Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? | |
|
+3ducar António José da Silva cabb 7 participantes | Autor | Mensagem |
---|
cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qua Mar 18 2015, 11:51 | |
| Boas, Pois é, depois de andar tão contente com o meu Sony TCK-990ES (aquilo parece que quanto mais toca, melhor soa), eis que ele ao pegar numa destas cassetes, retorceu-me a fita! Isto só me tinha acontecido com uma tape normal da TDK, mas era de 120minutos e penso que foi porque a minha Boombox Aciko, ainda não tinha secado bem o rolo de borracha que pressiona o cabestrante! Mas agora o sr. Sony ES fazer isto a uma tape de Metal (ok ambos são de 1992/93!), dá-me a ideia que a fita está mais fina, mas o Pioneer CT-95 não fez isto! Conclusão: já tiveram problemas destes, ou decks que vincam as fitas? Obrigado, cabb
Última edição por cabb em Qua Mar 18 2015, 13:10, editado 1 vez(es) | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qua Mar 18 2015, 12:47 | |
| A mim ainda não me aconteceu.
Faz uma coisa, limpa bem com cotonete e álcool todas as rodas de borracha e as guias e vê no que dá. Em ultimo caso, compra um kit novo que existem muitos há venda.
http://www.ebay.co.uk/itm/Fur-Sony-TC-K990-ES-TCK990-ES-Andruckrollen-Pinch-roller-Cassette-Tape-Deck-/131313755343?pt=DE_TV_Video_Audio_Kassettenspieler_Teile&hash=item1e92e8e4cf
http://www.ebay.co.uk/itm/Sony-TC-K990-ES-TCK990ES-Service-Kit-Kassettendeck-Cassette-Tape-Deck-/131320173726?pt=DE_TV_Video_Audio_Kassettenspieler_Teile&hash=item1e934ad49e
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | cabb Membro AAP
Mensagens : 768 Data de inscrição : 11/12/2011 Idade : 48 Localização : Lisboa/Coimbra
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qua Mar 18 2015, 13:05 | |
| - António José da Silva escreveu:
- A mim ainda não me aconteceu.
Faz uma coisa, limpa bem com cotonete e álcool todas as rodas de borracha e as guias e vê no que dá. Em ultimo caso, compra um kit novo que existem muitos há venda.
http://www.ebay.co.uk/itm/Fur-Sony-TC-K990-ES-TCK990-ES-Andruckrollen-Pinch-roller-Cassette-Tape-Deck-/131313755343?pt=DE_TV_Video_Audio_Kassettenspieler_Teile&hash=item1e92e8e4cf
http://www.ebay.co.uk/itm/Sony-TC-K990-ES-TCK990ES-Service-Kit-Kassettendeck-Cassette-Tape-Deck-/131320173726?pt=DE_TV_Video_Audio_Kassettenspieler_Teile&hash=item1e934ad49e
Obrigado António José, realmente já se estava a depositar algum lixo, principalmente no guia de plástico antes da primeira borracha. Ontem limpei e ouvi outras cassetes de 90 minutos e parece que aguentaram sem se danificarem. Neste aspecto, dá-me ideia que este sistema de duplo cabestrante com 3 cabeças, pode ser mais sensivel, se não estiver devidamente calibrado, face ao cabestrante simples. | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qua Mar 18 2015, 22:48 | |
| - cabb escreveu:
- António José da Silva escreveu:
Obrigado António José, realmente já se estava a depositar algum lixo, principalmente no guia de plástico antes da primeira borracha. Ontem limpei e ouvi outras cassetes de 90 minutos e parece que aguentaram sem se danificarem. Neste aspecto, dá-me ideia que este sistema de duplo cabestrante com 3 cabeças, pode ser mais sensivel, se não estiver devidamente calibrado, face ao cabestrante simples. Os transportes de duplo cabestrante têm um sensor óptico que controla o transporte da fita e isso raramente dá problemas, por outro lado tem uma estabilidade que supera largamente os transportes convencionais. | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qua Mar 18 2015, 23:40 | |
| Já me aconteceu , num lote que tenho de fabrico francês, algumas cassetes prenderem e por vezes os motores do revox não as conseguem rebobinar... | |
| | | Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qua Mar 18 2015, 23:48 | |
| - Milton escreveu:
- Já me aconteceu , num lote que tenho de fabrico francês, algumas cassetes prenderem e por vezes os motores do revox não as conseguem rebobinar...
Deve ser do grupo PSA A sério..., já me aconteceu algumas vezes, e normalmente com um pequeno desaperto dos 4 ou 5 parafusos que juntam os dois lados da cassete resolve-se o problema. As duas bobines ficam mais soltas e a fita corre melhor. | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| | | | ducar Membro AAP
| | | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qui Mar 19 2015, 00:25 | |
| - ducar escreveu:
Não tem solução, e uma pena. Lixo... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | ducar Membro AAP
| | | | cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Seg Mar 23 2015, 20:07 | |
| - ducar escreveu:
- cabb escreveu:
Obrigado António José, realmente já se estava a depositar algum lixo, principalmente no guia de plástico antes da primeira borracha. Ontem limpei e ouvi outras cassetes de 90 minutos e parece que aguentaram sem se danificarem. Neste aspecto, dá-me ideia que este sistema de duplo cabestrante com 3 cabeças, pode ser mais sensivel, se não estiver devidamente calibrado, face ao cabestrante simples. Os transportes de duplo cabestrante têm um sensor óptico que controla o transporte da fita e isso raramente dá problemas, por outro lado tem uma estabilidade que supera largamente os transportes convencionais. Mas ducar, todos têm um sensor óptico? Vejam lá se este filme nos ajuda: https://www.youtube.com/watch?v=40eIeTZ-yoE Afinal até noutros continentes isto acontece, parece que já é um mal recorrente no duplo cabestrante. Eu não percebi a solução final do filme: o que é que ele ajustou? | |
| | | cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Seg Mar 23 2015, 20:09 | |
| - Ferpina escreveu:
- Milton escreveu:
- Já me aconteceu , num lote que tenho de fabrico francês, algumas cassetes prenderem e por vezes os motores do revox não as conseguem rebobinar...
Deve ser do grupo PSA
A sério..., já me aconteceu algumas vezes, e normalmente com um pequeno desaperto dos 4 ou 5 parafusos que juntam os dois lados da cassete resolve-se o problema. As duas bobines ficam mais soltas e a fita corre melhor. Milton, Por acaso acho que as Metal XR da Sony eram fabricadas na France: a minha era dessas. Eh não digam mal do grupo PSA que há muitos HDI a fazerem kms e kms e kms... a irmã de um colega meu tem um C4 que já vai nos 340.000km! lol E o meu Toyotinha só fez 304.500km e parou um dos cilindros (segmentos)
Última edição por cabb em Seg Mar 23 2015, 20:10, editado 1 vez(es) | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Seg Mar 23 2015, 20:10 | |
| - cabb escreveu:
- ducar escreveu:
- cabb escreveu:
Obrigado António José, realmente já se estava a depositar algum lixo, principalmente no guia de plástico antes da primeira borracha. Ontem limpei e ouvi outras cassetes de 90 minutos e parece que aguentaram sem se danificarem. Neste aspecto, dá-me ideia que este sistema de duplo cabestrante com 3 cabeças, pode ser mais sensivel, se não estiver devidamente calibrado, face ao cabestrante simples. Os transportes de duplo cabestrante têm um sensor óptico que controla o transporte da fita e isso raramente dá problemas, por outro lado tem uma estabilidade que supera largamente os transportes convencionais. Mas ducar, todos têm um sensor óptico?
Vejam lá se este filme nos ajuda:
https://www.youtube.com/watch?v=40eIeTZ-yoE
Afinal até noutros continentes isto acontece, parece que já é um mal recorrente no duplo cabestrante. Eu não percebi a solução final do filme: o que é que ele ajustou? Não, os de "mono Cabestrante" não têm o sensor óptico. Vou ver o filme | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Seg Mar 23 2015, 20:12 | |
| - cabb escreveu:
- Ferpina escreveu:
- Milton escreveu:
Deve ser do grupo PSA
A sério..., já me aconteceu algumas vezes, e normalmente com um pequeno desaperto dos 4 ou 5 parafusos que juntam os dois lados da cassete resolve-se o problema. As duas bobines ficam mais soltas e a fita corre melhor. Milton,
Por acaso acho que as Metal XR da Sony eram fabricadas na France: a minha era dessas. Eh não digam mal do grupo PSA que há muitos HDI a fazerem kms e kms e kms... a irmã de um colega meu tem um C4 que já vai nos 340.000km! lol E o meu Toyotinha só fez 304.500km e parou um dos cilindros (segmentos) A minha Megane moura de trabalho oficial cá de casa já vai perto dos 280.000km e não é PSA mas é Francesa. | |
| | | cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Seg Mar 23 2015, 20:13 | |
| - ducar escreveu:
- cabb escreveu:
- ducar escreveu:
- cabb escreveu:
Obrigado António José, realmente já se estava a depositar algum lixo, principalmente no guia de plástico antes da primeira borracha. Ontem limpei e ouvi outras cassetes de 90 minutos e parece que aguentaram sem se danificarem. Neste aspecto, dá-me ideia que este sistema de duplo cabestrante com 3 cabeças, pode ser mais sensivel, se não estiver devidamente calibrado, face ao cabestrante simples. Os transportes de duplo cabestrante têm um sensor óptico que controla o transporte da fita e isso raramente dá problemas, por outro lado tem uma estabilidade que supera largamente os transportes convencionais. Mas ducar, todos têm um sensor óptico?
Afinal até noutros continentes isto acontece, parece que já é um mal recorrente no duplo cabestrante. Eu não percebi a solução final do filme: o que é que ele ajustou? Não, os de "mono Cabestrante" não têm o sensor óptico.
Vou ver o filme
Ducar, Não sei se é coincidencia, mas tanto a tape dele como a minha, são duas cassetes Metal de 90 minutos a minha e 80 minutos a dele, ambas da Sony! Com quase 20 anos de distancia entre si e o meu é o Sony TC-K990ES e o dele é o Sony TC-K555ESA, são primos! | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Seg Mar 23 2015, 20:21 | |
| - cabb escreveu:
- ducar escreveu:
- cabb escreveu:
- ducar escreveu:
- cabb escreveu:
Afinal até noutros continentes isto acontece, parece que já é um mal recorrente no duplo cabestrante. Eu não percebi a solução final do filme: o que é que ele ajustou? Não, os de "mono Cabestrante" não têm o sensor óptico.
Vou ver o filme
Ducar,
Não sei se é coincidencia, mas tanto a tape dele como a minha, são duas cassetes Metal de 90 minutos minha e 80 minutos, ambas da Sony! Com quase 20 anos de distancia entre si e o meu é o Sony TC-K990ES e o dele é o Sony TC-K555ESA, são primos! Eu também não vi nenhum ajuste, mas já vi muitas cassettes mastigadas e maltratadas principalmente por decks normalmente com problemas de correias ou cabestrante gastos. | |
| | | johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 22/02/2015 Idade : 52 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Ter Mar 24 2015, 17:18 | |
| Por acaso no meu Sony isso nunca me aconteceu... aquilo rodou sempre bem com qualquer fita... aliás estou muito satisfeito com a gravação e reprodução... não é nenhum 990es mas na altura quando o comprei era o duplo mais caro que Sony tinha, nos States ainda chamaram-lhe de Es mas aqui na europa o desgraçado não teve direito a nome real... talvez terá a ver com a velocidade de rolamento que não coincide uma com outra e depois enrola, já tem acontecido com os melhores tapes. | |
| | | cabb Membro AAP
| | | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qua Mar 25 2015, 01:48 | |
| Viva, Cabb. Epá, vê lá de que lado é que passaste a cassete (A/B) e de que lado (Esq./Direito) ficou o vinco na fita. Não vá a guia da pinch roller traseira estar a entalar a fita por a borracha estar "ressequida" ou com falta de aderencia. É só uma ideia. Boa sorte. | |
| | | cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qui Mar 26 2015, 14:39 | |
| | |
| | | Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qui Mar 26 2015, 17:11 | |
| | |
| | | cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qui Mar 26 2015, 18:04 | |
| | |
| | | | cabb Membro AAP
| | | | Ferpina Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qui Mar 26 2015, 18:21 | |
| - cabb escreveu:
- Mas voltando à vaca fria: posso besuntar os rolos de borracha com nívea?
Eu tenho posto um "cagagésimo", não besuntar, nas borrachas e deixo ficar uns dias. Depois limpo muito bem. Alguma coisa deve entrar na borracha nesses dias. Penso eu de que... Há quem o faça nas suspensões de altifalantes, e eu sou um deles! Para limpar as cabeças, rollers e outras pecitas dos gravadores uso álcool isopropílico. | |
| | | cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qui Mar 26 2015, 18:30 | |
| | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qui Mar 26 2015, 18:33 | |
| | |
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qui Mar 26 2015, 18:46 | |
| Se for pelo "O Último Tango em Paris", lá vai a malta começar a comprar manteiga com fartura. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | cabb Membro AAP
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Qui Mar 26 2015, 19:16 | |
| Pronto, Já coloquei uma pinguinha de Nívea em cada cabestrante, carreguei em play, o que fez espalhar o creme pelas borrachas. Depois STOP -> OPEN e limpei os cabestrantes com cotonetes+alcool. Agora ficou a secar: amanhã ou depois coloco uma cassete para ver se aquilo funciona.... Obrigado a todos os experientes na matéria P.S. As borrachas ficaram com um ar mais macio/polido até pareciam as do Pio CT-95 que está na prateleira de cima. | |
| | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? Sex Mar 27 2015, 03:52 | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? | |
| |
| | | | Fita retorcida (Sony Metal XR 90), já vos aconteceu? | |
|