Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Shure M97xE - "A velha do bigode" | |
| | Autor | Mensagem |
---|
PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Shure M97xE - "A velha do bigode" Dom Jan 17 2016, 03:46 | |
| Boas a todos. Realmente o tema já está gasto. É mais um esqueleto a espreitar pela porta do armário, mas encontrei um mini teste de maio de 2011 de um publicação inglesa, que deixou-me um pouco intrigado... ... pois a velha com bigode ficou bem na fotografia. Vale pela informação. Saúde. | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Shure M97xE - "A velha do bigode" Dom Jan 17 2016, 10:12 | |
| Dessas 4 apenas tive a ortofon que me pareceu uma celula honesta mas demasiado normal sem nada que sobressaia. Tenho curiosidade em ouvir todas as outras 3 , e gostava mesmo de ver como é que a shure soa em comparação com a M75 de outros tempos. | |
| | | Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14349 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Shure M97xE - "A velha do bigode" Dom Jan 17 2016, 14:25 | |
| - Milton escreveu:
- (...) tive a ortofon que me pareceu uma celula honesta mas demasiado normal sem nada que sobressaia.
Tendo o mesmo parecer do companheiro Milton referente à Ortofon Encarnada, das células inclusas no mini teste, prefiro a Shure. | |
| | | PALUSE Membro AAP
Mensagens : 1384 Data de inscrição : 07/11/2010 Idade : 59 Localização : Vale da Amendoeira.
| Assunto: Re: Shure M97xE - "A velha do bigode" Dom Jan 17 2016, 16:20 | |
| - Milton escreveu:
- Dessas 4 apenas tive a ortofon que me pareceu uma celula honesta mas demasiado normal sem nada que sobressaia.
Tenho curiosidade em ouvir todas as outras 3 , e gostava mesmo de ver como é que a shure soa em comparação com a M75 de outros tempos.
Caro Milton. Da Ortofon tive a oportunidade de comprar um 2M Blue na FNAC a preço mais em conta, cerca dos €140, se não me falha a memória. Deveria estar usada ou era a única em stock. Na altura não apostei nela, pois achava mais atraente uma 2M Bronze ou a 2M Black (de preferência, pois aquela agulha Fine Line...), mas os preços. A velha VMS20E MkII não me atrai atualmente e desatino com a ressonância de baixa frequência com o braço do Project, coisa que a M97xE suprime de forma bastante eficaz. Como já foi dito sobre a M97xE, se não tiveres uma agulha Jico (SAS, etc.) tenta com uma carga de 60kOhms (62kOhms) à entrada, pois alivia o stress nos tons mais agudos. Existe um pack da M97xE que tem uma agulha suplente e a respetiva cabeça completa. Cheers | |
| | | TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Shure M97xE - "A velha do bigode" Seg Jan 18 2016, 07:45 | |
| - PALUSE escreveu:
- Milton escreveu:
- ... e gostava mesmo de ver como é que a shure soa em comparação com a M75 de outros tempos....
... Como já foi dito sobre a M97xE, se não tiveres uma agulha Jico (SAS, etc.) tenta com uma carga de 60kOhms (62kOhms) à entrada, pois alivia o stress nos tons mais agudos. ... A M97xE tém um som mais definido, delicado e fino do que a M75 com célula eliptica tipo Ed Saunders, mas em contrapartida é menos dinamica, aberta e expressiva... é um pouco mais no estilo MC (sém gozar! )... Eu tenho uma montada no Garrard com braço Jelco 250 e não é excitante pois o braço é demasiado pesado, mas lembro-me de uma escuta dessa célula com o "pequeno" SME 3009 series III que me ficou gravada... tenho que a montar num braço mais leve e/ou fazer o tweek que o PALUSE propõe!... mas, é uma célula altamente recomendàvel em todos os casos e muito Superior ao que o seu preço poderia indicar... ainda por cima muito bem construida, pois é "praticamente" uma V15VxMR sém o estilete em berilio e o diamante hypereliptico... | |
| | | PALUSE Membro AAP
| Assunto: Re: Shure M97xE - "A velha do bigode" Ter Jan 19 2016, 02:29 | |
| - TD124 escreveu:
- PALUSE escreveu:
- Milton escreveu:
- ... e gostava mesmo de ver como é que a shure soa em comparação com a M75 de outros tempos....
... Como já foi dito sobre a M97xE, se não tiveres uma agulha Jico (SAS, etc.) tenta com uma carga de 60kOhms (62kOhms) à entrada, pois alivia o stress nos tons mais agudos. ... A M97xE tém um som mais definido, delicado e fino do que a M75 com célula eliptica tipo Ed Saunders, mas em contrapartida é menos dinamica, aberta e expressiva... é um pouco mais no estilo MC (sém gozar! )...
Eu tenho uma montada no Garrard com braço Jelco 250 e não é excitante pois o braço é demasiado pesado, mas lembro-me de uma escuta dessa célula com o "pequeno" SME 3009 series III que me ficou gravada... tenho que a montar num braço mais leve e/ou fazer o tweek que o PALUSE propõe!... mas, é uma célula altamente recomendàvel em todos os casos e muito Superior ao que o seu preço poderia indicar... ainda por cima muito bem construida, pois é "praticamente" uma V15VxMR sém o estilete em berilio e o diamante hypereliptico...
Boa noite. Eu opino que a M97xE deve ser instalada num braço "Low mass" e que a carga de entrada a 62kOhms não prejudica o arranjo. Com respeito às semelhanças com a V15-V xMr ou outras interações passadas da V15-V, só a caixa é que é idêntica. A indutância e resistência DC das bobines são diferentes, sendo mais indutiva e resistiva a M97xE, o que arrasta a zona de ressonância (f0) bem para dentro da banda média acima dos 300pF de capacidade total na instalação. Mais um boneco da velha pimpona... ... e toca a banda!!! | |
| | | PALUSE Membro AAP
| Assunto: Shure M97xE - "A velha do bigode" Qui Jun 09 2016, 02:24 | |
| Boas a todos. Sim, o tema está mais que gasto. O esqueleto continua a espreitar pela porta do armário e existe mais um mini teste, desta feita de agosto de 2015, da mesma publicação inglesa, com um intervalo de 4 anos. Continuo um pouco intrigado...não pelo veredicto, pois os intervenientes pouco mudaram, mas pela persistência da velha senhora. Ou será que a Shure prometeu uma cadeira confortável ao autor? Inté | |
| | | tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Shure M97xE - "A velha do bigode" Qui Jun 09 2016, 10:05 | |
| Do que lido sobre essa célula, o grande problema é o controlo de qualidade desde que começou a ser fabricada no México. Se calhar a Shure enviou uma célula que cumpre tolerâncias mais apertadas do que as que se vendem por aí. | |
| | | Riscofino Membro AAP
Mensagens : 64 Data de inscrição : 27/06/2014 Idade : 53 Localização : Cacem
| Assunto: Re: Shure M97xE - "A velha do bigode" Qui Out 20 2016, 21:43 | |
| Olá boas, ando à procura de uma agulha dessas, vocês podem fornecer uma loja? | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Shure M97xE - "A velha do bigode" | |
| |
| | | | Shure M97xE - "A velha do bigode" | |
|