| RIP... | |
|
+4fredy Pierre pedrolopes Milton 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: RIP... Sáb maio 30 2015, 14:50 | |
| http://www.theguardian.com/music/2015/may/28/how-the-compact-disc-lost-its-shine?CMP=EMCNEWEML6619I2 | |
|
| |
pedrolopes Membro AAP
Mensagens : 409 Data de inscrição : 19/03/2015 Idade : 40 Localização : Oeiras
| Assunto: Re: RIP... Sáb maio 30 2015, 17:37 | |
| Um suporte que massificou a música, agora os tempos são outros voltar ao básico Achei interessante a parte que ele refere no video que os 29 fabricantes usariam o mesmo suporte e sistema, que era a primeira vez sem precedentes. Bem acho que não é bem verdade, a K7 e o vinil eram standar - se for comparativo ao VHS e beta a história é outra | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: RIP... Sáb maio 30 2015, 18:11 | |
| Estes artigos são óptimos ou deveriam sê-lo, para baixar ainda mais o preço dos cd,s. Tanto jazz, tanta étnica, tanta clássica já para não falar dos rocks, que têm exelentes gravações e produções finais em cd. Mal de muitos nós se o cd morrer. Deixaria de haver um formato com maior discografias disponível e com dac,s de conversão decentes para se ouvirem nos nossos sistemas. Não podemos ser tão fundamentalistas. Existem óptimas malhas em CD e a baixo custo. Não estou a deslumbrar a fabricação em massa do vinil para reeditar tudo de novo e muito menos downloads para ripar em vinil. | |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: RIP... Sáb Jun 06 2015, 22:55 | |
| Eu fico estupefacto é antigamente os cd´s exibiam as siglas AAD e o pessoal que só ouvia "digital" ficava triste, agora o pessoal que só ouve vinil pensa que ouve um sinal verdadeiramente analógico e diz que o som é muito melhor que o cd, quando na verdade 99% dos discos actuais são quase todos DDA... Ou seja de analógico têm muito pouco e as alegadas limitações do som digital não desaparecem pelo facto do formato final ser em vinil.... Tenho encontrado, por aí Lp´s dos finais dos anos 60 e princípio dos anos 70 com um som francamente melhor que alguns discos de vinil actuais.... E também tenho encontrado cd´s de álbuns novos que tocam bem melhor que os seus semelhantes em vinil, mesmo que digam que o vinil é de 180 gramas ou mesmo de 3 quilos!!! Parece-me que hoje em dia o purismo do "analógico" está completamente desvirtuado no que diz respeito aos novos discos! | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: RIP... Dom Jun 07 2015, 08:11 | |
| Olá
O radicalismo nunca levou nem leva a nada... Actualmente tudo é feito no domínio digital, e não é só por o formato final ser em vinil que é melhor, pelo contrário, algumas edições actuais em vinil são uma grande treta, estou totalmente de acordo com o Alexandre. Isto é como a história dos equalizadores, quem já passou por um estúdio de gravação sabe que a manipulação do som é feita até à exaustão, ou seja até estar de acordo com aquilo que se pretende... ora em casa também queremos ter o som de acordo com o que pretendemos... por isso se acharmos necessário um equalizador... porque não.
Fredie | |
|
| |
Convidado Convidado
| Assunto: Re: RIP... Dom Jun 07 2015, 09:19 | |
| ...? ora então!?... quais são os anos da fronteira? até onde estamos isentos do pecado!? ... desde quando se misturou com o digital?... |
|
| |
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: RIP... Dom Jun 07 2015, 13:15 | |
| - joaninha escreveu:
- ...? ora então!?...
quais são os anos da fronteira? até onde estamos isentos do pecado!? ... desde quando se misturou com o digital?...
O primeiro disco que tive com essa "mistura" entre o digital com o analógico foi o saudoso "Stop Making Sense" dos talking heads que apregoava um muito melhor som pelo facto de ter sido gravado digitalmente. Sempre denotei que de facto aquele disco tinha um som diferente (no início todos achávamos melhor porque soava de maneira diferente) com um agudos um pouco estridentes. Desde a vulgarização do DAT todas as maquetes de discos são digitais, se não são todas pelo menos 99,99 % são de certeza, pois como disse o Fredy é necessário efectuar a equalização das gravações e mistura e é muito mais fácil no digital do que no analógico... Também acontece com frequência as maquetas terem passado de analógico para digital e hoje voltarem a ser impressas em discos de vinil mas com mais uma fonte pelo meio... Os melhores discos que tenho no analógico são edições inglesas dos anos 80 principio dos anos 90. Mas rivalizam com eles também muitos discos dos finais dos 60 principio dos anos 70 da RCA que normalmente têm um som brutal. Não existe volta a dar o digital não morreu, o que morreu foi o purismo do analógico | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: RIP... Dom Jun 07 2015, 13:46 | |
| - Alexandre Vieira escreveu:
- [
Os melhores discos que tenho no analógico são edições inglesas dos anos 80 principio dos anos 90. Mas rivalizam com eles também muitos discos dos finais dos 60 principio dos anos 70 da RCA que normalmente têm um som brutal. É aí que está o "filão" ! | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Dom Jun 07 2015, 13:49 | |
| Ou seja: bom vinil só no tempo dele. | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Dom Jun 07 2015, 14:25 | |
| - Pierre escreveu:
- Ou seja: bom vinil só no tempo dele.
"Só" não...hoje também se faz bom vinil 100% analógico sobretudo a partir de masters antigas...mas essa exclusividade tem consequências nos preços... Mas não é isso que está em cima da mesa neste tópico, mas sim o formato CD. O digital é o caminho a seguir e a aperfeiçoar, e ainda tem muito que palmilhar para conseguir entregar ao consumidor final um formato com a magia do belo e bom vinil. | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Dom Jun 07 2015, 14:32 | |
| - Milton escreveu:
- conseguir entregar ao consumidor final um formato com a magia do belo e bom vinil.
Parece-me quase impossível. É um formato cheio de arte em todos os sentidos. | |
|
| |
| Assunto: Re: RIP... Ter Jun 09 2015, 17:32 | |
| - Milton escreveu:
- Pierre escreveu:
- Ou seja: bom vinil só no tempo dele.
"Só" não...hoje também se faz bom vinil 100% analógico sobretudo a partir de masters antigas...mas essa exclusividade tem consequências nos preços...
Mas não é isso que está em cima da mesa neste tópico, mas sim o formato CD. O digital é o caminho a seguir e a aperfeiçoar, e ainda tem muito que palmilhar para conseguir entregar ao consumidor final um formato com a magia do belo e bom vinil. Caro Milton a tua reflexão verbaliza aquilo que penso faz uns tempos para cá... Senti-me estúpido quando comecei a comprar edições novas de discos feitos nestes tempos... ou mesmo de outros cujas gravações foram digitalizadas . É que a maioria das gravações é digital e as que não são passaram a ser... Por isso cá em casa coabitam de modo próprio o vinil, o cd, os ficheiros digitais, as K7´s tendo cada um deles tem o seu espaço próprio. Confesso que de facto o melhor som (quando a coisa está completamente afinadinha) é do vinil. A cassete "consome" sempre alguma coisa da fonte, e o seu som independentemente da gravação ser analógica ou digital tende a ser idêntico. Na verdade foi no último audio show do AAP que me deparei pela primeira vez com o facto de conseguir sentir que a gravação de uma fita que estava a passar no sistema provir de uma gravação digital, tal era a qualidade do sistema. Relativamente ao digital existem muito boas gravações em cd ou mesmo em outros tipos de ficheiros (onde de facto temos que realçar o silêncio desta fonte como aspecto mais positivo) e existem outras que são de fugir! Relativamente às matrizes antigas resta-me apenas dizer que as mesmas têm que ser de quando a quando renovadas senão é o mesmo que nada, lembro-me que quando chegavam a Portugal os discos da moda que vinham do "estrangeiro" normalmente o som era sempre pior do que os discos que eram cá gravados e impressos. Por isso, como em tudo na vida, temos que escolher aquilo que efetivamente nos serve melhor e nem sempre (infelizmente) o vinil é a melhor opção de som. Mas o que me chateia é a maior parte das editoras estar a vender gato por lebre, ou seja, levam a pensar os pobres consumidores que estão a comprar analógico, quando na verdade não o é... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Qui Jun 11 2015, 23:45 | |
| Os primeiros LP com conversão DDA que comprei foram estes: o primeiro traz uma etiqueta da JVC Gostei tanto do primeiro que não tardou muito a comprar o segundo, mas eram caros. | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 09:35 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 12:38 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 15:11 | |
| | |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 16:59 | |
| | |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 17:03 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 17:17 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 17:21 | |
| | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 17:44 | |
| - Alexandre Vieira escreveu:
Mas o que me chateia é a maior parte das editoras estar a vender gato por lebre, ou seja, levam a pensar os pobres consumidores que estão a comprar analógico, quando na verdade não o é...
Esta é a verdadeira questão Não menosprezando o vinyl[img] [/img] é importante anunciar bem alto estas idiosincrasias do fenómeno. O consumismo acéfalo ocorre tão facilmente nesta área como noutra qualquer e a indústria conporta-se nesta área como em todas as outras do consumo (não sei por onde vou mas sei que não vou por aí) A alienação aliás não ocorre só ao nível dos suportes, também ocorre nos equipamentos, com o consumidor a comprar gato por lebre (cabos, cabecinhas, amortecedores, ionizadores, desodorizantes etc etc) mas quem corre por gosto não cansa | |
|
| |
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 23:11 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: RIP... Sex Jun 12 2015, 23:19 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: RIP... | |
| |