| Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! | |
|
+8reirato Mister W khayman FBatista mannitheear Milton António José da Silva José Miguel 12 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 19:17 | |
| Boa tarde a todos!!!
Depois de muitos minutos, horas mesmo, a acompanhar por fora chegou a hora de entrar para poder usufruir deste espaço de outra forma. Nunca tinha precisado de uma intervenção de fundo numa peça de que gosto muito e por isso gostava de receber algumas dicas.
Tenho um Lenco L78 recém chegado e apesar de ter um aspecto visual próximo de novo, tem um ruído audível. Coloquei no tópico que seria do motor, mas o que provoca o ruído parece ser o pesado prato a girar - com o motor parado quando o tento girar ele parece algo preso.
Gostava de o levar a um bom "médico" na zona norte, próximo do Porto. Sou da Póvoa de Varzim e poderia deslocar-me com facilidade nesta zona.
Agradeço em avanço todas as respostas.
José. | |
|
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 20:10 | |
| Boa noite José. Qual o estado da roda idler? Quando poderes, passa na zona da apresentação para te ficarmos a conhecer melhor e te podermos da as boas vindas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 20:48 | |
| Boa noite António!
A roda idler parece estar muito bem e quando o prato está fora roda livremente. Apesar do aspecto de novo (mais tarde tentarei colocar imagens) passaram por esta bela máquina mais de trinta anos e isso provoca sempre das suas. Faltará lubrificação?! Descobri, por indicação, que nem sempre o auto-stop funciona...
Passarei com todo o gosto pela área de apresentação, espero aprender muito por esta via! Não sou dado a mexer nestas peças, mas quem sabe se o caminho não me leva até esse lugar até agora estranho... | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 21:28 | |
| A roda é a mesma desde novo? _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 21:37 | |
| É uma boa pergunta!!! Pelo que conheço ela parece ser uma "original", tem excelente aspecto e nenhuma marca de grande uso. Responder de forma certa, se é a mesma desde que foi montada eu não sei. Com o motor parado, desligado, ao fazer rodar com a mão o disco não deveria dar a sensação de mais solto, sem aquele ruído provocado pela rotação? | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 22:37 | |
| Tens alguma forma de rodar o prato à mão sem que a roda idler esteja em contacto com o mesmo ? E por outro lado terás forma de colocar o motor em funcionamento sem que a roda idler faça mover o prato? Assim podias ver se o ruido vinha do motor ou do prato em rotação.. | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 22:49 | |
| Boa noite Milton! Já retirei o prato, desde logo o transporte foi feito com ele fora, e o motor parece-me estar bem, a roda idler movimenta-se sem problemas. O ruído parece-me mesmo do prato a rodar e talvez me tenha precipitado a colocar a questão - coisas de novatos! Como nunca me senti muito confortável a mexer nestas peças precisava de apoio, se a questão passar por lubrificar talvez até consiga, mas o auto-stop já me parece ultrapassar... pelo que entendo só com o prato colocado e com uma pequena peça que tem no centro dele (que está lá e bem) a coisa acontece. | |
|
| |
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 22:54 | |
| Vamos por partes. O prato em si, não faz ruído, a não ser que o ruído advenha do conjunto chumaceira/veio. Partindo do principio que a roda idler esteja boa, eu apostaria numa manutenção a nível do óleo e veio. Penso que nesse aspecto o Joel poderá ser de ajuda para resolver o problema. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 22:56 | |
| Pois...talvez isso fique resolvido com uma lubrificação...a ver se alguem aqui te recomenda um oleo bom para isso. Tambem tens os kits do Joel no ebay
http://www.ebay.de/itm/Pflege-und-Reparatur-Set-fur-LENCO-L-70-L-72-L-75-L-77-ORIGINAL-VON-JOEL-/151540836343?hash=item234889a7f7 | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 22:58 | |
| Para poder partilhar imagens, qual o melhor método? | |
|
| |
Milton Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 23:10 | |
| | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 16 2015, 23:19 | |
| Aqui vão umas imagens do Lenco: As imagens não estão com a melhor qualidade, mas foram tiradas com o telefone... Para terem uma ideia de como está esta pequena maravilha! Bem sei que estes Lenco se prestam a grandes empreitadas, mas para já o som dele (tirando o ruído que se ouve ao perto) é tão capaz que ainda vamos esperar até alterar o que quer que seja. Ah! A célula e agulha vão mudar... estamos a investigar, Ortofon e Audio Technica, a original M100, irão ser ultrapassadas em breve. | |
|
| |
mannitheear Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Seg Ago 17 2015, 07:50 | |
| Hello José,
did you try to remove the two red transit safety screws completely?
Última edição por mannitheear em Seg Ago 17 2015, 12:29, editado 1 vez(es) | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Seg Ago 17 2015, 12:06 | |
| Hi there!
No, I didn’t do that. The gentleman who sold us the Lenco told us that was everything all right. The talk was so good, listening music by so many spectaculars pieces and… we forgot for a moment the Lenco, because it will be our Lenco. We prepared the Lenco for the journey and at home discovered the little noise. Apparently nothing more, but I will try your suggestion.
| |
|
| |
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Seg Ago 17 2015, 12:12 | |
| - José Miguel escreveu:
- Apparently nothing more, but I will try your suggestion.
Pois, devias mesmo porque sendo assim, é mais do que certo que é a origem do problema. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Seg Ago 17 2015, 12:15 | |
| Bom dia!
Sou mesmo um atado de mãos... pelo que o senhor me disse os parafusos vermelhos deviam apenas ser soltos, para dar a folga necessária. Devo tirar os dois por completo e guardar na gaveta bem guardados? | |
|
| |
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Seg Ago 17 2015, 12:17 | |
- Bom dia!
Sou mesmo um atado de mãos... pelo que o senhor me disse os parafusos vermelhos deviam apenas ser soltos, para dar a folga necessária. Devo tirar os dois por completo e guardar na gaveta bem guardados? Sim, completamente fora. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Seg Ago 17 2015, 12:19 | |
| Hoje chegarei tarde a casa, mas assim que chegar vou tratar disso!
Agradeço a sugestão, não me tinha passado pela cabeça essa possibilidade. | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Ago 18 2015, 00:25 | |
| Bem-hajam!
Cheguei a casa e lá fui espreitar o Lenco para ver o que podia fazer com os parafusos... ou eu estou a fazer algo de errado, ou eles não me parecem ter como sair. Creio que falam dos dois vermelhos que servem para acondicionar e esses estão totalmente apertados, ou seja, o mais baixo que vão. Depois fixam e deixam tudo solto como deve estar. Depois tem mais dois que servem para regular o mecanismo e a roda idler - este último é o mais alto por natureza da afinação.
Devo forçar os parafusos para os retirar? Já vi imagens onde até o que peso ser de afinação da idler está fora...
Contudo, hoje lá estive a ouvir novamente o motor e ele ouve-se de facto... não devia! Creio que precisará de tratamento.
Espero pelas indicações e sugestões. | |
|
| |
mannitheear Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Ago 18 2015, 06:39 | |
| Look here, the screws labeled with the number 18 on page 4: https://www.google.de/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.hifi-studio.de/hifi-klassiker/LostWorlds-of_Lenco/operating-L78.pdf&ved=0CB4QFjABahUKEwjRgb_t8rHHAhVl_nIKHce8C-U&usg=AFQjCNFyzvCUOsALeBPehSJJxAVXKTTf_Q&sig2=08N7r_M9HiRRHJsOsFnZFw3
I am no Lenco expert and have a L75 and was told to remove these screws. It was easy, no force was needed, but the L78 may be different. I hope you get help soon! | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Ago 18 2015, 15:56 | |
| Hi there!
The screws under the number 18 are or aren't the ones that adjust/align the idler and other things? Maybe I misunderstood what I listened… but my wife told me the same, she understood the same, those two must be like they are. I will try!
| |
|
| |
FBatista Membro AAP
Mensagens : 1000 Data de inscrição : 21/03/2013 Idade : 46 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qui Ago 20 2015, 00:43 | |
| Viva,
na foto da parte de baixo do prato aparecem uns círculos como que algo a raspar por baixo do prato. Será normal?
Devo referir que desconheço totalmente a mecânica do L78; por muito boa vontade a minha ajuda será infelizmente limitada.
FBatista | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qui Ago 20 2015, 01:01 | |
| Boa noite Batista! É verdade, essas marcas nós notamos, mas elas não são regulares, pelo que descartamos a possibilidade se ser apenas um parafuso a provocar. Eu ainda estes dias, depois da dica dos parafusos, descobri um vídeo de restauro de um Lenco L78 e os parafusos aparecem colocados no final do processo. Pelo que entendo, entendo muito menos do que gosto desta máquina incrível, os mecanismos do L75 e L78 são diferentes pela introdução de evoluções - o auto stop por exemplo. O L75 é tão simples que chega a ser de uma beleza incrível, mas eu não cheguei a um e esperei, esperei... este surgiu como possibilidade e depois de muito procurar lá decidimos que era um "irmão" mais novo com apenas ligeiras diferenças. Ao mexer num dos parafusos, o que aparece na imagem do lado esquerdo, a roda idler ajusta-se e as rotações alteram-se... depois é o trabalho de ajustar até acertar! Estamos em processo de testes, mas este é um projecto para durar algum tempo, ou muito tempo. Espero que tudo corra bem, sempre fui fascinado por estas máquinas e as gigantescas possibilidades que oferecem. Já vi anúncios de um braço SME 3009... para já nem questiono o valor dele, mas como gostava de o ver montado num plinto simples e com esta máquina afinada!!! Vou continuar a procurar mais informações, mas como última hipótese terei sempre o "médico" que com gosto olhará para o Lenco | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qui Ago 20 2015, 01:28 | |
| Entendo! Sem dúvida é um processo que devolve um gozo bestial em cada pequeno passo de evolução.
Os círculos parecem estar alinhados com a idler. Mas seria estranho que fosse a "idle-pulley" a riscar o prato, digo eu.
Ao mesmo tempo parecem estar num diâmetro inferior ao circulo percorrido pela "pulley". Porventura seria interessante perceber porque está riscado, penso eu. | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qui Ago 20 2015, 11:27 | |
| Bom dia a todos!
O riscado deverá ter una origem, sem dúvida, mas a idler quando sobe fica acima de qualquer parafuso e isso torna aparentemente impossível que sejam os parafusos a riscar... Há um mistério por resolver!!!
O motor precisa, estou quase certo, de lubrificação, ele ainda faz um ligeiro ruído mesmo quando o prato está fora. Honestamente ainda não me senti confortável para tirar a base fora, mas ela está bem, solta e nivelada como convém.
Ainda estamos a pensar trocar a célula e agulha, já li muito aqui sobre a Shure M75, que para começar em valores mais baixos deve ser difícil de bater. Estou curioso com a Nagaoka da série M, mas talvez num segundo momento... A Pickering também aparece muitas vezes referenciada.... Mais dúvidas!!! | |
|
| |
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qui Ago 20 2015, 11:31 | |
- .... Mais dúvidas!!!
É uma constante neste nosso hobby. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
FBatista Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qui Ago 20 2015, 11:56 | |
| Ok! Que a força esteja ctg! Vai postando aqui os passos para o pessoal poder apreciar e continuar a ajudar.. | |
|
| |
khayman Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qui Ago 27 2015, 17:55 | |
| Boas,
O ruído do prato a girar pode vir (como já foi dito) do motor ou também do veio (spindle) e do conjunto que este faz com as chumaceiras de bronze e o rolamento onde assenta.
Se retirar o prato, pode tentar rodar manualmente o veio e verificar a existencia de folgas - o mesmo não deve ter folgas significativas laterais, e deve manter-se em rotação sem problemas. Se nunca foi efectuada manutenção no veio, o mesmo precisará de ser desmontado, limpo, lubrificado, e dependendo do estado, pode ser necessário substituir a esfera de rolamento, as pequenas chapas onde a esfera assenta, e por vezes até as chumaceiras de bronze.
Quanto ao óleo, no meu L75 utilizo oleo de motor sintético 5W40 e o prato desliza com muito pouco esforço e muita suavidade.
Cumprimentos,
| |
|
| |
khayman Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qui Ago 27 2015, 18:05 | |
| Lembrei-me ainda que pode testar a eficiência do conjunto do rolamento/veio/chumaceiras - retire a borracha do travão daquela pequena peça de plástico que encosta ao interior do disco quando desliga o L78 (assinalei a vermelho) : Sem a borracha, o prato deve continuar a girar livremente até parar, quando desligar o L78. Quando o conjunto veio/rolamento/chumaceiras está em boas condições, o tempo que leva entre o desligar e a paragem do prato leva vários minutos, e não deve haver qualquer ruído; neste caso, se houver ruído, o problema não será do motor nem da idler wheel mas sim do veio. | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Ago 30 2015, 23:01 | |
| Boa noite a todos e um agradecimento espacial para o khayman!!! Devo desculpar-me pela demora na resposta, mas estive fora e infelizmente distante deste fórum que me diverte e ajuda. O Lenco, devo dizer, está a chegar onde espero que chegue na versão original. Aos poucos está a entrar nos trilhos, o silêncio começa a fazer-se sentir e aquele "hum" começa a desaparecer. A lubrificação foi uma necessidade, os anos parado deixaram marcas e os movimentos não estavam como deviam. Ainda me faltam alguns passos, por exemplo, trocar a ficha DIM com adaptador RCA para um cabo novo RCA. Deixo aqui a questão, é o melhor a fazer, certo? O Pioneer SX-880 não tem conexões DIM. Chegado a casa pude ouvir um disco acabadinho de chegar - Satori, dos Flower Travellin' Band e que bem que me soube. Os japoneses tiveram os seu intérpretes do rock progressivo a comunicar com bandas como Led Zeppelin ou Deep Purple, num estilo mais cru que fica muito bem!!! Creio que já deixei aqui uma vez a pergunta, mas volto a colocar... encontrei uma Shure M75 e segundo li a Lenco chegou a equipar estes modelos com ela, será uma boa aposta colocar esta célula? Li com muita atenção o que aqui já se escreveu sobre essa pequena grande célula e gostava de saber se alguém já a experimentou num Lenco com o braço original. A Nagaoka MP-100 recebe boas críticas, também sei que o melhor é experimentar, mas comprar a Nagaoka obriga a gastar uns euros... este mês tinha logo que sair o Bairro do Amor de Palma em vinil... entrou ainda Velvet Underground and Nico, mais um de Nina Simone, Banda do Casaco, ... Escrevo-vos ao som de Animals, um dos meus discos favoritos dos Pink Floyd, cuja capa tem algo que prende o olhar!!! Muito linda Aguardo pelas vossas dicas | |
|
| |
khayman Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qua Set 02 2015, 10:54 | |
Creio que já deixei aqui uma vez a pergunta, mas volto a colocar... encontrei uma Shure M75 e segundo li a Lenco chegou a equipar estes modelos com ela, será uma boa aposta colocar esta célula? No meu Lenco L75 tenho um braço genérico da Acos Lustre que era fabricado para uns gira discos Akai, com uma célula Shure M75, e estou bastante satisfeito, é uma combinação excelente, na qual tenciono experimentar ainda uma agulha SAS da Jico. Quando adquiri o meu L75, o vendedor já tinha trocado o rolamento do veio por uma esférica de cerâmica, mas havia alguma folga entre o veio e as chumaceiras de bronze, pelo que depois de alguma investigação, comprei umas novas, bem como a pequena chapa base onde o rolamento assenta, e troquei tudo. Depois de lubrificado e instalado o veio, o prato desliza ainda melhor do que antes - anteriormente, a 45rpm e sem o travao, depois de desligar o L75, o prato levava cerca de 1:30s a rodar até parar; agora leva literalmente 4:00s... Cumprimentos, | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qua Set 02 2015, 11:29 | |
| Bom dia! Como estive fora e no entretanto tive ajuda para verificar a lubrificação ainda não experimentei colocar a rodar sem o travão. Tratarei de realizar a experiência e depois tratarei de colocar aqui os resultados. A questão do braço é algo que nos passou pela cabeça, ou seja, com tempo será algo que vamos considerar... com tempo ou oportunidade! Vi que em tempos (o tempo passou... foi em 2010 neste espaço) alguém disse ter um Jelco a mais e essa seria a opção mais interessante para mudar sem mexer em demasia (bem sei que estou a falar de algo do passado, agora não estou a encontrar o post e por isso falho ao não identificar...). O plinto é um projecto que ainda está muito atrasado, um amigo que sabe como tratar os materiais derivados de madeira será a melhor ajuda, mas para já está a tratar de coisas para ele. Este Lenco é visto como um projecto de futuro e esperamos poder aproveitar o máximo dele!!! Também já li muito sobre essa agulha da Jico e a única coisa que nos separa dela é o valor de custo. Para já vamos experimentar a célula e agulha tal como está. Trata-se da célula de primeira geração, ainda com a parte metálica para prender que segundo li até traz benefícios. A agulha é uma Elíptica, vamos ver no que resulta. A M100 até me parece melhor do que a AT95e, mas um destes dias espero poder dizer que estou a ouvir mais e melhor o que realmente interessa, a música que salta dos discos Mais uma vez agradeço as informações e dicas, assim que conseguir fazer a experiência da rotação coloco aqui os resultados (mexer nestas coisas ainda é uma novidade para mim!!!). | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qua Set 02 2015, 11:58 | |
| Olá, O Lenco é de facto um belo gira-discos, apesar da sua concepção invulgar (idler vertical). A substituição do braço original deve ser bem ponderada devido aos seus 210mm de comprimento efectivo (pivot to spindle). Como não existem muitos braços com esse tamanho, deve-se optar pelo que tiver as medidas mais aproximadas. A alternativa (para braços maiores) pode passar pela montagem do braço no plinto, fora da perfuração do braço original. Projectos do género não faltam, incluindo aqueles que cortam o chassis (algo que eu nunca faria). Refiro-me apenas aos modelos L75 e L78 já que nos restantes os valores são diferentes. Abraço | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qua Set 02 2015, 12:15 | |
| Bom dia!
Aqui em casa esperamos para encontrar um L75 em excelentes condições, não conseguimos... assim que encontramos este L78 no estado em que está, esteticamente irrepreensível, começamos a pesquisar e apesar de ser um nadinha diferente, estamos a falar de um irmão um pouco mais novo e com mais uma função - auto-stop.
Procuramos durante algum tempo um Lenco que viesse já com o braço da Jelco de origem, mas os valores ultrapassavam sempre o nosso orçamento. O Tempo, sempre o Tempo, possibilitará oportunidades e sabemos esperar por elas. Este braço da Lenco funciona muito melhor ao vivo do que nas fotografias, não só é esteticamente interessante como não se porta nada mal num sistema que está longe de ser perfeito.
Estamos conscientes que antes de investir num braço talvez seja melhor mudar de colunas e passar das Pioneer CS-66 ou KEF Chorale para umas Pioneer HPM100 ou B&W DM... um destes dias tentar mudar o Pioneer SX-880 por algo que superior... Pode ser mesmo o Pioneer sx-1080, um Sansui... mas um dia talvez um McIntosh 1700...
Posto isto, vamos começar por tratar bem do coração do Lenco, depois da célula/agulha, porque de que adiantaria mudar já o braço, seria notória a melhoria no sistema em que está actualmente? O casamento destas peças é sempre muito importante, pelo menos é o que temos experimentado com todas as que já tivemos e dentro desta gama já foram algumas.
Agradeço o dica de cuidado com o braço, tem o original e gosta? Ou mudou e passou a gostar mais? | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qua Set 02 2015, 12:22 | |
| | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qua Set 02 2015, 12:39 | |
- Bom dia!
... Procuramos durante algum tempo um Lenco que viesse já com o braço da Jelco de origem, mas os valores ultrapassavam sempre o nosso orçamento. O Tempo, sempre o Tempo, possibilitará oportunidades e sabemos esperar por elas. Este braço da Lenco funciona muito melhor ao vivo do que nas fotografias, não só é esteticamente interessante como não se porta nada mal num sistema que está longe de ser perfeito.
Posto isto, vamos começar por tratar bem do coração do Lenco, depois da célula/agulha, porque de que adiantaria mudar já o braço, seria notória a melhoria no sistema em que está actualmente? O casamento destas peças é sempre muito importante, pelo menos é o que temos experimentado com todas as que já tivemos e dentro desta gama já foram algumas.
Agradeço o dica de cuidado com o braço, tem o original e gosta? Ou mudou e passou a gostar mais? Eu gosto do braço original e sou da opinião que o deve manter (caso esteja em perfeitas condições). Apenas alertei para a questão do tamanho porque instituíu-se (erradamente imo) que o braço original deve ser alterado. Certamente que há melhor mas também acredito que um parte significativa das substituições de braços não tragam grandes melhorias... (sobretudo quando não têm o tamanho recomendável). Se o braço do L75 fosse raro e caro já toda a gente gostava dele, como acontece nos modelos P77 e L70 que são dois belos braços da Lenco (mas que não dão no L75). Eu tenho actualmente um L75 (o segundo) e só não utilizo o braço original porque este veio com um problema de difícil reparação. | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Qua Set 02 2015, 12:55 | |
| O Braço não é a nossa principal preocupação, ainda por cima revelou-se melhor do que parecia - aos nossos olhos fica bem! Aos ouvidos só comparando.
O braço da Jelco tem uma vantagem, além da qualidade que dizem ter, o facto de ser mais simples para se procurar células e agulhas. O tipo de braço tipo "sme" ajuda muito quando o dinheiro não ajuda a procurar coisas mais carotas.
Com calma isto vai, estamos indecisos quanto ao que fazer com o cabo original, deixar este ou mudar para um com fichas RCA novo. Será que a mudança vale a pena!?! | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Sáb Set 12 2015, 22:45 | |
| | |
|
| |
johnnys14 Membro AAP
Mensagens : 559 Data de inscrição : 22/02/2015 Idade : 53 Localização : Amadora
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Sáb Set 12 2015, 23:38 | |
| Ora ai está um gira bem bom e bonito | |
|
| |
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Dom Set 13 2015, 12:54 | |
| As coisas quando saem da caverna mágica do Rui Borges, vêm sempre um espetáculo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 15 2015, 12:44 | |
| Bom dia a todos! Eu que aqui coloquei este tópico sobre um Lenco que adoro, que não me canso de descobrir todos os dias, esse mesmo que poderá chegar ao ponto do que aqui foi revelado, não deixo de pensar em outros gira-discos. O UNO do Rui Borges, senhor lembrado ainda agora, já fez parte de alguma procura. Adoro a simplicidade estética, gostava de o poder ouvir um dia, muito bonito!!! | |
|
| |
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 15 2015, 13:16 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 15 2015, 14:58 | |
| É de facto uma belíssima peça e fica muito bem enquadrada pelos LPs... Triumvirat - Illusions on a Double Dimple é um belo álbum e Nat Adderley Septet tem aí belas composições... Funny Funny! Mais o álbum que está a tocar e tudo vai bem num dia como o de hoje. Aqui na Póvoa de Varzim o tempo não dá descanso e ainda tenho que fazer uma viagem para o belo Porto que não deve estar menos cinzento... Voltando a centrar o tema (perco-me sempre ao ver LPs... no fundo tudo isto é para que possamos ouvir música no belo formato), agradeço o cuidado que teve ao colocar as imagens, o gira-discos é lindo e só posso dizer isso repetidamente. De todas as criações do senhor Rui Borges é o favorito aqui em casa, pela simplicidade das linhas (o nosso primeiro gira-discos é o simples Sony PS-1150... ainda cá está!). Parabéns pela peça!!! ps.: a escova que aparece na imagem é daquelas artesanais de pelos de animal? Li sobre esse tema algures e fiquei curioso na altura. | |
|
| |
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 15 2015, 15:41 | |
ps.: a escova que aparece na imagem é daquelas artesanais de pelos de animal? Li sobre esse tema algures e fiquei curioso na altura. Sim, é em pelo de cabra da Mongólia. Uma maravilha. Fica a factura. E esse Banda do Casaco também cá mora. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 15 2015, 15:49 | |
| Esta nossa Banda do Casaco é uma maravilha, pena que os álbuns deles sejam tão caros e difíceis de encontrar. Eu aproveitei esta oportunidade, um senhor incrível possibilitou-nos esta bela fatia da obra da Banda.
A escova é mesmo, lembro-me de ter procurado e ter visto a página da marca com esse tipo de letra e tal. Consegue melhores resultados do que as escovas de fibras de carbono? Estou curioso... com as de carbono nem por isso, ainda não me virei para elas.
| |
|
| |
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 15 2015, 15:52 | |
- Esta nossa Banda do Casaco é uma maravilha, pena que os álbuns deles sejam tão caros e difíceis de encontrar. Eu aproveitei esta oportunidade, um senhor incrível possibilitou-nos esta bela fatia da obra da Banda.
A escova é mesmo, lembro-me de ter procurado e ter visto a página da marca com esse tipo de letra e tal. Consegue melhores resultados do que as escovas de fibras de carbono? Estou curioso... com as de carbono nem por isso, ainda não me virei para elas.
Tenho e de carbono de marcas diferentes, e esta é (para mim) superior. Só gostaria que os pelos fossem um pouco mais curtos, pelo que sou capaz de ir com ela a uma guilhotina, mas mesmo assim como vem, é excelente. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 15 2015, 15:55 | |
| Mais uma vez agradeço a dica e vou ver se experimento uma, agora é hora de enfrentar a chuva e vento!
Boas audições! | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 29 2015, 10:48 | |
| Bom dia!!! Esta manhã, com a barriga já composta, tratei de fazer mudanças e aqui está!!! Já roda e Close to the Edge dos YES foi a primeira experiência Não sou dado aos trabalhos manuais neste tipo de peças, tenho sempre receio de partir tudo... desta vez correu tudo bem É melhor estar calado!!! | |
|
| |
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 29 2015, 11:21 | |
| Chegou a desapertar os dois parafusos de cabeça vermelha que prendem motor? Se os parafusos estiverem em bom estado devem estar desapertados (o ideal é serem removidos, muitos não os tiram para não se extraviarem), caso contrário as vibrações do motor são passadas ao chassis.
Para mais informação dê aqui uma vista de olhos: http://lenco.reference.clicforum.fr/f36-Le-moteur.htm
| |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! Ter Set 29 2015, 11:36 | |
| Bom dia João!
Eu desapertei bem os parafusos, mas não os tirei. Na altura procurei informações e esquemas/imagens, vi que no caso do L78 muitas vezes os parafusos estão desapertados no local - quando desapertam na totalidade sente-se "prender".
Tratei de verificar mais algumas coisas que estavam ao meu alcance, quero levar o Lenco às mãos de alguém que saiba tratar do motor dele, abrir, limpar e lubrificar, para que fique pronto para mais uns anos. Ao nível estético está tudo mesmo bem, até a headshell está imaculada... trocar a célula foi mais simples do que me parecia inicialmente.
Já conhecia a página aqui colocada, cheguei lá depois de ler isto: http://www.high-endaudio.com/RC-Lenco.html
Plinto e braço não são para agora e ainda por cima este plinto branco tem uma fã aqui em casa!!! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! | |
| |
|
| |
| Lenco L78 com ligeiro ruído de motor! | |
|