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Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
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 Harbeth

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MensagemAssunto: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 00:54

Viva

Que acham desta marca?

Tem alguma experiencia com algum dos modelos?

Para um viriatus e uma sala de 4,5 m x 4,5 m acham que que as HL5 seriam demais?

E as 7 ou as 30.1?

obrigado
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 13:36

Já vi a marca e os seus produtos na net, parecem ser muito boas colunas, acho que tanto a HL5 ou as 7 são as mais apeteciveis contudo penso que a potência delas excede bastante da potência do amp 45w por canal? talvez as 20.1 0u as P3ESR fossem as mais indicadas ...apesar de nunca ter ouvido nenhumas delas, não posso dar uma opinião clara sobre elas.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 14:49

A Harbeth, UK tem no seu site um forum dos utilizadores e adeptos da marca , aqui:   http://www.harbeth.co.uk/usergroup/forum.php

E, por sorte logo nos primeiros tópicos que li estava este que pode responder a algumas dessa perguntas!? ...

Speakers for 30'x12' room , aqui:

http://www.harbeth.co.uk/usergroup/forum.php

P:S: Para mais dúvidas contacatar a minha amiga Mónica Domesh da StyleSound, Barcelona!? ...

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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 16:21

Acho que o melhor é ouvir com o Viriatus. O consenso geral é que a Harbeth faz umas belíssimas colunas, mas podes não gostar. Ou pode não fazer boa parelha com o resto do sistema. Estás a pensar comprar novas?


Já agora, a sala é dedicada? As dimensões são exactamente 4.5x4.5?
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 17:23

Obrigado a todos pelas respostas.

Tenho umas em vista e poderia ser as 30 ( com desconto ) , 30.1 , 7 ou as HL5 plus.

Haverá grande diferença entre as 30 e as 30.1?


A sala é a sala normal. Tem a tv no meio das colunas. Tem cerca de 4,5 x 4,5 ou 5 m.

Consigo ter ai 40 cm das colunas para as paredes.

Em relação à potencia nao me preocupa... Acho que o viriatus pega nelas e muito mais:D
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 17:43

tfonseca escreveu:
Acho que o melhor é ouvir com o Viriatus. O consenso geral é que a Harbeth faz umas belíssimas colunas, mas podes não gostar. Ou pode não fazer boa parelha com o resto do sistema. Estás a pensar comprar novas?


Já agora, a sala é dedicada? As dimensões são exactamente 4.5x4.5?


Precisamente, não há como as ouvir com o teu amplificador
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 17:56

Antes de tudo acho que devias medir a sala e fazer uma simulação das ressonâncias. Isso pode condicionar a escolha, mais do que o amplificador. Mas no caso destas monitoras que chegam ao 50Hz (-3dB) não deverá mais problema do que com outras quaisquer.

Qual é mesmo o orçamento?
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 18:01

A questao é que nao tenho hipotese de ouvir.

Acho que em PT nao ha loja para ouvir.


Como faço um teste desses?


Tenho as proac studio 110 e dao se bem.

A Soliloquy 5.3 sao fabulosas, mas na minha sala tem grave um pouco a mais.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 18:18

Saca o REW e faz a simulação da sala com as dimensões, posição das colunas e de escuta. Naturalmente isto é para as frequências mais baixas.

Sem ouvir é complicado. O que sentes falta nas ProAc?
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 04 2015, 19:22

São colunas fáceis de alimentar e bastante adequadas a espaços reduzidos.
As M30.1 têm um tweeter de melhor qualidade (Seas T25CF001) e uma resposta mais plana do que as SHL5+ ou as C7 mas menos extensão de graves.
Tanto quanto sei apenas as M30.1 são construídas segundo a tradicional caixa de paredes "finas" da BBC.

O forista "mr bojangles" tem um par de M30.1...

R
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySeg Set 07 2015, 12:17

Prezado Raines1978,

Concordando com o parecer do companheiro ricardo onga-ku, acrescento que as Harbeth Monitor 30.1, além de bem construídas, encherão a área do seu espaço de audição. Porém, tal como já foi recomendado, antecedendo qualquer possível aquisição de colunas, será aconselhável efectuar uma audição com a sua amplificação.

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySeg Set 07 2015, 12:39

obrigado pelas respostas:D

Nao devo conseguir ouvir com o meu amp, pois ca em PT nao encontro loja que as tenha.

Pelo que leio há pessoas que preferem as 30.1 outras que preferem as HL5 plus.

Contactei a marca e dizem que o meu espaço é o minimo aconselhado para as HL5 plus e tambem dizem ser melhor coluna que a 30.1 ...

Pelo que leio a 30.1 é mais fiel ao som natural e a HL5 mais emocional...

Alguem aqui ja ouviu as duas?

Obrigado
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySeg Set 07 2015, 17:54

acho que devias mudar de sala de audicao Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySeg Set 07 2015, 19:09

raines1978 escreveu:
Nao devo conseguir ouvir com o meu amp, pois ca em PT nao encontro loja que as tenha.

Desculpe a frontalidade, mas nessas condições, não arriscava a compra. Preferia optar por outras colunas que, além de agradar no desempenho, passassem no teste com o amplificador residente.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySeg Set 07 2015, 19:21

Cocharro escreveu:
acho que devias mudar de sala de audicao Very Happy

Tambem acho!!!

Contribuições para casa nova aceitam-se:D
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySeg Set 07 2015, 20:44

Eu ainda nem percebi qual o orçamento? São os 4000 e tal das Harbeth?

Sem ouvir só arriscava se o preço fosse suficiente bom para não perder muito na venda. Mas tenho ideia que isto não anda famoso para vender, mas posso estar errado.

A probabilidade de gostares é grande, mas podem não funcionar com a sala - que o mais importante.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 11 2015, 15:50

Obrigado a todos pelas respostas:D

Agradeço a frontalidade e reconheço que comprar sem ouvir é um risco.


Tenho umas proac e vou lendo as diferenças de umas para as outras na net e dá uma "ideia" de como serão.

O orçamento seria ai ate 2000 a 2400 euros.


As HL5 plus penso que serao demais para a sala, até porque sao caixas grandes e vao-se tornar uns "monos" na sala pequena.

As 7 nao me fascinam ... As eleitas deverão ser as 30.1:D

Agora ando a ver os acabamentos...

Gosto do rosewood e do ebony, mas as fotos que se ve na net variam muito.

Numas as ebony parecem muito escuras, noutras parece terem umas listas quase pretas e outras quase amarelas...

O rosewood numas parece vermelho noutras castanhas...

Alguem ja as viu ao vivo?
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 11 2015, 16:03

tfonseca escreveu:
Saca o REW e faz a simulação da sala com as dimensões, posição das colunas e de escuta. Naturalmente isto é para as frequências mais baixas.

Sem ouvir é complicado. O que sentes falta nas ProAc?

As proac sinto falta de algum corpo na musica que me apercebo com as soliloquy.

Mas essas tinham corpo em demasia na minha sala:D


As harbeth 30.1 é uma coluna com mais volume de caixa que a proac 110 e pelo que leio com melhor qualidade nos componentes e cones.

A outra hipotese seria uma proac em segunda mao como a D2 ou a D18


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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 11 2015, 19:51

Olá! Tenho as Harbeth M30, não as 30.1 que sairam agora recentemente e são um refinamento do primeiro modelo. Têm agora apenas amplificação simples de 2 bornes, não podendo haver bi-amplificação com os 4 bornes, presente no modelo anterior. O engenheiro Alan Shaw chegou à conclusão que não beneficiava em nada a bi-amplificação e a tendência é a Harbeth adoptar apenas as ligações simples com apenas 2 bornes.
Posso dizer que desde que as tenho nunca mais pensei em colunas. A gama média é excelente, em apanágio da linhagem BBC, os agudos não têm ponta de estridência, e os graves nunca lhes senti falta. É uma coluna com som cheio, mas aveludado, nunca senti fadiga auditiva (que é um problema pessoal meu) e foi uma das razões para ter optado por esta marca. São muito fáceis de amplificar, e dão-se bem tanto com transistores tanto com válvulas. O que posso dizer é que desde que tenho as Harbeth ouço musica, e não mudo constantemente o volume, porque efectivamente, nem elas se queixam, nem a minha audição. Venho de umas Proac, e no meu caso compensou, porque buscava uma sonoridade mais suave e aveludada, não fatigante, que as Harbeth vieram a comprovar.
Por outro lado, andam umas Proac D2 à venda lindas, com acabamento ebony, que para além de serem boas, são das colunas mais bonitas que vejo por aí.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 11 2015, 20:35

Obrigado pelo post:D

Foi muito elucidativo.

Já agora aproveito para mais umas questoes se nao houver problema

1 - Qual o tamanho da sala em que estao?

2 - Chegaste a experimentar as HL5 ?

3 - Qual o acabamento que tem?

4 - quais as proac que tinhas?

Essas proac tambem ja as vi e seriam uma hipotese, mas estao muito caras

abraço e obrigado!

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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 11 2015, 21:03

raines1978 escreveu:
Obrigado pelo post:D

Foi muito elucidativo.

Já agora aproveito para mais umas questoes se nao houver problema

1 - Qual o tamanho da sala em que estao? A sala tem 19m2

2 - Chegaste a experimentar as HL5 ? Nunca experimentei as HL5

3 - Qual o acabamento que tem? Cherry

4 - quais as proac que tinhas? Eram as Response 1SC

Essas proac tambem ja as vi e seriam uma hipotese, mas estao muito caras

abraço e obrigado!


Qualquer questão adicional estás à vontade. Estão em Lisboa, e podes ouvi-las. Harbeth 468604
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 11 2015, 21:41

Se fosse a ti passava por Lisboa e ouvi as do forista Bojangles. A ver se é a tua sonoridade. Também tenho lido muitos testemunhos iguais a este: agora ouvem música e deixaram de pensar em colunas.

Os acabamentos, muitas vezes as diferenças são porque algumas madeiras escurecem muito. Os acabamentos pintados, como o preto, é que pouco variam.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySáb Set 12 2015, 11:35

raines1978 escreveu:
Obrigado a todos pelas respostas:D

Agradeço a frontalidade e reconheço que comprar sem ouvir é um risco.

Tenho umas proac e vou lendo as diferenças de umas para as outras na net e dá uma "ideia" de como serão.
...
Alguem ja as viu ao vivo?

Amigo raines, efectivamente comprar sem ouvir é como escolher uma garrafa de vinho sem a provar... especialmente no seu caso, aonde a comparação entre a ProAc e a Harbeth é como hesitar entre uma garrafa de branco ou de tinto...

Eu fui depositario durante longos anos das duas marcas que conheço naturalmente bem então. Pessoalmente, não conheço um amplificador que se dê bem com as duas, pois se ambas são inglesas na realidade uma possui um som mais claro e a outra mais sombrio, entre inumeras diferenças de estilo e de sonoridade...

Junto-me então a todos os que o convidam a uma escuta com o seu aparelho, pois o objectivo de um sistema é de obter um conjunto equilibrado e fiel; coisa que sò é possivel apòs experimentação fisica. A Net é uma ferramenta potente e valiosa mas infelismente muito fraca no que diz respeito à apreciação sensivel das coisas... e se a escuta não é possivel, oriente-se então para um modelo que pode ouvir com o seu aparelho !

È por isso que não compro as minhas (boas) garrafas de vinho na Net,..   mas numa adega aonde posso provar Wink

Até+ cheers
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySáb Set 12 2015, 13:38

Obrigado a todos pelas opinioes e pelo convite para a audiçao!

O problema é mesmo a chatice de andar com os amps e colunas as costas he he.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySáb Set 12 2015, 15:12

raines1978 escreveu:
...
O problema é mesmo a chatice de andar com os amps e colunas as costas he he.

Como se diz aqui : È necessario sofrer para obter o prazer !...

Harbeth 21181 ........................................ lol!
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQua Set 16 2015, 21:52

Eu não comparava essas coisas, mesmo sem as escutar:
1) baixa sensibilidade + baixa impedância = amplificador exageradamente potente
2) Para obter graves só com drivers >=12'
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQui Set 17 2015, 10:56

sentieiro escreveu:
...    2) Para obter graves só com drivers >=12'

Amigo sentieiro, venho de passar de um par de colunas com dois altifalantes de 9' por canal a umas pequenotas com um sòmente de 5' ... e efectivamnte perdi no grave, mas ganhei noutros sitios e é assim a alta-fidelidade!

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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQui Set 17 2015, 11:11

TD124 escreveu:
sentieiro escreveu:
...    2) Para obter graves só com drivers >=12'

Amigo sentieiro, venho de passar de um par de colunas com dois altifalantes de 9' por canal a umas pequenotas com um sòmente de 5' ... e efectivamnte perdi no grave, mas ganhei noutros sitios e é assim a alta-fidelidade!

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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQui Set 17 2015, 20:52

Fui um feliz utilizador de umas 30.1 durante algum tempo e tenho saudades da sua fabulosa gama média, uma vez entranhado é muito difícil gostar de outro compromisso, as harbeth são tudo o que dizem delas, não são de todo um produto indiferente, aconselho vivamente a ouvir.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQui Set 17 2015, 23:24

Amigo TD124, não conheço drivers de 9', será 10' ou 8'?
Sei que quando se coloca 2 ou mais drivers em paralelo, a impedância baixa para metade ou mais e o amplificador terá, consequentemente, um aumento de THD, mesmo que seja apropriado para esse tipo de caixas acústicas. (refiro-me aos KRELL e companhia)
Quanto menor for a potência entregue às caixas , (válido para qualquer tecnologia de amplificação) menor será a distorção (evitar caixas acústicas com drivers em paralelo e escolher caixas com maior sensibilidade). Por outro lado os pontos de corte entre altifalantes são pontos críticos, quanto menor número tiverem melhor. Em resumo: as melhores caixas, para mim, não utilizam mais que dois altifalantes.

Por fim, a frequência de corte entre os dois altifalantes deverá ser menor ou igual a 1kHz, porque nessas frequências já não possuímos tanta sensibilidade e não "magoa" tanto, consequentemente para agudos recomendo cornetas com drivers de compressão. Por fim, os sistemas profissionais podem ser uma muito boa escolha.
Concordo com o que dizem, são escolhas ponderadas entre muitos aspectos...
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 18 2015, 00:03

sentieiro escreveu:
Amigo TD124, não conheço drivers de 9'... ... ... ...

Mas... Também vão aparecendo!? ...
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>>The cones in the R400b are made from paper pulp that has been reiforced by aluminium. In fact there is a lot of aluminium in these drivers, because it is not only in the cones, the chassis are manufactured from it and so are the voice coils. Satin anodised element also contribute to the unit’s elegance, except that the drivers are hidden inside the cabinet, all this beautiful satin anodising is hidden from view. The only satin anodising that is visible are the wide, and very attractive trim rings around the woofers circumference. These trim rings not only look great, and make the R400b look very modern and stylish, they also make the drivers look bigger than they really are. The driver’s diameter is 9 inches which is 225 mm.<<
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 18 2015, 09:17

sentieiro escreveu:
Amigo TD124, não conheço drivers de 9', será 10' ou 8'?

Sei que quando se coloca 2 ou mais drivers em paralelo, a impedância baixa para metade ou mais e o amplificador terá, consequentemente, um aumento de THD, mesmo que seja apropriado para esse tipo de caixas acústicas. (refiro-me aos KRELL e companhia)...
...
Concordo com o que dizem, são escolhas ponderadas entre muitos aspectos...

Amigo sentieiro, o meu desinteresse pela electroacustica leva-me a fazer simplificações que conduzem a erros como esse. Eu quiz dizer 21cm (que é o termo utilisado em frança) e que de facto corresponde a 21cm= 8 17⁄64 in ou seja a 8' e não às 9' que mencionei...   mas este erro não modifica o sentido primeiro da minha intervenção, que era de dizer que o "tamanho" não faz "tudo" em alta-fidelidade...

No que diz respeito à sua afirmação que é sensata, eu poderia dizer que,... o facto de colocar altifalantes mais pequenos em paralelo vai aumentar o "factor de acelaração (FA)" e conduzir a respostas impulsionais melhores, o que é uma avantagem. Quanto à aumentação da DHT, trata-se hoje de um mito, pois muitos dos amplificadores modernos (transistores) téem uma diferença de distorsão entre 4 e 8 ohms que é infima...   e passar de 0,01% a 0,05%, pessoalmente não ouço essa diferença de cinco vezes, pois ela é inaudivel para um ouvinte ...

Tudo o que voçê diz é sensato e traduz o seu gosto e respeito pelos sistemas classicos a alta sensibilidade (cornetas e altifalantes 10' ou 12')..., mas eu poderia defender de uma maneira sensata também e com outras afirmações a baixa sensibilidade e é por isso que as duas escolas ainda existem e coabitam quase em paz ...

Então escolher uma Harbeth no lugar de uma Klipsh, ou o contràrio, é perfeitamente razoàvel se sabemos o que vamos fazer com elas e como... e o resultado não sera igual é certo, mas pode ser equivalente o que é em termos puramente pragmàticos um empate e a existência de uma igual quantidade de musica dos dois lados.

Serà então à nossa sensibilidade de decidir de que lado do campo queremos jogar...   mas sem ganhar !

cheers
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 18 2015, 10:55

sentieiro escreveu:
Amigo TD124, não conheço drivers de 9', será 10' ou 8'?
Sei que quando se coloca 2 ou mais drivers em paralelo, a impedância baixa para metade ou mais e o amplificador terá, consequentemente, um aumento de THD, mesmo que seja apropriado para esse tipo de caixas acústicas. (refiro-me aos KRELL e companhia)
Quanto menor for a potência entregue às caixas , (válido para qualquer tecnologia de amplificação) menor será a distorção (evitar caixas acústicas com drivers em paralelo e escolher caixas com maior sensibilidade). Por outro lado os pontos de corte entre altifalantes são pontos críticos, quanto menor número tiverem melhor. Em resumo: as melhores caixas, para mim, não utilizam mais que dois altifalantes.

Por fim, a frequência de corte entre os dois altifalantes deverá ser menor ou igual a 1kHz, porque nessas frequências já não possuímos tanta sensibilidade e não "magoa" tanto, consequentemente para agudos recomendo cornetas com drivers de compressão. Por fim, os sistemas profissionais podem ser uma muito boa escolha.
Concordo com o que dizem, são escolhas ponderadas entre muitos aspectos...

Quer se utilizem cones (radiação frontal) ou unidades de compressão não existe uma solução "certa"; qualquer que seja a opção tomada trará vantagens e prejuízos.
Existem diversos factores que caracteriizam o desempenho de umas colunas e todos eles são comprometidos pelas opções que tomarmos na fase de concepção:

- "equilíbrio ou balaço tonal" que resulta do somatório da reposta ao eixo (som directo) com os reflexos produzidos pela sala
- "claridade" a baixo níveis de pressão sonora responsável pela resolução
- distorção a elevados níveis de pressão sonora cujo limite determina as capacidades dinâmicas da coluna
- comportamento dos altifalantes e da caixa (o modo como as ressonâncias produzidas pelos materiais e até pelas formas afectam o som)
- integração dos altifalantes ao nível do filtro
- extensão ao nível das baixas frequências
- controlo do cancelamento produzido pelo reflexo do chão na "zona do calor" ou floor-bounce
- reposta fora do eixo que determina o modo como o som das colunas interage com a sala acima dos 300Hz (reflexos)

Como tal, acho que afirmar que a frequência de transição deverá andar nos 1000Hz ou que as melhores caixas não devem utilizar mais de duas vias é um engano.

Na minha experiência e pelas leituras que efectuei sobre o assunto as unidades de compressão só devem cobrir 3 oitavas e a frequência de passa-baixo não deve ficar próxima da frequência de ressonância da corneta para evitar sonoridade "trombonizante" típica dos "maus" exemplos.
Isso implica que uma coluna com unidades de compressão tenha no mínimo dos mínimos menos três vias (com limitações na extensão dos graves) ou preferencialmente quatro; p.ex. http://tinyurl.com/qgnpalg

Quanto à frequência de corte, esta deverá ser escolhida de acordo com a reposta de frequências e as características eléctricas do altifalante em causa e devem ainda ter-se em conta as características de dispersão do altifalante e da caixa.
O Research Department da BBC, p. ex., defendia que a frequência de transição entre a unidade de médios e a de agudos devia ser efectuada no ponto de maior sensibilidade do ouvido aproveitando criando uma atenuação pontual tanto na reposta de frequências como na resposta polar (esta última de modo a reduzir os reflexos directos produzidos pela sala), com a vantagem adicional de produzir uma sensação de "recuo" da imagem por forma a obter um equilíbrio mais "natural":

Harbeth 21c7brc

A escolha da frequência de corte pode ainda melhorar a integração das colunas numa sala específica se optarmos por efectuar a transição de altifalantes no modo mais nocivo da sala através da atenuação pontual resposta de frequências.

Para finalizar fica o link para um artigo da Neumann que demonstra como uma coluna convencional de três vias produz menos TIM (transient intermodulation distortion) do que uma de duas:

http://www.neumann-kh-line.com/neumann-kh/glossary.nsf/root/19025D8C4F126AD8C12578B2003A71E9?Open&term=TIM

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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySex Set 18 2015, 22:21

Caro TD124, espero que já estivesse claro que não é minha intenção fazer alguma depreciação negativa das intervenções de qualquer membro deste fórum. Sei que tenho, por vezes, dificuldades de comunicação e alguma "largura de cintura da vossa parte" será sempre bem apreciada. (não é por mal)

Iniciei esta coisa que designo por moderada desordem psicológica, (ser audiófilo), com "direct radiator" sem imaginar o que seriam os tais sistemas clássicos. Confesso que uma vez que "provei" deixou de existir retorno. Também, confesso que é filosofia minha seguir sempre o caminho que aponta ser o mais gratificante em termos de apreciação da reprodução da obra gravada.
Nestas coisas (audio hi-fi) existe muita manipulação comercial... (lamento dizer isso), lembram-se dos braços de extrema baixa massa móvel + agulhas de "low compliance"? Pois parece que foi uma moda. Quando o vinil deu espaço ao CD tudo isso morreu ( parece não ter sido a melhor abordagem). Quando o vinil volta e surge como forma premium de suporte áudio surge de novo a forma mais primária de agulha, a MC, de alta/média rigidez associada a braços bem mais pesados. Poderá ser uma lição? .... Julgo que deveremos ser pragmáticos e estar atentos aos nossos ouvidos e não às convicções de estilo/moda.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySeg Set 21 2015, 15:45

Preços e outros demais pormenores acerca dos Harbeth

http://www.audiologica.co.uk/harbeth/?utm_source=Customers+New&utm_campaign=4f9b181c28-Harbeth+Campaign&utm_medium=email&utm_term=0_b3c33c3418-4f9b181c28-193637497

Este dealer costuma estar afim a qualquer(?) redução no preço ou nos portes!? ...

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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptySeg Set 21 2015, 21:59

viva pessoal, realmente devem ser mesmo boas até no preço.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyTer Set 22 2015, 17:16

sentieiro escreveu:
... Iniciei esta  coisa  que designo por moderada desordem psicológica, (ser audiófilo), com "direct radiator" sem imaginar o que seriam os tais sistemas clássicos. Confesso que uma vez que "provei" deixou de existir retorno. Também, confesso que é filosofia minha seguir sempre o caminho que aponta ser o mais gratificante em termos de apreciação da reprodução da obra gravada.
Nestas coisas (audio hi-fi) existe muita manipulação comercial... (lamento dizer isso),...

....  Julgo que deveremos ser pragmáticos e estar atentos aos  nossos ouvidos e não às convicções de estilo/moda.

Amigo sentieiro, eu não levei nada a mal e a minha resposta era natural e sém indirectas. Mas, a minha experiência é inversa à sua pois, começei a minha moderada desordem psicologica (gostei da expressão), pelos sistemas a alta sensibilidade (kits da Davis e Beyma) e no fim com Full-ranges françeses (Triangle), ingleses (Lowther) e no fim da Fostex. Gostava da dinamica, espontaneidade e rapidez mas sofria do equilibrio timbrico, linearidade, coherência e enfim da tranparência que foram uma revelação para mim à escuta das ProAc response four... e para o qual não houve retorno no meu caso como no seu, mas nos campos opostos.

Quanto ao caminho mais gratificante para aceder à musica, é uma visão altamente subjectiva e certamente tendenciosa... tanto quanto considerar de uma maneira obstinada que a direita ou a esquerda são superiores uma à outra para governar um pais, pois a experiência internacional prova que as duas podem fazer boas e màs coisas... e é por isso que elas existem, senão so haveria uma via mas isso é a dictadura...

Quanto ao estilo/moda que deve ser evitado é claro, garanto-lhe que no mundo professional também hà muita aldrabiçe e desinformação... então a escolha consciente e razoàvel é sempre a melhor !...

cheers
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyTer Set 22 2015, 22:48

Harbeth 16882411726_f73a5ee6a7_b

Harbeth IMGP1734_zps216654a6

obrigado!

Tao escolhidas:D  30.1

Agora é decidir no acabamento

Cherry ou rosewood:D
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQua Set 23 2015, 01:09

raines1978 escreveu:

Tao escolhidas:D  30.1

Agora é decidir no acabamento

Cherry ou rosewood:D

Parabéns pela escolha! Espero que seja a final. Embora neste hobby isso seja difícil.

Não sei como é a decoração, mas Rosewood parece melhor, apesar de Cherry ser a escolha clássica. Acho que o Rosewood se adapta melhor a qualquer tipo de decoração.


Antevejo já o próximo tópico: Suportes Laughing
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQua Set 23 2015, 01:12

tfonseca escreveu:



Antevejo já o próximo tópico: Suportes Laughing



Acho que acertastes na muge. lol!

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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQua Set 23 2015, 10:29

Caro Raines

Ora aqui está uma coluna que sempre suscitou a minha curiosidade...e que em momentos de maior divagação...me deu ideias, para um projecto...sistematicamente adiado... de configurar/criar uma colunas monitor, para uso próprio e o mais possível afinadas para o meu gosto/espectro sonoro audível. A maior pedra no sapato tem sido a concepção do "crossover"

Desejo que obtenha optimos resultados da escolha e que a soma da interacção dos diversos componentes do sistema, ultrapasse amplamente o valor musical de cada um deles.

Boa audição Harbeth 22692
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sentieiro




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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQua Set 23 2015, 21:40

Ok, amigos como sempre.... Eu não comprava é ponto assente! Por essa ordem de custos teria o som profissional da TAD por uma fracção : http://tad-labs.com/en/professional/unitspeaker/. Não sei se tenho privilégios para colocar o link mas se tiverem curiosidade podem procurar em qualquer motor de busca.
Abraços
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQua Set 23 2015, 22:14

Obrigado a todos pelas opinoes:)

Em relação aos suportes vamos ver:D LOLOL Acho que os meus sao um pouco altos para estas...

Também há um par de ebony tiger pelo preço da cherry... MAs tenho algum receio que ao sol seja muito claro as listas

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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQua Set 23 2015, 23:14

Não sei se a escolha está feita mas existe um par de colunas prestes a estar disponivel no mercado, que serão provavelmente par unico em portugal e um caso serio em relação ao seu desempenho, falo de umas JBL APOLLO 001 com altifalante de 15 polegadas e compressor, equipada com os crossovers topo de gama! tudo em perfeito estado... não sei se gosta do estilo ou se se incluirá bem na sua sala...mas que são colunas a serio, lá isso são.
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQua Set 23 2015, 23:26

obrigado pela proposta:)

Mas está à partida escolhida:)
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQui Set 24 2015, 00:08

Aqui fica a sala.

As proac acho que sao um pouco mais escuras que o cherry...



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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQui Set 24 2015, 00:16

Que acham para esta sala?

as cherry ou as rosewood?
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQui Set 24 2015, 00:29

A Harbeth recomenda suportes "abertos" e com pouca massa, daqueles com secção relativamente fina.
Eu tenho uns com muita massa de 20Kg que construí para as anteriores Proac, mas ainda gostava de ter uns abertos.
Um aspecto interessante nestas colunas é a grelha de tecido acústico, que é um aro de metal, que entra dentro da ranhura que existe à volta do painel frontal. Não há pinos nem velcros para este efeito como normalmente.
Harbeth 25fm2bt

Quanto ao acabamento se tens opção do ebony tiger pelo mesmo valor do cherry eu não hesitaria, para mim é o acabamento mais bonito que existe, mas acho estranho porque normalmente acresce no preço.
As minhas são as Cherry. As Rosewood não gosto tanto porque são muito vermelhas.
Boas escolhas!
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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQui Set 24 2015, 00:33

Quer isso dizer que continuas muito satisfeito com as tuas. Harbeth 491368

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MensagemAssunto: Re: Harbeth   Harbeth EmptyQui Set 24 2015, 00:51

Obrigado pelo comentario e foto!

Costumas ouvir com ou sem grelha?

Tambem gosto do ebony, mas nalguns angulos ou iluminações nao gosto muito como aqui

Harbeth DSC01173

Harbeth DSC01218


noutras ate gosto

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