Obrigado pelas respostas e pela recepção.
@FBatista a apresentação está feita no sítio próprio em relação às fotos, preciso antes de pôr tudo no sítio.
Quanto ao microfone, andei a ler umas coisas de tratamento acústico e já agora queria fazer umas experiências e ver os resultados. Confesso que é um pouco "nerdice" da minha parte. Entretanto consegui dar a volta ao assunto e colocar as colunas + secretária do outro lado da sala onde não há tantos entraves.
De resto em relação a upgrades, as JBLs a nível de nível de quantidade de som são mais do que suficientes, vivo num apartamento muito pequeno, isto enche a sala perfeitamente. Enquanto à qualidade, fui para as JBL amplificadas primeiro pelas boas referências e depois para manter o minimalismo do sistema. O que é importante para mim por limitações de espaço e de orçamento.
O próximo passo será comprar um receiver/pre-amp para ligar as diferentes sources que tenho (portátil, iPod Touch e gira discos), estou a olhar para alguns usados. Depois vou fazer algumas experiências e avaliar. Do lado analógico um upgrade ao gira-discos certamente se notaria enquanto que no digital gostava mesmo de experimentar se as maravilhas dos DACs realmente se notam.
O que eu estou à procura de corrigir a nível de som é melhorar a definição dos graves. Para quem vem de headphones como eu o detalhe e o staging destas colunas é fantástico mas os graves arrastam-se e parece-me que prejudicam o resto do som. Desculpem estar a comparar duas coisas que se calhar não se podem comparar, mas é a referência que tenho. Se calhar também é ingénuo da minha parte estar à procura disso nestas colunas, mas eu não estou à procura de muito baixo mas sim que não prejudique o resto do som. Eu desconfio que é mesmo da sala mas tudo o que já tentei, posicionamento, suportes, isolamento muda bastante o corpo dos graves mas nunca muda o arrastar dos baixos.
Por agora estou a tentar fazer algumas coisas que o Pierre mencionou, papel de parede nos azulejos (esqueci-me de falar destes malditos), um tapete e ando a ver as cortinas. A minha namorada anda a estranhar o meu súbito interesse em tecidos de cortinas, tapetes e quadros mas acho que ainda não desconfia do verdadeiro motivo
. Ao mesmo tempo já pensei num subwoofer, não sei se existe alguma coisa que se adeqúe a um espaço tão pequeno e tenho dúvidas se funcionará bem. Mas talvez com a possibilidade de posicionar de maneira diferente e de separar do resto do som atenue o problema.
@Pierre em relação às fontes, os CDs não são uma hipótese porque praticamente não tenho CDs. Quando tiver o receiver vou pensar num gira-discos melhor, tenho um Sanyo ST-28D. Vou também tentar arranjar uma boa source de CD emprestada e comparar aos mp3s. De certeza que mais tarde vou pensar em montar um sistema completamente diferente deste.