| Ajuda! Botão selector não fixa! | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Ajuda! Botão selector não fixa! Seg Ago 31 2015, 22:00 | |
| Estava ligeiramente "laço" ao rodar para conectar as entradas, até que pifou de vez ou seja, roda todo por si só e não fixa no eixo do parafuso (pern) que se vê nas fotos. Pensei que tivesse rosca mas não...deve ter moído de vez o que segurava ao pern. Alguém com uma ideia jeitosa para fazer segurar "enchimento" do orifício do botão para encaixe no perno? Ou existe outra possibilidade? Obrigado. | |
|
| |
tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Seg Ago 31 2015, 22:10 | |
| Há uns que têm um furo com um parafuso. Tinhas era que criar a rosca.
Mais simples, com patafix isso não vai lá? | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Seg Ago 31 2015, 22:21 | |
| - tfonseca escreveu:
- Há uns que têm um furo com um parafuso. Tinhas era que criar a rosca.
Mais simples, com patafix isso não vai lá? Realmente este tem um orifício, já lá meti uma chave pequena mas não vai até à extremidade onde poderia segurar no perne. Patafix parece-me mole demais para tanta firmeza que exige a rodar o perne. Mas talvez experimentando. | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Seg Ago 31 2015, 22:55 | |
| - Pierre escreveu:
- tfonseca escreveu:
- Há uns que têm um furo com um parafuso. Tinhas era que criar a rosca.
Mais simples, com patafix isso não vai lá? Realmente este tem um orifício, já lá meti uma chave pequena mas não vai até à extremidade onde poderia segurar no perne.
Patafix parece-me mole demais para tanta firmeza que exige a rodar o perne. Mas talvez experimentando. Se o botao tem um orificio é porque tem ou tinha um parafuso... tenta retirar o parafuso e vê se arranjas outro que sirva | |
|
| |
Manel Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Seg Ago 31 2015, 23:04 | |
| - Pierre escreveu:
- Estava ligeiramente "laço" ao rodar para conectar as entradas, até que pifou de vez ou seja, roda todo por si só e não fixa no eixo do parafuso (pern) que se vê nas fotos.
Pensei que tivesse rosca mas não...deve ter moído de vez o que segurava ao pern.
Alguém com uma ideia jeitosa para fazer segurar "enchimento" do orifício do botão para encaixe no perno? Ou existe outra possibilidade?
Obrigado.
O problema é apenas do "botão" de plástico, certo? Se rodares à mão tudo funciona pelo que percebi. Sendo assim é um "mal menor". Botões desses vendem-se nas casas de componentes eletrónicos por alguns cêntimos. Ok...já sabias isso mas queres manter o original. Se reparares o seletor tem uma parte "serrilhada" onde encaixa o botão. Basta que no lugar do parafuso "metas" algo que vá fazer pressão nessa zona serrilhada. Ok...até aí já tinhas chegado. Normalmente o parafuso original não tem cabeça para ficar escondido. Resumindo...eu já teria dado volta a isso, nem que fosse com supercola 3 comprada na loja do chinês (50 centimos).
Se quiseres mesmo parafusinhos desses pequenitos vê se tens por aí daqueles conetores para fios elétricos de que eu agora não me lembro o nome próprio, ... Outra opção...agarras no serrote e serras a cabeça de um parafuso que encontres por aí e que vejas que tem a mesma medida. Como aquilo é plástico mesmo que fique apertado ... O caso mais simples...metes uma treta qualquer a fazer enchimento e empurras para aquilo ficar justo. Por exemplo fita de teflon.
Última edição por Manel em Ter Set 01 2015, 10:26, editado 2 vez(es) | |
|
| |
agorgal Membro AAP
Mensagens : 1440 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 00:19 | |
| É provável que o parafuso de fixação ainda esteja no sítio dele, só necessita de ser apertado. Não cole o botão pois inviabilizará qualquer reparação futura incluindo eventualmente a retirada do painel frontal. Tente arranjar uma chave de fendas de relojoeiro com tamanho suficiente para chegar ao parafuso. | |
|
| |
Manel Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 10:22 | |
| - agorgal escreveu:
- É provável que o parafuso de fixação ainda esteja no sítio dele, só necessita de ser apertado. Não cole o botão pois inviabilizará qualquer reparação futura incluindo eventualmente a retirada do painel frontal. Tente arranjar uma chave de fendas de relojoeiro com tamanho suficiente para chegar ao parafuso.
Bom conselho. | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 10:56 | |
| Parece que a coisa só vai mesmo com cola.
O perne não é serrilhado, é liso.
Os orifícios do botão não combinam com a extremidades da fenda do pern, quando inserido na posição correcta numa entrada qualquer, (cd, phono...)
Dá-me a sensação que existia uma espécie de fenda que entraria no perne que se vê na foto. Mas não percebo porque não vi nada a cair do orifício do botão. | |
|
| |
agorgal Membro AAP
| Assunto: re: Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 13:44 | |
| Estamos a falar de que amplificador? O acesso ao manual de serviços talvez ajude a encontrar solução. Pelo menos desvenda a forma e modo de fixação. Se o veio (perno) é liso (e pelas imagens, cilíndrico) a fixação deve ser por parafuso, e nesse caso o veio terá uma pequena marca do mesmo, não necessariamente alinhada com a ranhura do veio. | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 14:12 | |
| - agorgal escreveu:
- Estamos a falar de que amplificador? O acesso ao manual de serviços talvez ajude a encontrar solução. Pelo menos desvenda a forma e modo de fixação.
Se o veio (perno) é liso (e pelas imagens, cilíndrico) a fixação deve ser por parafuso, e nesse caso o veio terá uma pequena marca do mesmo, não necessariamente alinhada com a ranhura do veio. Pois...é um Pioneer A616 MkII. O que parece ser é uma tipo chave de fenda que faz rodar o veio através de encaixe na sua ranhura que se vê. | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 15:06 | |
| - Pierre escreveu:
- agorgal escreveu:
- Estamos a falar de que amplificador? O acesso ao manual de serviços talvez ajude a encontrar solução. Pelo menos desvenda a forma e modo de fixação.
Se o veio (perno) é liso (e pelas imagens, cilíndrico) a fixação deve ser por parafuso, e nesse caso o veio terá uma pequena marca do mesmo, não necessariamente alinhada com a ranhura do veio. Pois...é um Pioneer A616 MkII. O que parece ser é uma tipo chave de fenda que faz rodar o veio através de encaixe na sua ranhura que se vê. Estive a ver no meu A616 e a fixação deverá ser por parafuso. Enfiei uma daquelas chaves de relojoeiro (do chinês) pelo orifício do botão e ela prendeu numa qualquer ranhura, aparentemente a cabeça de um parafuso, caso contrário resvalaria na superfície cilíndrica do veio. Tentei desapertar para ter a certeza, mas como a chave era "do chinês" a ponta partiu!!! Fiquei sem perceber se a cabeça desse parafuso era do tipo Allen, Philips ou normal. Sorry! Mas pelo menos o meu A616 ainda ficou inteiro. A propósito, deves-me uma chave do chinês... | |
|
| |
agorgal Membro AAP
| Assunto: Re:Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 16:04 | |
| Retirado do manual de serviço: são visíveis os parafusos. Provavelmente o parafuso ainda estará no seu sítio, só que com folga e a necessitar de aperto... A fenda será normal ou Allen (hexagonal). | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 16:36 | |
| - Ferpina escreveu:
- Pierre escreveu:
- agorgal escreveu:
Se o veio (perno) é liso (e pelas imagens, cilíndrico) a fixação deve ser por parafuso, e nesse caso o veio terá uma pequena marca do mesmo, não necessariamente alinhada com a ranhura do veio. Pois...é um Pioneer A616 MkII. O que parece ser é uma tipo chave de fenda que faz rodar o veio através de encaixe na sua ranhura que se vê. Estive a ver no meu A616 e a fixação deverá ser por parafuso. Enfiei uma daquelas chaves de relojoeiro (do chinês) pelo orifício do botão e ela prendeu numa qualquer ranhura, aparentemente a cabeça de um parafuso, caso contrário resvalaria na superfície cilíndrica do veio. Tentei desapertar para ter a certeza, mas como a chave era "do chinês" a ponta partiu!!! Fiquei sem perceber se a cabeça desse parafuso era do tipo Allen, Philips ou normal. Sorry! Mas pelo menos o meu A616 ainda ficou inteiro. A propósito, deves-me uma chave do chinês... Epa, tu não te desgraces! Tal foi a força que fizeste! Eu ofereço-te um, como é que se chama aquela chave de aperto dos parafusões de motor de automóvel? Dinamómetro, não é? Ferpina obrigado pela pesquisa. p.s mete esse A616 a bombar. | |
|
| |
Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 16:38 | |
| - agorgal escreveu:
Retirado do manual de serviço: são visíveis os parafusos. Provavelmente o parafuso ainda estará no seu sítio, só que com folga e a necessitar de aperto... A fenda será normal ou Allen (hexagonal). Obrigado agorgal. Mas está difícil de encontrar chave que "encontre" tal parafuso se é que exista lá dentro. | |
|
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! Ter Set 01 2015, 16:55 | |
| - Pierre escreveu:
- agorgal escreveu:
Retirado do manual de serviço: são visíveis os parafusos. Provavelmente o parafuso ainda estará no seu sítio, só que com folga e a necessitar de aperto... A fenda será normal ou Allen (hexagonal). Obrigado agorgal. Mas está difícil de encontrar chave que "encontre" tal parafuso se é que exista lá dentro. Deve ser uma chave sextavada n. 2 ou 1,5 vendem-se avulso e custa cerca de 20 cêntimos | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ajuda! Botão selector não fixa! | |
| |
|
| |
| Ajuda! Botão selector não fixa! | |
|