Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| EQ IEC para NAB Ajuda | |
| | Autor | Mensagem |
---|
salsapica Membro AAP
Mensagens : 248 Data de inscrição : 28/05/2015 Idade : 51 Localização : Varadero, Cuba e Lisboa
| Assunto: EQ IEC para NAB Ajuda Ter Jul 14 2015, 08:05 | |
| Boas, Abro novo tópico por ser uma questão aparte, embora já abordado noutros estou com um problema. Ontem ao digitalizar uma fita com um programa bastante interessante sobre o Banco Espirito Santo do ano 1991, deparei-me com que foi gravada com EQ IEC, mas o meu R2R lê em NAB. Para fazer as edições básicas utilizo antes de publicar o software Soundforge v10 e não consigo atinar com os parâmetros de equalização. Num interesante texto colocado pelo nosso amigo Milton existe a solução para um circuito, mas pensei que digitalmente conseguiria corregir e "converter" de IEC para NAB, mas não parece fácil. Nesse mesmo texto o autor explica e coloca gráficos com "soluções" de como inverter as frequências, mesmo assim não estou certo em se estou a fazer as coisas bem. Neste caso é pena porque a fita e o programa são interessantes e o som é terrível com uma equalização que não é a certa, uma verdaeira dor de cabeça. Para já o que o articulista refere é mesmo verdade: das melhores e mais "estaveis" EQ é a NAB a 7-1/2 "Set" com o quál felizmente encontro mais nas fitas que possuo. Qualquer ajuda ou dica é bemvinda, eu gosto de aprender Abraço para todos! PD: Encontrei esta tabela: http://home.comcast.net/~mrltapes/eq-shift-tables.pdf parece chinÊs, mas com calma e se alguêm puder ajudar com dicas, penso que lá chego... | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda Ter Jul 14 2015, 10:27 | |
| As fitas têm destas coisas... Podes ter aí outro problema que é uma diferença de azimute do que gravou para o que vai reproduzir... | |
| | | salsapica Membro AAP
Mensagens : 248 Data de inscrição : 28/05/2015 Idade : 51 Localização : Varadero, Cuba e Lisboa
| Assunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda Ter Jul 14 2015, 11:00 | |
| Pois...entre outras "issues".
Outro problema é conseguir identificar se foi bem gravada ou não, se foi em estúdio ou localmente. As gravações locais costumam ter pior som e as fitas de qualidade baixa (algumas em acetato )
Fitas coladas (edited) que com os anos a cola secou e partem deixando residuos..."Sindrome grude" etc...esses problemas há e não há muito a fazer. Tentar recuperar o que lá está gravado "at once"
A questão das EQ é que espero não ter que fazer um hardware upgrade e conseguir atinar e resolver pela via de software.
abraço! | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda Ter Jul 14 2015, 12:34 | |
| - salsapica escreveu:
A questão das EQ é que espero não ter que fazer um hardware upgrade e conseguir atinar e resolver pela via de software.
abraço! Ou isso ou arranjares um RtR IEC/CCIR baratucho... Ou...melhor ainda...um RtR com as duas eQ e com 3 velocidades...isso é que era ! Como o Philips N4520... http://www.quoka.de/hifi-audio-tv-video-foto/plattenspieler-tonband/c7215a152443180/philips-tonbandgeraet-n-4520.html | |
| Assunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda Ter Jul 14 2015, 12:49 | |
| Não é má ideia, já até pensei nisso...só que entra por uma porta e vou ter que sair pela outra. Entre discos, livros, instrumentos, cd's, dois giras, uma mesa de mistura, o R2R e não muita coisa (os amps e columnas estão guardados, assim como um leitor de minidisc, etc...)...os gatos...a minha mulher espancava-me | |
| | | Cocharro Membro AAP
Mensagens : 1688 Data de inscrição : 05/08/2011 Idade : 47 Localização : Alto Alges
| Assunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda Ter Jul 14 2015, 16:24 | |
| | |
| Assunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda Ter Jul 14 2015, 19:28 | |
| nem imaginas a cara quando viu o R2R no escritório no sítio da impressora e a dita no chão | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: EQ IEC para NAB Ajuda | |
| |
| | | | EQ IEC para NAB Ajuda | |
|