Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Prologue Two | |
|
+8Doug nbunuel ricardo onga-ku luis lopes Palmas lpg Stereo Riskas 12 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Riskas Membro AAP
| Assunto: Prologue Two Sáb Jan 03 2015, 12:23 | |
| Será que vale a pena? O preço é de desconfiar? http://lisboacity.olx.pt/primaluna-prologue-two-iid-464455983 | |
| | | lpg Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Seg Jan 19 2015, 15:24 | |
| - Riskas escreveu:
- Será que vale a pena? O preço é de desconfiar?
Não costumam aparecer muitos à venda no mercado de 2ª mão, o preço está dentro do valor desse mercado. Tenho um há anos..., não tenciono vende-lo | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Prologue Two Ter Jan 20 2015, 17:57 | |
| - Riskas escreveu:
- Será que vale a pena? O preço é de desconfiar?
http://lisboacity.olx.pt/primaluna-prologue-two-iid-464455983 Não há qualquer razão para desconfiar, pois é meu. Comigo quem me conhece já sabe que pode estar à vontade. O pessoal aqui também sabe que eu nem pensava vendê-lo. Comecei a pensar nisso quando surgiu um projecto para construir que me irá levar muito tempo e dinheiro, e ainda por cima agora mais difícil é... Mas enfim, que seja sempre por boas causas! Eu nem me lembrei de por aqui nos classificados, pois nem ando com muita folga para me preocupar com estas coisas... Bem haja! | |
| | | lpg Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Qua Jan 21 2015, 18:14 | |
| Que válvulas incluis na oferta? Estará certamente "como novo", sorte na venda e que o próximo o estime durante largos anos! | |
| | | Stereo Membro AAP
| | | | Palmas Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 27/05/2014 Idade : 58 Localização : Maia e Coimbra
| | | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: Prologue Two Ter Jan 27 2015, 20:24 | |
| barato ou não,....? o certo é que já não consegui ver... já foi vendido | |
| | | Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Ter Jan 27 2015, 20:27 | |
| - Palmas escreveu:
- Stereo escreveu:
- lpg escreveu:
- Que válvulas incluis na oferta?
Estará certamente "como novo", sorte na venda e que o próximo o estime durante largos anos!
As de potência eram de origem, uma delas morreu e meti-lhe uma EH, que são muito superiores! Custaram-se acima de 200€, mas valem bem o preço! Sem querer entrar na polémica de quais as melhores ou piores, substituir umas válvulas já "gastas" ou seja com emissividade abaixo do normal, por umas válvulas "fresquinhas" faz parecer sempre que as novas são melhores que as anteriores, tal como quando se troca uns pneus carecas por pneus novos... Para mim não há polémicas, há sim uma possibilidade construtiva. De facto existem por vezes equívocos em relação a uma válvula velha e uma nova, mas há que ter em conta que se trata de variação relativa. O tempo de queima também é relativo, assim como a diferença entre uma nova e uma rodada. O importante é a qualidade da mesma e apesar de enquanto nova ser muitas vezes bem diferente, o certo é que elas têm uma qualidade e normalmente nem precisam de muito tempo para revelarem as sua qualidades. Eu não conhecia estas, ou pelo menos não sabia se conhecia. Procurei as críticas, fiz a minha avaliação e foi a escolha que me pareceu mais adequada, pelo menos mais segura e dentro do orçamento. Agora o PL Prologue Tow já foi... | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Prologue Two Qua Jan 28 2015, 13:12 | |
| Eu desaconselho a aquisição dos amplificadores Prima Luna devido à elevada impedância de saída que apresentam. Como se pode ver neste gráfico, a resposta do amplificador altera-se profundamente quando este está ligado a um par de colunas (e será diferente para cada par de colunas que a ele for ligado): PrimaLuna ProLogue Premium A linha preta representa a resposta quando o amplificador está ligado a uma "carga fictícia" e as restantes representam a resposta "sem carga" a 8, 4 e 2 ohms. Como não existem colunas que apresentem uma carga constante ao longo da banda é uma marca a evitar... R | |
| | | Palmas Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 27/05/2014 Idade : 58 Localização : Maia e Coimbra
| Assunto: Re: Prologue Two Qua Jan 28 2015, 17:06 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- Eu desaconselho a aquisição dos amplificadores Prima Luna devido à elevada impedância de saída que apresentam.
Como se pode ver neste gráfico, a resposta do amplificador altera-se profundamente quando este está ligado a um par de colunas (e será diferente para cada par de colunas que a ele for ligado):
PrimaLuna ProLogue Premium
A linha preta representa a resposta quando o amplificador está ligado a uma "carga fictícia" e as restantes representam a resposta "sem carga" a 8, 4 e 2 ohms.
Como não existem colunas que apresentem uma carga constante ao longo da banda é uma marca a evitar...
R Não sabendo qual a carga ficticia é dificil avaliar. No entanto são variações inferiores a 1dB, parece-me pacifico... | |
| | | Stereo Membro AAP
| | | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Prologue Two Qua Jan 28 2015, 21:35 | |
| - Palmas escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- Eu desaconselho a aquisição dos amplificadores Prima Luna devido à elevada impedância de saída que apresentam.
Como se pode ver neste gráfico, a resposta do amplificador altera-se profundamente quando este está ligado a um par de colunas (e será diferente para cada par de colunas que a ele for ligado):
PrimaLuna ProLogue Premium
A linha preta representa a resposta quando o amplificador está ligado a uma "carga fictícia" e as restantes representam a resposta "sem carga" a 8, 4 e 2 ohms.
Como não existem colunas que apresentem uma carga constante ao longo da banda é uma marca a evitar...
R Não sabendo qual a carga ficticia é dificil avaliar. No entanto são variações inferiores a 1dB, parece-me pacifico... Para saber qual é a carga basta "clickar" em "carga fictícia" http://www.stereophile.com/reference/60/ E se os meus olhos não me enganam a variação na zona mais sensível do ouvido passa de +1dB a -1,2dB... Mais uns exemplos PrimaLuna DiaLogue Premium - output impedance 8ohm tap 4,3 ohms PrimaLuna DiaLogue Premium, KT120s, 4 ohm tap PrimaLuna DiaLogue Premium, KT120s, 16 ohm tap - Prima Luna Prologue One - output impedance 8 ohm tap 5,8 ohms Prima Luna Prologue One, 4 ohm tap Prima Luna Prologue One, 8 ohm tap - PrimaLuna DiaLogue Seven - output impedance 8 ohm tap 4,3 ohms PrimaLuna DiaLogue Seven, ultralinear, 4 ohm tap PrimaLuna DiaLogue Seven, triode, 4 ohm tap
Última edição por ricardo onga-ku em Qua Jan 28 2015, 21:38, editado 1 vez(es) | |
| Assunto: Re: Prologue Two Qua Jan 28 2015, 21:37 | |
| - Stereo escreveu:
- Isto lembra-me a velha «máxima» «se mede bem soa bem...», que sempre contestamos.
Essa máxima está errada...na minha opinião devia ser "se mede bem ouvimos o sinal, se mede mal ouvimos o equipamento". R | |
| | | Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Qui Jan 29 2015, 21:02 | |
- Stereo escreveu:
- Isto lembra-me a velha «máxima» «se mede bem soa bem...», que sempre contestamos.
Essa máxima está errada...na minha opinião devia ser "se mede bem ouvimos o sinal, se mede mal ouvimos o equipamento".
R O que quero dizer é que a medição não coincide com a qualidade sonora. Tal como acontece neste caso, como noutros, que não está em causa a marca, mas certos modelos. Um caso parecido é a Pass Labs, em que já ouvi uns quantos que não me agradaram, mas há outros que!... O SE normalmente não tem grandes medições, no entanto eu não os dispenso... Isto não quer dizer que sejam todos bons, mas... | |
| | | Palmas Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Sex Jan 30 2015, 02:28 | |
| - Stereo escreveu:
- Stereo escreveu:
Essa máxima está errada...na minha opinião devia ser "se mede bem ouvimos o sinal, se mede mal ouvimos o equipamento".
R O que quero dizer é que a medição não coincide com a qualidade sonora. Tal como acontece neste caso, como noutros, que não está em causa a marca, mas certos modelos. Um caso parecido é a Pass Labs, em que já ouvi uns quantos que não me agradaram, mas há outros que!... O SE normalmente não tem grandes medições, no entanto eu não os dispenso... Isto não quer dizer que sejam todos bons, mas... Se mede mal e soa bem talvez estejamos a medir os parametros errados ou os valores medidos não deverão ser considerados de maus. | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Sex Jan 30 2015, 09:17 | |
- Stereo escreveu:
R Ahaha, nem mais O problema é que é muito mais difícil amplificar o sinal do que inventar o sinal! mas há quem goste dos classe A!! | |
| | | Doug Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Sex Jan 30 2015, 09:28 | |
| | |
| Assunto: Re: Prologue Two Sex Jan 30 2015, 10:23 | |
| - Palmas escreveu:
- Stereo escreveu:
- Stereo escreveu:
R O que quero dizer é que a medição não coincide com a qualidade sonora. Tal como acontece neste caso, como noutros, que não está em causa a marca, mas certos modelos. Um caso parecido é a Pass Labs, em que já ouvi uns quantos que não me agradaram, mas há outros que!... O SE normalmente não tem grandes medições, no entanto eu não os dispenso... Isto não quer dizer que sejam todos bons, mas... Se mede mal e soa bem talvez estejamos a medir os parametros errados ou os valores medidos não deverão ser considerados de maus. Está mais do que provado que distorção harmónica "soa" agradável para algumas pessoas mas apesar disso os valores são errados de um ponto de vista técnico; trata-se de uma distorção do sinal. R | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Sex Jan 30 2015, 10:39 | |
| | |
| Assunto: Re: Prologue Two Sex Jan 30 2015, 10:44 | |
| Quase todos os S.E.T. devem/têm de ser usados band-passed a alimentar altifalantes sensíveis (>100dB); só assim se conseguem evitar elevados níveis de distorção harmónica e os efeitos negativos da interação com a carga produzida pelos altifalantes.
Um exemplo: http://www.audiopt.net/t7158-sistema-onken-escuta
R | |
| | | lpg Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Sex Jan 30 2015, 13:28 | |
| - Stereo escreveu:
Agora o PL Prologue Tow já foi...
O novo dono adquiriu um bom amp a bom preço e estará certamente a desfrutar de longas horas de prazer "desmedido"! Sucesso nesse novo projecto! p.s. Ele existem os que só respiram o ar da vida após medirem a qualidade do mesmo, normalmente vivem sufocados...! Outros respiram-no e depois logo se vê e normalmente desfrutam mais..., da vida! | |
| | | Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Sex Jan 30 2015, 21:29 | |
| - lpg escreveu:
- Stereo escreveu:
O novo dono adquiriu um bom amp a bom preço e estará certamente a desfrutar de longas horas de prazer "desmedido"!
Sucesso nesse novo projecto!
p.s. Ele existem os que só respiram o ar da vida após medirem a qualidade do mesmo, normalmente vivem sufocados...! Outros respiram-no e depois logo se vê e normalmente desfrutam mais..., da vida! Obrigado. Defacto, estou-me nas tintas para as medições!... Para mim, ou dá prazer ouvir, ou não. Ouvir os aparelhos ou... É uma presunção. Eu não faço ideia de quais as medições do que tenho agora, mas mais que nunca não ouço senão as gravações!... Aliás, já tenho dito que agora ouço mesmo as gravações, com todos os seus defeitos... desde a gravação, ao suporte, passando pelas misturas... Isto, se é ouvir os aparelhos, não importa mesmo nada, pois é mesmo isto que quero! | |
| Assunto: Re: Prologue Two Sáb Jan 31 2015, 11:22 | |
| - lpg escreveu:
- Stereo escreveu:
O novo dono adquiriu um bom amp a bom preço e estará certamente a desfrutar de longas horas de prazer "desmedido"!
Sucesso nesse novo projecto!
p.s. Ele existem os que só respiram o ar da vida após medirem a qualidade do mesmo, normalmente vivem sufocados...! Outros respiram-no e depois logo se vê e normalmente desfrutam mais..., da vida! Existem pessoas mais exigentes do que outros, é só isso. Para mim um sistema de reprodução doméstica de música gravada deve ser de alta fidelidade mas isso não me impede de sentir prazer a estar música nas colunas do PC ou num pequeno rádio mono... Tenho a certeza que a maioria dos audiofilos não aceitaria um televisor que produzisse os níveis de distorção de alguns equipamentos de audio. A questão é que a fidelidade do som é muito mais difícil de avaliar do que a da imagem. Mas admito que são raras as gravações de pop ou rock que necessitam de uma reprodução de alta fidelidade, muitas delas "precisam" mesmo de alguns condimentos para serem digeridas.
Última edição por ricardo onga-ku em Sáb Jan 31 2015, 19:31, editado 2 vez(es) | |
| | | Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Prologue Two Sáb Jan 31 2015, 12:27 | |
- Mas admito que são raras as gravações de por ou rock que necessitam de uma reprodução de alta fidelidade, muitas delas "precisam" mesmo de alguns condomínios para serem digeridas.
Sem dúvida, alta fidelidade de quê?... As melhores obras de sempre do Rock e Pop,s são más gravações de origem, de propósito critério ou não. | |
| | | vandergraaf
| Assunto: Re: Prologue Two Seg Fev 09 2015, 16:27 | |
| Viva.
A respeito dos Primaluna, durante 3 anos tive um conjunto Prologue 3 e power 5 com Proac Studio 140.
Apesar de ser um sistema sugerido pelo importador ( nao comprei na loja nem o sistema foi montado ao mesmo tempo, nem teve influencia na escolha) só quando vendi os Primaluna e comprei um integrado Chord usado (pelo preço que vendi os Primaluna) é que tive noção do como eram maus. Sem falar que tive valvulas da JJ TAD EH, experimentei varias 12au7 e 12ax7, troquei as kt88 por 6550, el34 e ate 6L6.
O pré ainda se safa sem ser brilhante, mas o P5 é mau, simplesmente. Como o adquiri primeiro, esteve ligado 1 ano a outro pré (transistores) até que decidi a compra do Prologue3. O som melhorou em comparação, mas em termos absolutos o som caracteriza-se por ser forte na batida e nas vozes, mas confuso, pouca separaçao imstrumental, sem agudos, e baixo de uma nota só e com elevada distorção na ultima metade do volume.
Tambem os ouvi com Proac D2 e Sonus Faber Grand Piano Domus.
Sinceramente, cá em casa nao entram mais.
E o estigma de que as Proac tocam bem é com valvulas é treta. Tocam bem se o amplificador for bom, pudera. Para mim não passa de uma desculpa para vender amps a valvulas que não se aguentam com um bom integrado a transistores.
| |
| | | Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Prologue Two Seg Fev 09 2015, 20:06 | |
| - vandergraaf escreveu:
- E o estigma de que as Proac tocam bem é com valvulas é treta. Tocam bem se o amplificador for bom, pudera. Para mim não passa de uma desculpa para vender amps a valvulas que não se aguentam com um bom integrado a transistores.
Será que eles dizem isso das colunas pelo facto de serem colunas com sensibilidade alta? Estou a perguntar isto por não ser um grande entendido na matéria. Um abraço | |
| | | vandergraaf
| Assunto: Re: Prologue Two Seg Fev 09 2015, 21:05 | |
| Fernando, durante muitos anos as Proac tinham um som mto puxado nos extremos e as valvulas amaciavam e enchiam a gama media, mas desde que a série de topo perdeu o nome Response e surgiram as D que não se justifica e é limitar o potencial das colunas. Chama-se a isso facilitismo, é obrigação do cliente pedir para ouvir outras marcas e do lojista testar sem preconceitos outros casamentos, de forma a conhecer na realidade a coluna e aconselhar melhor o cliente. O que se passa é empurrar e desmotivar o cliente ( nao me refiro ao importador em Portugal ATENÇAO) para não ouvir outras possibilidades. Acontece com ouras marcas, que por fazerem parte do mesmo consorcio, os distribuidores acabam por casar marcas. Ex: Rotel+ bw600 ou Classe+bw800. As Proac actuais são colunas facilimas de por a tocar, a partir de 10 watts ja tocam, tenho um nuforce icon amp com 18w classeD que ja fazia as delicias de muita gente combinado com as studio 140, mas com o Chord CPM2600 (esta um a venda igual no OLX por 1750€) posso fazer uso do volume em toda a escala sem que elas sem queixem, e tem 91db e o chord tem 120w a 8ohm. O primaluna com os seus 38w nem valia a pena puxar do meio pa frente porque ele tocar alto toca e força nao falta, mas é aquilo que ja disse. Qualquer Nad ou Rotel de 500€ toca melhor. E as Proac nao tem que sofrer com maus casamentos. Haja coragem e vontade para mudar preconceitos e vontade em conhecer melhor o valor real dos produtos. Mas o mais engraçado, era na altura que os tinha e ia a uma das lojas audio em Lisboa, quem la estava a trabalhar diziam-me logo que nao gostavam deles e apontavam defeitos que reconheço hoje como verdadeiros, mas qd se compra sem ouvir com atenção faz-se asneira, como eu. Malditas reviews da revistas americanas. Felizmente venderam-se e o Chord veio resolver tudo. | |
| | | Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Ter Fev 10 2015, 23:24 | |
| vandergraaf, Eu também tenho esse problema com o mundo dos conceitos e da publicidade... Mas aqui estará outra coisa em causa. As Proac são umas colunas «esquisitas», não gostam da maioria dos equipamentos. No caso, também é de exigir demais, porque as colunas são um pouco duras!... É certo que o PL é sensível às colunas e mudando de 8 Ohm para 6 Ohm, numas colunas de 8 Ohm, por exemplo, pode revelar diferenças mais ou menos positivas, apesar de o normal ser dar «o seu a seu dono». No entanto, posso afirmar que ouvi várias colunas e do PL nada a dizer, sempre a surpreender pela positiva. Qualquer aparelho que se ligava era uma delícia e quanto melhor a fonte... mais se revelava. Inclusive, mereciam bem umas EAT, só que eram caríssimas!... Não estou a dizer que é um super aparelho nem estou a falar da marca, mas de alguns modelos e da linha Prologue. Enfim, a Chord também nunca me seduziu, mas isto não quer dizer que não lhe reconheça os seus atributos. Isto lembra-me uma ou outra marca, que mesmo que pudesse comprar certos aparelhos, duvido que o fizesse! Um caso curioso é precisamente o que tenho a bombear, que é o Pass Labs A5 em mono-blocos feito em casa. Dos que ouvi da marca, e de fábrica, também não me convenceram. Enfim, um caso pontual, talvez me merecesse mais atenção, só isso. No entanto, se há crítica, também devemos «estudar» a mesma, e foi isso que me levou a pegar neste projecto, e claro, estou muito satisfeito! | |
| | | fifas Membro AAP
| Assunto: Re: Prologue Two Ter Abr 21 2015, 15:51 | |
| Boa tarde. Tive durante 2 anos um prologue 2 (adquiri usado) com proac 140 mk2. Adorei. Gostava muito dos médios. Tive durante 2 anos um dialogue 2 (adquiri usado com troca pelo prologue e mais uns euritos). Gostei mais do que do prologue. Pareceu-me acrescentar "controlo". Acrescentei válvulas EAT e tung sol kt120 e "timbre" dos instrumentos reproduzidos ficou mesmo a meu gosto... Neste momento continuo nas válvulas... mas já não tenho os primaluna. | |
| | | Stereo Membro AAP
| | | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Prologue Two | |
| |
| | | | Prologue Two | |
|