Boa noite a todos,
Já há algum tempo que me dedico apenas por gozo à construção de amplificadores Single end baseados exclusivamente com tríodos de aquecimento direto em todas as etapas. Embora reconheça que é mais complicado e dispendioso construir os amplificadores com estes tríodos antigos devido aos cuidados a ter com a alimentação dos filamentos, para os meus ouvidos e daquilo que tenho experimentado, acabo sempre por gostar mais do resultado final quando todas as etapas são amplificadas com este tipo de válvulas.
Deixo aqui algumas fotografias de um dos meus amplificadores a válvulas que construi há algum tempo com os tríodos 211.
Este é um amplificador de potência estéreo com topologia “Single end” tendo como válvulas de drivers os tríodos 801A e na etapa de entrada, um transformador de sinal da Lundalh.
Na altura experimentei outros DHT a excitar as 211, mas o som resultante da combinação das 801A com as 211 é absolutamente fantástico.
A fonte de alimentação é separada com retificação independente a válvulas para a alta tensão da etapa de potência e de driver, sendo que, as válvulas retificadoras para a alta tensão das 211 são as 866A de vapor de mercúrio e para a etapa de driver a 5Z3.
Como normalmente não utilizo condensadores eletrolíticos nas fontes de alta tensão dos meus projetos, este amplificador não podia fugir à regra e são utilizados apenas condensadores de papel em óleo na filtragem em ambas as alimentações em modo LCLCLC.
A fonte tem dois transformadores de alimentação fabricados à medida e encapsulados em Portugal pela Edonion, um para as altas tensões e o segundo apenas para as tensões dos filamentos das válvulas.
Os filamentos das válvulas são alimentados por módulos específicos da TentLabs que garantem um nível de ruido extremamente baixo. Com altifalantes toda a banda da AER com 105dB de sensibilidade mesmo com o ouvido encostado ao cone, não se houve praticamente ruído.
Os transformadores de saída e de interligação foram fabricados à medida pela Eletrapint.
Com tanto ferro, só a fonte pesa mais de 40Kg e o amplificador não anda muito atrás.
Brevemente irei publicar mais algumas fotografias de outros projetos meus, já que em geral por aqui normalmente não se vêm muitos projetos SE, embora saiba que por cá há mais quem se dedique a estas aventuras.
Boas audições