| Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões | |
|
+14nbunuel ViciAudio PedroGV antpaubarcar luis lopes Mário Franco Luis Filipe Goios Viniltotal dabug ducar António José da Silva fredy lore CNeves 18 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
CNeves Membro AAP
| Assunto: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 08:54 | |
| Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões
Têm aparecido aqui amigos interessados em iniciar-se, ou reiniciar-se, no vinil e para tal pedem conselho sobre o que comprar..
Pretendem tão só construir um sistema simples sem gastar muito dinheiro.
Recomendo a leitura do artigo abaixo, que serve de conselho, não só para o pessoal referido, mas também para os empedernidos aficionados do vinil.
Por vezes perdemos a perspectiva e os propósitos, e pomo-nos a gastar rios de dinheiro atrás do Graal, esquecendo-nos que esse Graal, por vezes, se encontra aqui á mãozinha de semear.
http://www.ebay.com/gds/A-Beginers-Guide-to-Turntables-and-Vinyl-/10000000020103834/g.html
As recomendações do artigo são óptimas, e quem as seguir, pode ter a certeza, que fica com um sistemas do catrino.
Eu acrescentaria só, nas cabeças, as Stanton 500 e 520 V3; e nos gira-discos, os alemães dos anos 60 e 70, casos dos Grundig, Saba e telefunken, (ainda mais baratos que os recomendados no artigo, embora não sejam tão bonitos): os Lenco, (ainda se conseguem em bom preço): e uma menção especial ao Pioneer PL12;
Boas audições
Última edição por CNeves em Dom Dez 28 2014, 11:54, editado 2 vez(es) | |
|
| |
lore Membro AAP
Mensagens : 1205 Data de inscrição : 11/07/2010 Localização : lisboa
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 10:16 | |
| Bom artigo , obrigado pela partilha ! | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 10:59 | |
| Olá
Excelente artigo. Obg. Fredie | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 11:08 | |
| É por vocês não quererem gastar os milhões que têm escondidos debaixo do colchão, que este país não anda para a frente. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 11:18 | |
| | |
|
| |
dabug Membro AAP
Mensagens : 133 Data de inscrição : 04/12/2014 Idade : 38 Localização : Loures
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 12:07 | |
| Grande artigo, para quem como eu se está a iniciar dá mesmo muito jeito este tipo de leituras | |
|
| |
Viniltotal
Mensagens : 19 Data de inscrição : 17/12/2014 Idade : 66 Localização : Coimbra
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 12:25 | |
| Concordo Artigo com informação muito útil. Mas muito importante quando adquirir itens sujeitos a transporte,é saber se o vendedor esta disposto e sabe embalar os mesmos convenientemente.
| |
|
| |
Luis Filipe Goios Membro AAP
Mensagens : 10506 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 66 Localização : Lanhelas - Minho
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 12:28 | |
| Obrigado CNeves, excelente artigo! Fácil e esclarecedor, gostei de ler. | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 16:09 | |
| Bom artigo | |
|
| |
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Dom Dez 28 2014, 17:12 | |
| informação deveras importante. | |
|
| |
antpaubarcar Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Ter Dez 30 2014, 23:15 | |
|
Boas
Apesar do meu fetish por d/d e tangenciais Technics as minhas escolhas de células foram muito parecidas AT 110, AT 440 ML Stanton 500 Pickering XV 15, acho que se esqueceram das Nagaoka..., tenho 3, uma 100 pra discos antigos e 1as passagens depois de lavados, uma 150 e principalmente uma 300 para o que é bom!!
| |
|
| |
PedroGV Membro AAP
Mensagens : 588 Data de inscrição : 17/03/2013 Idade : 67 Localização : Parede/Cascais
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qua Dez 31 2014, 17:37 | |
| Muito bom. Obrigado por patilhar | |
|
| |
ViciAudio Membro AAP
Mensagens : 494 Data de inscrição : 13/03/2012 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 02:11 | |
| Quais milhões.... Com 1000 euros, mais 100 menos 100, consegue-se comprar um sistema analógico (gira com braço, célula e pré) novo com som muito bom. É ir à loja e comprar, está tudo disponível facilmente... com maior ou menor investigação e testes, as escolhas "vitais" são relativamente simples e fáceis... e baratas para a performance que oferecem. Com cerca de 1500 euros consegue-se algo mesmo fenomenal, tão bom que a partir daí ganhos de qualidade significativos exigem investimentos a dobrar, e depois disso... a triplicar ou mais... O que me "faz impressão" é ver gente que diz que a música é a coisa mais importante da sua vida, que é amante incondicional de música, que adora vinil e não sei que mais, mas que acha que esse seu grande amor não merece um investimento mínimo para " fazer o amor" em boas condições! Não é uma "rameira" qualquer... é o nosso amor! Não falo de gente sem $$$... Muitas vezes gastam fortunas numa TV ou numa viagem a um paraíso tropical inútil e efémero (já para não falar no carro e outros símbolos de status nesta nossa terra), mas investir 200 / 300 contitos (na moeda antiga) para tratar decentemente o seu grande amor, a sua paixão, a LONGO PRAZO.... tá de chuva Não é preciso gastar fortunas, não é obrigatório gastar 5.000 euros ou 50.000 euros.... isso é para levar as coisas ao extremo, para o "último" detalhe... isso sim custa muito dinheiro. Na minha opinião não vale a pena correr riscos, andar a "deambular" pelo material vintage e usado... sim, é possível conseguir algo muito bom por 500 euros ou menos no mercado de usados (e muitas vezes do estrangeiro), com muita sorte e anos e anos de tentativas... mas valerá a pena? Justifica-se? Penso que não... o que não falta é bom material por aí, novinho a estrear, com provas dadas... | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 10:55 | |
| Discordo...Que conselho podemos dar a alguém quando temos DD da technics que podem custar em 2º mão 100 euros, aparentemente de plástico a dar barretadas a Regas que custam quase 1000 euros!
Este novo promete Onkyo Cp1050 http://www.whathifi.com/news/onkyo-introduces-new-direct-drive-cp-1050-turntable | |
|
| |
r4f4 Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 11:31 | |
| - nbunuel escreveu:
- Discordo...Que conselho podemos dar a alguém quando temos DD da technics que podem custar em 2º mão 100 euros, aparentemente de plástico a dar barretadas a Regas que custam quase 1000 euros!
Este novo promete Onkyo Cp1050 http://www.whathifi.com/news/onkyo-introduces-new-direct-drive-cp-1050-turntable Até me parece razoável, não tem nenhum preço disparatado comparando com o que custaria um vintage com as mesmas funções na sua época. A foto até podia ser de um catálogo dos 80's | |
|
| |
ViciAudio Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 14:27 | |
| Esse novo Onkyo é mesmo muito giro... dizem que vai custar menos de 500 euros Será bom? Espero que sim, gosto muito da marca. Sobre as "barretadas a Regas", enfim... parece-me uma terminologia irrealista e bastante exagerada. Há gostos para tudo e admito que se possa gostar mais de uma coisa do que de outra, é normal... mas daí a falar em "barretadas" é um manifesto exagero e introduz um factor de "trauma" nestes debates que é desnecessário e só acrescenta ruído com pouco ou nenhum conhecimento/informação... na minha opinião | |
|
| |
nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 15:25 | |
| - ViciAudio escreveu:
- Esse novo Onkyo é mesmo muito giro... dizem que vai custar menos de 500 euros Será bom? Espero que sim, gosto muito da marca.
Sobre as "barretadas a Regas", enfim... parece-me uma terminologia irrealista e bastante exagerada. Há gostos para tudo e admito que se possa gostar mais de uma coisa do que de outra, é normal... mas daí a falar em "barretadas" é um manifesto exagero e introduz um factor de "trauma" nestes debates que é desnecessário e só acrescenta ruído com pouco ou nenhum conhecimento/informação... na minha opinião
pois eu acho que não devemos ter medo de dizer as coisas como elas são, claro que é a minha opinião, como tal eu assumo toda responsabilidade.Também reafirmo que é uma opinião fundamentada não por aquilo que leio,e/ou o que me dizem, mas porque já os possuí quase todos...Os regas são bons gira discos para cima do P25, mas até esses não são grande espingarda no vector preço/qualidade...os mais baixo de gama tem um optimo braço, mas apenas isso! Ps ainda ontem vendi um Planar 2. | |
|
| |
ViciAudio Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 15:42 | |
| nbunuel, eu também não tenho medo de dizer as coisas como elas são, aliás é o que estou a fazer, de acordo com a minha opinião e com a minha experiência sobe a matéria. Certamente há-de conceder que o nbunuel não é dono da verdade absoluta... ou é? Se é, desde já as minhas desculpas por viver no seu mundo... foi sem querer Respeito a sua opinião, não dou grande valor porque não o conheço e portanto não faço a mais pequena ideia da validade da mesma, mas tenho de respeitar a sua opção pessoal em manifestar uma opinião diferente da minha. Eu apenas chamei a atenção para o exagero da sua linguagem... "barretada"? Quase parece mais que está a falar de um clube de futebol rival do que de uma marca de gira-discos, é na minha opinião um exagero, bastante irreal, e não acrescenta nada de útil. A sua experiência é a sua, e cada um poderá aproveitá-la como bem entender, por sua conta e risco. Não acho muito normal que seja uma experiência tão radicalmente má que seja de lhe chamar "barretada"... mas enfim, se calhar teve azar. Outros, muitos milhares... têm experiência bem diferente com os produtos da marca, mas no seu mundo estarão todos "embarretados", somos uns parvinhos que aqui andam... o problema é quando a música toca e toca bem, calam-se logo as clubites | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| |
| |
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 17:34 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
r4f4 Membro AAP
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 17:53 | |
| - Mister W escreveu:
- r4f4 escreveu:
- nbunuel escreveu:
- Discordo...Que conselho podemos dar a alguém quando temos DD da technics que podem custar em 2º mão 100 euros, aparentemente de plástico a dar barretadas a Regas que custam quase 1000 euros!
Este novo promete Onkyo Cp1050 http://www.whathifi.com/news/onkyo-introduces-new-direct-drive-cp-1050-turntable Até me parece razoável, não tem nenhum preço disparatado comparando com o que custaria um vintage com as mesmas funções na sua época.
A foto até podia ser de um catálogo dos 80's
Bem giro... pena ser direct drive...
E quartz lock. Aliás, pena ter motor. Já não se fazem máquinas como no tempo da grafonola | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 18:22 | |
| O quartz é bom...para reduzir o jitter.
R | |
|
| |
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 19:07 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- O quartz é bom...para reduzir o jitter.
R Não tragas os teus problemas graves para o nosso mundo perfeito. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 21:06 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Qui Jan 08 2015, 21:23 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Sex Jan 09 2015, 00:27 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões Sex Jan 09 2015, 09:22 | |
| Parece-me óbvio que um motor à manivela é mais analógico do que um com centralina electrónica. | |
|
| |
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões | |
| |
|
| |
| Sistema vinil audiófilo sem gastar 20 milhões | |
|