| Novo braço. | |
|
+27António José da Silva khayman Gois zaratustra Luciana Silva tfonseca João Henrique Hallscool Fernando Mota Stereo Petrus PedroGV nbunuel mannitheear MASantos elso TD124 Ghost4u Manel anibalpmm Mister W Milton Denon DL-103R reirato José Miguel fredy Luis Filipe Goios 31 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Mister W Membro AAP
| |
| |
TD124 Membro AAP
Mensagens : 8270 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 59 Localização : França
| Assunto: Re: Novo braço. Seg Fev 29 2016, 18:05 | |
| - Mister W escreveu:
- ... Será que posso esperar uma boa prestação da M-75-6S num braço com uma massa effectiva (total) de 13g?
Um audiomods com 10g ou um Rega com 11,5g jà é demasiado, então um braço com 1,5g a mais não deve ser melhor. No entanto, se o diamante for um eliptico branco ou Ed Saunders, Jico e etc... com um VTF de 1,5/1,6g a coisa deve passar mais ou menos consoante o sistema (e o gosto)... mas, com um diamante bi-radial, SAS ou outros com VTF entre 0,9/1,2g a coisa complica-se. Atenção!, a célula vai funcionar mesmo com um Rega como alguns amigos meus fizeram... mas, nesse caso prefiro e de longe ouvir digital... e mesmo eles ! Então para pré-visualizar a coisa... uma DL103 com um braço de 12g soa fechada e sem dinâmica... uma Shure M75 6s com diamante hypereliptico (eliptico ???) no mesmo braço, soa fechada e sém dinamica... mas, uma Ortofon 2M Bronze vai soar dinamicamente e com vida se o tal braço de 12g for bom !!!... | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Novo braço. Qua Mar 02 2016, 11:17 | |
| - TD124 escreveu:
- Mister W escreveu:
- ... Será que posso esperar uma boa prestação da M-75-6S num braço com uma massa effectiva (total) de 13g?
Um audiomods com 10g ou um Rega com 11,5g jà é demasiado, então um braço com 1,5g a mais não deve ser melhor. No entanto, se o diamante for um eliptico branco ou Ed Saunders, Jico e etc... com um VTF de 1,5/1,6g a coisa deve passar mais ou menos consoante o sistema (e o gosto)... mas, com um diamante bi-radial, SAS ou outros com VTF entre 0,9/1,2g a coisa complica-se. Atenção!, a célula vai funcionar mesmo com um Rega como alguns amigos meus fizeram... mas, nesse caso prefiro e de longe ouvir digital... e mesmo eles !
Então para pré-visualizar a coisa... uma DL103 com um braço de 12g soa fechada e sem dinâmica... uma Shure M75 6s com diamante hypereliptico (eliptico ???) no mesmo braço, soa fechada e sém dinamica... mas, uma Ortofon 2M Bronze vai soar dinamicamente e com vida se o tal braço de 12g for bom !!!...
Merci bien mon ami! O braço é um Manticore Magician que está com uma MP-110; não está mal mas podia estar melhor... | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Qui Mar 03 2016, 17:15 | |
| - Mister W escreveu:
- ... O braço é um Manticore Magician que está com uma MP-110; não está mal mas podia estar melhor...
Não conheço esse braço, mas se està bem com uma MP-110 (maravilhosos médios, sobretudo a versão MP-11 Boron), deixa-o estar assim que està muito bem... e a elasticidade é perfeitamente adaptada !!!... Abraço | |
|
| |
Mister W Membro AAP
Mensagens : 4333 Data de inscrição : 07/03/2012 Idade : 57 Localização : Margem Sul... Margem Norte...
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 11:20 | |
| - TD124 escreveu:
- Mister W escreveu:
- ... O braço é um Manticore Magician que está com uma MP-110; não está mal mas podia estar melhor...
Não conheço esse braço, mas se està bem com uma MP-110 (maravilhosos médios, sobretudo a versão MP-11 Boron), deixa-o estar assim que està muito bem... e a elasticidade é perfeitamente adaptada !!!...
Abraço O Manticore é um derivado Linn/Rega (em design, não em construção). D'accord! A Nagaoka (que infelizmente não é a MP-11) é uma excelente célula, principalmente para quem ouve música ligeira ou cantada, o que não é o caso... Eu pessoalmente gosto delas menos "controladas". Gosto de ouvir o som metálico dos pratos do Elvin Jones em toda a sua extensão... | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 11:28 | |
| - Mister W escreveu:
- ... Eu pessoalmente gosto delas menos "controladas". Gosto de ouvir o som metálico dos pratos do Elvin Jones em toda a sua extensão...
Nesse caso, uma Grado Red-1 ou Silver-1 vai te dar grande satisfação, e pelo mesmo preço do que uma M-75 com um belo diamante... mas sobretudo vai funcionar nesse braço, ora que a Shure serà apagada ! | |
|
| |
mannitheear Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 11:36 | |
| TD124 recommends Grado, I'm shocked. V | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 11:43 | |
| | |
|
| |
Mister W Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 13:38 | |
| - TD124 escreveu:
- Mister W escreveu:
- ... Eu pessoalmente gosto delas menos "controladas". Gosto de ouvir o som metálico dos pratos do Elvin Jones em toda a sua extensão...
Nesse caso, uma Grado Red-1 ou Silver-1 vai te dar grande satisfação, e pelo mesmo preço do que uma M-75 com um belo diamante... mas sobretudo vai funcionar nesse braço, ora que a Shure serà apagada !
Interesting, I never had a Grado... and I was not considering buying another cartridge but thanks for the tip. I just mentioned the M-75 cause I got one. There will certainly be other alternatives around here... | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 14:17 | |
| - Mister W escreveu:
- ... ... ... I just mentioned the M-75 cause I got one.
There will certainly be other alternatives around here... Podiamos experimentar essa com a minha, hoje rara, agulha JICO, N75-6S SAS!? ... Para a semana combinavamos um almoço e em vez da sesta ficavamos no mete-saca agulhas... | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 14:39 | |
| - Mister W escreveu:
- ... Interesting, I never had a Grado... and I was not considering buying another cartridge but thanks for the tip. I just mentioned the M-75 cause I got one.
There will certainly be other alternatives around here... Hi Mister, and whitout private jokes cos you know that i apreciate you !... i don't want you to buy another cartridge, neither another tonearm... but you are in a situation (specially if you want to ear the cymbals impact and their harmonical lenght), where the choices are few cos, or you choose your (already existent) tonearm and you pick a Grado (the models i've told you), an M2 Bronze (much more expensive) or an Audio Technica... but in the other hand, you may choose to keep the M75 6s, and in that case its a TP11 with the lighter headshell, or an SME series III or a Mørch DP6 among others... if you still want to ear dynamics and impact, and on the way i intend they should be reproduced... So after all,... maybe the Grado tip (even if it seems strange), its not a bad solution after all !!! | |
|
| |
Mister W Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 15:10 | |
| | |
|
| |
Mister W Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 15:35 | |
| - TD124 escreveu:
- Mister W escreveu:
- ... Interesting, I never had a Grado... and I was not considering buying another cartridge but thanks for the tip. I just mentioned the M-75 cause I got one.
There will certainly be other alternatives around here... Hi Mister, and whitout private jokes cos you know that i apreciate you !... i don't want you to buy another cartridge, neither another tonearm... but you are in a situation (specially if you want to ear the cymbals impact and their harmonical lenght), where the choices are few cos, or you choose your (already existent) tonearm and you pick a Grado (the models i've told you), an M2 Bronze (much more expensive) or an Audio Technica... but in the other hand, you may choose to keep the M75 6s, and in that case its a TP11 with the lighter headshell, or an SME series III or a Mørch DP6 among others... if you still want to ear dynamics and impact, and on the way i intend they should be reproduced...
So after all,... maybe the Grado tip (even if it seems strange), its not a bad solution after all !!!
Don't get me wrong...there was absolutely no private jokes on my part (agora em português, é melhor) e agradeço a sugestão da Red-1 ou Silver-1 que quando tiver oportunidade não hesitarei em experimentar. No entanto, para além da MP-110 e M-75 existem outras alternativas mais á mão (IYSWIM): AT-7V AT-OC9ML/II AT-13EaV ZYX R50 Bloom (H) or ADC 220X (have to find a NOS stylus) EPC-79SMAD (no stylus) | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| |
| |
Mister W Membro AAP
| |
| |
Luciana Silva Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 04 2016, 15:55 | |
| | |
|
| |
TD124 Membro AAP
| |
| |
António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 13:19 | |
| Bom, o cabo de ligação enter braço e pré feito pela Confraria do Vinyl já está em casa. Um grande abraço ao João Gois pela ajuda prestada e entrega de cabo em mão. Como já tinha dito mais lá para trás, foi das poucas vezes em que realmente ouvi uma diferença notória em casa de um amigo. Era também ele um cabo em prata e foi o amigo Jorge Pereira que o trouxe para podemos comparar, e assim o fizemos várias vezes, e como digo, a diferença pareceu-me (e aos restantes) evidente e para melhor. Este feito pelos nossos companheiros de luta da Confraria, tem todos os condutores em prata e, como não podia deixar de ser, tem as fabulosas Switchcraft americanas como fichas rca. Também me foi entregue outro IC para testar entre pré de phono e amplificador. Só posso esperar que o novo braço reconheça o esforço que estou a fazer por ele, e me recompense com excelente som nos próximos anos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 13:30 | |
| Eu já mudava o título do tópico para: O novo Braço e Amigos!!! Não sei se o braço vai gostar, mas tudo parece caminhar para que o António goste. | |
|
| |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| |
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 13:41 | |
| Deixe as pessoas em paz, hoje é domingo homem...!!! Uma vez que está cheio de vontade, explique lá que malha é essa que cobre o cabo... A parte branca parece ser malha de corda de alpinismo, um truque usado por algumas pessoas. | |
|
| |
| |
| |
José Miguel Membro AAP
| |
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 15:24 | |
| - José Miguel escreveu:
Com essas fichas na ponta!!!???
Que sádico... E mais um pouco de sadismo... Sobre os valores da capacitância são de 13 pF /m. A resistência do cabo é de 0,045 Ohm / metro. Valor medido sem fichas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 15:31 | |
| - António José da Silva escreveu:
- José Miguel escreveu:
Com essas fichas na ponta!!!???
Que sádico...
E mais um pouco de sadismo...
Sobre os valores da capacitância são de 13 pF /m. A resistência do cabo é de 0,045 Ohm / metro. Valor medido sem fichas.
Eu sei que isso refere e significa coisas boas, mas como é pior que chinês para mim... Um destes dias estudo essas coisas esquisitas, mas para já vou mesmo... Para quando o regresso e teste/montagem? | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 15:41 | |
| - José Miguel escreveu:
Para quando o regresso e teste/montagem? Já falta pouco... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 16:00 | |
- José Miguel escreveu:
Para quando o regresso e teste/montagem?
Já falta pouco... Ricas férias que virão!!! Assim sendo só voltarei a chatear para perguntar como correu a experiência... Porque até eu que sou dispistado e pouco ligo a algumas coisas dei por ela quando se mudaram cabo e fichas no Lenco que mora lá em casa. Todavia, continuo a olhar para os cabos como uma coisa estranha... Tudo que seja cobre do bom e não me leve as calças penso que serve!!! Prata nem no pescoço... O foco agora é outro! | |
|
| |
zaratustra Membro AAP
Mensagens : 4762 Data de inscrição : 09/07/2010 Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 17:37 | |
| Parabéns e boa sorte, António!
| |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 17:47 | |
| - zaratustra escreveu:
Parabéns e boa sorte, António!
Obrigado amigo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Gois Membro AAP
Mensagens : 255 Data de inscrição : 31/10/2010 Idade : 56 Localização : Espinho
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 19:38 | |
- Mais duas...
Caro António, tenho a certeza que vais gostar da qualidade sonora dos cabos feitos em Prata. Sobre as RCA, não há muito da dizer, pois já foi devidamente relatado por ti, mas a ficha que liga no braço é da Cardas. Todo os condutores são em Prata, exceto a linha de massa, pois não acrescenta qualquer qualidade sonora. Venha de aí os resultados!! Cumprimentos | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 19:57 | |
| Cardas????????? Coisa fina... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 20:13 | |
| Olá Entre o gira e o pré até prova em contrário estes são os cabos de que mais gosto... Sejam comprados a metro (preço fantástico) ou como Rega Couple, passaram a ser os meus preferidos no contexto do meu set, acredito que não sejam os indicados para outros set's mas para mim e até ver são os que me agradam mais. No audio o que uns adoram outros detestam...Fredie | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 20:26 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Entre o gira e o pré até prova em contrário estes são os cabos de que mais gosto...
Sejam comprados a metro (preço fantástico) ou como Rega Couple, passaram a ser os meus preferidos no contexto do meu set, acredito que não sejam os indicados para outros set's mas para mim e até ver são os que me agradam mais.
No audio o que uns adoram outros detestam...
Fredie Não vamos falar de coisas de gente pobre agora que tenho um cabo em prata com uma ficha da Cardas se faz favor. A partir de agora, só me dou com gente fina. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 20:59 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 21:03 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Gois Membro AAP
Mensagens : 255 Data de inscrição : 31/10/2010 Idade : 56 Localização : Espinho
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 21:36 | |
- Stereo escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
Entre o gira e o pré até prova em contrário estes são os cabos de que mais gosto...
Sejam comprados a metro (preço fantástico) ou como Rega Couple, passaram a ser os meus preferidos no contexto do meu set, acredito que não sejam os indicados para outros set's mas para mim e até ver são os que me agradam mais.
No audio o que uns adoram outros detestam...
Fredie
Não vamos falar de coisas de gente pobre agora que tenho um cabo em prata com uma ficha da Cardas se faz favor.
A partir de agora, só me dou com gente fina.
O António a ouvir cabus?!...
Pela primeira vez, parece-me que sim. Caros, Há sempre uma primeira vez para tudo!! Ainda bem que apenas anda a curtir "cabus".... Há quem curta outras coisas..... e depois Cumprimentos | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Dom Mar 13 2016, 21:57 | |
| - Gois escreveu:
Caros,
Há sempre uma primeira vez para tudo!! Ainda bem que apenas anda a curtir "cabus".... Há quem curta outras coisas..... e depois
Cumprimentos Depois de muito comprar, testar e comparar, tornei-me (e continuo a ser) um critico em relação ao "som" dos cabos. Até hoje, quase tudo o que ouvi, não me aqueceu nem me arrefeceu e continua a achar que muito é pura sugestão (placebo). Mas naquele dia em que ouvimos o cabo, e mesmo sendo céptico e difícil de convencer pela sugestão, tenho praticamente a certeza de que a melhoria foi evidente. Provavelmente houve algum efeito positivo no sistema dele, algum efeito eléctrico que beneficiou o conjunto e resultado final, não sei. Ou então, eu que nunca fui influenciado pelo placebo, talvez me tenha deixado entusiasmar desta vez. Seja como for, naquele dia e naquele sistema, pareceu-me evidente. E como gosto de ser honesto com o que penso e escrevo, é o que aqui estou a transcrever. Se justifica o valor ou não, isso é sempre uma questão que cada um terá que equacionar e é algo que tem pouco a haver com o assunto em questão (melhoria ou não do som). A melhoria e a "exponencialidade" dessa mesma melhoria em relação ao valor gasto, é um assunto subjectivo...individual. No áudio existem as "grandes" melhorias, e aquilo que alguém um dia me disse que era o "extrair da gordura da compotas"....ao que eu perguntei, mas as compotas não tem gordura. Mas enganei-me. E quem quiser saber o que é a gordura da compota, eu explico. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Novo braço. Seg Mar 14 2016, 11:48 | |
- (...) Até hoje, quase tudo o que ouvi, não me aqueceu nem me arrefeceu (...). Mas naquele dia em que ouvimos o cabo, e mesmo sendo céptico e difícil de convencer pela sugestão, tenho praticamente a certeza de que a melhoria foi evidente.
Provavelmente houve algum efeito positivo no sistema dele, algum efeito eléctrico que beneficiou o conjunto e resultado final (...) Quiçá, o efeito eléctrico que beneficiou o resultado final, foi a mudança de fornecedor de energia eléctrica... | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Seg Mar 14 2016, 11:51 | |
| - Ghost4u escreveu:
- António José da Silva escreveu:
- (...) Até hoje, quase tudo o que ouvi, não me aqueceu nem me arrefeceu (...). Mas naquele dia em que ouvimos o cabo, e mesmo sendo céptico e difícil de convencer pela sugestão, tenho praticamente a certeza de que a melhoria foi evidente.
Provavelmente houve algum efeito positivo no sistema dele, algum efeito eléctrico que beneficiou o conjunto e resultado final (...) Quiçá, o efeito eléctrico que beneficiou o resultado final, foi a mudança de fornecedor de energia eléctrica... Nada disso, a energia vinha exactamente do mesmo fornecedor, um gerador da Ortofon. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14347 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| |
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Seg Mar 14 2016, 12:09 | |
| _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Ter Mar 15 2016, 16:16 | |
| E ja cá está o desenho para o WTA on the fly. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Qui Mar 24 2016, 06:38 | |
|
| |
Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Novo braço. Qui Mar 24 2016, 09:28 | |
| | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Qui Mar 24 2016, 09:30 | |
| - Milton escreveu:
Já foi tudo pensado e está tudo na calha. Depende um pouco dos custos/beneficio da coisa. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
|
| |
Fernando Mota Membro AAP
Mensagens : 2085 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 49 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Novo braço. Qui Mar 24 2016, 22:43 | |
| Isso está a ser um projecto U-LÁ-LÁ, com desenho técnico todo XPTO, peça em questão com possibilidade de incluir micrómetro para afinações ao centésimo do VTA. Ui, e que tal roubares também a ideia à REED do laser para afinar também o Azimute. Força nisso e espero que consigas chegar ao que pretendes. Um abraço | |
|
| |
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 25 2016, 10:26 | |
|
| |
| |
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Novo braço. Sex Mar 25 2016, 11:58 | |
| Os meus parabéns, isso está a desenvolver-se muito bem!!! O braço tem mesmo bom aspecto, um braço de guerra! | |
|
| |
| |
| |
José Miguel Membro AAP
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Novo braço. | |
| |
|
| |
| Novo braço. | |
|