| Plataformas Isoladoras para GD - Que material? | |
|
+4fredy António José da Silva Milton Cordovox 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Cordovox Membro AAP
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 63 Localização : Alfarim/Sesimbra
| Assunto: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 16 2015, 19:49 | |
| Boas.... Já aqui há uns anos "postei" aqui esta questão, mas não consegui chegar a conclusão nenhuma... Qual, na opinião dos caros colegas foristas, o melhor material para utilizar como base de isolamento de GD? MDF, Acrilico, ardósia ou outra? Pelo que li, o mármore/granito não será aconselhável pelo facto de provocar muito "ringing", pelo que à partida não será a melhor solução. Há, quem defenda que uma placa de acrílico 3 cms de espessura poderá ser o ideal. Opiniões, dicas, por favor... Obrigado Abraços | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 16 2015, 20:18 | |
| O Rui Borges fez para o meu TD125 uma plataforma de MDF(?) com um vidro por cima... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 16 2015, 20:24 | |
| A ardósia tem ganho muitos adeptos nos últimos anos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 16 2015, 20:36 | |
| Olá Para o meu Panasonic SL-H 401 o Rui Borges fez uma plataforma em MDF com uns spikes e depois um vidro por cima de 6mm acho eu... com resultados muito bons... Aproveitando a ideia... para o Pioneer PL L1000 mandei fazer um vidro de 8mm e coloquei-o em cima de uns pés da Eagle no móvel da Sound Organisation que cá tinha com resultados muito bons também. No Technics SL6 tenho apenas uns pés também da Eagle apenas, e também com resultados bons... Diversas soluções com as quais estou satisfeito. Fredie | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 16 2015, 21:18 | |
| Poderei estar a escrever uma "barbaridade", mas parece-me que o material a usar deverá ter em conta o tipo de suspensão do GD. Não me parece que o mesmo material se comporte da mesma maneira num Thorens TD160 ou num Technics SL1200 por ex.. Penso eu de que... | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 16 2015, 21:23 | |
| - Ferpina escreveu:
- Poderei estar a escrever uma "barbaridade", mas parece-me que o material a usar deverá ter em conta o tipo de suspensão do GD. Não me parece que o mesmo material se comporte da mesma maneira num Thorens TD160 ou num Technics SL1200 por ex.. Penso eu de que...
É quase certo que isso não é barbaridade nenhuma. Eu até estou em crer que um suspendido bem estudado não deveria de necessitar de mais nenhuma "artimanha". _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Cordovox Membro AAP
Mensagens : 817 Data de inscrição : 27/12/2011 Idade : 63 Localização : Alfarim/Sesimbra
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 16 2015, 21:47 | |
| [quote="Ferpina"]Poderei estar a escrever uma "barbaridade", mas parece-me que o material a usar deverá ter em conta o tipo de suspensão edo GD. Não me parece que o mesmo material se comporte da mesma maneira num Thorens TD160 ou num Technics SL1200 por ex.. Penso eu de que...[/quot e]
No meu caso, o GD não tem suspensão.
Utilizo como bas)e, 3 vidros de (talvez 1 cm de espessura cada) entre os dois do topo, tenho umas placas de sorbotano e entre o debaixo uns mini spikes, e por último, a assentar no móvel, uns spikes da Soundcare.
Embora a coisa funcione bem, a ideia era fazer uma base onde pudesse fazer um corte para colocar o motor de forma a queo mesmo não ficasse assente exactamente na mesma base, mas sim, separado por 2/3 mm.
Fazendo uma base de "raiz", poderia mandar cortar dessa forma. Daí, a ideia do acrilico ou ardosia...
Basicamente, a nova base seria com esse intuito, a de separar o motor... | |
|
| |
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 16 2015, 22:56 | |
| - Cordovox escreveu:
Basicamente, a nova base seria com esse intuito, a de separar o motor...
Acho que faz sentido. O Rui faz mesas dessas e dedicadas ao gira em causa, é uma questão de falares com ele....se conseguires. Tem andado muito ocupado. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
Cordovox Membro AAP
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Ter Mar 17 2015, 02:33 | |
| - ducar escreveu:
4 tijolos de 15 não resolvem o teu problema ? Se calhar resolvem, mas não só fica feio como tinha que arranjar umas tampas para tapar os buracos. | |
|
| |
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Ter Mar 17 2015, 02:38 | |
| - Cordovox escreveu:
- ....mas ...fica feio...
Feio ou rústico? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Cordovox Membro AAP
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Ter Mar 17 2015, 15:14 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Cordovox escreveu:
- ....mas ...fica feio...
Feio ou rústico? Depende do espaço... Se for numa casa de campo é mais rústico... | |
|
| |
ViciAudio Membro AAP
Mensagens : 494 Data de inscrição : 13/03/2012 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Qui Mar 19 2015, 04:02 | |
| Não gosto do vidro embora perceba que poderá fazer algum sentido como ponto de contacto imediato com o gira... mas mesmoa ssim, prefiro não usar. Gosto do MDF (daquele mais denso). Fiz assim: "a plataforma é constituída por, de baixo para cima, 3 spikes Soundcare, uma placa MDF, 8 pés de Sorbothane com durometer 30 colocados de acordo com a distribuição de peso do P9, e uma segunda placa de MDF"Funciona bem, foi barata e é bastante simples | |
|
| |
Cordovox Membro AAP
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Dom Mar 22 2015, 22:12 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 23 2015, 19:56 | |
| Para mim MDF será a melhor opção e não apenas por razões de custo, mas quem quiser deitar dinheiro pela janela fora pode usar madeira verdadeira ou um calhau qualquer, assim pelo menos valoriza o gira discos, quando o vender pode pôr o anúncio desta Forma: "Vende-se base de boa qualidade com gira discos". | |
|
| |
johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 22/02/2015 Idade : 52 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 23 2015, 20:45 | |
| mas quem quiser deitar dinheiro pela janela fora pode usar madeira verdadeira ou um calhau qualquer, assim pelo menos valoriza o gira discos, quando o vender pode pôr o anúncio desta Forma: "Vende-se base de boa qualidade com gira discos". | |
|
| |
johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 22/02/2015 Idade : 52 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? Seg Mar 23 2015, 20:49 | |
| Bem sempre fica com boa aparência uma madeirita exótica toda polida ou envernizada ou uma pedra tipo granito ou mármore fica mesmo bem... o olho também come. não é por acaso que muitas marcas usam pés á base de produto de cerâmica para isolar vibrações e resulta. | |
|
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material? | |
| |
|
| |
| Plataformas Isoladoras para GD - Que material? | |
|