O que acontecia antes da utilização do dither era que os sinais de intensidade mais baixa do que a resolução do CD eram eliminados e tornavam-se silêncio, soando como cortes no programa musical.
O que o dither faz é adicionar ruído tipo rosa como soundfloor eliminando assim os silêncios; no fundo o dither é equivalente ao ruído de leitura do vinil só que no caso do CD está 20-30dB mais baixo, aumentando a gama dinâmica possível acima dos 90dB.
Mas isto é na teoria porque na prática nehuma gravação comercial (de "clássica") tem mais do que aprox. 72dB (12bit) de dinâmica (no pop/rock anda pelos 10-15dB) e é fácil de perceber porquê: se nossa sala o ruído de fundo andar nos 30dB e as colunas permitem um nível de pressão sonora max. de 110dB a 1m, isso significa que a 2m de distância a gama dinâmica máxima do sistema nessa sala ronda os 72dB.
Com amplificação e/ou monitoras de pequenas dimensões esse valor pode reduzir-se consideravelmente.
E se na nossa sala a dinâmica útil ronda os 60-70dB o dither não é audível, excepto em gravações com pouca dinâmica e com o nível máximo abaixo dos -20dBFS quando somos obrigados a aumentar o volume.
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