| Restauro do Thorens TD160 | |
|
+8fredy greytear luis lopes Luis Filipe Goios Mister W alexandremartins António José da Silva ReginaldoSchiavini 12 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
ReginaldoSchiavini Membro AAP
Mensagens : 408 Data de inscrição : 07/02/2012 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Restauro do Thorens TD160 Qua Jul 30 2014, 20:37 | |
| | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Qua Jul 30 2014, 22:05 | |
| Caro amigo, isso ficou com muito bom aspecto mesmo. Claro que fico muito curioso com os resultados sónicos depois de ligado a esse novo pré que tão feliz te deixou. Suspeito que o outro gira vá ter concorrência apertada. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Mensagens : 408 Data de inscrição : 07/02/2012 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro - Brasil
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Qua Jul 30 2014, 22:13 | |
| Caro Antônio, devo dizer que a rondo red no outro gira soa MUITO bem :-) nao sei o que farei ou oque escolherei, pois cada vez que mudo tenho de ressetar o pre de phono..mas é " muita" bom. ehehehe | |
|
| |
alexandremartins Membro AAP
Mensagens : 320 Data de inscrição : 31/05/2014 Idade : 51 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Qua Jul 30 2014, 22:54 | |
| Ficou um espetáculo | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Qui Jul 31 2014, 02:26 | |
| Parabéns por esse excelente projecto Foram feitas algumas modificações interiores? A suspensão é a original? Gostei do detalhe do cabo de corrente (speakon). Agora é disfrutar ao máximo. | |
|
| |
| Assunto: fichas Qui Jul 31 2014, 13:03 | |
| Prezado Mister W. Sim, a suspensão é original, bem como a correia. Internamente só adicionei borrachas tipo neoprene adesivas daquelas que usamos no capô dos carros para minimizar possiveis reverberações. quanto os cabos e fichas, todos Neutrik Powercon, marca Suiça, compradas na ARESTEL. | |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Qui Jul 31 2014, 13:10 | |
| Parabéns!!! Ficou muito "elegante", os Thorens tem essa particularidade.... Boas e muitas audições. | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Qui Jul 31 2014, 19:55 | |
| parabéns! ficou muito bonito. também gostei dessa ficha de power. | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Qui Jul 31 2014, 20:19 | |
| - ReginaldoSchiavini escreveu:
- Prezado Mister W.
Sim, a suspensão é original, bem como a correia. Internamente só adicionei borrachas tipo neoprene adesivas daquelas que usamos no capô dos carros para minimizar possiveis reverberações. quanto os cabos e fichas, todos Neutrik Powercon, marca Suiça, compradas na ARESTEL. Obrigado. A Arestel é de facto uma excelente casa onde se podem comprar componentes de qualidade a preços razoáveis. Comprei lá umas RCA Neutrik iguais a essas... mas não conhecia esse cabo de corrente da Neutrik que tem um formato semelhante ás fichas de coluna profissionais Speakon. Perguntei sobre a suspensão porque ando á procura de um método alternativo... menos nervoso... | |
|
| |
greytear Membro AAP
Mensagens : 314 Data de inscrição : 19/05/2012 Idade : 45 Localização : Aveiro
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Qui Jul 31 2014, 20:43 | |
| Parabéns pelo restauro. Agora só falta tapar o fundo.... | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sex Ago 01 2014, 09:27 | |
| Olá Fredie | |
|
| |
Cocharro Membro AAP
Mensagens : 1688 Data de inscrição : 05/08/2011 Idade : 47 Localização : Alto Alges
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sex Ago 01 2014, 09:39 | |
| Maravilha... so é pena nao teres "unhas" para essa maravilha!!! | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sex Ago 01 2014, 14:18 | |
| - Cocharro escreveu:
- Maravilha... so é pena nao teres "unhas" para essa maravilha!!!
Olha que aquilo não é uma guitarra. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Ago 02 2014, 08:41 | |
| Ficou muito bonito Parabéns pelo trabalho Um abraço | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 13:35 | |
| Obrigado a todos pelos elogios. Não teria sido possível sem a colaboração de vários colegas aqui do forum e mão de obra externa :-)))) A diversidade de opções que temos para um plinto novo é bem grande, vai do gosto pessoal. Eu optei por deixa-lo o mais original possível. Agora preciso providenciara tampa, mais por questões de poeira.
Sobre a observação do Graytear de fechar o fundo eu segui a recomendação de quem restaura Gira discos a algum tempo, o João Moreno, em não fechar o fundo para evitar qualquer tipo de reverberação ou efeito acustico similar a guitarras. Vendo outros restauros e ouvindo estes gira discos, optei por acatar a sugestão.
Tenho certeza que tal decisão ira promover comentarios e controvérsias, mas considero isto ÒTIMO, pois é mais informação e experiencia trocadas entre os foristas.
Como ja disse antes, até agosto de 2015 tanto o Thorens, como o pre de phono brazuca ,estão disponíveis aqui para visita e audições.
um abraço
Reginaldo
| |
|
| |
lore Membro AAP
Mensagens : 1205 Data de inscrição : 11/07/2010 Localização : lisboa
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 13:39 | |
| E ha vinho ? Se nao houver nao me convides ....
Para mim a decisao de manter o braço de epoca ou alterar para um mais moderno è pertinente . | |
|
| |
| Assunto: Vinho Sáb Set 13 2014, 13:53 | |
| Caro amigo, aqui em casa SEMPRE há vinho. é só marcar!!!!! sobre o braço.....pensei ate em um Rega RB300.....para o futuro :-) Reginaldo | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 15:44 | |
Tenho certeza que tal decisão ira promover comentarios e controvérsias, mas considero isto ÒTIMO, pois é mais informação e experiencia trocadas entre os foristas.
E eu serei já o primeiro a "controversariar". O fundo é útil e, quanto a mim, deve de estar lá no sitio dele. Tem é que ser feito de maneira correta. E digo que é útil pela seguinte razão. Aumenta a rigidez da estrutura, e pode levar o famoso caracol cheio de material absorvente, como é usado no novo 160. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 16:09 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 16:29 | |
| Atenção que isto é (segundo muita malta com conhecimentos aprofundados), algo de muito sério e comprovado em testes laboratoriais. E podes comprar já feito. http://www.audioservice-blank.de/RDC-Bodenplatte-fuer-Thorens-und-Linn _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: tampa fundo Sáb Set 13 2014, 17:15 | |
| Caro Antônio, estamos a falar da mesma coisa??? Veja, o fundo do thorens original é de um composto de papel prensado de baixíssima qualidade. A foto que vc mostrou mais parece ser da tampa superior onde vai o braço. Sobre rigidez, seria plausivel se fosse no original cujo plinto é uma casca, mas neste meu, o plinto é super robusto, um tanque de guerra. na seria uma tampa de madeira ou este composto ( me esqueci o nome que usamos no Brasil) que ira dar mais rigidez. Além disto, pagar €170,00 em uma tampa para o fundo do thorens TD160 me parece demais, ate porque o que ele vai agregar, usando o braço original nao acredito que dê retorno. somando tudo ....penso que ultrapassa o valor de mercado dele, mesmo levando em conta o factor emocional. Chamo a isto relação custo beneficio. Mas enfim, gostei de saber que há esta opção no mercado. Reginaldo | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 17:32 | |
- Caro Antônio,
estamos a falar da mesma coisa???
Veja, o fundo do thorens original é de um composto de papel prensado de baixíssima qualidade. A foto que vc mostrou mais parece ser da tampa superior onde vai o braço. Sobre rigidez, seria plausivel se fosse no original cujo plinto é uma casca, mas neste meu, o plinto é super robusto, um tanque de guerra. na seria uma tampa de madeira ou este composto ( me esqueci o nome que usamos no Brasil) que ira dar mais rigidez. Além disto, pagar €170,00 em uma tampa para o fundo do thorens TD160 me parece demais, ate porque o que ele vai agregar, usando o braço original nao acredito que dê retorno. somando tudo ....penso que ultrapassa o valor de mercado dele, mesmo levando em conta o factor emocional. Chamo a isto relação custo beneficio.
Mas enfim, gostei de saber que há esta opção no mercado.
Reginaldo
Sim, é mesmo o fundo e faz mesmo diferença. Foram feitas medições e o gira fica bem mais "quieto" (estável). Não necessitas de gastar os 170 euros (seu brazuca forreta ). Eu dei o exemplo, mas podes mandar fazer e fica barato. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| |
| |
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 17:42 | |
| Espiral de Fibonacc. http://en.wikipedia.org/wiki/Golden_spiral _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
greytear Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 19:13 | |
| Reginaldo,
o que eu fiz, no meu, foi um simples fundo de mdf grosso, aparafusado à estrutura do plinto. Gastei muito pouco: mdf cortada a medida + spray preto + uma hora de trabalho. E sim, a ideia é promover a rigidez estrutural.
Cumprimentos, Luis | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
Mensagens : 588 Data de inscrição : 17/03/2013 Idade : 67 Localização : Parede/Cascais
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 19:56 | |
| - greytear escreveu:
- Reginaldo,
o que eu fiz, no meu, foi um simples fundo de mdf grosso, aparafusado à estrutura do plinto. Gastei muito pouco: mdf cortada a medida + spray preto + uma hora de trabalho. E sim, a ideia é promover a rigidez estrutural.
Cumprimentos, Luis Ola, Fizeste buracos no mdf do fundo para evitar ressonancias ou é "maciço" Cumprimentos | |
|
| |
greytear Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 20:05 | |
| - PedroGV escreveu:
- greytear escreveu:
- Reginaldo,
Cumprimentos, Luis Ola,
Fizeste buracos no mdf do fundo para evitar ressonancias ou é "maciço"
Cumprimentos Pedro, o meu é maciço mesmo. ainda estive para pensar na espiral, ou fazer uns furos, mas depois de colocado, se tocava bem, não passou a tocar pior. talvez num futuro próximo encete essa empreitada da espiral.... Cumprimentos luis | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
Mensagens : 588 Data de inscrição : 17/03/2013 Idade : 67 Localização : Parede/Cascais
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 20:09 | |
| - greytear escreveu:
- PedroGV escreveu:
- greytear escreveu:
- Reginaldo,
Cumprimentos, Luis Ola,
Fizeste buracos no mdf do fundo para evitar ressonancias ou é "maciço"
Cumprimentos Pedro, o meu é maciço mesmo. ainda estive para pensar na espiral, ou fazer uns furos, mas depois de colocado, se tocava bem, não passou a tocar pior. talvez num futuro próximo encete essa empreitada da espiral.... Cumprimentos luis Ola Luis. Tu tambem mantiveste a suspensão original e puseste spikes? ou tens ou tens alterado sistema de suspensão? Mais uma pergunta se não te importas, quais celulas(ou tipo de celulas) dão se bem? braço | |
|
| |
greytear Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 20:13 | |
| - PedroGV escreveu:
- Ola Luis.
Tu tambem mantiveste a suspensão original e puseste spikes? ou tens ou tens alterado sistema de suspensão?
Mais uma pergunta se não te importas, quais celulas(ou tipo de celulas) dão se bem?
Pedro: a suspensão é a original, afinada, e uso uns spikes entre a base e o móvel onde o gira-discos assenta. A célula que tenho instalada é a goldring 1042GX, e o braço um RB300. Aos meus ouvidos a coisa já toca bastante bem. Há potencial para evolução: substituição da cablagem interna do braço, eventual substituição da célula...mas confesso que tenho prazer em ouvir o sistema a reproduzir música em vinil, pelo que ainda não dei mais passos em frente. Quando quiseres vir ouvir, estás, desde já, convidado. Um abraço, Luis | |
|
| |
| Assunto: espeiral Sáb Set 13 2014, 20:16 | |
| Pois é. O meu está a tocar muito bem sem tampa alguma e esta super rigido. Mas este negócio da espiral é uma ideia...em um futuro, sabendo-se o material dela, enfim..mexer em time que está ganhando ...:-))) | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 20:19 | |
| - greytear escreveu:
- PedroGV escreveu:
- Ola Luis.
Tu tambem mantiveste a suspensão original e puseste spikes? ou tens ou tens alterado sistema de suspensão?
Mais uma pergunta se não te importas, quais celulas(ou tipo de celulas) dão se bem?
Pedro: a suspensão é a original, afinada, e uso uns spikes entre a base e o móvel onde o gira-discos assenta. A célula que tenho instalada é a goldring 1042GX, e o braço um RB300. Aos meus ouvidos a coisa já toca bastante bem. Há potencial para evolução: substituição da cablagem interna do braço, eventual substituição da célula...mas confesso que tenho prazer em ouvir o sistema a reproduzir música em vinil, pelo que ainda não dei mais passos em frente. Quando quiseres vir ouvir, estás, desde já, convidado. Um abraço, Luis Ola Luis. O braço original não estaba bom ou colocaste o rega por ser superior? Obrigado pelo convite. | |
|
| |
greytear Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 20:22 | |
| - PedroGV escreveu:
- greytear escreveu:
- PedroGV escreveu:
- Ola Luis.
Pedro: a suspensão é a original, afinada, e uso uns spikes entre a base e o móvel onde o gira-discos assenta. A célula que tenho instalada é a goldring 1042GX, e o braço um RB300. Aos meus ouvidos a coisa já toca bastante bem. Há potencial para evolução: substituição da cablagem interna do braço, eventual substituição da célula...mas confesso que tenho prazer em ouvir o sistema a reproduzir música em vinil, pelo que ainda não dei mais passos em frente. Quando quiseres vir ouvir, estás, desde já, convidado. Um abraço, Luis Ola Luis.
O braço original não estaba bom ou colocaste o rega por ser superior?
Obrigado pelo convite.
Coloquei o Rega por ser superior. Supostamente, pelo menos | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 20:32 | |
| Da minha parte eu mantive a suspensão original, coloquei spykes na estrutura do plinto e uso uma placa de MDF entre os spykes e meu movel. O braço continua o original, embora tenham me sugerido o Rega Rb300. Entretanto já ouvi de outras pessoas que o rega não é o indicado, enfim...por hora estou satisfeito com o conjunto mas..sabem como é..o bixinho da perfeição audiofila fica a falar no pé dos nossos ouvidos :-) A celula que uso é uma grado Gold. | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 20:34 | |
| Esse teu ficou com um excelente aspecto, os meus parabens.
Cumprimentos. | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 20:36 | |
- Da minha parte eu mantive a suspensão original, coloquei spykes na estrutura do plinto e uso uma placa de MDF entre os spykes e meu movel.
O braço continua o original, embora tenham me sugerido o Rega Rb300. Entretanto já ouvi de outras pessoas que o rega não é o indicado, enfim...por hora estou satisfeito com o conjunto mas..sabem como é..o bixinho da perfeição audiofila fica a falar no pé dos nossos ouvidos :-) A celula que uso é uma grado Gold.
Desculpa a intromissão, mas não achas que seria melhor subtituir a placa de mdf por um vidro algo grosso, uns 12 ou 15mm? Cumprimentos, Pedro | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 20:53 | |
| Olá Pedro. de forma alguma é uma intromissão, afinal o objetivo do forum e compartilhar opiniões, conhecimentos e ..fracassos. A chapa que uso tem 15mm de espessura e é provisória pois vou me mudar. Entretanto ja pensei no vidro, mas os gajos da AUDIO TEAM após fazerem testes de audição e com medição por aparelhos, não recomendam o granito e nem o vidro. No momento uso este MDF com cortiça embaixo, mais a frente farei uma base de madeira+mdf mais borracha de 5-6mm com dureza SHORE de 45. Poderia, alem disto fazer uso ou combinar com SORBOTHANE ( sorbotano) ou o uso de sapatas amortecedoras que a audio team vende por 25,00 a peça.....Penso que isto talvez seja mais indicado para amplificadores a valvula ou leitores de cd high end......como vês há sempre opções e opiniões divergentes..este é nosso mundo do audio :-)))) | |
|
| |
PedroGV Membro AAP
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 21:02 | |
| Olá Reginaldo.
Desconhecia essa proba da Audioteam. Eu utilizo um vidro de 12mm que apoia sobre 4 pés de sorbothane semiesfericos e estou contente com o resultado. O gira e um Lenco L75 restaurado sem suspensão.
Esses pés de sorbothane dos que te falo encontram se no e bay ingles por vinte e poucos euros os 4.
Pensaba que pelo facto se ser muito mais rigido o vidro ou pedra do que o mdf deveria ser mais conveniente.
No caso do teu Thorens com suspensão original, o sorbothane tal vez faria o efeito de uma segunda suspensão o que suponho não seria bom.
Cumprimentos, | |
|
| |
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 Sáb Set 13 2014, 21:13 | |
| Pois é, por isto não utilizei o sorbothane no thorens ainda. Entretanto a sua solução eu utilizei, antes de ter o thorens, no meu Project RPM 5 dois discos de vidrode 12mm com 4 discos de sorbothane entre eles. E parece funcionar bem.
Creio que o nao indicação do vidro e pedra deve-se a maior propagação das vibrações, ENTRETANTO...conheço dois sites, um brazuca e outro europeu que utiliza uma base antivibratoria composta de madeira e GRANITO......e agora, para onde correr?
http://www.byknirsch.com.br/produtos-antiresson-bandstand.shtml
http://www.monoandstereo.com/2014/01/re-set-base-damping-absorbing-system.html | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Restauro do Thorens TD160 | |
| |
|
| |
| Restauro do Thorens TD160 | |
|