| Distorção subsónica | |
|
+9Ave_Rapina Mário Franco Fernando Mota Alexandre Vieira FBatista António José da Silva Milton Pierre Mr Bojangles 13 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Mr Bojangles Membro AAP
Mensagens : 762 Data de inscrição : 17/02/2013 Idade : 47 Localização : Lisboa
| Assunto: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 12:53 | |
| Caros, Como é que controlam (quando existe) a distorção subsónica nos vossos giras? Afinação? Filtro subsónico? Alguns discos (mais que outros) provocam uma oscilação dos woofers nas colunas, mesmo nas partes silenciosas das faixas. Bem sei que é um problema que não se ouve, mas não gosto nada de observar os woofers naquelas palpitações Acrescento que não há proximidade física entre o gira e as colunas, portanto não se deve a tal. Há cura? | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 13:04 | |
| Penso que só mesmo com filtro subsónico. Existe nalguns pré-phonos e também nos integrados.
Uns dizem que retira profundidade no extremo grave outros dizem que a oscilação do woofer retira ou mascara algum detalhe... eu por mim uso o filtro.
| |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 13:15 | |
| Isso tambem pode ser causado por uma deficiente adaptação resistiva(carga) da celula ao pre de fono... | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 15:42 | |
| Qual o gira, qual o pré e qual o braço? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 15:46 | |
| Não só é visível como audível na forma de rumble. Muito incomodativo em discos de música clássica em alto volume. Qualquer atenuação na banda subsónica é bem-vinda.
| |
|
| |
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 15:55 | |
| Afastar o gira das colunas. Se ainda assim ocorrer o fenómeno que é um "must" com os giras, colocar uns pés absorventes de vibrações que isso de imediato passa... | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:01 | |
| Rumble e feedback sao coisas parecidas con causas diferentes... | |
|
| |
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:05 | |
| - Milton escreveu:
- Rumble e feedback sao coisas parecidas con causas diferentes...
Achas que é rumble? A mim parece-me ser precisamente feedback! Mas ainda bem que fazes a destrinça! | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:14 | |
| O efeito subsonico normalmente é reduzido eletronicamente com um filtro (quando existe no pre)ou corrigido com a carga da celula. Quando esta não está "conforme" faz com que o cantilever e o iman ou bobines fiquem demasiado sensiveis , e qualquer alteraçao da superficie do disco se tranforma nesse vai-vem dos altifalantes... Uma carga desajustada pode fazer esse efeito ou o contrario tb retirando graves Outra coisa que tambem pode contribuir é a celula nao ser compativel , a nivel de compliance, com o braço...
| |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:16 | |
| - Alexandre Vieira escreveu:
- Milton escreveu:
Achas que é rumble? A mim parece-me ser precisamente feedback! Mas ainda bem que fazes a destrinça! Eu só estava a diferenciar esses dois efeitos daquele que iniciou o topico ou seja o efeito subsonico. | |
|
| |
Mr Bojangles Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:21 | |
| - António José da Silva escreveu:
- Qual o gira, qual o pré e qual o braço?
Neste caso é um SL 1210, o braço de origem e um pre de linha integrado do amplificador. - Alexandre Vieira escreveu:
- Milton escreveu:
Achas que é rumble? A mim parece-me ser precisamente feedback! Mas ainda bem que fazes a destrinça! Na verdade não sei se é rumble ou feedback... | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:22 | |
- Milton escreveu:
Achas que é rumble? A mim parece-me ser precisamente feedback! Mas ainda bem que fazes a destrinça! O rumble (se existir)está sempre presente independentemente do nivel do som. O feedback só aparece com o aumento do volume O primeiro é produzido internamente pelo motor e traçao do gira e o segundo tem causas externas e associadas ao mau isolamento do gira | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:24 | |
| | |
|
| |
Mr Bojangles Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:25 | |
| A oscilação aumenta com o aumento do volume | |
|
| |
Mr Bojangles Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:25 | |
| - Milton escreveu:
- Qual é a celula ?
AT95 | |
|
| |
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 17:28 | |
| - Milton escreveu:
- Alexandre Vieira escreveu:
- Milton escreveu:
Achas que é rumble? A mim parece-me ser precisamente feedback! Mas ainda bem que fazes a destrinça! O rumble (se existir)está sempre presente independentemente do nivel do som. O feedback só aparece com o aumento do volume O primeiro é produzido internamente pelo motor e traçao do gira e o segundo tem causas externas e associadas ao mau isolamento do gira A minha experiência é que o rumble acentua-se com o aumento de som. O Carrilho tinha esse problema e o Fredy foi escolher com ele uns pés para o gira e aquilo desapareceu de vez.... | |
|
| |
| |
| |
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 20:04 | |
| A minha AT95E também faz isso principalmente no começo dos discos depois desaparece, e tenho filtro sub-sónico ligado no amplificador, já a emprestei ao Fredy para ele experimentar em casa dele a ver se faz a mesma coisa. Um abraço | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 23:22 | |
| - Mr Bojangles escreveu:
- Milton escreveu:
- Qual é a celula ?
AT95 Creio que que não há incompatibilidade entre a célula e o braço. Se estás a usar o Mc C28 pergunto se já experimentaste as diferentes opções de sensibilidade da entrada phono. "One of the important features of this section is the use of set level potentiometers in the phono circuit. The gam of the phono preamplifier stages can be adjusted from 32 dB to 42 dB to correspond to the sensitivity of your phono cartridge. The phono set level controls in your C 28 are de- signed into the negative feedback loop. They are not potentiometers at the input or output of the low level amplifier. This important design consideration allows the gam to be reduced from 42 dB to 32 dB without adversely affecting the noise level. Because the con- trol is in the feedback loop the level of noise and distortion is reduced 10 dB but the maximum input voltage that this section can handle is increased by 10 dB. With 42 dB of gain in the phono section the maximum input voltage that the low level amplifier can accept without overloading is 150 mV at 1000 Hz. When the gam is reduced to 32 dB this section can accept over 0.5 volt without overloading at 1000 Hz. " http://www.manualslib.com/manual/372612/Mcintosh-C28.html?page=18#manual | |
|
| |
Mr Bojangles Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Jul 06 2015, 23:53 | |
| Ora muito bem observado Milton! Contudo o C28 está com o JP a arranjar, pelo que estou a usar o integrado MA5100. Não tem subsonic filter, mas tem um filtro de corte de LOW frequencies que experimentei há pouco elimina o sintoma do woofer, embora à custa do corte das baixas frequências. Pensei adquirir um pre de phono baratinho, tipo o Azur 651P para contornar este problema, será competente? | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Distorção subsónica Ter Jul 07 2015, 10:41 | |
- Pensei adquirir um pre de phono baratinho, tipo o Azur 651P para contornar este problema, será competente?
Não. É mau pre-phono. Comparando com grande parte dos existentes nos bons integrados. Isso do woofer abanar desde que não faça ruido rumble, esquece. | |
|
| |
Mr Bojangles Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 02:05 | |
| Reparo agora que com o mesmo disco onde se manifesta o fenómeno, num par de colunas faz imensa oscilação do cone e em outro par não faz absolutamente nenhuma.
| |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 11:19 | |
- Reparo agora que com o mesmo disco onde se manifesta o fenómeno, num par de colunas faz imensa oscilação do cone e em outro par não faz absolutamente nenhuma.
Estranho...isso pod ter a ver com o fator de damping do amp e a sua adaptaçao ás colunas...digo eu... | |
|
| |
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 12:01 | |
| - Milton escreveu:
- Mr Bojangles escreveu:
- Reparo agora que com o mesmo disco onde se manifesta o fenómeno, num par de colunas faz imensa oscilação do cone e em outro par não faz absolutamente nenhuma.
Estranho...isso pod ter a ver com o fator de damping do amp e a sua adaptaçao ás colunas...digo eu... Pergunta de um tipo que adopta sempre as soluções mais empíricas: Estará o gira bem desacoplado do móvel e bem nivelado? É mesmo curioso o fenómeno manifestar-se mais incisivamente em um dos canais. | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 12:41 | |
É mesmo curioso o fenómeno manifestar-se mais incisivamente em um dos canais.
Não é entre canais, é entre pares de colunas diferentes, segundo percebi. Se são modelos diferentes de colunas têm desempenhos diferentes em "muito baixas frequências", É natural que isso aconteça. E penso que não é desejável entrar por aí. Essa é uma variável que não tem função no contexto do problema. | |
|
| |
Mr Bojangles Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 13:32 | |
| Exactamente, são em modelos de coluna diferente. Mas concordo que não haja co-relação alguma com o problema. Será antes a diferente sensibilidade dos modelos que dita isso. | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 13:46 | |
| Quais sao as colunas e de quantos ohms sao elas? | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 14:07 | |
| O fator de damping desse amp sobe exponencialmente de 50 para 100 e para 200 conforme a carga aplicada das colunas seja 4 ou 8 ou 16 ohms respetivamente. | |
|
| |
Mr Bojangles Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 16:11 | |
| 4 ohms nas que se verifica o fenómeno. | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 16:45 | |
- 4 ohms nas que se verifica o fenómeno.
Pois...era a minha suspeita.. | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 22:37 | |
| - Milton escreveu:
- O fator de damping desse amp sobe exponencialmente de 50 para 100 e para 200 conforme a carga aplicada das colunas seja 4 ou 8 ou 16 ohms respetivamente.
Esse "exponencialmente" é capaz de estar a mais. a impedância de saída do amp é 0,08 Ohm. E é sempre 0,08 para qualquer impedância de coluna. A variação é sim Linear. Outra forma de ver a coisa : Factor de damping (ou amortecimento); se é factor é porque multiplica. E se multiplica é linear. De qualquer maneira na minha opinião penso que o problema não reside neste aspecto, porque então teria de se manifestar igualmente com as entradas de Linha, que julgo não ser o caso. Alguma vez experimentaste o mesmo disco e amplificador utilizando outro giradiscos? O disco em questão está empenado? | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qui Jul 09 2015, 23:02 | |
| Sim o "exponencial" é fruto do meu "pretuguês"....ehehe
No manual do MA5100 diz isto :
OUTPUT IMPEDANCE 4, 8, or 16 ohms DAMPING FACTOR 50 with 4 ohms load, 100 with 8 ohms load, 200 with 16 ohms load
Se o problema se manifesta, com o mesmo disco, apenas com as colunas de 4 ohm , pode deduzir-se que seja devido ao fraco damping que o amp tem sobre as colunas...digo eu...
http://www.berners.ch/McIntosh/Downloads/MA5100_own.pdf | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sex Jul 10 2015, 00:15 | |
| - Milton escreveu:
- Sim o "exponencial" é fruto do meu "pretuguês"....ehehe
Eu percebi! Também me identifico com o idioma. - Milton escreveu:
Se o problema se manifesta, com o mesmo disco, apenas com as colunas de 4 ohm , pode deduzir-se que seja devido ao fraco damping que o amp tem sobre as colunas...digo eu...
Certo. E basta que as colunas consigam descer o suficiente na banda de graves para serem capazes de reproduzir essa oscilação, (que é de baixa frequência) - e lógicamente um outro par com um desempenho inferior na mesma banda, tenham um desempenho completamente inerte às mesmas oscilações no sinal amplificado. Penso que aqui é que reside o problema : porque é que esse sinal surge à saída do amplificador!? Se surge na saída, é quase certo que também está na entrada deste.... Se está na entrada deste é igualmente provável que esteja na saída do giradiscos. E uma vez que se trata de um problema recorrente, penso que vale a pena perder tempo de volta dele. Há vários aspectos neste último que podem originar a tal oscilação : alguns até já referidos neste tópico. | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sex Jul 10 2015, 00:30 | |
Não tem subsonic filter, mas tem um filtro de corte de LOW frequencies que experimentei há pouco elimina o sintoma do woofer, embora à custa do corte das baixas frequências.
Segundo o manual o filtro "LOW" actua na frequência de 50Hz. E pelos visto é feito com bastante "poder de corte". Não é referido o valor mas se for de 12 db/oct, que é um valor bastante comum; já é demasiado para suponhamos : um rumble que típicamente não vai além dos 35Hz. | |
|
| |
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sex Jul 10 2015, 12:29 | |
| - Milton escreveu:
OUTPUT IMPEDANCE 4, 8, or 16 ohms DAMPING FACTOR 50 with 4 ohms load, 100 with 8 ohms load, 200 with 16 ohms load
http://www.berners.ch/McIntosh/Downloads/MA5100_own.pdf Algum de vós desce à terra e explica em português em que se consubstancia o factor de damping no audio? É que, pelo menos por mim falo, só vocês se estão a divertir enquanto os outros assistem limitando-se apanhar alguns, poucos, bonés! | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sex Jul 10 2015, 12:54 | |
- Exactamente, são em modelos de coluna diferente. Mas concordo que não haja co-relação alguma com o problema. Será antes a diferente sensibilidade dos modelos que dita isso.
Cá para mim é sensibilidade das colunas ! Eu já tenho andado assim mas depois tomo prozac e passa-me | |
|
| |
Milton Membro AAP
| |
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sex Jul 10 2015, 14:26 | |
| | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sex Jul 10 2015, 14:30 | |
| | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sex Jul 10 2015, 14:34 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sex Jul 10 2015, 15:17 | |
| | |
|
| |
Mr Bojangles Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sex Jul 10 2015, 16:12 | |
| Voltando ao tema e respondendo ao Francisco o disco não está empenado. Um dos discos em questão é o Ry Cooder "Paris, Texas". Que é um disco que gosto de ouvir em volume generoso, e é nessa circunstância que as palpitações são incessantes.
| |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sáb Jul 11 2015, 22:18 | |
- Voltando ao tema e respondendo ao Francisco o disco não está empenado.
Um dos discos em questão é o Ry Cooder "Paris, Texas". Que é um disco que gosto de ouvir em volume generoso, e é nessa circunstância que as palpitações são incessantes.
A minha melhor sugestão é uma consulta com o Dr Rui Borges para perceber melhor o fenómeno. No campo da tentativa-erro a tentativa de resolver o problema pode-se tornar cara e sem qualquer garantia : http://www.ebay.co.uk/itm/KAB-RF1-Rumble-Filter-Cut-the-rumble-from-your-records-/231395263547?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item35e03b843b Mas é curioso observar que mesmo em possíveis soluções menos onerosas há que pelo menos conseguir quantificar a oscilação, determinando qual a banda de frequências em que ocorrem as oscilações. A Harrison Labs (que desconheço totalmente) tem pelo menos 3 modelos de filtros de rumble. http://www.ebay.co.uk/itm/2-Harrison-Labs-FMOD-20Hz-Hi-Pass-Subsonic-Filter-Rumble-Reducer-RCA-USA-/390911171865?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5b041f1d19 http://www.ebay.co.uk/itm/2-Harrison-Labs-FMOD-30Hz-Hi-Pass-Subsonic-Filter-Rumble-Reducer-RCA-USA-/390911171866?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5b041f1d1a http://www.ebay.co.uk/itm/2-Harrison-Labs-FMOD-50Hz-Hi-Pass-Subsonic-Filter-Rumble-Reducer-RCA-USA-/371124125521?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5668b8bf51 Possívelmente um destes filtros resolve o problema sem comprometer o grave de uma forma geral. Por outro lado é possível optimizar o limite inferior da banda passante (roll-off do grave) no MA5100 para uma zona que melhor concorra com a indesejada oscilação, novamente sem comprometer o grave. Esta é a minha opção favorita por ser a mais limpa e concisa. "Then again" em que frequências andam estas oscilações? É importante perceber isto! E neste caso: sem dúvida uma consulta com o JP! Entretanto esse vinil ouve-se melhor de luz apagada | |
|
| |
Ave_Rapina Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qua Ago 12 2015, 17:18 | |
- Milton escreveu:
http://www.berners.ch/McIntosh/Downloads/MA5100_own.pdf Algum de vós desce à terra e explica em português em que se consubstancia o factor de damping no audio?
É que, pelo menos por mim falo, só vocês se estão a divertir enquanto os outros assistem limitando-se apanhar alguns, poucos, bonés! | |
|
| |
tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Seg Set 28 2015, 18:14 | |
| Resuscitando o tema.
Como se implementa, em teoria, o mesmo? É só um filtro passa-alto? | |
|
| |
tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Qua Set 30 2015, 10:31 | |
| Tenham calma! Não falem todos ao mesmo tempo. | |
|
| |
| |
| |
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sáb Out 03 2015, 03:19 | |
| - Milton escreveu:
- Outra coisa que também pode contribuir é a célula nao ser compatível , a nível de compliance, com o braço...
Boa noite Cavalheiros. Se me permitem, suspeito que é a situação que o Sr. Milton apontou no último parágrafo da sua mensagem. O rumble pode vir de outra fonte, ou então tudo oscila em uníssono... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Distorção subsónica Sáb Out 03 2015, 19:49 | |
| - Mário Franco escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- Mário Franco escreveu:
Eu já tenho andado assim mas depois tomo prozac e passa-me
Olha que esses azuis não são Prozac. Para me lembrar dos azuis é preciso tomar primeiro os do alzeimer O telefone toca e a dona da casa atende: - Estou! E do outro lado: - É possível falar com a Sra. Silva, por favor. E responde a mulher: - É a própria. Quem fala? - Aqui é Dr. Arruda do Laboratório. Ontem, quando o médico enviou a biopsia do seu marido para o laboratório, uma biopsia de um outro sr. Silva chegou também e agora não sabemos qual é do seu marido. Infelizmente, os resultados são ambos maus… Preocupada, a mulher: - O que o senhor quer dizer? E o médico explica: - Um dos exames deu positivo para Alzheimer e o outro deu positivo para HIV. Nós não sabemos qual é o do seu marido. - Que horror! Vocês não podem repetir os exames? – Pergunta a mulher. - Não, a Segurança Social só paga estes exames caros uma única vez por paciente. – Lamenta o médico. Desesperada a mulher: - Bem, o que é que o senhor me aconselha a fazer? E o médico: - A Segurança Social aconselha que a senhora leve seu marido para um lugar bem longe de casa e deixe-o por lá. Se ele achar o caminho de volta, não faça mais sexo com ele! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Distorção subsónica | |
| |
|
| |
| Distorção subsónica | |
|