| Melhores máquinas fotográficas vintage | |
|
+2António José da Silva CNeves 6 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
CNeves Membro AAP
| Assunto: Melhores máquinas fotográficas vintage Seg Jan 12 2015, 19:13 | |
| Caros amigos Um amigo meu descobriu agora o prazer de manusear, e tirar fotografias com uma máquina fotográfica vintage. Começou a comprar e a fazer asneiras: de modo que achei por bem fazer-lhe um resumo sucinto das máquinas que devia comprar. Este resumo reflete tão só a minha opinião, embora a maioria das máquinas referidas sejam incontornáveis em qualquer parte do mundo. Aqui vai: Um iniciado de máquinas fotográficas analógicas tem obrigatoriamente de ter: Históricas 35mm Reflex:Nikkormat original: não as modernas como a EL, e por aí fora. Pentax Spotmatic.Estas duas, têm uma dimensão histórica imensa: foram durante muito tempo as máquinas mais desejadas pelos amadores da altura. Para além disso, são de uma robustez absoluta: tiram fotos no Equador ou nos polos: e se dispensar o medidor de luz, pode atravessar-se um rio com elas debaixo de água; pô-las a secar; e quando secas, voltam a trabalhar como se nada fosse. Nesta mesma linha está a: Minolta SRT 101: embora sendo melhor, não tem dimensão histórica das outras duas. Melhor 35mm ReflexMinolta XD-7: simplesmente a máquina mais agradável de se utilizar e fotografar. Históricas “Rangefinder”Leica Barnak: as Leica originais: mais de 50% das fotos de referencia do mundo foram tiradas com esta máquina. Leica M: a continuação da lenda: a mais conhecida é a M3: a melhor a M4P, sem contar claro com as versões atuais. Kodak Retina: tem a melhor lente alguma vez colocada numa máquina fotográfica: fotografias a preto e branco tirada com aquilo, parecem que têm relevo; parecem 3D. As melhores são a IIa e IIC Melhor Rangefinder popular.Canon Canonet: tira fotografias espantosas; e com uma facilidade espantosa: não é necessário mais. Melhor Rangefinder popular de bolsoOlympus RC: fotos tão boas como a Canonet; sem a agradabilidade de Canon; mas muito mais pequena: cabe num bolso. Rollei 35:não é rangefinder; não é popular, (para tirar fotos tem-se que ter conchecimentos), mas é de bolso. Tira fotografias espantosas. Para ti a coisa acaba aqui. Mas quem gosta de médio formato ainda há. Médio formato históricas e simultaneamente as melhores. Hasselblad.
Rolleiflex.Desta última há imensas cópias, todas boas, sendo as melhores, as da Minolta e a Yashica. Boas fotos.
Última edição por CNeves em Seg Jan 12 2015, 22:04, editado 2 vez(es) | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Seg Jan 12 2015, 19:33 | |
| Belo tema e que também gosto muito. Arranja ai as fotos correspondentes ás máquinas que enumerastes. (vou aproveitar, e colocar este teu tema no fórum certo). _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Seg Jan 12 2015, 21:27 | |
| Obrigado pelas preciosas informações César ! A fotografia analógica deve ser um mundo fantástico ! | |
|
| |
antpaubarcar Membro AAP
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Seg Jan 12 2015, 22:39 | |
|
Boas,
No campo das reflex, não esquecer as Olympus da OM1 À OM4, as PENTAX, para além da Spotmatic que foi a minha primeira reflex em 1972, das ME SUPER da ME F uma das primeiras de focagem automática até à profissional LX e as incontornáveis NIKON F, 1, 2 e 3; tenho umas 19 ou 20 destas 3 marcas e, apesar de não apreciar, também as CANON...e muitas outras!
Não esquecer também o grande fabricante de lentes TAMRON, que ainda existe, e que no analógico tem lentes fantásticas como as da série ADAPTALL 2 em que se pode escolher o encaixe para qualquer marca de corpo!
Eu continuo a fazer fotografia analógica, P & B, cor e slide.
Parece que a fotografia analógica também está a renascer!
| |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Seg Jan 12 2015, 22:52 | |
| - antpaubarcar escreveu:
Parece que a fotografia analógica também está a renascer!
Ainda bem, hobby fantástico. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Seg Jan 12 2015, 23:24 | |
| Curiosamente algumas dessas maquinas ainda saem por preços acessíveis :
http://www.ebay.co.uk/itm/Kodak-Retina-35mm-camera-with-Xenar-5cm-F3-5-Scneider-Lens-/171177278670?pt=UK_Photography_VintageCameras_SM&hash=item27daf5fcce
http://www.ebay.co.uk/itm/Canon-canonet-QL17-Film-camera-SN428810-/131396470706?pt=Film_Cameras&hash=item1e97d707b2
http://www.ebay.co.uk/itm/Rollei-35S-camera-with-Sonnar-40mm-1-2-8-/261724710904?pt=UK_Film_Cameras&hash=item3cf00227f8
http://www.ebay.co.uk/itm/VINTAGE-MINOLTA-XD7-AND-LENES-MINOLTA-VIVTAR-FLASH-CASE-ETC-/111571900867?pt=UK_Photography_VintageCameras_SM&hash=item19fa3419c3
http://www.ebay.co.uk/itm/Nikon-Nikkormat-FT-N-SLR-Film-Camera-Nikkor-H-50mm-F2-Lens-/141531153926?pt=UK_Film_Cameras&hash=item20f3ea0606 | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 08:46 | |
| Acho que a minha fiel companheira de muitas viagens já se pode considerar vintage: Contax RXhttps://www.youtube.com/watch?v=K42g4r9Gtbw https://www.youtube.com/watch?v=MAlmS_S7k8k | |
|
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 09:18 | |
| A Contax (Kyocera) também fabricava uma máquina manual equivalente à Nikon FM2: Contax S2Um sistema de médio formato com focagem automática: Contax 645Um sistema rangefinder com focagem automática: Contax G2E dois corpos compactos: Contax T3Mais tarde lançou um sistema reflex com focagem automática mas pouco depois apareceu a fotografia digital; a marca ainda fabricou um corpo digital mas os elevados custos de pesquisa, desenvolvimento e produção levaram com que Kyocera abandonasse o ramo da fotografia: Contax N1O controlo de qualidade no fabrico das lentes de focagem automática era tão apertado que cerca de uma em cada 8 lentes era recusada, o que elevava os preços a valores astronómicos. Era uma marca muito inovadora, que inventou soluções técnicas muito interessantes como a personalização de características ( custom functions) na RX, o auto-bracketing na 167mt, uma câmara de vácuo para manter o filme completamente plano na RTS3 ou o Pre-Flash Spot Meter no mesmo corpo, um corpo que focava não com a lente mas deslocando o filme (AX), ou o primeiro sistema rangefinder com focagem automática, tudo isto com o intuito de produzir corpos que permitissem explorar a qualidade das lentes Zeiss. | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 13:02 | |
| Existem muitas máquinas espetaculares e lindas. Algumas dos antigos países de Leste também são bastante boas. Eu tenho uma velha Canon A. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 13:34 | |
| A minha primeira camara foi esta Minolta XG-1 e mais tarde comprei uma Leica C-11 aps. Ainda as tenho comigo. | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 13:43 | |
| - Milton escreveu:
- ... e mais tarde comprei uma Leica C-11 aps.
Deves de ter a mania deves. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 14:54 | |
| Já vi que aqui no forum é tudo pessoal que se “trata bem”. As máquinas indicadas são todas "fruta da boa": algumas mais carotas que outras, as Contax, por exemplo, fazem tremer qualquer um : mas são também a nata da nata; Mas são todas do melhor. Boas fotos | |
|
| |
Milton Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 15:41 | |
| A minha primeira máquina fotográfica foi uma Asahi Pentax Spotmatic que pertencia ao meu pai. Pouco tempo depois substitui-a por uma Minolta: Minolta X-700À Minolta seguiu-se a minha primeira Contax que depois passou a corpo de back-up carregado com HP5 a Ilford: Contax 167mtTambém passaram pelas minhas mãos uma rangefinder de lente fixa: Konica HexarE uma compacta de lente fixa: Ricoh GR1v | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 16:24 | |
| Então, vou colocar aquela com que me iniciei (totalmente manual) e que tirou as mais belas fotos que eu alguma vez vi numa câmara. A marca não vos deve de dizer nada, mas a qualidade, essa é indiscutível. Até eu consegui coisas fabulosas. Trata-se da russa Zorki. Não me lembro do modelo, mas é algo muito parecido com isto. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 19:41 | |
| A Minolta X700 é uma grande máquina: uma grande máquina sem dúvida: também tenho uma. Claro que a Contax, só a tive em desejos. A Minolta X700, no papel, é mais evoluída que a XD-7: tem um sistema de medição de luz, que, na altura, era o mais moderno que existia. Contudo, como já é muito mais plastificada, não é tão agradável ao tacto como a XD-7; e sobretudo não tem a ergonomia e a agradabilidade de operação desta última. Na XD-7, uma criança pega naquilo e intuitivamente, e rapidamente, se torna um expert. A máquina obriga a aprender; e com prazer. A Minolta XD-7 é realmente uma máquina do catrino.Boas fotos
Última edição por CNeves em Ter Jan 13 2015, 22:05, editado 1 vez(es) | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 19:55 | |
| http://www.ebay.co.uk/itm/Minolta-XD7-camera-body-Minolta-MD-mount-/261728026279?pt=UK_Film_Cameras&hash=item3cf034bea7 _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 20:09 | |
| E aqui, a funcionar e com muitos extras.
http://www.ebay.co.uk/itm/Minolta-XD7-and-accessories-/141530188917?pt=UK_Photography_VintageCameras_SM&hash=item20f3db4c75 _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 20:11 | |
| - CNeves escreveu:
- Claro que a Contax, só a tive em desejos.
Eu tive a sorte de trabalhar em Macau onde o material da Contax era vendido a 1/3 do preço que se pagava na Europa (e o salário era 4x mais elevado). Bons tempos. R | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 20:19 | |
| Quem quiser experimentar, não se arrepende de certeza. Fotos de uma qualidade invulgar. Câmara de grande robustez.
http://www.ebay.co.uk/itm/ZORKI-4-35MM-FILM-RANGEFINDER-CAMERA-JUPITER-8-2-50-LENS-EXCELLENT-CONDITION-/251785908602?pt=UK_Film_Cameras&hash=item3a9f9c117a _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 20:48 | |
| Por esse preço há câmaras boas. ... Esta era considerada a câmara escola quando comecei a fotografar: http://www.ebay.co.uk/itm/Pentax-K1000-50-mm-f-2-lens-35mm-SLR-Film-Camera-/161557771685?pt=UK_Film_Cameras&hash=item259d97f5a5 | |
|
| |
| |
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 21:07 | |
| O problemas das máquina russas era o controle de qualidade daquilo. Uma pessoa comprava uma; se o gajo que tinha feito o controle de qualidade, não tinha bebido muita votka, a máquina era quase, quase, quase uma leica: um quase grande, .....mas quase. Se pelo contrário estivesse muito frio; a empregada da limpesa fosse bonita e colorida ; estava tudo lixado: a rebaldaria tinha prioridade sobre o controle de qualidade, e aquilo, á primeira disparadela, partia. E ainda hoje é um bocado assim. De modo, que antes tinha de se comprar três máquinas, para ter uma probabilidade elevada de ter uma boa. Hoje, como a coisa melhorou, convêm comprar duas. Com as lentes é exatamente a mesma coisa, mas como não têm tantas partes móveis, na generalidade as lentes russas são muito boas: claro que há sempre o risco de a que comprarmos ter sido de um lote, em que a festa do russo foi de arromba. Boas fotos | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 21:10 | |
| Tive sorte na máquina, tira fotos deslumbrantes a todos os níveis. Na altura, um amigo meu com uma Canon todo topo de gama, ate torcia os olhos. As dele nem se aproximavam e o gajo gastou vários ordenados na máquina. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 21:14 | |
| Uma grande atenção.
O ponto de focagem das lentes russas é diferente da Leica. Ao utilizar lentes russas na leica tem de se trabalhar com aberturas, pelo menos medianamente elevadas, para não correr o risco da “menina” ficar desfocada. Boas fotos | |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 21:20 | |
| - AJS escreveu:
- Na altura, um amigo meu com uma Canon todo topo de gama, ate torcia os olhos. As dele nem se aproximavam e o gajo gastou vários ordenados na máquina.
Isto é verdade. As máquinas russas eram Leica. Os russos transferiram as fábricas Leica da Alemanha de leste para a Rússia, e desataram a fazer máquinas e lentes. O problema era os materiais, um pouco menos bons, mas bons na mesma; e o tal controle da qualidade. Boas fotos | |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 13 2015, 21:35 | |
| - CNeves escreveu:
- ... e o tal controle da qualidade.
Boas fotos O que com tanta russa boa, é mais do que normal. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 20 2015, 12:53 | |
| O CNeves não pára de surpreender tal é a abrangência dos seus conhecimentos. Ele é charutos, arte, máquinas fotográficas, automóveis, gira-discos, agulhas MM... e certamente muitos mais... Mas que belo apontamento... porventura digno de um site como o do Stefano Pasini... | |
|
| |
CNeves Membro AAP
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 20 2015, 19:19 | |
| São as palavras de um amigo.
Bem haja
| |
|
| |
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage Ter Jan 20 2015, 19:20 | |
| - CNeves escreveu:
- São as palavras de um amigo.
Bem haja
Só pode. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Melhores máquinas fotográficas vintage | |
| |
|
| |
| Melhores máquinas fotográficas vintage | |
|