Excelente artigo,
mas depois de o ler com muita atenção, acho que posso acrescentar alguma mais valia dizendo o seguinte :
É conhecido que Rudy Van Gelder começou a gravar as Master Tapes também em Stereo em março de 1957,
e que até 30 de Outubro de 1958 gravou dessa forma ao mesmo tempo duas masters uma em stereo e outra em mono,
e que depois de 30 de Outubro de 1958 apenas gravou as masters em Stereo,
os LP's monos a partir dessa altura foram todos fold down (copias da Master Stereo).
Também é verdade que mesmo algum tempo após gravar as Masters em Stereo o Rudy ouvia apenas numa coluna (mono) para monitorizar as gravações.
A Blue Note durante algum tempo editou os LP's originais primeiro em Mono (mesmo que fossem feitos a partir de Master Stereo) e só alguns meses depois editava a edição original Stereo.
Agora vamos lá ver uma coisa,
hoje dia comprar originais da Blue Note da altura esquece...são demasiado caros...sejam eles os Stereo ou os Mono.
As reedições Japonesas que foram feitas mais tarde e que se conseguem comprar ainda hoje em dia no mercado de usados a preços relativamente acessíveis da TOSHIBA e da KING são fabulosas, mas hoje em dia há melhor que isso, mas tem o seu preço...
Então e o melhor é o quê ?
Bem,
são as reedições da Analogue Productions em duplos a 45rpm e as da Music Matters (em duplos a 45rpm e as da série de 1 LP a 33rpm).
Mas como escolher entre estas duas ?
Se é audiófilo e gosta do som, do palco sonoro, da separação de canais, do som meloso e agradável, ou seja do som Fabuloso apenas pelo som, escolha as da Analogue Productions que são Fabulosas nestes aspectos.
Se é melómano e gosta da música, de sentir a música, o enredo da mesma e o fio condutor, e bater o pé ou estalar os dedos enquanto ouve e sente a música, então escolha as da Music Matters (sejam os de 45 ou os de 33), pois são Fabulosos nestes aspectos.
Ambas as reedições da Analogue Productions e da Music Matters foram remisturadas pelo mesmo engenheiro de som Kevin Gray,
mas têm um som tão diferente...
E porquê ?
Porque existe uma diferença na filosofia de som das duas editoras,
o Kevin Gray ao remasterizar teve em conta aquele tipo de som que lhe pediram para fazer.
Com isto espero ter ajudado a fazeres a tua própria escolha,
de acordo com o tipo de som que mais gostas e da forma como ouves a música.
Sim porque a escolha deverá ser tua e não deverá ser imposta por ninguém sem perceberes muito bem o porquê...
Eu apenas tentei descrever o tipo de som das duas Editoras que fazem actualmente os melhores Blue Notes que já existiram á face da terra e a um preço que embora não sendo barato ainda é relativamente atíngivel.
Sabem que mais,
o que interessa é a Música...
Grande Abraço,
Jorge Ferreira