia fazer algum upgrade, mas acho que era um atentado ao génio. | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 15:45 | |
| Olá manda vir uma agulha destas... ESN718E $32.95 do EdSaunders... http://www.edsaunders.com/elliptical.htm tenho 3 agulhas do EdSaundres em 3 cabeças diferentes e acho-as muito boas e atendendo ao preço são mesmo muito boas. Agora não existem é milagres... ou o gira não está afinado a 100% ou então tens de partir para outro. os gira discos para darem o seu melhor têm que estar afinados a 100%. Fredie | |
|
| |
cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 15:50 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
manda vir uma agulha destas... ESN718E $32.95 do EdSaunders... http://www.edsaunders.com/elliptical.htm
tenho 3 agulhas do EdSaundres em 3 cabeças diferentes e acho-as muito boas e atendendo ao preço são mesmo muito boas.
Agora não existem é milagres... ou o gira não está afinado a 100% ou então tens de partir para outro. os gira discos para darem o seu melhor têm que estar afinados a 100%.
Fredie e aqui em lx, onde mandar afinar? | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? Qui Jun 12 2014, 15:58 | |
| Olá
Rui Borges Rui Pinho AudioTeam
| |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal? | |
| |
|
| |
| Agulha torta: muito grave, normal? | |