Mensagens : 330 Data de inscrição : 29/07/2012 Idade : 49 Localização : Aveiro
Assunto: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Ter Set 15 2015, 23:43
Consideremos um cenário ideal...
Disco limpo, agulha perfeitamente alinhada, máximo cuidado no armazenamento do disco e uso do mesmo...
Qual o tempo de vida de um disco em todo o seu esplendor? Ao fim de quantas horas se nota uma deterioração do som?
Fica a questão para os mais rodados.
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Set 16 2015, 11:43
Com um tratamento cuidado, penso que se pode ouvir na perfeição a vida inteira. Eu tenho discos que rodaram inúmeras vezes nos últimos 30 anos sem problemas. Tenho um teste bastante antigo em pdf de uma analise feita a discos ouvidos milhares de vezes, e onde não foi notada deterioração sonora.
_________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince
If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...
The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte
luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Set 16 2015, 14:06
conclusão: um disco de vinil, é a forma mais segura de arquivar registos sonoros.
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Set 16 2015, 14:16
No texto acima està escrito: A frição entre a ponta da célula e o disco provoca um ligeiro desgaste do diamante mas sobretudo o do disco. Este desgaste é muito sensivel nos agudos apos algumas escutas. As frequências superiors a 10Khz, são facilmente alteradas pois criam altas pressões de leitura sobre o diamante.
Sim, o desgaste existe... mas depende de uma série de factores o valor absoluto do desgaste !
Até+
tfonseca Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Set 16 2015, 15:22
Está certo. Compra-se os discos aos 20 anos. Quando se tem 70 anos, já não se ouvem os agudos. Portanto soa igual!
Carlos Dias Membro AAP
Mensagens : 330 Data de inscrição : 29/07/2012 Idade : 49 Localização : Aveiro
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Set 17 2015, 08:53
Obrigado pelos vossas respostas.
Tenho também lido que as espiras interiores são as que sofrem maus, confirma-se?
Já agora lanço o desafio qual o disco mais antigo, nas vossas mãos, que tem e qual o seu estado?
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Set 17 2015, 09:40
tfonseca escreveu:
Está certo. Compra-se os discos aos 20 anos. Quando se tem 70 anos, já não se ouvem os agudos. Portanto soa igual!
È exactamente isso... bem resumido e com muita pertinência
Carlos Dias escreveu:
... Tenho também lido que as espiras interiores são as que sofrem mais, confirma-se? Já agora lanço o desafio qual o disco mais antigo, nas vossas mãos, que tem e qual o seu estado?
Sim, alguns ciêntificos mencionam que as espiras internas téem um desbaste superior e desde algumas escutas apenas...
Quanto ao disco mais velho nas minhas mãos é o LedZep II que comprei com 15 anos e então tém 35 anos agora... quanto ao som, visto que jà não ouço os agudos como antes como diz o tfonseca, pareçe-me estar ainda bem...
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Set 17 2015, 10:14
TD124 escreveu:
tfonseca escreveu:
È exactamente isso... bem resumido e com muita pertinência
Carlos Dias escreveu:
... Tenho também lido que as espiras interiores são as que sofrem mais, confirma-se? Já agora lanço o desafio qual o disco mais antigo, nas vossas mãos, que tem e qual o seu estado?
Sim, alguns ciêntificos mencionam que as espiras internas téem um desbaste superior e desde algumas escutas apenas...
Quanto ao disco mais velho nas minhas mãos é o LedZep II que comprei com 15 anos e então tém 35 anos agora... quanto ao som, visto que jà não ouço os agudos como antes como diz o tfonseca, pareçe-me estar ainda bem...
A velhice é tramada
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Set 17 2015, 10:30
Discos mais velhos? Bom, são vários, mas posso mencionar um ou outro.
Dois dos Bad Company de 81, o Atom Heart Mother também de 81, etc. Todos eles já rodaram algumas dezenas de vezes, e estão como novos.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Set 17 2015, 10:38
António José da Silva escreveu:
...
Não acredito , até metes a data e o nome na capa do disco Não podes deixar o disco sossegado e de origem ???
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Set 17 2015, 10:39
TD124 escreveu:
...
Não acredito , até metes a data e o nome na capa do disco Não podes deixar o disco sossegado e de origem ???
Com 14 anos era assim. Mas hoje não me arrependo, serve como prova histórica.
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Dom Set 20 2015, 11:06
Para além dos cuidados básicos já referidos (e bem) existe um outro aspecto que tem alguma (muita) influência na duração dos discos:
A qualidade do vinil... que infelizmente já não é o que era...
Tenho discos com mais de 50 anos num estado exemplar e com um som que não deve diferir muito da data do lançamento. Em contrapartida tenho algumas prensagens recentes que passadas algumas audições começam a demonstrar algum desgaste (clicks e pocs...). Além disso, já não é a primeira vez que encontro pequenos defeitos (bolhas) na área gravada... algo pouco provável nas edições mais antigas.
No último caso refiro-me essencialmente aos discos mais económicos e não ás edições mais cuidadas (e mais caras) onde nada é deixado ao acaso...
Última edição por Mister W em Dom Set 20 2015, 12:23, editado 1 vez(es)
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Dom Set 20 2015, 11:18
TD124 escreveu:
...
Com 14 anos era assim. Mas hoje não me arrependo, serve como prova histórica.
Eu sempre fiz isso nas k7, nos discos usava-se para prevenir as trocas e perdas quando os discos eram usados em festas de garagem ou emprestados aos amigos.
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Dom Set 20 2015, 23:56
ducar escreveu:
...nos discos usava-se para prevenir as trocas e perdas quando os discos eram usados em festas de garagem ou emprestados aos amigos.
Isso era uma das razões, mas no meu caso, só emprestava a um grupo muito restrito de amigos que eu sabia que tratavam os discos tão bem quanto eu.
ducar Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Seg Set 21 2015, 00:05
ducar escreveu:
...nos discos usava-se para prevenir as trocas e perdas quando os discos eram usados em festas de garagem ou emprestados aos amigos.
Isso era uma das razões, mas no meu caso, só emprestava a um grupo muito restrito de amigos que eu sabia que tratavam os discos tão bem quanto eu.
Idem
nunopt
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Dez 30 2015, 15:05
O meu disco mais antigo é este:
1964, primeira edição do primeiro disco dos Rolling Stones
abraços
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Dez 30 2015, 15:40
E dependendo do bom ou mau uso, as pedras rolantes podem continuar a rodar.
nunopt
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Dez 30 2015, 15:55
Comprei-o em optimo estado, continuam a rolar
unidade Membro AAP
Mensagens : 201 Data de inscrição : 08/03/2012 Idade : 61 Localização : Almada
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Dez 30 2015, 17:46
Ok, na sequência deste tópico...,gostaria de ter a possibilidade de apresentar desculpas a um amigo/colega de liceu, algures desaparecido nas "voltas da vida" e que à 33 anos já possuía uma colecção de LP que ultrapassava o milhar... a razão das desculpas..., é que eu normalmente "ironizava com o facto de ao adquirir um dos seus preferidos , obtinha um segundo e em alguns casos um terceiro exemplar que conservava imaculado...
gostaria de saber o que aconteceu a esse "amigo" e à sua colecção de imaculados LP"s
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Dez 30 2015, 17:48
unidade escreveu:
...gostaria de saber o que aconteceu a esse "amigo" e à sua colecção de imaculados LP"s
Se comprou muita coisa pouco badalada e até obscura, hoje poderá ter uma pequena fortuna.
unidade Membro AAP
Mensagens : 201 Data de inscrição : 08/03/2012 Idade : 61 Localização : Almada
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Dez 30 2015, 17:53
Ele comprava de tudo e mais alguma coisa...mas recebia maioritariamente dos EUA, chegando a emprestar discos não existentes em Portugal para programas de rádio..., foi através dele que vi se bem me lembro um LP dos Stix com gravação holográfica/policromática sobre o LP... lindo...
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 8560 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 54 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Dez 30 2015, 17:54
Tenho comprado discos de editoras americanas e inglesas dos anos 60/70 com um som impressionante. Mas claro que os discos como suporte são perecíveis! O único modo que existe de preservar a música sem ser em suporte físico (e mesmo assim têm algo de físico) é em ficheiros informáticos. O que recomendo vivamente é apreciar a música, quando gosto do álbum consigo ignorar os estalidos! E se aquele se estragar pelo uso e abuso, compra-se outro. Nada mais dá prazer do que ver a bolacha preta a verter musicalidade humana!
Com o tempo apercebem-nos que a "fricção" é uma coisa muito saudável
Luis Filipe Membro AAP
Mensagens : 403 Data de inscrição : 15/02/2012 Idade : 62 Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Dom Jan 03 2016, 01:58
ói ói o meu 1º foi o Cosmos Factory dos CCR, que após milhares de audições por agulhas menos recomendáveis começou inevitavelmente a apresentar e queixar-se dos maus tratos infligidos, ainda hoje o conservo para fins de memorabilia sendo no entanto acompanhado por um irmão "mint condition". Quanto a emprestar , quem queria ouvir ouvia-los em minha casa e sempre manipulados por mim ou, em alternativa através dumas centenas senão milhares de cassetes que facultava aos amigos e também estas por mim gravadas. Um dos poucos que emprestei novo em folha precisamente para passar na rádio foi o New Boots and Panties do Ian Dury salvo erro no Rock em Stock pelas mãos do Luís Filipe Barros e claro está o resultado foi lastimoso, regressou com tantos plics e plocs que mais parecia o código Morse transmitido pelo telégrafo do Farwest, remédio santo, acabaram-se os empréstimos e claro, aquisição dum novo exemplar.
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Ter Jan 05 2016, 00:30
Luis Filipe escreveu:
ói ói o meu 1º foi o Cosmos Factory dos CCR, que após milhares de audições por agulhas menos recomendáveis começou inevitavelmente a apresentar e queixar-se dos maus tratos infligidos, ainda hoje o conservo para fins de memorabilia sendo no entanto acompanhado por um irmão "mint condition". Quanto a emprestar , quem queria ouvir ouvia-los em minha casa e sempre manipulados por mim ou, em alternativa através dumas centenas senão milhares de cassetes que facultava aos amigos e também estas por mim gravadas. Um dos poucos que emprestei novo em folha precisamente para passar na rádio foi o New Boots and Panties do Ian Dury salvo erro no Rock em Stock pelas mãos do Luís Filipe Barros e claro está o resultado foi lastimoso, regressou com tantos plics e plocs que mais parecia o código Morse transmitido pelo telégrafo do Farwest, remédio santo, acabaram-se os empréstimos e claro, aquisição dum novo exemplar.
Comigo passava-se a mesma coisa. Hoje felizmente já é bem diferente porque empresto muitos e muitos me emprestam a mim, mas sendo este grupo um grupo de malta onde todos tem a mesma "pancada" ou cuidado.
TD124 Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Ter Jan 05 2016, 07:37
... Hoje felizmente já é bem diferente porque empresto muitos e muitos me emprestam a mim, mas sendo este grupo um grupo de malta onde todos tem a mesma "pancada" ou cuidado...
Apesar disso, continuo a não emprestar ném ter emprestado..., pois os vinilos, as pranchas de surf e os cavalos não se empresta !!!... prefiro emprestar um gira e faço isso com prazer...
nunopt
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Ter Jan 05 2016, 11:37
TD124 escreveu:
... Hoje felizmente já é bem diferente porque empresto muitos e muitos me emprestam a mim, mas sendo este grupo um grupo de malta onde todos tem a mesma "pancada" ou cuidado...
Apesar disso, continuo a não emprestar ném ter emprestado..., pois os vinilos, as pranchas de surf e os cavalos não se empresta !!!... prefiro emprestar um gira e faço isso com prazer...
Curioso, não achei que se emprestassem os discos A mim iria custar-me muito faze-lo, já uma maquina ou um cd não me importo
abraço
pedromdf Membro AAP
Mensagens : 137 Data de inscrição : 10/12/2011 Localização : Odicandles
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Jan 13 2016, 18:28
Eu também tenho discos bastante antigos e não noto quaisquer alterações à qualidade. Emprestar não obrigado ...
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qua Jan 13 2016, 18:32
pedromdf escreveu:
Eu também tenho discos bastante antigos e não noto quaisquer alterações à qualidade. Emprestar não obrigado ...
Olha o nosso amigo de volta.
Força, vai aparecendo.
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Jan 14 2016, 11:05
Talvez Lp Mais antigo que possuo e um dos Ultravox Rege in Eden e continua Selado
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Jan 14 2016, 11:41
TD124 escreveu:
Esta é mesmo para provocar
Emprestar e ficar sem os nossos bens (em geral) é bom.
Estragar é bom
[img][/img]
Gastar é bom
Perder é bom
Mau, pior do que mau, é obsceno quando os objectos sobrevivem aos seus donos
pedromdf Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Jan 14 2016, 11:58
pedromdf escreveu:
Olha o nosso amigo de volta.
Força, vai aparecendo.
Obrigado António, um grande abraço.
pedromdf Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Jan 14 2016, 11:59
Ruben Pinto escreveu:
Talvez Lp Mais antigo que possuo e um dos Ultravox Rege in Eden e continua Selado
Então comprou dois?
Não me lembro qual foi o meu primeiro disco. Comprava em conjunto com o meu irmão e quando saímos de casa dos pais dividimos a meio as nossas aquisições. Importávamos muito da Cob Records em Inglaterra que ainda existe. Éramos na altura o cliente nº 1 de Algés.
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Jan 14 2016, 15:37
Mário Franco escreveu:
TD124 escreveu:
Estragar é bom
" />
Gastar é bom
Perder é bom
Eu diria que mau mesmo é a minha mulher ficar viuva...
pedromdf Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Jan 14 2016, 15:44
Milton escreveu:
Mário Franco escreveu:
TD124 escreveu:
Estragar é bom
" />
Gastar é bom
Perder é bom
E o grave problema é se elas se desfazem das coisas pelos preços que nós lhe dissemos que as comprámos ...LOL
Mário Franco Membro AAP
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Qui Jan 14 2016, 16:05
Milton escreveu:
E nós aqui abandonados como pobres orfãos sem o nosso tutor e sem o Portugáudio 2016
Ruben Pinto Membro AAP
Mensagens : 1155 Data de inscrição : 21/11/2014 Idade : 53 Localização : Paço de Arcos
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil? Ter Jan 19 2016, 10:24
pedromdf escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Então comprou dois?
Não me lembro qual foi o meu primeiro disco. Comprava em conjunto com o meu irmão e quando saímos de casa dos pais dividimos a meio as nossas aquisições. Importávamos muito da Cob Records em Inglaterra que ainda existe. Éramos na altura o cliente nº 1 de Algés.
Este vinil esta comigo não ha muito tempo. Chegou-me as mãos selado e assim continua.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Qual o tempo de vida de um disco em vinil?