Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
|
| Cabos Cabos e mais Cabos | |
|
+13ANTONIO CARLOS ROQUE jpamplifiers reirato Rui Pinho Bulldozer Stereo Milton MJC António José da Silva pitadavespa Pierre Vodoo fredy 17 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Cabos Cabos e mais Cabos Qui Jul 28 2011, 09:14 | |
| Não sei até que ponto dão importância a este acessório ( discordo que seja apenas um acessório ), mas gostaria de lançar aqui um debate com as nossas opiniões sobre este assunto tão controverso no mundo do audio. Os cabos são como outro elemento qualquer do sistema HIFI, têm um cunho pessoal, concordam? Um leitor de cd´s Marantz soa de forma diferente que um Cambridge Audio, isto apenas como exemplo, nos cabos sucede o mesmo, até mais, o mesmo cabo ligado a dois aparelhos diferentes soa de maneira dioferente, não concordam? Alguém está disposto a lançar achas para a fogueira ( discussão ). Fredie | |
| | | Vodoo Membro AAP
Mensagens : 7002 Data de inscrição : 05/07/2010 Localização : Usuário BANIDO
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qui Jul 28 2011, 11:47 | |
| Claro que sim Amigo Fredy, claro que sim de tal forma que por vezes os mesmos cabos nos servem para dar o tal toque especial e final na sinergia de um sistema ou seja pô-lo no ponto !!! Tirar ou dar brilho, secar enxugar etc, e etc e por vezes com diferênças claramente notórias. É ou não é ?? | |
| | | Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qui Jul 28 2011, 12:21 | |
| Como já foi dito, não convém nada... deixar-lhes de dar qualquer importância, dar-lhes demasiada importância e simplificar o que não é simples! | |
| | | fredy Membro AAP
Mensagens : 5130 Data de inscrição : 08/02/2011 Idade : 62 Localização : Casal do Marco - Seixal
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qui Jul 28 2011, 12:42 | |
| O mais engraçado às vezes é que determinado cabo funciona bem na nossa casa e na de um amigo a quem falamos nesse cabo não funciona tão bem, a sinergia entre os elmentos da cadeia de hifi é importante para obtermos o nosso melhor som...( para nós, não quer dizer que seja o melhor para outros), tenho em casa um Tuner Pioneer TX 7800 , que curiosamente está ligado depois de muitas experiência com um cabo IXOS já com muitos anos, e daqueles de baixa gama, que funciona lindamente ( para mim ), já lá tiveram outros de preços exorbitantes em relação a este que funcionavam bem pior, lá está a sinergia entre a cadeia HIFI, é verdade os cabos por vezes dão aquele toque, mais brilho..., menos brilho mencionado pelo amigo Vodoo ( tem algo a ver com a banda Wall of Voodoo? ) , e como dizia o amigo Pierre, temos mesmo de lhes dar muita importância. Fredie | |
| | | pitadavespa Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 17:01 | |
| - fredy escreveu:
- O mais engraçado às vezes é que determinado cabo funciona bem na nossa casa e na de um amigo a quem falamos nesse cabo não funciona tão bem, a sinergia entre os elmentos da cadeia de hifi é importante para obtermos o nosso melhor som...( para nós, não quer dizer que seja o melhor para outros), tenho em casa um Tuner Pioneer TX 7800 , que curiosamente está ligado depois de muitas experiência com um cabo IXOS já com muitos anos, e daqueles de baixa gama, que funciona lindamente ( para mim ), já lá tiveram outros de preços exorbitantes em relação a este que funcionavam bem pior, lá está a sinergia entre a cadeia HIFI, é verdade os cabos por vezes dão aquele toque, mais brilho..., menos brilho mencionado pelo amigo Vodoo ( tem algo a ver com a banda Wall of Voodoo? ) , e como dizia o amigo Pierre, temos mesmo de lhes dar muita importância.
Fredie Não sei o que é que sentias (podemo tratarmo-nos por tu?), mas talvez os cabos melhores (mais transparentes) deixassem passar alguma coisa que no caso desse tuner, já com uns anitos, não fosse desejável. Daí que um cabo (teoricamente) inferior possa soar melhor, uma vez que pode fazer de filtro. | |
| | | António José da Silva Membro AAP
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 17:15 | |
| Os cabos são da máxima importância. Sem eles não há passagem de sinal entre aparelhos nem para as colunas. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 17:23 | |
| E os de alimentação ainda mais! | |
| | | MJC Membro AAP
Mensagens : 3625 Data de inscrição : 03/07/2010 Idade : 73 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 18:46 | |
| - pitadavespa escreveu:
- E os de alimentação ainda mais!
Ora aqui está uma afirmação que merecia ser desenvolvida e debatida. Cumprimentos. MJC | |
| | | Milton Membro AAP
Mensagens : 15388 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 63 Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 19:04 | |
| Os cabos de alimentação são importantes sempre , sejam eles em metais nobres como a prata ou o ouro, ou até mesmo os mais simples de plástico ou inox, muito embora eu prefira os de osso.... Os cabos dos talheres são muito importantes, são... Os outros também, mas não me dão tanto prazer... | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 19:16 | |
| - MJC escreveu:
- Ora aqui está uma afirmação que merecia ser desenvolvida e debatida.
Cumprimentos.
MJC Estava apenas a ser irónico. Mas podemos debater. Da minha parte é incrivelmente fácil dizer o que penso em relação a este assunto: nunca testei os meus sistemas com outros cabos que não os de origem, pelo que não tenho qualquer experiência no assunto. Já li muitas coisas na Internet, que valem o que valem, e algumas levam-me a crer que é capaz de haver diferenças audíveis para melhor. Outras, fazem-me pensar que é tudo a mesma coisa. Para mim o que conta mesmo é manter os cabos de alimentação tanto quanto possível afastados dos de audio, principalmente dos ICs, para evitar interferências. Aí sim, embora nunca tenha testado, acredito que uns bons ICs e uns bons cabos de alimentação possam conviver lado a lado, sem problemas de maior. E o MJC, o que acha? | |
| | | Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 19:22 | |
- MJC escreveu:
- Ora aqui está uma afirmação que merecia ser desenvolvida e debatida.
Cumprimentos.
MJC Estava apenas a ser irónico.
Mas podemos debater. Da minha parte é incrivelmente fácil dizer o que penso em relação a este assunto: nunca testei os meus sistemas com outros cabos que não os de origem, pelo que não tenho qualquer experiência no assunto. Já li muitas coisas na Internet, que valem o que valem, e algumas levam-me a crer que é capaz de haver diferenças audíveis para melhor. Outras, fazem-me pensar que é tudo a mesma coisa. Para mim o que conta mesmo é manter os cabos de alimentação tanto quanto possível afastados dos de audio, principalmente dos ICs, para evitar interferências. Aí sim, embora nunca tenha testado, acredito que uns bons ICs e uns bons cabos de alimentação possam conviver lado a lado, sem problemas de maior.
E o MJC, o que acha? | |
| | | Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 20:17 | |
| Eu, nesta matéria, já tenho a minha cota. E quanto a dar o meu contributo em termos de debate, não sei se aquilo que sinto será de desgaste, mas eu já dei bastante testemunho nesta matéria. O que posso dizer é que os cabos são deveras importantes e que merecem a máxima atenção. Mas por isso mesmo, merece igualmente cuidado, para não se andar a alimentar ilusões e gastar dinheiro desnecessário. Importa pois estudar bem o assunto e procurar ir ao encontro daquilo que importa. Por exemplo, no sinal, é importante a puresa do metal, já na alimentação, ou seja, na electricidade, isso não interfere e portanto utilizar um material assim, só serve para encarecer o produto. Força! | |
| | | Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 20:36 | |
| Concordo plenamente, apenas um pequenino ponto nos cabos de alimentação que é a conveniência da utilização de cabos OFC. | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 20:53 | |
| - Vodoo escreveu:
- Concordo plenamente, apenas um pequenino ponto nos cabos de alimentação que é a conveniência da utilização de cabos OFC.
Porquê? Para não oxidarem? A blindagem não é mais importante? | |
| | | MJC Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 21:47 | |
Da minha parte é incrivelmente fácil dizer o que penso em relação a este assunto: nunca testei os meus sistemas com outros cabos que não os de origem, pelo que não tenho qualquer experiência no assunto. Já li muitas coisas na Internet, que valem o que valem, e algumas levam-me a crer que é capaz de haver diferenças audíveis para melhor. Outras, fazem-me pensar que é tudo a mesma coisa. Para mim o que conta mesmo é manter os cabos de alimentação tanto quanto possível afastados dos de audio, principalmente dos ICs, para evitar interferências. Aí sim, embora nunca tenha testado, acredito que uns bons ICs e uns bons cabos de alimentação possam conviver lado a lado, sem problemas de maior.
E o MJC, o que acha? Caro pitadavespa. Eu pensar, não penso rigorosamente nada. Apenas posso descrever a minha experiência. A minha história é conhecida de alguns foristas mas passo aqui a resumir a minha situação. Quando resolvi voltar para casa dos meus Pais, decidi investir umas massas na construção de uma sala exclusiva para a música e áudio. Além das tretas do costume relativamente a paredes duplas com caixa de separação de 1m, cheia de com três tipos de isolamento, duplo soalho de cimento e tudo o mais que se podia fazer na altura ― 1979 ― com uma quantia, digamos, sensata. Além do betão, a preocupação com a rede eléctrica obrigou à instalação de um quadro novo cheio de luzinhas e berloques. Foram criados três circuitos independentes para as fontes, a amplificação e para as colunas electrostáticas. O cabo utilizado era um cabo XPTO na altura, e que posteriormente foi substituído por XPTO+ blindado com casa de banho e garagem para dois carros. E assim vivi até 2000, feliz da vida a ouvir a minha musiquinha com um som agradável e que agradava até à maioria dos entendidos que me visitavam. Por circunstâncias que alguns também conhecem, no ano 2000 fui desalojado da minha querida sala de música e dei comigo e com os meus trecos numa sala com a mesma área, apenas um piso acima. Características da sala actual: Cheia de móveis e tralhas do tempo do bisavô. Cortinados pesados. Totalmente alcatifada e com carpetes. Horror dos horrores: um simples circuito ligado a uma só fase, partilhado com um electrodoméstico qualquer e onde está ligada toda a tralha (sem terra). O som está muito bem, obrigado. Não noto diferença assinalável em fontes como fita magnética e CD. No vinil a diferença é notória. Na cave tinha os GDs assentes num matacão de granito, no primeiro andar tenho os GDs em cima duma bodega de um móvel. Isto tudo para lhe dizer que desde que fui içado para o primeiro andar, e por nunca ter notado vantagens de monta nos circuitos independentes e dedicados para o equipamento, desinteressei-me por completo no efeito que 1 mt de cabo XPTO entre a tomada e um aparelho possa ter na resolução final do meu sistema. Tenho manufacturado todos os meus cabos (ICs, Coluna, AC) a partir de componentes de boa qualidade e preço razoável e continuo a gostar do que ouço. Haverá cabos de alimentação que justifiquem a exorbitância que por eles pedem? Citando uma célebre fala num dos episódios de »Fawlty Towers«, ― Eventually. Cumprimentos, MJC | |
| | | Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 21:54 | |
| Para mim cabos de alimentação, só se forem uns bem compridos que cheguem para serem ligados à barragem mais próxima!... é que tenho nas paredes uns fios unifilares de 2,5, ligados a umas tomadas que nem de aperto são, e aos zigzags a passarem por caixas de derivação até ao quadro eléctrico. )__((: | |
| | | Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Ter Ago 23 2011, 22:11 | |
- Vodoo escreveu:
- Concordo plenamente, apenas um pequenino ponto nos cabos de alimentação que é a conveniência da utilização de cabos OFC.
Porquê? Para não oxidarem?
A blindagem não é mais importante? Tambêm é !!! | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 14:25 | |
| - MJC escreveu:
Caro pitadavespa.
Eu pensar, não penso rigorosamente nada. Apenas posso descrever a minha experiência.
A minha história é conhecida de alguns foristas mas passo aqui a resumir a minha situação.
Quando resolvi voltar para casa dos meus Pais, decidi investir umas massas na construção de uma sala exclusiva para a música e áudio. Além das tretas do costume relativamente a paredes duplas com caixa de separação de 1m, cheia de com três tipos de isolamento, duplo soalho de cimento e tudo o mais que se podia fazer na altura ― 1979 ― com uma quantia, digamos, sensata. Paredes duplas com separação de 1m!!?? WOW!!! Isso é que é isolamento! 1979, belos tempos! Bela música! Nessa altura tinha eu 3 aninhos. Se uma intervenção dessas nos dias de hoje é 'muito à frente', na altura então!... Imagino que teria aparelhos lindíssimos para pôr a tocar os ansiosamente aguardados discos dos Pink Floyd, Supertramp e afins, novinhos em folha, acabadinhos de sair da Valentim de Carvalho! - MJC escreveu:
- Além do betão, a preocupação com a rede eléctrica obrigou à instalação de um quadro novo cheio de luzinhas e berloques. Foram criados três circuitos independentes para as fontes, a amplificação e para as colunas electrostáticas.
O cabo utilizado era um cabo XPTO na altura, e que posteriormente foi substituído por XPTO+ blindado com casa de banho e garagem para dois carros.
E assim vivi até 2000, feliz da vida a ouvir a minha musiquinha com um som agradável e que agradava até à maioria dos entendidos que me visitavam.
Por circunstâncias que alguns também conhecem, no ano 2000 fui desalojado da minha querida sala de música e dei comigo e com os meus trecos numa sala com a mesma área, apenas um piso acima.
Isso é que eu lamento ouvir... - MJC escreveu:
Características da sala actual: Cheia de móveis e tralhas do tempo do bisavô. Cortinados pesados. Totalmente alcatifada e com carpetes. Horror dos horrores: um simples circuito ligado a uma só fase, partilhado com um electrodoméstico qualquer e onde está ligada toda a tralha (sem terra).
O som está muito bem, obrigado. Não noto diferença assinalável em fontes como fita magnética e CD. No vinil a diferença é notória. Na cave tinha os GDs assentes num matacão de granito, no primeiro andar tenho os GDs em cima duma bodega de um móvel.
Isto tudo para lhe dizer que desde que fui içado para o primeiro andar, e por nunca ter notado vantagens de monta nos circuitos independentes e dedicados para o equipamento, desinteressei-me por completo no efeito que 1 mt de cabo XPTO entre a tomada e um aparelho possa ter na resolução final do meu sistema.
Tenho manufacturado todos os meus cabos (ICs, Coluna, AC) a partir de componentes de boa qualidade e preço razoável e continuo a gostar do que ouço. Haverá cabos de alimentação que justifiquem a exorbitância que por eles pedem? Citando uma célebre fala num dos episódios de »Fawlty Towers«, ― Eventually.
Cumprimentos,
MJC Eu também penso que, a não ser que tenhamos realmente problemas eléctricos audíveis, relacionados com interferências e afins, não serão os cabos de alimentação que vão pôr um sistema a tocar bem. Já pensei fazer uns com cabo Belden 19634, pelas suas características de rejeição de RFI e relativo baixo custo. É uma boa escolha ou não vale a pena? Um abraço, Pita | |
| | | Pierre Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 15:28 | |
Já pensei fazer uns com cabo Belden 19634, pelas suas características de rejeição de RFI e relativo baixo custo. É uma boa escolha ou não vale a pena?
Pita Claro que vale!... Para a Belden e para o subconsciente! | |
Mensagens : 64575 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 58 Localização : Quinta do Anjo
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 15:39 | |
| - Pierre escreveu:
- ... e para o subconsciente!
Fica-se mais descansado. A construção de cabos como qualquer outro DIY dão-nos uma grande satisfação. A construção de cabos faz parte dessa satisfação. E quando ficam com o aspeto destes que o Vodoo fez.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | Bulldozer Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 16:00 | |
| Eu não percebo nada do assunto, mas pegando nos fundamentos teóricos de electrónica analógica e circuitos eléctricos, não é suposto um cabo (onde se inclui os condutores, revestimentos isolantes, malhas de blindagem, etc, etc) com as mesmas especificações técnicas ter a mesma performance independentemente da marca e do preço colado na embalagem? Acredito que possa haver diferenças na pureza dos materiais, mas assumindo que um fabricante cumpre as normas mínimas de qualidade na construção de um cabo, espera-se no mínimo que não haja diferenças tais a ponto de se reflectirem no som final de um determinado sistema. É engraçado que a "alta fidelidade" é das poucas áreas onde se encontram cabos para todos os gostos e para todas as carteiras, dotados de um marketing verdadeiramente impressionante (e não raras as vezes com um preço a condizer), quando na verdade há aplicações científicas e profissionais bem mais críticas e dependentes da qualidade da cablagem onde não se vê este espectáculo. A mim parece-me é que tudo o que seja hobby acessível ao comum consumidor doméstico é passível de ser adulterado, manipulado e altamente influenciado pelas opiniões da €specialidade, criando nichos de mercado onde o céu é o limite... Isto tudo para dizer que continuo e continuarei a servir-me dos cabos vendidos a metro na loja de electrónica mais próxima, assim estes cumpram os requisitos necessários. | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 17:21 | |
| - Pierre escreveu:
- pitadavespa escreveu:
Já pensei fazer uns com cabo Belden 19634, pelas suas características de rejeição de RFI e relativo baixo custo. É uma boa escolha ou não vale a pena?
Pita Claro que vale!... Para a Belden e para o subconsciente! eheh... mas olha que o subconsciente tem muito que se lhe diga! Uma coisa vou mudar, qualquer dia, nem que seja para o subconsciente ficar mais descansado. É o cabo do meu amplificador de potência, que ainda é um cabo de alimentação de pc, daqueles ranhosos, que até acho que os fios só têm 0,75mm de secção. Tendo em conta que ainda são 2x120W, talvez arranje um melhorzito. | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 17:26 | |
| Há um teste que eu costumo fazer: sem nada a tocar na fonte, ponho o volume do amp no máximo. Só oiço um ligeiro sopro a sair dos tweeters quando estou muito perto das colunas? Tá bom.
| |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 17:37 | |
- Tendo em conta que ainda são 2x120W, talvez arranje um melhorzito.
Mas o aparelho em questão deve de gastar uns 80W (se tanto) o que representa uma corrente de 0.36A e sendo assim um cabo de aproximadamente 1mm de secção e suficiente. (os Watt's a dividir pela tensão dá a amperagem) Convém sempre estarmos a par dos "factos" para não sermos enganados pelos fabricantes dos "Voodooismos" aliados ao seu marketing. Como exemplo gosto sempre de referir a conhecida máquina de soldar. Já viram um contador a rodar quando uma máquina está a derreter electrodes e chapa de 5mm. Pois nem 10 sistemas juntos a bombar musica teriam esse efeito nos nosso contadores. E eu quando soldo, a máquina muitas vezes está ligada a extensões de 1,5mm. Mas se é para um gajo se sentir melhor, é espetar com 2.5mm ou 4 ou....... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 17:54 | |
| Só 80W? Hmmmm... Nunca medi, mas mesmo tendo em conta essas artimanhas, acho pouco. Se não me engano, na parte de trás fala qualquer coisa como 2A (é um NAD C270). É claro que isto era se ele estivesse a trabalhar de prego!
Já o pré (NAD C160) que funciona em classe A, acho que é 1A, contínuo! Aquilo até ferve!
--
Ok, mas uma extensão dessas há-de aquecer assim um nadinha de nada, já quase a derreter, ou não?
| |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 18:02 | |
- Só 80W? Hmmmm... Nunca medi, mas mesmo tendo em conta essas artimanhas, acho pouco.
Se não me engano, na parte de trás fala qualquer coisa como 2A (é um NAD C270). É claro que isto era se ele estivesse a trabalhar de prego!
Já o pré (NAD C160) que funciona em classe A, acho que é 1A, contínuo! Aquilo até ferve!
--
Ok, mas uma extensão dessas há-de aquecer assim um nadinha de nada, já quase a derreter, ou não?
Na parte de trás do aparelho costuma de vir indicado o consumo. Mesmo 150W são uns 0.6A. Sim, o cabo aquecia um pouco mas nunca virou a cara e estamos a falar de trabalhos onde usávamos extensões bem compridas o que é ainda bem pior. (R=RóxL sobre S) _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 18:08 | |
| Estive a ver umas fotos na net e o consumo do power são 1,8A e do pré 1A, com a diferença que o pré está sempre a gastá-los... | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 18:12 | |
- Estive a ver umas fotos na net e o consumo do power são 1,8A e do pré 1A, com a diferença que o pré está sempre a gastá-los...
Já com o fator do "cagaço" nas tabelas técnicas, um condutor de 1.5mm de secção dá para 15.5 A e um de 2.5 para 21A. Mas claro que para o verdadeiro audiófilo, 15.5A é uma brincadeira. Como podes depreender, o teu cabo "reles" que mencionas que deverá ter 1mm dá, sobra e podes oferecer um pouco da secção aos mais carenciados. Mas para todos os efeitos, um cabo de 3X2.5 dá para tudo e mais um par de botas como diz o Mário. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 18:20 | |
| Ok, mas esses 15,5A num condutor com 1,5mm de secção são contínuos? E nessas condições, o cabo deve aquecer bastante, certo? Logo, está a fazer de resistência e a transformar energia eléctrica em calor, certo?
Eu acho que o cabo que estou a utilizar, que até penso só ter 0,75mm, não aquece nada, mas não vejo necessidade de me estar a lembrar que a porcaria do cabo pode, neste caso específico, condicionar o desempenho do sistema.
| |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 18:24 | |
- Ok, mas esses 15,5A num condutor com 1,5mm de secção são contínuos?
E nessas condições, o cabo deve aquecer bastante, certo? Logo, está a fazer de resistência e a transformar energia eléctrica em calor, certo?
Eu acho que o cabo que estou a utilizar, que até penso só ter 0,75mm, não aquece nada, mas não vejo necessidade de me estar a lembrar que a porcaria do cabo pode, neste caso específico, condicionar o desempenho do sistema.
A corrente admissível são 15.5 A e o teu cabo não irá aquecer de certeza, podes estar descansado da vida. Mas se é para dormires melhor, apesar de não ter utilidade, podes sempre optar pela compra ou diy de um cabo. Se quiseres cabo blindado para esse efeito de 1.5 ou 2.5, eu posso oferecer. E à noite, já dormes de consciência tranquila. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 19:05 | |
| - António José da Silva escreveu:
- E à noite, já dormes de consciência tranquila.
Não sou eu, é o meu subconsciente! : ) Ok, obrigado. Depois logo se vê. Um abraço EDIT: e obrigado pela oferta do cabo! | |
| | | MJC Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 22:09 | |
| Boa noite Pita,
Relativamente à beleza, ou não, do meu equipamento poderá o caro Pita tirar as suas conclusões in loco, por altura de uma reunião do grupo dos Plantagenetas (grupo de alguns foristas de Lisboa que se costumam reunir para tomar um café ou almoçar e, claro, dizer mal do equipamento dos não presentes). Não tenho a certeza mas parece-me que a próxima reunião será para os meus lados, durante a segunda semana de Setembro. O convite está feito.
A mudança para o R/C foi por uma boa causa.
O cabo a que se refere não terá porventura a ref. 19364 em vez de 19634?
Cumprimentos,
MJC | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Qua Ago 24 2011, 22:50 | |
| Olá MJC,
Muito, muito obrigado pelo convite. Sinto-me muito lisonjeado. Não devo poder estar presente, uma vez que vou estar de férias nessa altura (FINALMENTE!!!), mas espero numa próxima poder ir e conhecer-vos.
Obrigado, uma vez mais, e vamos falando por aqui.
É isso é! Há pouco tempo encontrei um à venda, de uma outra marca qualquer, que, por ter o mesmo tipo de revestimento, presumo faça a mesma coisa e era muito mais barato. Amanhã talvez encontre o link, uma vez que não foi neste computador.
ps: fiquei mesmo contente com o convite, oh pah! : )))
| |
| | | Rui Pinho Membro AAP
Mensagens : 467 Data de inscrição : 27/05/2011 Idade : 70 Localização : S.Domingos de Rana
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Sáb Ago 27 2011, 13:22 | |
| - MJC escreveu:
- Boa noite Pita,
Relativamente à beleza, ou não, do meu equipamento poderá o caro Pita tirar as suas conclusões in loco, por altura de uma reunião do grupo dos Plantagenetas (grupo de alguns foristas de Lisboa que se costumam reunir para tomar um café ou almoçar e, claro, dizer mal do equipamento dos não presentes). Não tenho a certeza mas parece-me que a próxima reunião será para os meus lados, durante a segunda semana de Setembro. O convite está feito.
A mudança para o R/C foi por uma boa causa.
O cabo a que se refere não terá porventura a ref. 19364 em vez de 19634?
Cumprimentos,
MJC Caro MJC,até gostava de aparecer se não inconveniente | |
| | | fredy Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Sáb Ago 27 2011, 14:16 | |
| Olá Se calhar até tens razão como o rádio já tem 32 anos...+- serve de filtro, mas o que interessa é o som, e neste campo soa muito bem. Fredie | |
| | | MJC Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Sáb Ago 27 2011, 14:35 | |
| Caro Pita,
Ficamos então à espera da sua participação numa futura reunião dos Grupo dos Plantagenetas.
Quanto ao cabo Belden 19364A, e não tendo nenhuma experiência com o mesmo, acho que deve proporcionar uma boa transmissão da energia eléctrica para o equipamento a que estiver ligado. Umas boas fichas (quero dizer, sólidas e fiáveis) e deve conseguir um cabo de alimentação com excelentes propriedades quase ao preço de cabo de candeeiro.
Quanto ao desempenho deste cabo em termos puramente audiófilos, por comparação com os cabos esotéricos/estupidamente caros, não lhe posso dizer absolutamente nada. Como lhe disse, não conheço o Belden 19364A e dos esotéricos, na maior partes dos casos, nem a fotografia vi. Provavelmente, será possível que com o poder de resolução reclamado pelos fabricantes e seguidores dos esotéricos, consiga determinar com maior precisão qual o membro da orquestra que largou uma bufa durante o 2º andamento de uma qualquer sinfonia. No meu caso pessoal, e com os cabos DIY, contento-me em ter a noção que alguém se largou, não me interessa determinar se foi o 1º violino ou o gajo da trompa.
Um abraço e boa música,
MJC | |
| | | MJC Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Sáb Ago 27 2011, 14:39 | |
| - Rui Pinho escreveu:
- MJC escreveu:
- Boa noite Pita,
Cumprimentos,
MJC Caro MJC,até gostava de aparecer se não inconveniente Caro Rui, Essa agora teve piada. A malta desejosos de trocar ideias e debater questões consigo e o Rui pergunta se pode aparecer? Só peço para me avisar qual a reunião em que quer estar presente para eu ter tempo de engomar a passadeira vermelha. Abraço, MJC | |
| | | Rui Pinho Membro AAP
Mensagens : 467 Data de inscrição : 27/05/2011 Idade : 70 Localização : S.Domingos de Rana
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Sáb Ago 27 2011, 16:13 | |
| - MJC escreveu:
- Rui Pinho escreveu:
- MJC escreveu:
- Boa noite Pita,
Cumprimentos,
MJC Caro MJC,até gostava de aparecer se não inconveniente Caro Rui,
Essa agora teve piada. A malta desejosos de trocar ideias e debater questões consigo e o Rui pergunta se pode aparecer? Só peço para me avisar qual a reunião em que quer estar presente para eu ter tempo de engomar a passadeira vermelha.
Abraço,
MJC Obrigado!Eu sei... Mas ensinaram-me a perguntar primeiro Abraço | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Seg Set 19 2011, 00:22 | |
- pitadavespa escreveu:
- Só 80W? Hmmmm... Nunca medi, mas mesmo tendo em conta essas artimanhas, acho pouco.
Se não me engano, na parte de trás fala qualquer coisa como 2A (é um NAD C270). É claro que isto era se ele estivesse a trabalhar de prego!
--
Na parte de trás do aparelho costuma de vir indicado o consumo. Mesmo 150W são uns 0.6A.
Sim, o cabo aquecia um pouco mas nunca virou a cara e estamos a falar de trabalhos onde usávamos extensões bem compridas o que é ainda bem pior. (R=RóxL sobre S) Sim, agora com estas conversas acordaram-me os fantasmas para me afligir as noites... isso náo são coisas em que se fale assim a brincar... No meu BAT, lá atrás tem 600 VA Max, mas no folheto promo. refere em consumo 600 VA em idle y 900 VA em full power, ora então quererá dizer que à saída para as colunas podem sair até +/- 2,6 A, é um bocado de corrente, mas no meio de tanto calor que aquilo deita cá para fora, nunca me dei ao trabalho de ir apalpar os cabos, vou ter mais atenção! Já agora os meus cabinhos de colunas têm 1,5mm de diam. o que dá 1,77mm2 de secção, será que vão aguentar sem derreter? | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Seg Set 19 2011, 10:38 | |
| - reirato escreveu:
Já agora os meus cabinhos de colunas têm 1,5mm de diam. o que dá 1,77mm2 de secção, será que vão aguentar sem derreter?
Um cabo de 1.5mm2 dá (mais ou menos) para uma corrente máxima de 15A. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | jpamplifiers Membro AAP
Mensagens : 608 Data de inscrição : 16/09/2011 Localização : Sintra
| Assunto: cabos e mais cabos Seg Set 19 2011, 17:08 | |
- reirato escreveu:
Já agora os meus cabinhos de colunas têm 1,5mm de diam. o que dá 1,77mm2 de secção, será que vão aguentar sem derreter?
Um cabo de 1.5mm2 dá (mais ou menos) para uma corrente máxima de 15A. E para fazer parte da familia tentarei sempre que possa participar. na minha opinião, cabos (de colunas) quanto mais "grossos" melhor, quanto mais corrente para enviar para as colunas mais espessura deve ter o condutor que a leva. se temos um amplif. que dá 20 volts rms de saída para entregar a uma coluna de 4 Ohms, o altifalante será percorrido por uma corrente de 5 Ampéres, e obtemos 100W de potencia. Se essa coluna estiver a 50 metros de distãncia e utilizar-mos um fio condutor de 1,5mm de diâmetro que tem cerca de 10 Ohms por Km, em 50 metros (vezes 2) terá 1 Ohm que será somado ao valor da coluna, total 5 Ohm. Então temos 20 volts para entregar a uma carga de 5 Ohms (fio mais altifalante), feitas as contas a corrente baixa para 4 Ampéres e a potencia total será apenas de 80W. Ou seja por causa do fio utilizado perdemos 20w e alterámos a carga do amplificador, ele vai soar diferente de outro cabo que tenha outro valor, diferente mas não para melhor, embora assim pareça para alguns ouvidos. tudo uma questão de electricidade, neste caso não foi tomado em conta que o valor da impedancia da coluna varia de acordo com a frequencia e portanto as contas não podem ser feitas de acordo com a lei de Ohm, mas serve para exemplificar, se tivermos em conta as frequencias em jogo o caso ainda fica mais grave. Fico por aqui. cump. | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Seg Set 19 2011, 17:40 | |
| - jpamplifiers escreveu:
...na minha opinião, cabos (de colunas) quanto mais "grossos" melhor... Algo de tão simples e tanta vez descurado. Claro que o "quanto mais grosso melhor" é uma forma de falar. Mas pelo sim pelo não, um cabo de 2.5mm penso que será adequando a muitos dos nossos sistemas de som. Foi aliás a razão que me levou a comprar (há vários anos atrás) os meus Monster Cable M Series. São 3 condutores de 2.5 por canal e para o positivo e negativo. São um total de 12x2.5 a alimentar as colunas. Sei que é um tanto ou quanto exagerado, mas vale mais para mais do que.... _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: cabos Seg Set 19 2011, 17:55 | |
| [quote="António José da Silva"][quote="jpamplifiers"]
]12x2.5 a alimentar as colunas. Exagerado eu uso menos do que isso quando o meu carro não pega.
| |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Seg Set 19 2011, 17:58 | |
| [quote="jpamplifiers"][quote="António José da Silva"] - jpamplifiers escreveu:
]12x2.5 a alimentar as colunas. Exagerado eu uso menos do que isso quando o meu carro não pega.
)__((: Interessante que um carro de motor maior e que necessite de uma "chucha", na maioria das vezes um cabo fino vai aquecer e provocar uma quebra de tensão enorme. Até aí se nota quando se usam uns cabos de encosto bem dimensionados. Pega logo. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| | | reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Seg Set 19 2011, 18:19 | |
| Ora, boas,
Isto não é nem resposta nem argumentação, porque, em verdade, eu não percebo nada disto!
Mas o que tinha com os KIMBER, Monocle XL, segundo dados do constructor, era um conjunto de 24 conductores de Cu, com um total equivalente a AWG 8 e agora tenho lá um arame monofilamento em Ag, com qualquer coisa no meio de AWG 14 ou AWG 15.
Portanto, em teoria estarei pior(?) ou apenas diferente ( para melhor/para pior?... ), porque alterei ( aumentei ) a impedância que o Amp vê à frente dele, quando lhe esganei a saída; a perca em linha parece negligenciável porque isto está tudo aqui à mão, as tiradas são de apenas 2 metros.
O som , para mim só, porque as minhas escutas são quasi sempre em solitário ( estou dias seguidos sózinho ) e já não me fio muito nos ouvidos, agrada-me bastante em ambos os sistemas, e e melhorou em finesse, delicadeza e musicalidade e espaço, mas não posso atribuir o resultado a cabos ou ao que quer que tenha sido, porque em ambos os lados coincidiram várias melhorias em simultâneo, como em válvulas, num lado e troca extensiva de componentes no outro, daí não ter certezas definitivas, se é que há algo definitivo nestas coisas, nem nas dívidas da República...
O que me parece, isso sim, mais pálpavel é o grand Amp a válvulas estar a trabalhar depois de estabilizado mais fresco, melhor dizendo menos quente, que aquilo era... e é um fogareiro. | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Seg Set 19 2011, 18:29 | |
| 8 AWG corresponde a 8mm2 enquanto 14 AWG correspondem a 2mm2 (isto mais ou menos) Apesar de os 2mm chegarem, eu cá por mim ia para os 8mm. _________________ Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...The essential thing is not knowledge, but character. Joseph Le Conte | |
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Seg Set 19 2011, 18:46 | |
- 8 AWG corresponde a 8mm2 enquanto 14 AWG correspondem a 2mm2 (isto mais ou menos)
Apesar de os 2mm chegarem, eu cá por mim ia para os 8mm.
o fio de 2mm tem 0,83 Ohms por cada 100 metros, em mais ou menos 2 metros tem 0.016 Ohms o que é irrelevante para os 4 Ohms da coluna e ainda mais irrelevante se forem de 8 Ohms. Não creio que possa haver diferenças que se notem nem para melhor nem para pior, a revisão feita ao aparelho isso sim, e provávelmente aquecia mais por desafinação no circuito de bias. Mas como diz o António, mais vale sobrar que faltar. | |
| | | reirato Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Seg Set 19 2011, 18:52 | |
- 8 AWG corresponde a 8mm2 enquanto 14 AWG correspondem a 2mm2 (isto mais ou menos)
Apesar de os 2mm chegarem, eu cá por mim ia para os 8mm.
Eu também ia... se pudesse? Mas não é fácil, nada mesmo, encontrar isso no mercado. E o preço, se aumentasse na proporção, ia para uns 350,00€ o metro linear, ora para aparelhar cabos com 2 metros, apenas se precisam de 4 x 2 = 8 metros, o que quer dizer 2.800,00€, fora as pontas... | |
| | | | Vodoo Membro AAP
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos Seg Set 19 2011, 21:39 | |
| Bêm eu sou suspeito e partilho da mesma opinião que o António, mas nos condutores de prata e ao que parece tambêm com uma pintinha de ouro as coisas mudam de figura não é porque a condutividade aumenta e a rapidez (ou fluxo) tambêm ou não ??!! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Cabos Cabos e mais Cabos | |
| |
| | | | Cabos Cabos e mais Cabos | |
|