Comprei à dias um novo gira discos, o Lenco L-90. Montei o mesmo e ao testà-lo acontece o seguinte:
Apòs ajustar o contrapeso e o anti skating, o braço parece que està sempre a retornar para a posição inicial. Coloquei o contrapeso um pouco menos de 2,5 e o antiskating para metade. Mas mesmo assim coloquei-o a "0" e acontece o mesmo problema. Parece uma espécie de "atracção magnética" que o braço tem e ao ficar no descanso, ouve-se um som que parece de uma mola. Não sei mesmo o que fazer será erro de "newb" ou defeito do gira? Se alguém puder ajudar, agradecia.
Obrigado.
Última edição por Artvr de Carvalho em Qua Jul 15 2015, 10:00, editado 1 vez(es)
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 09:05
Isso nao é normal... Esse é o novo modelo com usb? Compraste novo com garantia?
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 09:49
Olá e parabéns pela compra!
Pela tua descrição e dado o processo de afinação com o braço em equilíbrio estático é absolutamente normal o que descreves.
Mesmo com o antiskating a "0" há sempre uma pré-carga capaz de despoletar o braço para fora do prato, inclusivamente para lá da posição normal de repouso (vai até onde der).
O anti-skating tem a sua verdadeira utilidade quando está submetido à força centripeta (exercída no sentido do centro do prato) durante a reprodução de um disco. Na ausência desta, a tendência do braço é ser "cuspido" para fora do prato.
FBatista
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 09:56
Milton escreveu:
Isso nao é normal... Esse é o novo modelo com usb? Compraste novo com garantia?
Viva Milton,
Sim, é o modelo mais recente c/USB. Tem praticamente uns 5 dias.
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:00
FBatista escreveu:
Pela tua descrição e dado o processo de afinação com o braço em equilíbrio estático é absolutamente normal o que descreves.
Mesmo com o antiskating a "0" há sempre uma pré-carga capaz de despoletar o braço para fora do prato, inclusivamente para lá da posição normal de repouso (vai até onde der).
O anti-skating tem a sua verdadeira utilidade quando está submetido à força centripeta (exercída no sentido do centro do prato) durante a reprodução de um disco. Na ausência desta, a tendência do braço é ser "cuspido" para fora do prato.
FBatista
Olá FBatista,
Obrigado pela resposta. Esse problema digamos que se torna mais evidente quando reproduzo 7''. Não sei (estou a pensar) se aquando da reprodução destes se tenho de desligar o "auto-stop". Já agora, estando o contrapeso regulado para 2,5 o anti-skating deve estar acertado para metade (1,25 - como refere o manual)?
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:03
OK, vamos por partes!
Que cabeça tem esse giradiscos?
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:06
Segundo o manual a Lenco recomenda o habitual - que descrevi no 1º método. (ver página 5) http://www.manualslib.com/manual/637744/Lenco-L-90.html?page=5#manual
VTF = antiskating
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:09
FBatista escreveu:
OK, vamos por partes!
Que cabeça tem esse giradiscos?
Diamante 0.6 mm unido Forma esférica
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:09
FBatista escreveu:
Segundo o manual a Lenco recomenda o habitual - que descrevi no 1º método. (ver página 5) http://www.manualslib.com/manual/637744/Lenco-L-90.html?page=5#manual
VTF = antiskating
Precisamente! Foi mesmo assim que o regulei.
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:11
E vem com o giradiscos certo?
A Lenco recomenda 2,5gramas no contra peso certo?
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:13
FBatista escreveu:
E vem com o giradiscos certo?
A Lenco recomenda 2,5gramas no contra peso certo?
Correcto.
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:14
Artvr de Carvalho escreveu:
FBatista escreveu:
FBatista
Olá FBatista,
Obrigado pela resposta. Esse problema digamos que se torna mais evidente quando reproduzo 7''. Não sei (estou a pensar) se aquando da reprodução destes se tenho de desligar o "auto-stop". Já agora, estando o contrapeso regulado para 2,5 o anti-skating deve estar acertado para metade (1,25 - como refere o manual)?
O braço desloca-se sózinho os sulcos do disco? Ou quando está levantado?
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:19
FBatista escreveu:
Quando está levantado e no caso do 7'' que testei, já para o fim do mesmo, parecia estar a exercer pressão para o lado de fora (oposto ao centro). É como se tivesse ali uma mola a fazer pressão para fora.
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:26
Estive a "googlar" e neste Fórum abaixo alguém descreve mais ou menos o mesmo problema embora com outro gira-discos.
As soluções que descrevem é que fico um pouco céptico...
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:35
FBatista escreveu:
Quando está levantado e no caso do 7'' que testei, já para o fim do mesmo, parecia estar a exercer pressão para o lado de fora (oposto ao centro). É como se tivesse ali uma mola a fazer pressão para fora.
7" são singles.
O auto-stop não exerce qualquer interferência no anti-skating. Pelo menos assim espero.
Não tentes nada do que lá vem descrito nesse link, sob pena de perderes a garantia do gira.
Estando na garantia deve-se investir muito pouco em tentar resolver o problema. Ou se consegue rápidamente, ou o melhor a fazer é trocar/devolver.
Sendo uma situação de defeito podes pedir a devolução do montante. O que será bom para "ganhar tempo" e pensar com mais calma na próxima aquisição.
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:40
FBatista escreveu:
FBatista escreveu:
7" são singles.
O auto-stop não exerce qualquer interferência no anti-skating. Pelo menos assim espero.
Não tentes nada do que lá vem descrito nesse link, sob pena de perderes a garantia do gira.
Estando na garantia deve-se investir muito pouco em tentar resolver o problema. Ou se consegue rápidamente, ou o melhor a fazer é trocar/devolver.
Sendo uma situação de defeito podes pedir a devolução do montante. O que será bom para "ganhar tempo" e pensar com mais calma na próxima aquisição.
Exacto, não me vou meter armado em engenhocas sob o risco de perder a garantia. Ainda por mais tendo o aparelho apenas alguns dias. Vou testar ainda e em último caso flmar o que acontece e tentar aqui postar.
Muito obrigado pela ajuda!
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qua Jul 15 2015, 10:43
Ok! Um filminho era porreiro!
De nada!
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 10:00
Ok,
Desculpem a qualidade do video (filmar de telemovél na mão não é fácil enquanto nos concentramos no que estamos a filmar) mas a ver se assim conseguem ver o problema. Estabilizei o braço (peso=0 e antiskating=0) para verem o movimento que faz assim como o barulho quando vai para o repouso (parece uma espécie de mola).
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 10:07
Uma luz acesa na gravação do video teria ajudado bastante. Tanto quanto vejo continuo a achar normal. Creio ter ouvido dois estalidos na parte final. Isso sim não é normal!
Mas, tudo se resume à Garantia e ao período de troca ao abrigo de defeito : é quem manda neste momento. Se na tua opinião tem defeito, não hesites!
Surge-me entretanto a dúvida : a loja afinou o giradiscos antes de te o entregar?
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 10:10
Sim, realmente aquele estalido não é natural. Entretanto após mais um teste ontem (desta vez c/um disco 12'') o auto stop não funcionou.
Comprei pela Redcoon. Portanto ele vinha na caixa todo desmontado. Já os contactei para procedermos à devolução.
Que azar... agora até tenho receio de ter outro modelo igual
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 10:19
Lamentável !
Chegaste a ouvir o giradiscos? Agradou-te a sonoridade?
Na minha perspectiva o maior problema é o local de compra. E não tanto o modelo de giradiscos.
Tens também, a meu ver, de equacionar se não valerá mais, comprar numa loja física que tenha assistência técnica e que monte e afine o giradiscos e se possível te o entregue em casa. Paga-se mais indubitávelmente, mas o retorno é mais que justificável IMO. Porque o oposto é : chatice, insatisfação, discos estragados e o material condenado a apanhar pó, enfim: um filme não raras vezes visto.
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 10:23
FBatista escreveu:
Lamentável !
Chegaste a ouvir o giradiscos? Agradou-te a sonoridade?
Na minha perspectiva o maior problema é o local de compra. E não tanto o modelo de giradiscos.
Tens também, a meu ver, de equacionar se não valerá mais comprar numa loja física que tenha assistência técnica e que monte e afine o giradiscos e se possível te o entregue em casa. Paga-se mais indubitávelmente, mas o retorno é mais que justificável IMO.
Sim, o som agradou-me.
O meu maior problema é que não conheço muitas lojas físicas e além disso o factor "tempo" não é meu amigo. Por isso recorri ao serviço online.
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 10:25
De onde és?
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 10:26
FBatista escreveu:
De onde és?
Seixal/Lisboa
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 10:36
Nesse caso não há desculpa! tens boa oferta em Lisboa.
Mais tarde posso-te enviar uns links por PM, se entretanto não os tiveres já conseguido. É bastante fácil! Pesquisa por este forum que rápidamente chegas lá.
Quanto à falta de tempo não te posso ajudar. É um mal geral!
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 10:42
Sim eu sei.. Mea culpa.
Conheço a MaquimSom e a AudioTem.
Mas fica descansado que já me ajudaste bastante FBatista. Obrigado
FBatista Membro AAP
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 11:02
Sim eu sei.. Mea culpa.
Conheço a MaquimSom e a AudioTem.
Mas fica descansado que já me ajudaste bastante FBatista. Obrigado
De nada! Não tens de quê!
A Maquimsom é bastante generalista no campo do Hi-Fi, costuma ter bons preços mas desconheço totalmente a qualidade da entrega de equipamento fino - digamos assim - como no caso, os giradiscos.
A Audioteam, conheço bem. E agrada-me em ambos os aspectos, qualidade de entrega e assistência técnica.
Artvr de Carvalho
Assunto: Re: Ajuda Qui Jul 16 2015, 11:05
FBatista escreveu:
De nada! Não tens de quê!
A Maquimsom é bastante generalista no campo do Hi-Fi, costuma ter bons preços mas desconheço totalmente a qualidade da entrega de equipamento fino - digamos assim - como no caso, os giradiscos.
A Audioteam, conheço bem. E agrada-me em ambos os aspectos, qualidade de entrega e assistência técnica.
Fixe!
Entretanto já pus o processo de devolução do gira a rolar... vamos ver como isto vai correr. Wish me luck!