| Nova aquisição - Technics RS-AZ6 | |
|
+6nicodemes johnnys14 PALUSE Milton fredy António José da Silva 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Wolfgangvondi Membro AAP
Mensagens : 137 Data de inscrição : 17/10/2014 Idade : 44 Localização : Carcavelos
| Assunto: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qua Fev 18 2015, 22:15 | |
| Viva, Hoje adquiri um Technics RS-AZ6. É um deck de 3 cabeças cuja a cabeça de leitura pelo que percebi/li é uma "Amorphous-Z" (termo da technics) ou também conhecida por "Magneto-Resistive Head" imagens: Infelizmente tem um canal de som avariado. Tanto usando colunas como usando fones. No entanto, tenho uns fones (muito muito antigos) que tem volume individual em cada canal, e se levantar o volume ao máximo e baixar o volume do lado/canal que funciona.. ouve-se baixinho a musica no canal que esta avariado... eu que não percebo nada disto... será o "chip" que faz a amplificação do canal que avariou e como tal o sinal é transmitido sem qualquer amplificação? Para quem for mais entendido... valera a pena investir no arranjo? Ou o deck já por sí não é especialmente interessante? Obrigado | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 19 2015, 15:34 | |
| Eu não conheço, mas se as cabeças são idênticas ás que tenho no meu Sony (Laseramorphous Head), têm a fama de ser quase indestrutível. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 19 2015, 16:01 | |
| Olá Não conheço esse deck da Technics, alguns anos atrás um amigo comprou um Technics na altura topo de gama e era muito bom. Isso é capaz de ser uma avaria simples... digo eu... para quem percebe??? Já limpaste as cabeças??? Com um bocadinho de sorte é apenas a cabeça suja???
Fredie | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
Mensagens : 137 Data de inscrição : 17/10/2014 Idade : 44 Localização : Carcavelos
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 19 2015, 16:17 | |
| Viva,
Não sei se será o mesmo tipo de cabeça que o António refere. Esta sei que não pode ser desmagnetizada em nenhuma circunstancia, pois irá "destruir" de imediato a funcionalidade da mesma. (até há avisos sobre isso no próprio deck) O mesmo acontece com a cabeça do seu Sony?
fredy, passei com muito cuidado (e medo : P ) um cotonete humedecido em alcool na cabeça mas, o prbl persiste. Mas de resto tudo parece estar Ok e muito bem conservado. Tem uma velocidade de FFW e RW brutal ! oO Por isso creio que pelo menos os motores estão a 100%
Entretanto encontrei na net num forum internacional uma "review" sobre o AZ7 (não sei se posso colocar aqui o link) que no fundo é basicamente o meu deck, mas mais caro, e com os componentes mais Xpto. Acabei por me inscrever no dito forum, e assim que me derem permissão para fazer posts (tem de ser dada por um adm) vou ver como é que está o meu "english" em escrita : )
edit: Link sobre o technics RS-AZ7
Última edição por Wolfgangvondi em Qui Fev 19 2015, 16:42, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 19 2015, 16:24 | |
| - Wolfgangvondi escreveu:
Entretanto encontrei na net num forum internacional uma "review" sobre o AZ7 (não sei se posso colocar aqui o link) ...
Podes pois ! E também podes lá meter o link deste tópico para ele verem as fotos... | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 19 2015, 17:30 | |
| Bom,
Decidi levar o deck a quem perceba disto antes que eu estrague alguma coisa com a curiosidade. Se o arranjo não for nada de mais, parece-me que vale a pena pelo que entretanto fui lendo na net. Já combinei leva-lo à "oficina" amanha. Vamos ver no que dá. | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 19 2015, 18:31 | |
- Bom,
Decidi levar o deck a quem perceba disto antes que eu estrague alguma coisa com a curiosidade. Se o arranjo não for nada de mais, parece-me que vale a pena pelo que entretanto fui lendo na net. Já combinei leva-lo à "oficina" amanha. Vamos ver no que dá. Normalmente, é o melhor. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Fev 20 2015, 02:21 | |
| | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Fev 20 2015, 11:17 | |
| Loop? Não sei ao que se refere concretamente Paluse.
Mas se colocar o deck em source, e selecionar por exemplo radio no amp, o deck parece captar o sinal dos dois canais perfeitamente bem. Experimentei a gravar um bocado para uma cassete e de seguida a ouvir a gravação no meu deck de cassetes da yamaha, e a gravação estava boa. (No technnics continuava com um canal mau...)
edit: Quando à desmagnetização, sim estou ciente que não pode ser feita. O deck tem um aviso escrito no próprio deck, mas obrigado pelo "heads up" : ) | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Fev 20 2015, 14:56 | |
- Loop? Não sei ao que se refere concretamente Paluse.
Mas se colocar o deck em source, e selecionar por exemplo radio no amp, o deck parece captar o sinal dos dois canais perfeitamente bem. Experimentei a gravar um bocado para uma cassete e de seguida a ouvir a gravação no meu deck de cassetes da yamaha, e a gravação estava boa. (No technnics continuava com um canal mau...)
edit: Quando à desmagnetização, sim estou ciente que não pode ser feita. O deck tem um aviso escrito no próprio deck, mas obrigado pelo "heads up" : ) Se ajustar o nível do sinal proveniente de uma fonte para o deck, tendo "Monitor" na posição "Source - (Fonte)", verifica se a saída do deck tem os dois canais com sinal. Isto que eu refiro é um "Loop" e serve para excluir o estágios finais do circuito de saída de terem alguma avaria, se a saída funcionar. Desta forma ficam de modo geral, para confirmação os estágios antes do circuito de Dolby (Leitura), até à cabeça de leitura... Boa sorte. P.S. Estive a "espiolhar" o esquemático e o estágio de leitura é mais extenso que o normal, sendo o AZ-6 mais simples, estando as cabeças de leitura a excitar diretamente o opamp. Mas também tem um circuito de polarização que tem de estar ajustado...Este aparelhos da Matsushita tem muita eletrónica integrada e proprietária da marca, saindo fora da oferta popular de componentes! | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Fev 20 2015, 16:39 | |
| Paluse,
Muito obrigado pelo interesse e explicações, mas de facto está visto que a intervenção necessária esta completamente fora das minhas capacidades. Acabei de entregar o deck a mãos mais experientes. Agora é aguardar pelo diagnostico e ter a esperança de que não seja a cabeça de leitura que tenha ido à vida : / | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| |
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Dom Fev 22 2015, 00:32 | |
| Viva Paulse,
Por acaso hoje tive a noticia que de facto é a cabeça de leitura que não está boa. Mas por outro lado, deu-se um pequeno milagre, é que entreguei um Technics RS AZ6 mas, se tudo correr bem, vai sair de lá um Technics RS AZ7. Ha pois é... melhor do que isto não é possível. Bendita avaria.
Até estou tentado a ver se "facilito" o aparecimento de algumas avarias ao material residente cá em casa a ver se há mais transformações destas : P | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Dom Fev 22 2015, 00:51 | |
- Viva Paulse,
Por acaso hoje tive a noticia que de facto é a cabeça de leitura que não está boa. Mas por outro lado, deu-se um pequeno milagre, é que entreguei um Technics RS AZ6 mas, se tudo correr bem, vai sair de lá um Technics RS AZ7. Ha pois é... melhor do que isto não é possível. Bendita avaria.
Até estou tentado a ver se "facilito" o aparecimento de algumas avarias ao material residente cá em casa a ver se há mais transformações destas : P Boas. Não sei se é melhor mudar o op-amp do circuito do estágio de leitura do Z-6 e "ajeitar" os passivos da fonte e das linhas de alimentação, ou o circuito do AZ-7??!! O que importa é que te "safam" a situação... | |
|
| |
| |
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Dom Fev 22 2015, 02:14 | |
| | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Seg Fev 23 2015, 12:51 | |
| Viva,
A formula é simples.. muita sorte e boa vontade quanto baste.
Ou seja quis o destino, e a boa vontade de quem está a arranjar o deck, que essa mesma pessoa tivesse um RS-AZ7 (com a cabeça funcional), mas que esta com problemas no transporte. E então esta-me a fazer o favor de substituir o transporte do AZ7 pelo que está no meu AZ6 e vender-me o AZ7 : ) | |
|
| |
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Seg Fev 23 2015, 13:04 | |
- Viva,
A formula é simples.. muita sorte e boa vontade quanto baste.
Ou seja quis o destino, e a boa vontade de quem está a arranjar o deck, que essa mesma pessoa tivesse um RS-AZ7 (com a cabeça funcional), mas que esta com problemas no transporte. E então esta-me a fazer o favor de substituir o transporte do AZ7 pelo que está no meu AZ6 e vender-me o AZ7 : ) O útil ao agradável. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qua Fev 25 2015, 18:52 | |
| É já cá mora o technics RS-AZ7 : ) Este fim de semana já vou fazer umas experiências entre o Az7 e um KX-580 Yamaha, a ver se noto a diferença entre a cabeça "xpto" do technics em relação à do yamaha. Não podia deixar de agradecer ao user "Balthar" que me orientou na direcção certa e ao Sr. Rui Pinho que fez um excelente trabalho e ainda teve tempo e paciência para me mostrar e ensinar umas coisinhas. : ) E claro a todos os companheiros aqui do forum, que no fundo é por causa de vocês que passei de Zero decks, para três desde que me registei no forum. | |
|
| |
johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 22/02/2015 Idade : 52 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qua Fev 25 2015, 22:00 | |
| Parabéns pelo deck | |
|
| |
| |
| |
nicodemes Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 26 2015, 10:23 | |
| Depois de tentar contactar com técnico que me foi indicado, sem resultado.Poderá o caro ,Wolfgangvondi,dar-me o contacto do técnico que fez a reparação do seu aparelho? Obrigado | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 26 2015, 15:20 | |
| Viva,
Enviei-lhe o contacto por Mensagem Privada Como estou agora a ver que tem ainda poucos "post's/mensagens" no forum não tenho a certeza se consegue receber/visualizar mensagens privadas... consegue? | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 26 2015, 16:53 | |
| - nicodemes escreveu:
- Depois de tentar contactar com técnico que me foi indicado, sem resultado.Poderá o caro ,Wolfgangvondi,dar-me o contacto do técnico que fez a reparação do seu aparelho?
Obrigado O nosso companheiro Rui Pinho está registado no fórum AAP, pelo que lhe poderá enviar PM ou email | |
|
| |
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 26 2015, 16:54 | |
| - Ferpina escreveu:
- nicodemes escreveu:
- Depois de tentar contactar com técnico que me foi indicado, sem resultado.Poderá o caro ,Wolfgangvondi,dar-me o contacto do técnico que fez a reparação do seu aparelho?
Obrigado O nosso companheiro Rui Pinho está registado no fórum AAP, pelo que lhe poderá enviar PM ou email Quando chegar ás 30 mensagens. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 26 2015, 16:57 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
| |
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Fev 26 2015, 19:01 | |
| | |
|
| |
nicodemes Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Fev 27 2015, 10:54 | |
| | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Fev 27 2015, 14:42 | |
| Fico contente por poder ajudar | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sáb Fev 28 2015, 13:07 | |
| Bom, tenho estado a ouvir as minhas melhores cassetes / gravações no technics RS AZ7 e tentado comparar este ao deck de serviço que já cá tinha - Yamaha Kx 580 e a minha preferencia recai sempre sobre o deck da yamaha. A musica parece-me mais "viva". É um resultado do qual não estava muito à espera, tendo em conta que o Technics é um deck de 3 cabeças e com a tal cabeça de playback xpto. Embora a abono da verdade tenha de referir que o yamaha permite mexer manualmente no play trim, e suspeito que advenha daqui o efeito da musica mais "viva". | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sáb Fev 28 2015, 14:40 | |
- Bom, tenho estado a ouvir as minhas melhores cassetes / gravações no technics RS AZ7 e tentado comparar este ao deck de serviço que já cá tinha - Yamaha Kx 580 e a minha preferencia recai sempre sobre o deck da yamaha. A musica parece-me mais "viva".
É um resultado do qual não estava muito à espera, tendo em conta que o Technics é um deck de 3 cabeças e com a tal cabeça de playback xpto. Embora a abono da verdade tenha de referir que o yamaha permite mexer manualmente no play trim, e suspeito que advenha daqui o efeito da musica mais "viva". O Yamaha KX-580 foi um dos melhores deck de duas cabeças nos anos 90, teve até direito a uma edição especial. A função play Trim foi desenvolvida pela NAD, eu tenho um 6240 que foi precisamente o primeiro deck a trazer essa função. A vantagem do Play Trim é poder contornar a falta de afinação do azimute, podendo compensar a falta das altas frequências em gravações realizadas noutros decks. | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sáb Fev 28 2015, 15:33 | |
| hmm.. Obrigado pela info ducar. Realmente não fazia ideia que o 580 tinha sido um dos melhores decks (de duas cabeças). Nesse caso acho que me fico por ele mesmo. Visto que será então complicado bate-lo sem ser com decks dispendiosos.
E de qualquer forma não tenho nada de negativo a dizer sobre o 580. O que me levou adquirir o technnics foi mesmo curiosidade. : ) | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sáb Fev 28 2015, 19:25 | |
| Olá - Citação :
- Wolfgangvondi escreveu...
Bom, tenho estado a ouvir as minhas melhores cassetes / gravações no technics RS AZ7 As k7 que estás a ouvir no Technics foram gravadas no Yamaha ou no Technics??? é que se foram gravadas no Yamaha é perfeitamente natural que soe melhor nele. Fredie | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Dom Mar 01 2015, 15:49 | |
| Viva fredy,
De facto a maioria foi gravada no yamaha. Mas tenho aqui uma cassete que também está muito bem gravada e não foi gravada no Yamaha e o resultado é o mesmo. | |
|
| |
fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Dom Mar 01 2015, 16:03 | |
| Olá
Em mais de 90% dos casos a K7's só soam a 100% se tocadas no mesmo deck que gravou, na minha experiência ao longo dos anos, a única marca que não teve este tipo de problemas foi a Denon... de resto nunca é a mesma coisa. Para tirares as dúvidas deves gravar o mesmo disco nos 2 deck's em K7's iguais e sem qualquer dolby... aí sim tiras todas as dúvidas.
Fredie
| |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Dom Mar 01 2015, 16:04 | |
- Viva fredy,
De facto a maioria foi gravada no yamaha. Mas tenho aqui uma cassete que também está muito bem gravada e não foi gravada no Yamaha e o resultado é o mesmo. Para quem não conhece esse Yamaha KX-580 fica a saber que era um tomba gigantes, assim como o Denon DRM 540 e o Aiwa AD-F410, todos eles da gama de duas cabeças mas muito bons. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Dom Mar 01 2015, 16:07 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Em mais de 90% dos casos a K7's só soam a 100% se tocadas no mesmo deck que gravou, na minha experiência ao longo dos anos, a única marca que não teve este tipo de problemas foi a Denon... de resto nunca é a mesma coisa. Para tirares as dúvidas deves gravar o mesmo disco nos 2 deck's em K7's iguais e sem qualquer dolby... aí sim tiras todas as dúvidas.
Fredie
Para melhor resultados nada com um teste cego, não o pode é fazer sozinho precisa de alguém para o ajudar. | |
|
| |
pitadavespa Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Mar 06 2015, 16:29 | |
| Olá Wolfgangvondi, Caíste em boas mãos. O Sr. Rui é um espectáculo! O meu GX-95 veio de lá Quanto a preferires o Yamaha, que não conheço, também acho que deves testar com gravações feitas nele. Grava uma k7 do mesmo album em cada um deles e ouve-as alternando a fonte no amp. Talvez seja uma boa ideia para tirares conclusões. -- P | |
|
| |
Wolfgangvondi Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Mar 27 2015, 13:00 | |
| Viva,
Já tive oportunidade de fazer o sugerido, ou seja, usando a mesma fonte, gravei uma cassete no Lado A no Technics e o Lado B da mesma cassete gravei no Yamaha. (TDK SA-X 60m de chrome)
Curiosamente, agora não consigo escolher qual deles é o meu preferido em termos de som : P
Confesso que estava um pouco decepcionado com o technics, mas tendo agora feito este teste nos moldes correctos realmente revelou muito mais. Agradeço esta sugestão, pois realmente estava ainda preso ao pensamento digital no que diz respeito a testes. Como deveria ter sido logo de inicio evidente para mim (mas não foi) para testar em pé de igualdade os decks, teria de ser com gravações feitas nos próprios.
Dito isto, apesar de agora não ser capaz de discernir qual tem mais qualidade na reprodução da cassete de teste, o Yamaha continua com um "bónus" acrescido que é o tal Play Trim. Ou seja é um leitor que se sai melhor a tocar cassetes gravadas em outros. Se pudesse manter só um, ficaria com o Yamaha apenas devido a essa particularidade muito útil.
Obrigado a todos pela partilha e dicas : )
| |
|
| |
pitadavespa Membro AAP
| |
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Ter Mar 31 2015, 01:08 | |
- hmm.. Obrigado pela info ducar. Realmente não fazia ideia que o 580 tinha sido um dos melhores decks (de duas cabeças).
Nesse caso acho que me fico por ele mesmo. Visto que será então complicado bate-lo sem ser com decks dispendiosos.
E de qualquer forma não tenho nada de negativo a dizer sobre o 580. O que me levou adquirir o technnics foi mesmo curiosidade. : ) O Yamaha KX-580 é uma máquina com uma eletrónica muito eficaz. O que deixa a desejar é o sistema de transporte, mas vai funcionando... TDK MA-60, gravada no CR-4 com 3150Hz DIN BASF TP-II C-60, gravada no KX-580 com 3150Hz DIN/IEC-386 É um transporte instável, penso que devido à elevada rotação e reduzido diâmetro do cabrestante, acrescido da massa reduzida e/ou balanceamento mediocre da roda de inércia. Um transporte baratucho e isso comprova-se quando no próprio manual de serviço apontam valores de W&F 0,14% WRMS máximo, como funcional... Eis o paradoxo: | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Ter Mar 31 2015, 10:26 | |
| Ora bolas, logo eu que gostava tanto do KX-580. | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| |
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Abr 02 2015, 22:01 | |
| | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Qui Abr 02 2015, 23:47 | |
| - ducar escreveu:
- PALUSE escreveu:
- ducar escreveu:
- Ora bolas, logo eu que gostava tanto do KX-580.
É o chamado de "Ora Bolas, Pá!" Dolby S, HX-Pro, "Auto Tape Tuning", Ajuste externo de Bias para resposta personalizada, um som explicito e interessante, depois... Ora Bolas, Pá! Depois de tanta coisa boa os senhores da Yamanha espetam-lhe o mecanismo de transporte de cáca.
A Yamaha tinha já um "pedigree" nos decks de cassetes de média gama. O KX-580 e o KX-480 são mais dois exemplos, só que o KX-580 junta o Dolby S à equação. O facto de o "Auto Tuning" ajustar a sensibilidade com o tom de 1kHz (Ao contrário dos 400Hz ou 315Hz), ajuda o funcionamento decente do Dolby C e dos restantes B e S. De qualquer modo o ajuste dos 0db em fábrica é feito com 315Hz. Agora acho que já tenho o meu KX-580 com o transporte minimamente decente. O desenlace aparece sobre a forma de um componente que não devia estar na linha de controle de velocidade do IC que alimenta o motor. Isto tudo dentro da caixa do motor, na placa onde se liga a alimentação para o mesmo. Juntando regulação de voltagem exterior, uma correia mais macia e uma "Pinch Roller" nova, a "coisa" aparenta ter estabilizado. De qualquer modo não há milagres! Placa do motor - Algo muito parecido com isto, só que o IC utilizado no motor Mabuchi ( AN6651) tem 8 contatos com caixa DIP, entre as quais 4 são funcionais e as restantes 4 são para dissipar calor. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Abr 03 2015, 11:07 | |
| - PALUSE escreveu:
- ducar escreveu:
- PALUSE escreveu:
- ducar escreveu:
É o chamado de "Ora Bolas, Pá!" Dolby S, HX-Pro, "Auto Tape Tuning", Ajuste externo de Bias para resposta personalizada, um som explicito e interessante, depois... Ora Bolas, Pá! Depois de tanta coisa boa os senhores da Yamanha espetam-lhe o mecanismo de transporte de cáca.
A Yamaha tinha já um "pedigree" nos decks de cassetes de média gama. O KX-580 e o KX-480 são mais dois exemplos, só que o KX-580 junta o Dolby S à equação. O facto de o "Auto Tuning" ajustar a sensibilidade com o tom de 1kHz (Ao contrário dos 400Hz ou 315Hz), ajuda o funcionamento decente do Dolby C e dos restantes B e S. De qualquer modo o ajuste dos 0db em fábrica é feito com 315Hz. Agora acho que já tenho o meu KX-580 com o transporte minimamente decente. O desenlace aparece sobre a forma de um componente que não devia estar na linha de controle de velocidade do IC que alimenta o motor. Isto tudo dentro da caixa do motor, na placa onde se liga a alimentação para o mesmo. Juntando regulação de voltagem exterior, uma correia mais macia e uma "Pinch Roller" nova, a "coisa" aparenta ter estabilizado. De qualquer modo não há milagres!
Placa do motor - Algo muito parecido com isto, só que o IC utilizado no motor Mabuchi ( AN6651) tem 8 contatos com caixa DIP, entre as quais 4 são funcionais e as restantes 4 são para dissipar calor.
Um belo up-grade a fazer para quem tem este Yamaha. | |
|
| |
PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 Sex Abr 03 2015, 13:38 | |
| - ducar escreveu:
- PALUSE escreveu:
- ducar escreveu:
- PALUSE escreveu:
- ducar escreveu:
A Yamaha tinha já um "pedigree" nos decks de cassetes de média gama. O KX-580 e o KX-480 são mais dois exemplos, só que o KX-580 junta o Dolby S à equação. O facto de o "Auto Tuning" ajustar a sensibilidade com o tom de 1kHz (Ao contrário dos 400Hz ou 315Hz), ajuda o funcionamento decente do Dolby C e dos restantes B e S. De qualquer modo o ajuste dos 0db em fábrica é feito com 315Hz. Agora acho que já tenho o meu KX-580 com o transporte minimamente decente. O desenlace aparece sobre a forma de um componente que não devia estar na linha de controle de velocidade do IC que alimenta o motor. Isto tudo dentro da caixa do motor, na placa onde se liga a alimentação para o mesmo. Juntando regulação de voltagem exterior, uma correia mais macia e uma "Pinch Roller" nova, a "coisa" aparenta ter estabilizado. De qualquer modo não há milagres!
Placa do motor - Algo muito parecido com isto, só que o IC utilizado no motor Mabuchi ( AN6651) tem 8 contatos com caixa DIP, entre as quais 4 são funcionais e as restantes 4 são para dissipar calor.
Um belo up-grade a fazer para quem tem este Yamaha.
Foi uma alteração forçada, porque o motor original, penso que era um Sankyo, tinha o bronze do eixo todo desgastado e por isso o não rodava. Teve que ser substituído por um Mabuchi. Por azar, perdi o norte ao motor original e na altura há cerca de 5 anos, nem fazia a mínima ideia de como eram construídos este tipo de motor, à parte do rotor e do estator. Se eu tivesse trocado a placa de controle do Sankyo para o Mabuchi, acho que nunca tinha passado por esta "crise". Falta "ajardinar" a placa principal e o Dolby S, se o transporte manter-se ao nível. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Nova aquisição - Technics RS-AZ6 | |
| |
|
| |
| Nova aquisição - Technics RS-AZ6 | |
|