Olá a todos.
Já passou algum tempo desde a minha última interação DIY.
Como estou sempre a "inventar", resolvi novamente tentar adornar o som deste velho leitor.
Intervi numa área da fonte de alimentação que geralmente é descurada pelos fabricantes. Apesar da fonte de alimentação deste modelo estar muito bem elaborada e com componentes de qualidade nos passivos que assistem a filtragem, eu ainda consegui um melhoramento que confere um carater mais analógico ao som, mesmo nas saídas com os amplificadores operacionais. É de esperar que com condensadores Elna Silmic e Nichicon Fine Gold por toda a fonte e placa de áudio, o som já fosse bem "redondinho", detalhado e pouco enfatizado na banda "média-alta", mas não foi bem assim. Os op-amps originais tem um som antiquado, no mau sentido. A substituição dos mesmos por modelo mais recentes da TI/BB conferiu melhoramentos na prestação, que já foram apresentados neste fórum.
A substituição dos condensadores de "desacoplamento DC" por resistências MF a 1% entre o estágio diferencial, o estágio de filtragem (com ganho de 2 e 3 polos de filtragem) e a saída, permitem uma sonoridade bem mais apelativa, com um conforto e "realismo" que eu desconhecia em op-amps. Confirma-se que os condensadores diretamente ligados à saída dos op-amps podem degradar o som.
Aproveitando a exposição dos pinos das resistências instaladas, pude extrair as saídas do estágio diferencial e...
...fazer mais uma malandrice.
Na imagem acima o buffer tinha instalado um duplo tríodo 6n3 e o dissipador do regulador da linha do filamento de aquecimento ainda se encontrava no local original.
Tal condição teve que ser alterada devido ao calor produzido por convecção no local quando a tampa do aparelho está colocada.
Por esse motivo tive que improvisar mais um pouco mas com uma GE JAN 5670W...
...que eu prefiro à 6n3.
No final até que era capaz de passar por uma edição "Ken & Barbie" da Sony.
O aspeto final na traseira do equipamento até que ficou catita.
O estágio Termo iónico (Válvula), tem um filtro RC na entrada que confere uma resposta praticamente linear até 20kHz (-0,4db) e com uma atenuação a 21kHz de -1,27db.
Comparado com o estágio original que tem uma atenuação de -0,05db a 20kHz e de -0,9db a 21kHz, o buffer começa a atenuar um pouco mais cedo, mas não o suficiente para justificar o caráter menos "brilhante" na banda média-alta. Esse efeito é característica da válvula.
O balanço de canais das duas saídas em carga (opamps e válvula) estão no mesmo calibre (0,05db) por toda a banda passante e a separação de canais da GE JAN 5670W anda pelos 80db a 400Hz, por o que consegui apurar com o voltímetro, pois o Velleman não tem sensibilidade para microvolts. O voltímetro resolve 100uV, como apresentou 00,0mV a opção mais provável será 00,09mV ou seja 90uV a 400Hz. Apesar dos possíveis erros os 80db podem ser uma realidade palpável naquele tríodo. A sua fabricação data de 1986 por o que li na caixa.
O nível de saída da válvula é um pouco mais de metade da saída dos opamps (0,88V RMS 0db-Full Scale contra 1,7V RMS dos opamps).
O desempenho da saída a válvulas é bastante discreto, com uma tonalidade "quente" e "redonda". O ataque e ritmo é adequado mas não tão "rico" como a saída com semicondutores. O detalhe é convincente mas não tão realista como o apresentado pelos opamps.
Apesar do buffer a válvulas (seguidor por cátodo) ter sido sujeito a 3 interação antes de ser instalado;
1- instalação de componente audiófilos nas linhas de alimentação,
2- substituição do sistema de regulação de voltagem e corrente por reguladores fixos com voltagens de alimentação mais elevadas,
3- colocação de fontes de corrente constante nos cátodos dos tríodos
as saídas com os opamps mostram-se bastante competentes e apelativas, apesar de alguma má fama que adquiriram no meio.
Está mais perto do som que se pretende, mas para alguns mais afortunado$, a solução abaixo é a mais indicada.
Inté pessoal!