Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? | |
|
+13Mário Franco JPEREIRA mannitheear nbaptista tfonseca nautilus slpinto rednef fredy ricardo onga-ku António José da Silva reirato Doug 17 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Doug Membro AAP
| Assunto: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sex Set 23 2016, 10:18 | |
| O que as marcas de cabos inventam são tipologias que na vida real funcionam, mas em contextos diferentes. Tomemos por exemplo a medicina, ou a tecnologia aerospacial,fazem-nos acreditar que na eletronica também vão funcionar, mas são coisas completamente diferentes e será que se aplicam os mesmos principios?.
Os materiais exóticos e o bling bling das fichas douradas apelam á luxúria, um dos pecados capitais e que o ser humano é tão afoito.
Este video demonstra o que se passa no mundo dos cabos, apesar de se tratar de um cabo hdmi, o que nos é vendido e feito acreditar é exatamente o mesmo que os cabos no audio.
https://www.youtube.com/watch?v=Zgy5fX-VPCs
O mundo dos cabos é tão só um conto de fadas, acreditamos porque todos temos um pouco de criança dentro de nós até ao fim mas... questiono-me eu... quem é que ainda acredita nisto? | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sex Set 23 2016, 17:57 | |
| Longe de mim iniciar polémicas. só mostrar a minha impressão (tola ??? ... ) sobre o assumto... Espreitadelas às minhas coisas... Para espreitar os cabos de que gosto, que uso e que para mim são melhores que outros que já ouvi e ... quem sabe menos bons que outros tantos que eu não experimentei!?... Cabos de coluna - KIMBER, Monocle XCabos de coluna - KIMBER, Monocle XCabos de coluna - KIMBER, Monocle XCabos de coluna - KIMBER, Monocle XMais adiante evoluí, em ambos os sistemas, dos Kimber, Monocle para os Mundorf mas não os vendi que são também muito bons... Apenas outro timbre!?...Cabos de coluna - MUNDORF; Solid Silver+Gold, 1,5mm2Cabos de coluna - MUNDORF; Solid Silver+Gold, 1,5mm2Cabos de coluna - MUNDORF; Solid Silver+Gold, 1,5mm2Cabos de coluna - KIMBER, Monocle XLCabos de ligação - KIMBER, Silver Streak XLR Cabos de coluna - KIMBER, Monocle XLCabos de ligação - KIMBER, Silver Streak XLRCabos de coluna - MUNDORF; Solid Silver+Gold, 1,5mm2Cabos de ligação - KIMBER, Silver Streak XLRCabos de coluna (do AUDIOANALYSE) - van den Hul, Magnum HybridCabo de ligação Phono - KIMBER, HeroCabo de terra - arame p/ campainhas de porta... Cabo de ligação directa Leitor CD<->Power - WIREWORLD, Gold Starlight 5, XLR Os cabinhos dourados que passam lá atrás... Cabo de ligação directa Leitor CD<->Power - WIREWORLD, Gold Starlight 5, XLROs cabinhos dourados que passam lá atrás... A cada maluco, sua mania... | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sex Set 23 2016, 19:32 | |
| Assunto complexo onde a muita incompreensão das variáveis envolvidas levam a crenças estranhas que até podem ter um ponto de partida correcto, a alteração audível na mudança de um cabo. A partir dai, depois dá-se azo á imaginação e criam-se teorias baseadas na especulação. A tudo isso junta-se o aproveitamento de quem tem interesse na venda de cabos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sex Set 23 2016, 20:52 | |
| Antes de nascer a indústria dos cabos audio os audiófilos eram mais felizes (não viviam nesta ânsia de trocar de cabos), e gastavam o dinheiro em música ou naquilo que realmente faz sentido (e reproduz as gravações): os equipamentos. R | |
| | | fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sáb Set 24 2016, 09:25 | |
| Olá O problema dos Cabos é o exagero em que se caiu... Às vezes dá-se mais crédito e importância ao cabo que ao dito aparelho onde está ligado... Deve ser para justificar o preço exorbitante que pedem por um bocado de "FIO" eléctrico... Fredie | |
| | | rednef Membro AAP
Mensagens : 730 Data de inscrição : 20/03/2012 Localização : Quinta do Conde
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sáb Set 24 2016, 12:34 | |
| Se fizermos uma análise ao sistema e pensarmos no papel dos cabos, descobrimos que o seu papel é de"meros" condutores que transportam o sinal de um componente para outro, existem variantes nos cabos que os tornam diferentes entre si, desde logo o material do qual são feitos a pureza desses mesmos materiais, a sua blindagem,o tamanho, etc
Já vi e ouvi muita gente a tentar colmatar deficiências no sistema com alteração de cabos, que funcionam neste caso não como condutores mas sim equalizadores e filtros, são muitas das vezes aqueles que rejeitam equalizadores na cadeia do sistema, até mesmo aqueles que só pelo simples facto de os amplificadores terem ajuste de graves/médios/agudos não os quererem, que são os primeiros a colorirem o som com os cabos.
Para mim que sou uma pessoa prática, tudo no sistema tem uma função e deve desempenhá-la não sendo multi funções, se um cabo é um condutor não deverá ser um equalizador, se o sistema ganha com a coloração do cabo é porque algo antes deste não estará a desempenhar a sua função da melhor forma.
As gravações são diferentes, cada genero musical tem masterizações diferentes produzindo diferentes sonoridades, existem bons e maus musicos, bons e maus produtores, boas e más editoras, boas e más prensagens, assim sendo, por muito bom que o nosso sistema seja bom, o que ele reproduz nem sempre será excelente. Se procurar-mos a sonoridade que nos agrada estamos a perder as caracteristicas da música que ouvimos, da sua gravação e da intencionalidade de quem criou. Não condeno quem o faça, mas muitas das vezes é um contra censo, dizer que se valoriza os timbres reais dos instrumentos e a seguir dizer que aquele cabo é que dá um bom som... os cabos não dão som!!!
Dou muitas vezes este exemplo para que percebam as funcionalidades do cabo e as suas variantes, faço a analogia com as mangueiras de água, tendo o mesmo caudal de água, a pressão da mangueira muda com o diametro da mesma, assim como se eu tiver pequenos furos na mangueira a água que entra de um lado não éa mesma que sai do outro (blindagem), enfim...
Tal como o resto dos componentes do sistema, com o passar do tempo, o design , a marca, a utilização de novos materiais, o marketing, criam muitas vezes as chamadas banha da cobra, mas relembro que só compra banha de cobra quem quer, hoje em dia temos à nossa disposição toda a informação para que sejamos pessoas informadas, se mesmo assim preferirmos ir pela banha da cobra é porque para nós a banha da cobra não o é realmente. São opções... Aqui à uns anos atrás ninguem falava em cabos e usavam o que vinha nos aparelhos ou o que tinham à mão, hoje em dia já têm que condizer com as cortinas e quando se fala em sistemas é estatuto falar em marcas caras como se os cabos valorizassem o sistema, como se fossem as estrelas do elenco reduzindo os equipamentos para segundo plano. Acreditar que uns cabos de 100000€ vão ter um desempenho magnifico 100000 vezes superior aos que custam 1€ é pura e simplesmente colocar em pausa o cérebro. um cabo nunca vai acrescentar instrumentos, frequências ou musicas nem corrigir erros de leitura das fontes de leitura ou até antes disso,das fontes sonoras, nunca vai transformar um mau disco num bom disco, uma boa musica numa boa musica, milagres nem mesmo jesus cristo!
Já ouvi cabos alterarem sonoridades, mas se algo é bom e está bem, certamente não precisará de ser alterado... daí tira-se a ilação que se quiser... | |
| | | slpinto Membro AAP
Mensagens : 103 Data de inscrição : 05/08/2016 Idade : 64 Localização : Lisboa/Almada
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sáb Set 24 2016, 14:19 | |
| Concordo plenamente Eu uso estes que custam bem baratinhos..e o sistema até toca!!! Abraços | |
| | | nautilus Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sáb Set 24 2016, 15:49 | |
| A minha experiência ao longo destes anos levou-me a concluir que cada sistema deve ter (normalmente tem) os cabos que
lhes fazem jus. Porque quando falamos "o nosso sistema", referimos em grande parte ao nosso cunho pessoal, que é mais
ou menos condicionado por inúmeros factores. Portanto, os cabos terão a importância que devem ter em cada sistema e
nada mais. Por vezes sem nos apercebermos desrespeitamos o cunho de cada qual, que no fundo é feita de opções.
No fundo a única "ilusão" é pensar-mos nos ditos cabos de 10.000€, quando na realidade o nosso sistema merece um cabo
de 10€.
Quando aceitar-mos isso muito destas especulações deixam de fazer sentido. | |
| | | tfonseca Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sáb Set 24 2016, 16:58 | |
| Eu sinceramente não tenho tido muita paciência para experimentar cabos. Acho que já mudei tudo no sistema, menos os cabos e o sofá!
Acho que o hype passa por ser um componente fácil de mudar e comparativamente são sempre mais baratos. Como o audiófilo gosta de experimentar coisas, torna-se o alvo ideal. No meu caso acho difícil avaliar as diferenças e acho que até tenho um sistema transparente. | |
| | | Doug Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Sáb Set 24 2016, 23:58 | |
| É curioso, mas já tentaram perguntar a algum técnico formado em engenharia eletrotécnica, ou um técnico de reparação eletrónica o que acham de cabos com fichas xpto e cabos marca z? Ou pedir-lhes ''olhe agora precisava de um cabo para ligar o leitor de cds o que tem ai?'' E eles aparecem com um cabo daqueles tipicos q vem com os aparelhos?
Lá está, eles que estudaram tudo o que envolve a eletrónica, comportamentos de materiais para desempenhar corretamente a sua função nem sequer pensam nas banalidades audiófilas porque as diferenças são imensuráveis.
É, salvo erro como diz o onga-ku, deixem a criaçao de equipamentos para os técnicos e deixemo-nos ficar com a música.
Em relação ao audio hoje em dia, o que assistimos mais é a marcas com assinaturas sónicas, que depois nos dão grandes alegrias em alguns tipos de musica e desilusão em outras. Quando queremos ouvir um género diferente ... oops parece que isto não é tão bom afinal...
Diogo
| |
| | | nbaptista Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Dom Set 25 2016, 11:42 | |
| Eu uso os mesmos cabos já há uns anos, ao principio acreditava nas diferenças dos cabos e muitas vezes era levado pela minha imaginação, agora assentei e considero que o mais importante é mesmo o equipamento.Ahhh, e os meus cabos são todos em cobre. | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| | | | fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Dom Set 25 2016, 13:31 | |
| Olá Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ilusão... Não... claro que faz diferença... mas nada de exageros... nem oito nem oitenta.. marketing... Sim... mais uma maneira de vender produtos com preços por vezes centenas de vezes inflacionados... banha da cobra... Sim... pois parece que encontraram o eldorado do som... Já o disse num outro tópico??? muita gente está contra os cabos mas não usam estes... que eram os cabos que qualquer apqrelhagem trazia nos anos dourados da alta fidelidade, 70 e 80. Mas eu acho piada é criticar-se os cabos, e ter-de forquilhas, bananas, spikes e outros e afins que compete directamente com os cabos em termos de preço... Fredie | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Dom Set 25 2016, 13:35 | |
| | |
| | | Doug Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Dom Set 25 2016, 14:40 | |
| - nautilus escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
Já o disse num outro tópico??? muita gente está contra os cabos mas não usam estes...
que eram os cabos que qualquer apqrelhagem trazia nos anos dourados da alta fidelidade, 70 e 80.
Mas eu acho piada é criticar-se os cabos, e ter-de forquilhas, bananas, spikes e outros e afins que compete directamente com os cabos em termos de preço...
Fredie Eu por acaso os cabos de coluna que uso são dos do AKI, os RCA são ligeiramente mais bem parecidos que os da foto. E quanto as forquilhas e afins não uso, porque penso na maxima que quanto menos coisas no caminho do sinal melhor e fico descansado. Acho que a mais valia das forquilhas é para quem tem dois pares ou mais de colunas e está sempre a trocar, mas mesmo ai não é preciso gastar mais q 5/10 € em forquilhas. Agora eu também tenho olhos e acho que ate fica bonito cabos com acabamentos giros e tal, mas pagar mais do que 25€/30€ por uns RCA acho totalmente absurdo. E digo isto porque já tive cabos de 300€ RCA, que após fazer um blind test com eles vendi logo... Diogo
Última edição por Doug em Dom Set 25 2016, 17:50, editado 1 vez(es) | |
| | | mannitheear Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Dom Set 25 2016, 15:44 | |
| When I changed my speakers and amplifier to more transparent gear I realized that my cables (Viablue) produced a certain kind of sound which wasn't synergetic any more. The step back to "normal" cables resulted in a better sound. But the normal cables were not the "best" sounding in the new environment...
The challenge is to find the "best" or at least "good" cables for your particular system. And this quality hasn't much to do with the price. Of course there is a lower limit for decent cables which is defined by the cost of good conductor (a few € per m), good connectors like Neutrik and Switchcraft (also a few € per piece) and maybe the cost of the labour if it's not DIY.
Cheers M | |
| | | JPEREIRA Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Dom Set 25 2016, 21:53 | |
| Boas Eu pessoalmente acho que vivemos no tempo das intolerâncias. Mas tenho eu razão para dizer que a malta que gasta balúrdios em cabos está enganada. Parece a história da raposa,era pequenina e então como não chegava aos frutos, disse, á, estão verdes Isto tem muito a ver com o tamanho da carteira de cada um, com o pensamento de cada um. Os cabos são o evoluir da tecnologia e da ciência na nossa sociedade. Será que es marcas de cabos estão todos enganados e são os burlões da comunidade audiófila? Já gastei milhares de euros em cabos no tempo das vacas gordas, hoje que estão magras, também sou assim, estão verdes Tudo na vida tem um ponto de equilíbrio, e os cabos funciona da mesma maneira, com equilíbrio. Para um Ferrari não compramos pneus da marca Norauto E para um utilitário não compramos pneus topo de gama. Também me causa alguma confusão como é que eu me lembro dos cabos que tenho atrás dos aparelhos ao fim de tanto tempo, e o efeito placebo ainda funciona. Essa dos testes cegos também me dá muita graça. Segundo estudos ao fim de três vezes de trocas, o cérebro já fica baralhado. Quem tem o livre arbitrio de acreditar no que quer, deve dar o mesmo livre arbítrio ao seu semelhante de que pode acreditar no que quer. Por essa ordem de ideias. o pessoal que gasta centenas de milhares de euros num sistema, está todo errado, é que um rádio a pilhas também se ouve música. Está tudo no poder economico de cada um e poder de escolha, e há para todas carteiras e gostos. Qual é a nossa necessidade, de tentar demonstrar que quem gasta muito dinheiro em cabos,está a ser enganado na nossa forma de ver. Tirando aqueles gostam de mostrar as marcas que possuem, não andamos todos á procura do melhor som que podemos, em função do que gastamos? Eu sinceramente acho que sim Queria acrescentar que isto é o meu modo de pensar ,não um ataque a qualquer das opiniões que aqui foram manifestadas,sinceramente, escrever não é o mesmo que falar e a escrita pode ás vezes ser mal interpretada. Quem me dera a mim ter muita guito, e olha lá as mangueiras que eu tinha Cumps | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 06:43 | |
| - JPEREIRA escreveu:
Quem me dera a mim ter muita guito, e olha lá as mangueiras que eu tinha
Cumps Eras tu e muitos (que até falam mal). Sabes que a carteira é um dos factores limitadores (pela força das circunstancia) a uma experimentação mais alargada. Eu não tenho absolutamente nada contra nem critico quem possa e gaste dinheiro em "brutas" mangueiras e acessórios. No caso dos cabos, a única opinião que tenho é a de que muita malta não está bem ciente dos factores envolvidos e depois nascem certos mitos que nada tem a ver com a ciência e a técnica "per si". _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 09:39 | |
| Regra geral também sigo a regra de que os cabos não devem ser usados como equalizadores.
Passando do geral ao particular e sempre na linha do raciocínio anterior.
Devemos especificar
Cabos de coluna devem ser calculados (diâmetro) em função da potência do amplificador e da distância que vai das colunas ao amplificador. A partir de certos comprimentos quando a capacitância atinge valores significativos faz sentido usar um revestimento de teflon.
Interconnectors devem ser o mais curtos possível e as fichas de ligação devem fazer um bom contacto (o melhor condutor é a prata, depois o cobre e só depois o ouro).
Cabos de gira discos - como conduzem correntes de muito baixo valor - a sua selecção parece-me crítica.
| |
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 10:04 | |
| - JPEREIRA escreveu:
- Para um Ferrari não compramos pneus da marca Norauto
O meu conselho é que não abram os vossos equipamentos - leitores de CD, sintonizadores, amplificadores, leitores de K7, colunas - para não se assustarem com os cabos da Norauto que se encontram lá dentro... R | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 10:13 | |
| - ricardo onga-ku escreveu:
- JPEREIRA escreveu:
- Para um Ferrari não compramos pneus da marca Norauto
O meu conselho é que não abram os vossos equipamentos - leitores de CD, sintonizadores, amplificadores, leitores de K7, colunas - para não se assustarem com os cabos da Norauto que se encontram lá dentro...
R E ainda.................................os fios dentro e fora dos componentes electrónicos. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 10:16 | |
| - Mário Franco escreveu:
- Regra geral também sigo a regra de que os cabos não devem ser usados como equalizadores.
Passando do geral ao particular e sempre na linha do raciocínio anterior.
Devemos especificar
Cabos de coluna devem ser calculados (diâmetro) em função da potência do amplificador e da distância que vai das colunas ao amplificador. A partir de certos comprimentos quando a capacitância atinge valores significativos faz sentido usar um revestimento de teflon.
Interconnectors devem ser o mais curtos possível e as fichas de ligação devem fazer um bom contacto (o melhor condutor é a prata, depois o cobre e só depois o ouro).
Cabos de gira discos - como conduzem correntes de muito baixo valor - a sua selecção parece-me crítica.
bom post.. bem como o do amigo Red Nef | |
| | | mango Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 12:07 | |
- Antes de nascer a indústria dos cabos audio os audiófilos eram mais felizes (não viviam nesta ânsia de trocar de cabos), e gastavam o dinheiro em música ou naquilo que realmente faz sentido (e reproduz as gravações): os equipamentos.
disseste tudo. | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 13:34 | |
| Boas respeitando todas as opiniões. Eu penso que quem não tem cão, caça com gato. Porque será que a Cardas tem tanta fama nos cabos para braços? Acho que presunção e água benta cada um toma a que quer. Para mim continuo a achar que os cabos tornam o conjunto mais forte ou mais fraco,e que não é tudo igual tal como as opiniões. A grande maioria e eu incluído,procuramos o que na raça humana não existe, a satisfação total Eu faço uma pergunta sem querer ofender ninguém. Quem aqui no forum tem um sistema que custe 150 000 euros e que cabos usa? Eu adoraria ter Cumps | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 13:39 | |
| | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 13:51 | |
| - JPEREIRA escreveu:
Quem aqui no forum tem um sistema que custe 150 000 euros e que cabos usa? Eu adoraria ter
Cumps Gostaria de ter alguns mas nem todos Já vi coisinhas caras que até fazem rugas no colarinho Curiosamente no último AudioShow uma das salas que tinha equipamento mais caro esvaziou-se por completo quando o puseram a tocar. Quer dizer qualquer coisa. E já que se fala de preços parece-me que a relação preço/qualidade e a partir de determinados valores é logarítmica e grandes investimentos correspondem a pequenos incrementos (até rima) Por outro lado quando se fala desses valores estamos a falar do conceito conhecido como: "mercado de prestígio" No mercado de prestígio paga-se para ter algo que poucos podem comprar e não obrigatoriamente para adquirir uma qualidade proporcional ao preço (não digo que as peças sejam más, digo que para quem as compra a tónica principal é a exclusividade. Retirem daqui as ilações que quiserem relativamente à questão da qualidade). | |
| | | fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 15:21 | |
| Olá A industria do audio viu um nicho do mercado nos cabos e aproveitou e bem... A maioria dos cabos independentemente da marca é construída no mesmo sítio, mudando o aspecto exterior e pouco mais... A título de exemplo bastaveros cabos da Rega, são da Klotz... pode-secomprara metro e colocaras fichas que ficam muito mais barato, e estamos a falar decabos com um valor de venda baixo mesmo com o nome Rega... Fredie | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Seg Set 26 2016, 18:57 | |
| Há também cabos com materiais esotéricos e topologias bastante complexas e originais mas as qualidades que os fabricantes lhes atribuem são na maior parte dos casos pura fantasia...
R | |
| | | fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 10:49 | |
| Olá Muitas marcas apostam em dizer que os seus produtos utilizam materiais esotéricos e topologias bastante complexas e originais??? mas será que é verdade??? Tenho um amigo que tem um leitor de CD's Accuphase que aqui há uns tempos teve um problema na gaveta com a correia... o leitor toca bem, é muito pesado, ao ser aberto para se colocar a correia constatou-se que não tinha quase nada lá dentro, mas a base tinha 10 a 12mm de espessura daí vinha o peso. O não ter quase nada lá dentro é comum a muitos leitores, principalmente da gama baixa, e alguns da gama baixa até tocam muito bem, Philips CD 753... se ainda não ouviram este leitor de cd's... ouçam... digo-vos já que para mim não fica a trás do Accuphase... No audio o que uns adoram outros detestam... A questão é sempre a mesma... é o valor pedido pelo aparelho ou cabos e muitas das vezes embora faça diferença, é muito pouca... Eu sou daqueles que tem cabos de diversas marcas mas tudo com preços para o comum dos mortais... Fredie | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 12:14 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Muitas marcas apostam em dizer que os seus produtos utilizam materiais esotéricos e topologias bastante complexas e originais??? mas será que é verdade??? Tenho um amigo que tem um leitor de CD's Accuphase que aqui há uns tempos teve um problema na gaveta com a correia... o leitor toca bem, é muito pesado, ao ser aberto para se colocar a correia constatou-se que não tinha quase nada lá dentro, mas a base tinha 10 a 12mm de espessura daí vinha o peso. O não ter quase nada lá dentro é comum a muitos leitores, principalmente da gama baixa, e alguns da gama baixa até tocam muito bem, Philips CD 753... se ainda não ouviram este leitor de cd's... ouçam... digo-vos já que para mim não fica a trás do Accuphase... No audio o que uns adoram outros detestam... A questão é sempre a mesma... é o valor pedido pelo aparelho ou cabos e muitas das vezes embora faça diferença, é muito pouca... Eu sou daqueles que tem cabos de diversas marcas mas tudo com preços para o comum dos mortais... Fredie Devias comprar um equalizador... poupavas tempo e dinheiro | |
| | | fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 12:34 | |
| Olá - Citação :
- Nbunuel...
Devias comprar um equalizador... poupavas tempo e dinheiro Não preciso de comprar pois já tenho um.. neste momento está parado... mas se achar que é necessário usá-lo não tenho dúvidas... tenho neste momento 4 sistemas a funcionar e em 2 uso os controlos de tonalidade e noutros 2 não... porquê??? o som deve estar ao meu agrado se é preciso no sistema controlo de tonalidade uso... qual o problema... tem que estar bom é para mim. Acho piada ao facto de haver desdem dos equalizadores... durante anos fiz som por todo o país e já estive nalguns estúdios em gravação de maquetes e iludam-se os que acham o equalizador mau, é uma das melhores coisas que está há disposição dos músicos e dos técnicos... para já não falar das mesas com montes de controlos de tonalidade, etc... Será assim tão mau... não deve ser pois todos os músicos e técnicos usam... Não se iludam aquilo que ouvem está mais que equalizado... sempre assim foi e assim será. Vamos é ouvir música e quanto mais ao nosso gosto melhor... Fredie | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 12:47 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
- Citação :
- Nbunuel...
Devias comprar um equalizador... poupavas tempo e dinheiro Não preciso de comprar pois já tenho um.. neste momento está parado... mas se achar que é necessário usá-lo não tenho dúvidas... tenho neste momento 4 sistemas a funcionar e em 2 uso os controlos de tonalidade e noutros 2 não... porquê??? o som deve estar ao meu agrado se é preciso no sistema controlo de tonalidade uso... qual o problema... tem que estar bom é para mim. Acho piada ao facto de haver desdem dos equalizadores... durante anos fiz som por todo o país e já estive nalguns estúdios em gravação de maquetes e iludam-se os que acham o equalizador mau, é uma das melhores coisas que está há disposição dos músicos e dos técnicos... para já não falar das mesas com montes de controlos de tonalidade, etc... Será assim tão mau... não deve ser pois todos os músicos e técnicos usam... Não se iludam aquilo que ouvem está mais que equalizado... sempre assim foi e assim será. Vamos é ouvir música e quanto mais ao nosso gosto melhor...
Fredie Mas eu não acho mal...não entendeste o alcance do meu post! sory | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 12:52 | |
| - nbunuel escreveu:
- fredy escreveu:
- Olá
- Citação :
- Nbunuel...
Devias comprar um equalizador... poupavas tempo e dinheiro Não preciso de comprar pois já tenho um.. neste momento está parado... mas se achar que é necessário usá-lo não tenho dúvidas... tenho neste momento 4 sistemas a funcionar e em 2 uso os controlos de tonalidade e noutros 2 não... porquê??? o som deve estar ao meu agrado se é preciso no sistema controlo de tonalidade uso... qual o problema... tem que estar bom é para mim. Acho piada ao facto de haver desdem dos equalizadores... durante anos fiz som por todo o país e já estive nalguns estúdios em gravação de maquetes e iludam-se os que acham o equalizador mau, é uma das melhores coisas que está há disposição dos músicos e dos técnicos... para já não falar das mesas com montes de controlos de tonalidade, etc... Será assim tão mau... não deve ser pois todos os músicos e técnicos usam... Não se iludam aquilo que ouvem está mais que equalizado... sempre assim foi e assim será. Vamos é ouvir música e quanto mais ao nosso gosto melhor...
Fredie Mas eu não acho mal...não entendeste o alcance do meu post! sory O que quero dizer que os cabos tem a função de conduzir o sinal, sem mais nem menos; e a electrónica de tentar recrear a realidade sonora o mais possível... se queres alterar essa realidade para algo mais de acordo com a tua sensibilidade deves usar um aparelho electrónico.. nunca um cabo (IMO) | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 13:36 | |
| | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 13:40 | |
| [quote="nbunuel"][quote="nbunuel"][quote="fredy"]Olá - Citação :
- Nbunuel...
(...) a realidade sonora (...) Meu querido amigo. Saravá. Há que tempos que não te ponho a vista em cima Tens que me apresentar esta tua amiga, a realidade sonora, mas desde já te aviso que não me inspira confiança cheira-me a dissimulada | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 13:53 | |
| Olá isto é deveras muito interessante Os cabos têm capacitância, inductância diversos materiais condutores,comprimentos,formas,cilindricos,quadrados, ocos, espalmados, unifilares ,multifilares,dois ou três materiais condutores blindagens, topologias de construção. E é tudo igual ao litro? ,é só para conduzir o sinal electrico,não há diferenças audíveis, por amor de Deus. Temos todos que ir á casa Sonotone, ou que ouvem as diferenças e os que não ouvem Cumps | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 14:32 | |
| - JPEREIRA escreveu:
- Olá
isto é deveras muito interessante Os cabos têm capacitância, inductância diversos materiais condutores,comprimentos,formas,cilindricos,quadrados, ocos, espalmados, unifilares ,multifilares,dois ou três materiais condutores blindagens, topologias de construção. E é tudo igual ao litro? ,é só para conduzir o sinal electrico,não há diferenças audíveis, por amor de Deus. Temos todos que ir á casa Sonotone, ou que ouvem as diferenças e os que não ouvem
Cumps 1º Os cabos podem alterar o sinal 2.º Um cabo comum (com diâmetro / comprimento correctos / isolamento apropriado / conecções que não apresentem resistência) não altera o sinal. 3.º Um cabo feito com as características especiais por si mencionadas tem um papel activo sobre o sinal produzindo um efeito de equalização. Por esse motivo se falou aqui da utilização de equalizadores. Não há necessidade de mandar ninguém para a sonotone E muito menos para a escola para compreender o sentido dos textos | |
| | | fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 15:04 | |
| Olá
Nuno eu compreendi... apenas dei a achega dos equalizadores... que muitos audiófilos acham que são o diabo... corrijam-me se estiver enganado... Fredie | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 16:21 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
Muitas marcas apostam em dizer que os seus produtos utilizam materiais esotéricos e topologias bastante complexas e originais??? mas será que é verdade??? Tenho um amigo que tem um leitor de CD's Accuphase que aqui há uns tempos teve um problema na gaveta com a correia... o leitor toca bem, é muito pesado, ao ser aberto para se colocar a correia constatou-se que não tinha quase nada lá dentro, mas a base tinha 10 a 12mm de espessura daí vinha o peso. O não ter quase nada lá dentro é comum a muitos leitores, principalmente da gama baixa, e alguns da gama baixa até tocam muito bem, Philips CD 753... se ainda não ouviram este leitor de cd's... ouçam... digo-vos já que para mim não fica a trás do Accuphase... No audio o que uns adoram outros detestam... A questão é sempre a mesma... é o valor pedido pelo aparelho ou cabos e muitas das vezes embora faça diferença, é muito pouca... Eu sou daqueles que tem cabos de diversas marcas mas tudo com preços para o comum dos mortais... Fredie As medidas de um equipamento electrónico de alta fidelidade são estandardizadas pelo que é natural que alguns equipamentos não ocupem todo o espaço interior, enquanto que um amplificador pode conter dois transformadores que em conjunto com o resto da fonte de alimentação podem ocupar mais de 1/3 do espaço disponível. Quanto ao peso, é uma das formas de combater as ressonâncias; basta bater com um lápis num equipamento de baixa gama para se perceber que ressoa como uma lata. Mas é verdade que o mais importante é a qualidade dos componentes electrónicos e a eficácia do circuito. Curiosamente os vuímetros não têm utilidade pratica nenhuma mas os audiófilos estão dispostos a pagar mais por eles... R | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 16:24 | |
| - JPEREIRA escreveu:
- Olá
isto é deveras muito interessante Os cabos têm capacitância, inductância diversos materiais condutores,comprimentos,formas,cilindricos,quadrados, ocos, espalmados, unifilares ,multifilares,dois ou três materiais condutores blindagens, topologias de construção. E é tudo igual ao litro? ,é só para conduzir o sinal electrico,não há diferenças audíveis, por amor de Deus. Temos todos que ir á casa Sonotone, ou que ouvem as diferenças e os que não ouvem
Cumps Eu não concordo que não há diferenças audíveis; há certos casos em que os cabos foram concedidos para alterar/equalizar o sinal. E depois também há sistemas mais reveladores do que outros, mas isso não justifica os preços pedidos. R | |
| | | nbunuel Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 19:40 | |
| | |
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 19:42 | |
| Olá Eu também acho que os preços dos cabos são exagerados,mesmo muito. Mas são só os cabos?e o resto dos equipamentos? Que som pode produzir umas colunas de 300 mil euros para custar tal soma? Os chineses dizem uma coisa engraçada, Caro é o que o dinheiro não pode comprar. É o mercado a funcionar, enquanto houver pessoas com dinheiro para comprar cabos de milhares de euros, haverá sempre marcas disponíveis para satisfazer a procura. Porque será que todos nós já tivemos montes de aparelhos? Onde anda a paixão e a emoção é difícil haver a razão Cumps | |
| | | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 20:00 | |
| - fredy escreveu:
que eram os cabos que qualquer apqrelhagem trazia nos anos dourados da alta fidelidade, 70 e 80.
Mas eu acho piada é criticar-se os cabos, e ter-de forquilhas, bananas, spikes e outros e afins que compete directamente com os cabos em termos de preço...
Fredie Nem todos os sistemas dos anos 70/80 eram fornecidos com cabos normais, eu tive um sistema da Aurex que vinha equipado com cabos RCA de boa qualidade e terminais dourados. Nos manuais especificavam que era recomendado usar os cabos fornecidos de origem. | |
| | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 20:10 | |
| - fredy escreveu:
- Olá
- Citação :
- Nbunuel...
Fredie Também nunca percebi a relutância de usar os equalizadores, eu uso vários. Será que estou enganado e passou-me ao lado o capitulo que menciona o perigo de uso de equalizadores do "Manual do Audiófilo para Totós" | |
| | | nbunuel Membro AAP
| | | | ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 20:37 | |
- JPEREIRA escreveu:
- Olá
Cumps Eu não concordo que não há diferenças audíveis; há certos casos em que os cabos foram concedidos para alterar/equalizar o sinal. E depois também há sistemas mais reveladores do que outros, mas isso não justifica os preços pedidos.
R Eu sou da opinião que se deve gastar 10% no max do valor total do sistema na aquisição de cabos. | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 20:51 | |
| Todo o cabo faz diferença, seja em áudio, vídeo, ou computador... Agora, perceber as diferenças é que é já outra música! Para mim o vídeo já era... e mesmo não sendo adepto, experimentei algumas situações que cabos diferentes faziam diferenças enormes! Em áudio, é para mim sempre uma preocupação. Isto é em todo o tipo de cabo! Desde alimentação, a interligação, saída de colunas... para não dizer os cabos internos de um braço de gira-discos... Enfim, não paro de procurar optimizar o que parece já optimo! Por exemplo, os diferentes materiais, têm uma diferente condução. E falando de condutor, a própria geometria tem grande influência... Enfim, isto é um mundo! Agora, não esquecer que na indústria a coisa vai muito além daquilo que supostamente deveria ir... Mas também não esqueçamos o seguinte: por um lado, estamos a falar de algo que não de necessidade, depois existem exigências até de necessidade de através de um produto revelar através da sua posse determinado estatuto económico... e a indústria não iria perder essa oportunidade... Até porque o facto de criar produtos caros valoriza a própria marca. Houve uma marca de cabos que desafiou essa lógica... e no entanto a lógica mantém-se. A minha carteira como é e sempre foi curta, só tive que estudar bem a coisa e meter mãos à obra... principalmente devido à minha exigência!... | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? Ter Set 27 2016, 20:54 | |
| - ducar escreveu:
- ricardo onga-ku escreveu:
- JPEREIRA escreveu:
- Olá
Cumps Eu não concordo que não há diferenças audíveis; há certos casos em que os cabos foram concedidos para alterar/equalizar o sinal. E depois também há sistemas mais reveladores do que outros, mas isso não justifica os preços pedidos.
R
Eu sou da opinião que se deve gastar 10% no max do valor total do sistema na aquisição de cabos. Uma vez mais, o preço ou valor em causa nem por isso pode ser medido assim tão simplesmente. O primeiro conselho é cautela, ouvir, estudar... para não gastar muito ou pouco e se arrepender logo de seguida! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? | |
| |
| | | | Cabos - Ilusão, marketing, banha da cobra? | |
|